Você empreendedor, já pensou na importância que as avaliações de clientes tem para o sucesso de seu e-commerce?
Você está procurando uma cadeira ergonômica para usar em seu escritório, e já tem um modelo em mente que deseja comprar. Entretanto, ainda não escolheu por qual site comprará.
Então, você começa a fazer pesquisas na internet e encontra duas lojas que tenham exatamente a qual você estava procurando.
Contudo, em uma loja custa R$950,00, já na segunda, R$1.550,00. Logicamente, você está propicio a comprar na opção mais barata, certo?
Logo após, decide entrar e ler as avaliações de clientes, para assim saber se o produto é confiável e de qualidade.
Na loja 1, existem diversos comentários negativos, reclamando do prazo de entrega, condições da cadeira e usabilidade da mesma.
Nesse momento, você acaba ficando com um pé atrás e repensa sua decisão. Então você busca os feedbacks da segunda loja, onde todos os comentários estão elogiando e recomendando fortemente a compra da cadeira.
Apesar de custar R$600,00 a mais na segunda loja, a confiança passada e as provas sociais agregaram um maior valor ao produto. Assim, fazendo você ter uma tendência em adquirir a cadeira ergonômica na segunda opção, por mais que seja mais cara.
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Como vimos no exemplo acima, as avaliações de clientes no e-commerce têm um papel fundamental. Para você ter uma ideia, 90% dos compradores leem as avaliações antes de comprar um produto, de acordo com o Blog Findstack.
Ou seja, caso sua loja virtual não conte com reviews em seus produtos, seja pela qualidade do produto e serviço, atendimento, entrega e demais motivos, você poderá perder diversas vendas.
Confira agora quais são os principais impactos causados pela falta de avaliações:
Tendo provas sociais positivas e valiosas para seus clientes, a confiança que futuros clientes terão ao entrarem em sua loja será muito maior, pois assim, saberão a real qualidade dos seus serviços.
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A partir do momento em que um consumidor observa feedbacks positivos em produtos e serviços, eles ficam mais propícios a realizar a compra.
Conforme estudo citado no Blog Review42, 67,7% das decisões de compra são influenciadas pelas avaliações online.
Portanto, quanto maior o número de comentários positivos, maior sera o número de vendas.
Outro ponto positivo para se atentar é os canais de tira-dúvidas. Por ter comentários sobre a funcionalidade e qualidade do produto, muitas perguntas serão respondidas pelos seus próprios clientes, assim ajudando você a perder menos tempo com essa funcionalidade.
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Por terem muitas dúvidas respondidas apenas com comentários de clientes, os novos consumidores costumam acertar mais na compra de produtos.
Com isso, o número de trocas e devoluções diminui drasticamente, além de se economizar com gastos e energia para fazer a logística reversa.
Em dados divulgados pela Invesp, o seu valor médio de compras pode aumentar em até 31% após ter avaliações em seus produtos.
Ou seja, feedbacks podem aumentar consideravelmente o faturamento de seu e-commerce.
Além de todos os benefícios citados acima, outro fator para se atentar é o crescimento da taxa de conversão.
De acordo com pesquisa da Spiegel, comentando no Blog Learn Hub, as taxas de conversões podem crescer em até 380%.
Se por um lado, 72% dos consumidores online dizem que comentários positivos os influenciam a confiar mais em um e-commerce, cerca de 86% deixarão de comprar algo que possua muitas avaliações negativas.
Por isso, mais do que contar com avaliações em seu e-commerce, você precisa ter feedbacks positivos de seus clientes.
Se seu negócio possui diversos comentários negativos, algo está errado. Seja com o produto, entrega, atendimento ou experiência de compra.
Para obter avaliações de seus clientes, é possível criar diversas campanhas focadas em engajar o mesmo, a fim de comentar algo sobre seu produto.
Portanto, antes de tudo, entregue um produto de qualidade, com boas opções de frete, preços condizentes com a qualidade e uma ótima experiência de compra.
Após seguir esses passos, está na hora de montar suas estratégias:
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Após a finalização de compra, peça para que o cliente avalie todo o processo de compra até a chegada do produto em sua casa. Pode ser via WhatsApp, Instagram ou qualquer outra rede social.
Peça um vídeo falando sobre a experiência dos clientes, uma foto do produto entregue ou até mesmo um depoimento em áudio, ou escrito.
Após isso, divulgue em suas redes sociais para mostrar como os consumidores estão satisfeitos com sua marca.
Talvez essa seja a melhor maneira de expor avaliações para seus clientes. O campo de comentário ficará exposto na mesma página que seus produtos, portanto, estará sempre aos olhos de um possível comprador.
Ter essa opção em seu site é fundamental, onde somente clientes reais poderão colocar suas opiniões sobre a experiência que tiveram na compra.
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Após a entrega final do produto, evite pedir muitas informações e dados de seus clientes. Facilite todo o processo, deixando ele mais rápido e menos tedioso.
Peça apenas o essencial para uma boa avaliação. Como uma nota pela qualidade, entrega e experiência de compra. Vale deixar aberto também um campo para um comentário maior.
Após ler esse conteúdo, acredito que você entende qual a real importância de ter comentários em seu e-commerce.
Mais do que comentários, ter avaliações positivas e verdadeiras, te trará diversos ganhos, pois isso gera conexão e prova social, dois gatilhos mentais, muito usados no mundo de vendas e negociações.
Portanto, invista em ferramentas especializadas nesse serviço e em boas plataformas de e-commerce para proporcionar uma melhor experiência.
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