fbpx

A expansão do comércio digital: Saiba mais sobre Cross-border

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
23/03/2023

Hoje vamos falar sobre um tema que pode alavancar o seu negócio: Cross Border, ou comércio transfronteiriço. Você já ouviu falar disso?


Basicamente, o cross border é a possibilidade de vender seus produtos online em outros países. Com um mercado cada vez mais globalizado, expandir a sua marca internacionalmente pode ser uma estratégia fundamental para quem busca crescimento, mesmo que ainda tenha muito a explorar no mercado interno.

Além de aumentar o seu mercado de atuação e fortalecer sua marca globalmente, o cross border traz outras vantagens, como a possibilidade de lucrar no câmbio e a isenção de impostos. Isso sem contar que, em muitos casos, os produtos podem ser vendidos por preços maiores no exterior, o que contribui positivamente com o lucro.

Mas apesar de todas essas vantagens, muitos e-commerces brasileiros ainda têm receio de adotar essa estratégia. Por isso, estamos aqui para mostrar para você os benefícios do cross border e como você pode preparar sua marca para embarcar nessa tendência.

Segundo uma pesquisa da Fierce Retail, 82% dos consumidores online já compram no exterior. O estudo entrevistou mais de 9 mil pessoas em 17 países que possuíam entregas cross border como parte significativa do e-commerce. Ou seja, tem muita gente comprando produtos estrangeiros por aí!

E mesmo com a demora na entrega em alguns casos, o consumidor cross border está disposto a esperar. Uma outra pesquisa em 41 mercados mostrou que a velocidade de entrega mais comum para compras internacionais foi de 15-29 dias (20%), com 11% dos entrevistados tendo que esperar 30 dias ou mais para a compra chegar. Isso indica que ainda há espaço para melhorias nos processos de entrega e alfandegários, mas que os consumidores estão dispostos a esperar por produtos de qualidade.

De acordo com a pesquisa do IPC – International Post Corporation de compras Cross Border 2019, o fator “menor preço em um país estrangeiro” seguido de “indisponibilidade da marca no mercado interno” foram os 2 principais impulsionadores das compras. Ou seja, muita gente procura produtos estrangeiros porque são mais baratos ou porque não os encontram no mercado interno.

Então, se você quer se destacar no mercado e oferecer mais opções para seus clientes, não perca tempo e comece a investir no cross border.

Converse com um de nossos consultores e seja pioneiro nessa inovação!