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SEO

Black Hat SEO: o que é e por que não usá-lo

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
12/06/2020
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Você já ouviu falar no Black Hat SEO? Esta é uma prática de otimização de páginas que praticamente desconsidera os princípios e as recomendações do Google para o melhoramento de sites. 

Por conta disso, essa é uma prática que você jamais deve trabalhar! Entretanto, é importante conhecer o que é Black Hat, para que justamente você nunca trabalhe com essas técnicas nefastas.

Se você acompanha os posts sobre SEO presentes em nosso blog, então sabe que estar em posições iniciais da busca orgânica é algo fundamental. Mas agora imagine não estar em nenhuma posição? 

O burlar os mecanismos de busca pode resultar na penalidade das suas páginas, as colocando cada vez mais para baixo. É como se a sua marca não existisse no meio digital.

O Black Hat SEO, e suas técnicas, foca exclusivamente nos mecanismos de busca e não na experiência do usuário. Dessa forma, a sua página não estará adequada para receber visitantes e nem será referência no mercado. 

Basicamente, podemos afirmar que o Black Hat SEO é um atalho para tentar melhorar o posicionamento do seu site, mas não busca melhorar a conversão do mesmo. E pior do que isso, seu trabalho de marketing pode se perder em pouco tempo. 

No artigo que elaboramos, você irá entender melhor o que é Black Hat SEO e o que NÃO fazer durante a otimização das suas páginas. Boa leitura!

O que é Black Hat SEO?

Podemos dizer que o Black Hat SEO é o lado negro da força do SEO. Essas práticas visam um aumento no posicionamento de conteúdos, mas de uma forma não-sustentável. 

As pessoas que utilizam esse tipo de estratégias estão mais preocupadas em otimizar os conteúdos e focar apenas nos motores de busca, desconsiderando a experiência do usuário. 

Até é possível colocar suas páginas nas primeiras posições, utilizando o Black Hat.

Black Hat SEO

Entretanto, as atualizações dos mecanismos de busca irão colocar suas páginas cada vez mais nas posições inferiores das pesquisa, até o momento que sua marca não aparecer mais ao usuário.

Assim, será necessário arrumar novos meios de burlar a as normas do Google. Esse jogo de gato e rato é extremamente nocivo ao SEO da sua página, já que impossibilita a construção de um legado pensado a longo prazo. 

Nesse caso, o melhor seria investir tempo e dinheiro para se aprender a fazer um SEO de qualidade, não é mesmo? A resposta definitivamente é SIM!

Agora, vamos conhecer melhor quais são as principais características presentes no Black Hat SEO.

1 – Viola as diretrizes do mecanismo de busca

As táticas de Black Hat SEO violam as diretrizes do Google. E em muitos casos, são exaustivamente referenciadas nestas diretrizes como a prática que você não deve fazer.

2 – Baseia-se em técnicas manipulativas

O Black Hat SEO trabalha basicamente manipulando o algoritmo do Google, para assim melhorar a classificação das suas páginas. 

Simplificando, se uma tática é projetada para fazer o Google entender que esse site agrega mais valor aos usuários do que realmente é, esse domínio utiliza técnicas de Black Hat SEO. 

3 – Vitórias rápidas

Muitas das estratégias envolvidas no SEO Black Hat estão totalmente focadas em explorar brechas no algoritmo do Google que podem levar a melhorias nos rankings sem muito trabalho. 

Algumas dessas práticas até podem trazer um resultado positivo ao usuário. Entretanto, esses resultados positivos são de curta duração. 

Isso ocorre porque o Google está constantemente aprimorando o seu algoritmo, para assim fornecer os melhores resultados aos usuários. 

Black Hat

Essas atualizações também impedem que os proprietários de sites que não oferecem uma ótima experiência no site sejam classificados corretamente. 

Isso significa que sites usam estratégias de Black Hat SEO correm o perigo de perder as classificações que alcançaram em pouco tempo. Assim, a atualização do algoritmo do Google faz com o seu conteúdo praticamente desapareça na Web.

As técnicas de Black Heat SEO mais comuns

Vamos agora apresentar quais são as principais práticas de Black Hat SEO. Mas precisamos frisar: é para o seu conhecimento. Não façam isso em casa. 

As técnicas selecionadas são as mais comuns dentro do Black Heat SEO. Entretanto, elas podem mudar com frequência. 

Isso acontece, principalmente, porque os algoritmos do Google passam por constantes atualizações. Essas atualizações são feitas para impedir que sites burlem as boas práticas de otimização de para sites de busca. 

Vamos agora conhecer as técnicas!

Keyword Stuffing

Essa na verdade é uma prática mal empregada de SEO, que acontece muitas vezes quando a pessoa deseja fazer a coisas certa.

Ela acontece quando você abusa do uso de uma palavra-chave. No keyword stuffing, a palavra-chave é repetida desnecessariamente e prejudicando, inclusive o sentido do seu texto. 

Keyword Stuffing

Essa é uma prática prejudicial para o Google e também extremamente horríveis para o usuário. Muitos sites utilizam essa prática no título, colocando palavras aleatórias e também repetindo a palavra-chave. 

Além disso, no texto, a keyword é repetida exaustivamente. Ao notar o abuso da palavra-chave no texto, os motores de busca identificam isso como spam. Portanto: não tente!

Texto Escondido

Se você já sabe como trabalhar com práticas de SEO, já entendeu que o seu conteúdo seja relevante para o Google e também para os mecanismos de busca. 

Dessa forma, fica mais do que claro que colocar um texto escondido o seu site é uma clara prática de Black Hat SEO. Isso porque essa prática é exatamente o que o nome diz: um texto que fica escondido. 

Se fica escondido, qual o valor que o texto teria para o usuário? 

O texto escondido é feito por um desenvolvedor, que injeta palavras-chave, sem se preocupar com coesão, pois o texto não será lido. Somente os mecanismos de busca do Google lêem o conteúdo e o usuário não enxerga. 

Nesse conteúdo oculto, o desenvolvedor pode injetar várias palavras-chave, para tentar ludibriar os mecanismos de busca.

Links ocultos

O links são extremamente importantes em uma estratégia de SEO. Eles são fundamentais para definir o posicionamento de uma página, e é por isso que pessoas inserem links nos códigos da página.

O principal objetivo da utilização dos links ocultos é aumentar o PageRank de uma página. Mas ao descobrir essa prática, o Google irá colocar seus conteúdos cada vez mais para baixo na pesquisa do usuário. 

Links Ocultos

Doorway Pages

A estratégia do doorway pages funciona da seguinte forma: 

Você tem um site, que pode estar mal otimizado e com uma performance ruim. Ao invés de melhorar o seu site, é criada uma página nova, com um domínio específico, que utiliza a sua palavra-chave. 

Na nova página estão os conteúdos e uma série de links otimizados para o site verdadeiro, considerado ruim. 

Assim, é garantida uma boa posição das páginas que são as portas de entrada. Entretanto essa otimização é feita enganando o Google. 

Link Farming

O link farming, falando resumidamente, é também uma técnica de Doorway Pages. Mas nesse caso, são muitos conjuntos de páginas para a mesma palavra-chave. 

Essa é uma criação em massa de links para o seu site, através de conjuntos de sites que só estão ali para servir de intermediador, entre a busca e a sua página verdadeira.

Essa estratégia não faz muito sentido. Principalmente quando consideramos que você pode investir o mesmo tempo para otimizar o seu site com práticas saudáveis de SEO.

Spam em comentários

Essa é uma prática de Black Hat SEO bem conhecida, podendo ser facilmente observada em uma série de sites na Web.

Os praticantes de Black Hat SEO utilizam o spam em comentários na tentativa de desenvolver uma construção de estratégia de backlinks. São utilizados scripts, para a postagem de comentários em outros sites, blogs, fóruns e redes sociais.

Cloaked Pages

O Cloaked Pages é a criação de duas versões de uma mesma página. Uma é super otimizada, sem considerar a experiência do usuário e a outra página oferece uma experiência amigável ao leitor.

Após isso, é aplicado um código de validação, por IP na maiorida das vezes, que vai identificar o visitante do site. 

Se o usuário for um robo dos mecanismos de busca, ele é direcionado para a página super otimizada. Assim a indexação daquele conteúdo leva o site para o topo da pesquisa. 

Se for um usuário normal (pessoa) ele visitará o site amigável, com um conteúdo bom para ele, mas não tão bom assim para o SEO.

Conteúdo Duplicado

Uma das técnicas mais utilizadas por quem trabalha com marketing de conteúdo (os maus profissionais diga-se de passagem) é a duplicação de conteúdo. 

Não apenas o grosso do conteúdo, mas também as meta tags. Title, meta description e imagens, tudo isso conta com black hat SEO. 

Mesmo que isso economize tempo – afinal não será necessário trabalhar com a criação de conteúdo – o conteúdo duplicado não trará benefícios às suas páginas.

Conteúdo Duplicado

O conteúdo duplicado também vale quando você tem duas URLs escritas de modos diferentes, apontando para o mesmo conteúdo, sem que uma tag canonical seja inserida

PBN – Private Blog Networks

PBN é uma rede de diversos sites e blogs que apontam links para o seu site. Geralmente, os sites que fazem parte da rede têm boa autoridade, e é por isso que eles conseguem, realmente, ajudar o site que precisa subir no ranking a melhorar o seu posicionamento.

Embora existam, inclusive, empresas dedicadas a este trabalho, o Google está sempre de olho em melhorias para evitar más práticas.

Por isso, quem ainda trabalha com essa técnica precisa tomar diversos cuidados e precauções para não acabar sendo pega – e, com isso, perder muitas posições nos resultados de busca.

Conclusão

As técnicas de Black Heat SEO que apresentamos em nosso artigo até podem parecer uma facilitação para que você alcance mais facilmente o topo do ranking. 

Se você concentrar suas energias em trabalhar apenas com as práticas acertadas, a sua estratégia irá surtir muito mais efeito. E o melhor, os benefícios serão duradouros. 

Nossa intenção foi mostrar o que não fazer e como as ações do Black Heat SEO podem ser prejudiciais ao seu site. 

Agora queremos saber de você! Você conhece alguma técnica de Black Hat SEO que pode nos ensinar algo? Deixe nos comentários!

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