Utilizar datas comemorativas nas campanhas de marketing é uma estratégia já muito usada por e-commerces e pelas empresas, no geral. Porém, normalmente, somente algumas dessas datas são realmente aproveitadas pelo e-commerce, enquanto algumas passam despercebidas pela maioria dos empreendedores. Saiba agora oito datas com grande potencial de vendas e que são pouco utilizadas.
30 de Janeiro – Dia da Saudade
19 de Fevereiro – Carnaval
A segunda data mais lucrativa do e-commerce não poderia ficar de fora. Por mais popular que seja, ela pode ser explorada por vários nichos além dos que tradicionalmente já vendem muito na data. O clima de festa provoca uma maior facilidade para o cliente “abrir a carteira”. Aproveite isso e divulgue produtos que estão na sua loja com essa temática alegre e divertida.
19 de Fevereiro – Dia dos Esportistas
Para comemorar quem pratica esportes e atividades físicas, além do nicho focado no segmento esportivo, pode ser usado de forma diferente por outros setores, como decoração para casas com a temática esportiva, entre outros.
08 de Março – Dia da Mulher
Ótima data para trabalhar o relacionamento da marca com o público feminino. Se fizer sentido para o propósito da sua marca, aborde o empoderamento feminino, assunto que vem sendo altamente debatido atualmente. Assim, incentivar o reconhecimento entre mulheres a partir de um presente, por exemplo, por ser uma boa abordagem ao tema.
25 de Maio – Dia do Orgulho Nerd
Mercado quem vem em alta com o sucesso nas telas por parte da Marvel, o mercado Nerd/Geek gera um alto volume de vendas pela internet, muito pela paixão e idolatria dos fãs, que não se importam em pagar altos preços desde que se “apaixonem” pelo produto. Explore bem a data e tenha um aumento no número de vendas e no ticket médio da sua loja.
15 de Julho – Dia do Homem
Momento especial para presentear o público masculino, seja de esposa para marido, de pai para filho ou vice versa. Também é uma data com potencial para exaltar as características masculinas como proatividade, coragem e assertividade, para que o próprio homem se presenteie.
15 de Agosto – Dia dos Solteiros
Se o dia dos namorados já é bem explorado, o dia dos solteiros não teria por que também não ser. Nesta data, podemos ir para o caminho de quem deseja namorar e fomentar os produtos relacionados à beleza. Outro caminho é explorar quem deseja continuar no “time dos solteiros”, parabenizando ele com alguma oferta para ele se presentear.
31 de Outubro – Halloween
O Halloween, por mais que seja muito comemorado nos Estados Unidos, vem sendo, ano após ano, mais comemorado em terras tupiniquins. Logo, é uma grande oportunidade a ser explorada pelos e-commerces brasileiros. Além disso, a data é muito rica, tendo diversas lendas e costumes, o que permite muitas possibilidades para uma campanha de marketing.
Agora que você já sabe algumas datas comemorativas pouco exploradas pelo comércio, corra na frente dos seus concorrentes e já se programe para usar durante o ano! Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre gatilhos mentais, e use eles nas suas campanhas de marketing nas datas comemorativas!