Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Experiência do Usuário

Branding - Qual a importância para um e-commerce?

Vinicius Castro
Vinicius Castro
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
09/06/2022
Comentários
0 comentários

Se identificar com uma marca e recordar certo tipo de ocasião ou memória, e o objetivo do branding. Conseguir atingir esse objetivo é o que muitas marcas buscam, porém poucas conseguem.

Quem nunca falou que compraria uma Gillette ou um Chiclets? Pois, sabia que esses não são os nomes dos produtos, mas de grandes marcas. A Gillette se trata de uma lâmina de barbear, já Chicles é se trata de goma de mascar.

Isso representa a força que uma marca tem em conseguir influenciar um mercado em que ela está inserida e modificar o modo como os consumidores enxergam o produto que estão comprando.

Um exemplo é a Coca-Cola, que no momento em que se ouve o nome, remete a momentos felizes, com pessoas próximas a você. Não compramos por ser a mais barata ou a melhor, mas pela emoção e sensação de pertencimento e alegria.

Outro exemplo é a Apple, mais do que vender smartphones, vende o status, “embutido” com o produto. Quando você encontra alguém com um iPhone, automaticamente deduz que essa pessoa é diferente, tem poder e não gosta de viver no padrão, no convencional.

O que é Branding

Mas afinal, o que é Branding? Branding é a gestão de marca, ou seja, o posicionamento daquele negócio e como ele se comporta e se mostra para seu público e seus clientes.

Tudo o que a marca consegue transmitir de emoção e lembranças para quem está vendo ela é Branding. Quando você escuta o nome de certa marca, e na hora já vem uma memória ou uma imagem dela, faz parte da gestão de marca.

Entretanto, para podermos seguir, precisamos entender o conceito de Brand ou traduzindo, marca. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que marca é apenas o logotipo e o nome de alguma empresa, mas estão muito erradas.

A marca é tudo o que a empresa representa e transmite para o mercado e para seus clientes. Vai muito além de um nome ou das cores usadas, mas tudo que  envolve aquilo que um negócio representa.

Um grande exemplo é o banco Itaú, o maior banco privado do Brasil. Com certeza, já ouviu a frase, “Itaú, feito para você”. A frase, conceito da marca, traz um poder para a marca que, quando alguém escuta, logo pensa que esse é o  banco ideal para ela.

Para conseguir impactar as pessoas com essa pequena frase, o branding da marca foi construída e pensada para que todos se sintam parte do Itaú. Esse é o poder de uma marca forte e de um Branding bem feito.

👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback

Qual a importância de uma marca forte

Se você ainda não entendeu a real importância de ter uma marca forte e o que ela representa, vamos explicar novamente.

Como você já viu, uma marca com um identidade bem definida, faz seus consumidores automaticamente remeterem a alguma experiência àquele negócio. Seja um sentimento, uma emoção ou então algum posicionamento.

Quando você pensa em artigos esportivos, o que vem em sua mente? Com certeza é Nike ou Adidas. E quando você pensa em hambúrguer, lembra de qual marca? McDonald’s ou Burger King vem na mente, instantaneamente.

Então lembre-se, ter uma marca forte é essencial para vender mais, crescer no seu mercado de atuação, atrair mais investidores e também se conectar com seu público.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Como fazer o Branding da sua marca

Agora que você já sabe o que é Brand e Branding, e principalmente, qual a importância de se conectar com seu público, chegou o momento de aprender como criar campanhas para gestão de marca.

Mas vale lembrar que, como qualquer marca mundialmente conhecida, elas não conseguiram isso do dia para a noite. O Branding é um processo de médio a longo prazo e demora para começar a ter seus benefícios.

Porém, com o passar do tempo e com a evolução da sua marca, o processo se tornará mais rápido e também mais natural, pois, assim que você tiver uma identidade definida, basta apenas seguir com ela e divulgar para seu público.

Para fazer um Branding de sucesso para sua marca, deve seguir alguns passos:

Construção de marca

👉 Confira: Por que escolher a Magazord como sua plataforma?

Esse é o ponto de partida, é aqui que você vai definir o jeito como todos verão sua marca. Esse é o primeiro item e o mais importante. Nele entram a parte de identidade visual e posicionamento da marca.

Na parte de identidade visual, entra o logotipo, as cores, tipografia, e qualquer outra forma visual de reconhecimento da marca. Já no posicionamento entra a missão, os valores, tom de voz,  linguagem, canais e conteúdo.

Aqui entra muito a parte de mapeamento de persona, onde você deve conhecer seu público para construir sua marca.

Ponto de venda

O ponto de vendas ou PDV, é o local onde seu cliente vai comprar seus produtos ou serviços. Ele pode ser um ambiente físico, como por exemplo um loja da Nike, ou também um site, como a Amazon.

Nele, você vai colocar em prática tudo o que fez no primeiro item, usando suas cores, colocando seu logo em locais estratégicos, mostrando quais são seus posicionamentos, etc.

👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022

Marketing de conteúdo

Essa é uma estratégia muito usada por profissionais do marketing para conseguir trazer uma imagem positiva para alguma marca através da produção de conteúdos relevantes.

Existem diversas formas de criar esses conteúdos, como por exemplo, posts em redes sociais, artigos em blogs, e-books, podcasts, webinários e muitas outras formas de comunicação.

Redes sociais

Seguindo a linha do marketing de conteúdo, não podemos deixar de fora as redes sociais, que já viraram parte da nossa rotina. Hoje em dia, encontrar alguém que não está conectado é praticamente impossível.

É a partir delas que você consegue criar um grande vínculo com as pessoas. Você consegue consolidar sua identidade visual, com seu logotipo e cores, além de reforçar seu posicionamento nas publicações.

👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?

Marketing promocional

Se o objetivo da sua marca é vender, usar o marketing promocional é uma grande estratégia para aumentar o número de vendas. Oferecer certos “agrados” para seus clientes, dão uma impressão de comprometimento e de fidelidade com eles.

Por isso, criar campanhas de fidelização de clientes é muito importante. Você pode lançar descontos exclusivos, promoções relâmpago, brindes, amostras grátis e o que mais você tiver na mente. Use e abuse dessa estratégia, você terá retornos enormes.

Marketing de experiência

O ser humano gosta de se sentir especial e experimentar sensações diferentes e prazerosas. Então, apenas ter um bom produto, nem sempre é garantia de sucesso da sua marca.

Conseguir criar uma experiência para criar uma imersão em que coloque seu cliente em um estado totalmente diferente de emoções, vai gerar uma maior proximidade com ele. Investir em novos métodos para apresentar seu produto será vantajoso.

CONCLUSÃO

Você viu nesse artigo a importância de se ter uma marca forte e conseguir transmitir uma mensagem para o seu consumidor, e principalmente, qual o papel do Branding em comunicar tudo isso para as pessoas.

Acredito que após ler esse material, a sua ideia sobre branding e visão de negócios mudou um pouco e surgiu diversos novos pensamentos que você pretende colocar em prática em seu negócio.

Por isso, se esse material foi útil para você, que deseja começar a criar identidade da sua marca, recomendamos ler nosso artigo sobre Inbound Marketing. Se trata de uma estratégia de marketing focada em atrair novos consumidores e clientes. Basta clicar no botão abaixo para acessar o artigo.

Postagens relacionadas

Lojas Virtuais: Quais as vantagens do e-commerce

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as lojas virtuais começaram a despertar a atenção de muitos empreendedores, gerando uma grande expansão no setor devido às vantagens deste canal de venda. Assim, para expandirem suas marcas e consequentemente, suas vendas, muitos saíram das lojas físicas e foram com tudo para o online.  Essa migração está […]

Leia Mais...

Vender na Internet: As 3 Principais formas de vender online

Vender na internet vem sendo um sucesso desde o começo da pandemia, onde diversos fatores fora m prejudicados pelas restrições devido o vírus. Muitos negócios ficaram com suas “portas fechadas” por meses. Entretanto, os custos não tiveram a mesma parada.  Todavia, alguns lojistas conseguiram atingir números que nunca alcançaram antes com suas lojas físicas. Todo […]

Leia Mais...

Inbound Ads: Saiba como atrair mais clientes gastando menos

O Inbound Ads surgiu por se ter uma necessidade de pessoas e marcas atraírem mais clientes gastando menos em anúncios pagos. O que é Inbound Ads Um dos principais desafios na mídia paga é diminuir o custo por clique, o famoso “CPC”, que só tende a ficar mais caro ao passar do tempo, devido à […]

Leia Mais...

Engajamento no Instagram – O que é e como aumentar?

O Instagram hoje conta com mais de 1,4 bilhão de usuários. Com isso surge a dúvida: Como aumentar o Engajamento no Instagram? O que é Engajamento no Instagram? O engajamento no Instagram se trata de uma métrica usada para medir a quantidade de interações do público com o seu perfil. Nele, essas interações são, curtidas, […]

Leia Mais...

O que é Inbound Marketing? Como atrair novos clientes?

O Inbound Marketing surgiu como uma necessidade de empreendedores em atrair clientes mais qualificados para comprarem seus produtos ou serviços. O marketing sempre foi feito em intervalos, durante algum programa ou atividade. Geralmente surgia em anúncios durante programas de televisão, na rádio, em outdoors, etc. Contudo, muitas vezes, os produtos apresentados nesses anúncios não passam […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *