A Black Friday é sem dúvidas uma das datas mais importantes para o comércio nacional. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ | Ebit, em 2021, as do e-commerce na data totalizaram R$4,2 bilhões, representando um crescimento de 5% em relação a 2020.
Além disso, houve um aumento em vendas na semana anterior a Black Friday. Ainda segundo a pesquisa, a Esquenta Black Friday totalizou R$2,8 bilhões em vendas no ano de 2021.
Já para o ano de 2022, as expectativas estão ainda mais altas. De acordo com pesquisa Black Friday 2022, realizada pelo Mercado Globo, pelo menos 50% dos brasileiros pretendem comprar algo durante o período de promoções.
A faixa etária dos consumidores que mais compraram em 2021 tinha entre 25 e 34 (42%). Logo atrás, estavam os com 35 a 44 anos (32%).
Já ambos os gêneros ficaram equiparados, onde as mulheres tiveram leve vantagem com 53%, enquanto os homens ficaram com 47% das compras.
Dentre as classes sociais, o Nível C foi o que mais consumiu, em torno de 60%. Já as Classes A e B, consumiram 40%.
No ano de 2021, 80% dos consumidores se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras realizadas na Black Friday.
Entretanto, muitos consumidores esperavam descontos maiores (40%) e fretes mais baratos (39%). Motivos esses que fizeram com que consumidores deixassem de comprar.
Ano passado, o e-commerce se destacou sendo o principal canal de vendas na BF. Porém, vale ressaltar que em 2022, 71% dos entrevistados declararam que o omnichannel oferece uma melhor experiência de compra.
Os aplicativos estão se consolidando cada vez mais como um dos canais mais importantes para o varejo na Black Friday. Em 2021, na mesma data, as vendas por aplicativo crescerem 55%.
A participação das vendas por meio de apps representou 21% da receita total das vendas online. Somente em um dia da Black Friday, foram entregues mais de 10 milhões de notificações.
A Copa do Mundo, que acontecerá entre novembro e dezembro, será um estímulo maior para o consumo, já que 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algo por conta do evento de futebol.
Os segmentos de maior destaque são: Roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras em supermercados (14%). Das pessoas que pretendem comprar algo em função da Copa do Mundo, 72% tem a intenção de comprar durante a BF.