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Marketing

A importância de ter um blog para E-commerce

Cleiton Sanches
Cleiton Sanches
Especialista em tecnologia do Magazord
Data de criação
18/03/2020
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O blog para E-commerce é uma poderosa ferramenta, que visa deixar a sua loja virtual na frente da concorrência. 

No blog, você poderá utilizar estratégias de marketing de conteúdo, para dar maior visibilidade a sua marca. Ao oferecer um conteúdo relevante para seu público, você ganhará mais autoridade e confiabilidade para sua loja virtual. 

Para você ter uma ideia, as lojas virtuais que mantém os seus blogs atualizados possuem 3 vezes mais visitas e 2.5 mais clientes. Dados como esse mostram a força que um blog tem em uma loja virtual. 

O blog para E-commerce é extremamente importante para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Feito para atrair mais tráfego e trazer mais autoridade para o seu site, é essencial a criação de um blog para a sua loja virtual. 

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo especial que mostra todas as vantagens que o blog pode trazer para sua loja virtual. Não esqueça de deixar suas dúvidas, experiências ou sugestões no final da página e boa leitura!

Blog para E-commerce: atraindo mais tráfego para a sua loja online

A partir do momento que você investir em um bom conteúdo, o blog do seu E-commerce ajudará a chamar a atenção para a sua marca, agregando autoridade de mercado para a sua loja online. 

Entretanto, você precisa alinhar a criação de conteúdo para o seu blog com uma estratégia eficaz de SEO por exemplo.

É importante também alimentar constantemente o seu blog. Afinal, os sites de busca começarão a identificar que é lançado com maior periodicidade.

De tempos em tempos, o Google verifica o seu site, avaliando novos conteúdos para classificá-los no site de pesquisa.

Entretanto, a periodicidade não o suficiente para classificar bem o seu site perante os mecanismos de busca de sites como o Google ou Bing. 

Blog para E-commerce

É necessário trabalhar com as melhores técnicas de marketing de conteúdo, criando posts que são informativos aos seus leitores. Ao mesmo tempo, também vale otimizar o seu conteúdo, para que ele esteja detectável mais facilmente pelos sites de busca. 

Entretanto, você deve encarar o blog para E-commerce como uma estratégia de médio e longo prazo. Somente depois de algum tempo, é que o blog conseguirá agregar mais valor ao seu E-commerce e trazer mais tráfego ao seu site. 

Uma ótima maneira de fazer com que o conteúdo do seu site fique mais dinâmico e com as pessoas acessando mais páginas é fazendo a linkagem de páginas. 

Você pode linkar páginas do seu próprio site, bem como também linkar sites externos. Inclusive, você pode fazer a troca de links fazer com que outros sites apontem para o seu blog.

O blog para E-commerce aumenta a autoridade do site

Existem várias estratégias para otimizar o tráfego do seu site e atrair mais visitantes para a sua loja virtual. Você pode utilizar meios pagos (com impulsionamento de campanhas em redes sociais e no Google Ads). 

Entretanto, também utilizam meios para trazer usuário de forma orgânica. Com técnicas de SEO e a criação de um conteúdo original, você estará criando possibilidades de trazer mais leitores a partir do momento que eles fazem uma pesquisa no Google. 

Com um blog, você tem a oportunidade de discorrer mais sobre um determinado assunto, muito mais que você poderia fazer na página do produto. Dessa forma, você poderá mostrar aos seu consumidores que você é especialista no assunto e deixando o consumidor com maior tranquilidade para comprar na sua loja virtual. 

A sua marca precisa de alguns meios para converter os visitantes em clientes. O blog acaba se mostrando uma das principais alternativas para colocar essa estratégia em prática. Mas você sabe o porquê o blog ser tão importante? 

Um das principais funções do blog para E-commerce é ajudar a destacar a sua empresa em meio a milhares de outras lojas virtuais disponíveis no Brasil. 

Com o blog, você tem uma grande quantidade de postagens, com matérias, reviews, infográficos e vários outros. A principal coisa que você precisa ter em mente é que o seu blog deve ser bom naquilo que se propõe. 

Você pode investir em posts a respeito dos produtos mais recentes lançados no seu E-commerce, entrevistar clientes satisfeitos e também falar sobre mercado ou projetar produtos que ainda serão lançados pela empresa. 

Não importa quais forem as suas escolhas. O mais importante é fazer com que o seu blog seja interessante e mostrar a autoridade sobre os produtos vendidos pela sua loja virtual.

O blog para E-commerce e mídias sociais

Se você possui uma loja virtual e ainda não possui um blog, com postagens recentes, saiba que você está perdendo a chance de mostrar sua marca para mais pessoas. Essa ferramenta, ainda abre as portas para o compartilhamento dos seus conteúdos em redes sociais

O blog ajuda E-commerce ajuda a sua empresa seja notado no mercado e os conteúdos disseminados em redes sociais. Essa é uma ótima maneira de atrair mais público e audiência para os seus posts. 

Base de dados Email

Para que mais pessoas compartilhem e comentem os seus posts, é interessante saber qual tipo de material o seu público-alvo mais gosta de ler. Ao ter conteúdos que forem do seu agrado, essas pessoas tem muito mais chance de curtir, comentar ou compartilhar seus conteúdos, os divulgando de maneira orgânica. 

Além disso, é extremamente importante que nos seus posts hajam botões para o compartilhamento nas principais redes sociais. Assim a divulgação dos produtos acontece mais facilmente. 

Mostre a personalidade da sua empresa

Os conteúdos do blog da sua empresa ajuda a definir e transmitir a real personalidade da sua marca, dando mais transparência para o seu E-commerce. 

Um blog feito com boa qualidade passará mais confiança ao usuário. Isso faz com que as pessoas se conectem mais com a sua marca. 

É extremamente importante deixar disponível ao público a opção de comentar nos seus posts. Isso fará com que as pessoas se sintam conectadas a sua marca, se sintam incluídas dentro do seu ambiente. 

Os comentários, além das vantagens que já indicamos, também é uma ótima fonte para se obter novas ideias para futuros posts. Também é possível medir como os leitores estão reagindo aos seus conteúdos. 

Não fique intimidado com conteúdos negativos. O mais indicado é responder todos esse comentários, sejam eles positivos ou negativos. Dessa forma, a sua marca passa a ser vista como honesta e respeitável aos clientes e todas as pessoas que entram em contato com a loja virtual. 

O blog aumenta a base de dados

Uma das maiores buscas que acontecem nas empresas é aumentar o seu número de leads. 

Uma vez que a sua empresa passa a investir em conteúdo, relevante e interessante, a sua marca dará às pessoas uma razão para que elas voltem sempre e confiem na empresa. 

Na criação do blog, é extremamente importante que as pessoas possam assinar seu feed através do Email. 

Dessa forma, elas receberão seus posts e estarão em dia com as atualizações do seu blog. Em troca, você pode oferecer um eBook ou também é válido dar um desconto para o cliente que se cadastrou na sua newsletter. 

Esse tipo de estratégia acaba conquistando o cliente, para que ele crie um laço com a marca. 

Certifique-se que não haja nenhum tipo de spam no seu Email de vendas. Pois isso, isso afastará o seu público. Isso acaba fazendo com que ele desista de fechar negócio com você. 

O ideal é oferecer uma experiência gratificante ao consumidor. Buscando oferecer conteúdos completos e pequenos tópicos internos sobre os produtos.

O blog expande as portas de entradas no seu E-commerce

Ao ter um blog para E-commerce, o seu site automaticamente terá mais páginas. O aumento de páginas irá proporcionar melhores posições no Google, por exemplo. 

Além de otimizar o SEO do seu site, o blog também funciona como uma nova porta de entrada para que mais mais pessoas passem a entrar no seu site. 

Vamos supor que você tenha um post do seu blog rankeado na primeira página do Google. Quando o usuário fazer a pesquisa da palavra-chave e for direcionado ao seu blog, automaticamente, ele também passará a conhecer a loja virtual.

Através de pesquisas com determinadas palavras-chave, a sua loja virtual passará a ficar em maior evidência. Mais pessoas irão conhecer a sua marca e melhor, de forma orgânica. 

Ou seja, você não precisou gastar com mídia paga para fazer com que esse usuário chegasse até o seu site. 

E agora? Como começar o seu blog para E-commerce?

Agora que você já conheceu porque ter um blog para o seu E-commerce é importante, chegou a hora de saber como trabalhar com esse tipo de estratégia dentro da sua loja virtual. 

Seja claro com seus objetivos

Um dos principais objetivos do blog é atrair mais visitantes e consequentemente, aumentar as vendas da sua loja virtual. Por conta disso, os posts do seu blog devem fazer parte da estratégia de atrair mais pessoas. 

Ou seja, o conteúdo precisa ter um propósito claro para estar ali. Basicamente, as publicações do seu blog devem responder 3 perguntas básicas:

  1. Para quem esse conteúdo se destina?
  2. Em quais plataformas divulgarei esses posts?
  3. Qual a razão para eu desenvolver este conteúdo?

Esse tipo de planejamento irá lhe ajudar a manter o foco em relação aos objetivos do seu blog. Dessa forma, você criará conteúdos que serão realmente relevantes aos seus leitores.

Crie diferentes formatos de conteúdo

Para otimizar o seu blog, é válido diversificar os seus conteúdos. Existem vários formatos de conteúdo, como texto, infográfico, eBook e podcast.

Diversificar os conteúdos poderão manter o interesse dos leitores e também potencializar os resultados do seu blog. 

Você também pode fazer testes, avaliando qual o formato de conteúdo que melhor se adequa ao seu público. Dessa forma, o seu blog sempre se mostrará interessante para que mais pessoas passem a acessá-lo.

Criação de conteúdo

Mantenha a consistência

Não adianta muito a criação de um conteúdo de alto nível, lançar a matéria e depois sumir por meses. O blog para E-commerce precisa de frequência para se tornar relevante e fazer com que mais pessoas voltem para acessar novas matérias.

Caso queira, é interessante criar um calendário para publicações de posts, bem como definir temas para seus posts. Dessa forma, você consegue ter mais controle sobre o controle seus posts e estratégia de conteúdo.

Fique de olha nas métricas

Aos que investir em um blog como uma estratégia para trazer mais pessoas ao seu site, é necessário ficar de olho nas métricas para analisar se você está no caminho certo ou não. 

É interessante monitorar dados como a quantidade de compartilhamento nos posts, qual o nível dos comentários, visitas geradas à sua loja virtual.

Métricas Blog para E-commerce

O Google Analytics é extremamente importante nessas horas, afinal, a ferramenta é capaz de fazer a monitoria do seu site e mostrar a você quais são os dados mais importantes a serem observados. 

É extremamente importante ficar de olho na taxa de rejeição, verificar o tempo que os leitores ficam na página e qual o número de visitas que essas páginas estão trazendo ao seu blog.

Tenha um E-commerce com blog e prepara-se para vender mais

O Magazord desenvolve lojas virtuais já otimizadas, com a possibilidade de criar um blog para E-commerce e assim, atrair mais visitantes. 

Depois de ler nossas dicas a respeito do blog para E-commerce e conhecer quais as vantagens dessa estratégia, muito provavelmente você já deve estar convencido que criar conteúdo é uma estratégia acertada para as empresas que vendem seus produtos e serviços em ambientes digitais. 

Atualmente, o mercado do comércio online se encontra muito competitivo e a tendência é que a disputa por espaço cresça cada vez mais. Os E-commerces precisam inovar e buscar novos meios de atrair visitantes, principalmente através da busca orgânica. 

Pois mesmo sendo uma estratégia a médio e longo prazo, o fortalecimento apresenta um ótimo custo x benefício, já que você não gastará com campanhas e links patrocinados para trazer esse usuário. 

O blog para E-commerce é uma ótima estratégia para que você tenha divulgue sua marca para mais pessoas. Ao oferecer um conteúdo relevante e de qualidade, a sua loja virtual passa a ganhar confiança e lealdade com o público que deseja impactar. 

Sabendo disso, o Magazord possibilita a criação de um blog para o seu E-commerce e assim, otimizá-lo para atingir um público amplo e consequentemente, vender mais. 

Para saber mais sobre os serviços do Magazord e qual o impacto que um blog para E-commerce tem nas suas vendas, entre em contato conosco e agende uma conversa.

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