Apesar de ainda ser considerado uma novidade para grande parte do público, os e-commerces já existem bem antes do surgimento da internet, na maneira que conhecemos hoje. Iniciado nos Estados Unidos, as primeiras vitrines virtuais de produtos tinham a finalidade exclusiva de anunciar para possíveis clientes que podiam demonstrar interesse de compra, mas as vendas eram 100% presenciais.
De lá pra cá a revolução tecnológica tem transformado e facilitado esse processo diariamente. Prova disso é que, segundo o site E-commerce Brasil, no quarto trimestre de 2021 a modalidade representou mais de 14,5% do total de vendas transacionadas nos EUA.
Mas não é só no exterior que essa tendência de mercado se mostra promissora. Aqui no Brasil as vendas digitais tem oferecido para muitos empreendedores uma opção de aumentar exponencialmente suas vendas e levar seus produtos para muito além do seu bairro ou sua cidade. Colocando seu produto na internet, o empreendedor o leva até a mão do consumidor, estando ele onde estiver.
Segundo dados da Frenet, as vendas digitais no país têm apresentado relevante aumento de faturamento desde 2020. Em 2022 obteve crescimento de 12,5% em comparação ao fechamento do ano anterior, com faturamento de R$169,5 bilhões. As projeções para 2023 são ainda mais otimistas. Uma estimativa realizada pela ABComm Forekast aponta que para esse ano de 2023 há possibilidade de crescimento no faturamento em e-commerces, podendo chegar a R$185,7 bilhões. Ainda em 2023, a média de valor por compra (ticket médio) pode subir de R$460,00 (2022) para R$470,00. Número expressivo, se considerarmos que de 2020 para 2021, o aumento foi de R$3,00 por ticket.
A tendência é que o varejo se encontre cada vez mais conectado ao mundo digital e as empresas com mais possibilidade de explorar o mercado. Pensando em contribuir com esse cenário, a Magazord é uma empresa com 12 anos de trajetória que oferece soluções digitais a fim de transformar a conexão entre pessoas e negócios digitais. Com uma plataforma robusta, toda a gestão operacional é centralizada em um único lugar. Além de ter seu próprio site, a Magazord oferece ao empreendedor opções de integração com os maiores marketplaces do Brasil, levando a sua marca em grandes vitrines virtuais.
Em suma, as estimativas de futuro nos fazem acreditar que o empreendedor que estiver usufruindo da praticidade Magazord vai decolar suas vendas e expandir seu negócio!
Por Ricardo Schroeder, Diretor de Tecnologia da Magazord