Criar categorias de produtos dentro de um E-commerce é uma estratégia acertada dentro do E-commerce, sendo mais uma maneira de expandir as suas vendas.
Mesmo parecendo ser um simples detalhe, a categoria de produtos ajudam a sua loja virtual de diversas formas. O site fica mais organizado e otimizado para as buscas orgânicas, ajudando também o usuário a encontrar seus produtos de forma mais fácil.
As categorias dos produtos vendidos no seu E-commerce precisam ser pensadas com muito cuidado, visando uma boa usabilidade para o seu cliente.
Caso a usabilidade do seu domínio não seja muito clara, as chances de o consumidor abandonar o site e o carrinho de compras é grande. Portanto, qualquer medida que otimize a usabilidade do seu E-commerce é bem-vinda.
Com o intuito de lhe ajudar, vamos mostrar qual a importância do cadastro correto de produtos dentro da sua loja virtual. Além disso, vamos mostrar o melhor caminho para você criar novas categorias na sua loja virtual.
Vale reforçar que uma categorização bem organizada no E-commerce proporciona uma navegação otimizada ao consumidor. Com os produtos vendidos pela sua loja virtual e organizados de maneira eficiente, fica mais fácil para o consumidor achá-los, aumentando as chances de compra.
Uma loja virtual com as categorias bem definidas também há a oportunidade de você ranquear seus produtos organicamente. Assim, mais cliente passam a conhecer aquilo que você vende no seu E-commerce.
Ao ter as categorias bem definidas na sua loja virtual, as possibilidades de vender de forma otimizada são maximizadas. Com filtros e diferentes definições de diferentes departamentos, a busca pelos produtos acaba sendo otimizada e também, muito mais rápida.
Além das vantagens que já apresentamos anteriormente, a categorização otimizada dos produtos no seu E-commerce ainda traz mais algumas vantagens. Com as categorias bem definidas, o trabalho de SEO da sua loja virtual também maximizado.
Os seus produtos, quando estão com uma boa categorização, ficam melhor segmentados. Ao lançar promoções, o grupo de produtos que está em oferta fica melhor organizado, o que também pode contribuir para deixar a sua estratégia de venda mais eficiente.
Na hora de criar as categorias do seu E-commerce, é sempre importante analisar alguns pormenores para que a categorização dos produtos seja eficiente. Pensando na melhor navegação por parte do consumidor, é importante seguir alguns passos, como:
No tópico anterior falamos de práticas positivas durante a caracterização de produtos. Agora chegou a hora de conhecermos algumas práticas que devem ser evitadas.
Quando você for separar as categorias de produtos, do seu E-commerce, é necessário ter alguns cuidados, para não prejudicar a categorização dos itens.
Saiba o que não fazer na hora de caracterizar produtos:
Agora que você conhece a real importância da caracterização de produtos, chegou a hora de você conhecer algumas dicas especiais para criar as categorias dentro do seu E-commerce.
No primeiro momento, ao criar as categorias de produtos do seu E-commerce, é necessário estar atento ao nome da categoria que você irá criar. Além de pensar no nome que mais facilitará a pesquisa do usuário, ainda é necessário pensar no ranqueamento dessa categoria.
É válido utilizar ferramentas de SEO para visualizar quais os termos mais pesquisados para aquele determinado que você deseja categorizar. Depois de formar um grupo de produtos, é necessário pensar em num nome que seja referência , que tenha um bom volume de buscas e que tenham mais chances de serem ranqueados nas primeiras páginas do Google.
Um passo importante durante a criação de categorias no seu E-commerce é a análise da concorrência. Obviamente, você não irá copiar exatamente aquilo que os seus concorrentes fazem.
Mas analisar quais são as categorias “compartilhadas” entre outras lojas virtuais fará com que você tenha uma ideia clara de como começar a criar as suas próprias categorias.
Algumas categorias de produtos podem ser consideradas padrões. Ou seja, tentar fugir delas será um risco desnecessário. Estudar e entender quais as categorias dos produtos vendidos pela sua loja online é determinante para garantir maior sucesso nas suas vendas.
Uma grande parte das mercadorias que são vendidas em lojas virtuais já apresentam algum tipo de padrão, em que os usuários já estão habituados a buscar por esses determinados padrões.
Portanto é válido acessar sites da concorrência, para assim entender quais seriam os termos que melhor se aplicam aos produtos vendidos pela sua loja virtual. Vale procurar produtos similares, assim, você entenderá como os produtos vendidos no seu E-commerce podem ser segmentados.
Por exemplo: o consumidor não irá procurar por uma toalha de banho no segmento de tecnologia, não é mesmo? Ele irá procurar as tão desejadas toalhas de banho na categoria de cama, mesa e banho, onde elas deveriam estar.
Esta é uma dica preciosa! Antes de escolher qualquer nome para a categoria de produtos da sua loja virtual, é essencial entender para quem você irá vender.
Para que qualquer estratégia dentro da sua loja virtual seja mais eficiente, é essencial conhecer o público com quem você está conversando e que essas estratégias são direcionadas.
Analisar qual é o comportamento do seu consumidor irá facilitar qual caminho deve ser seguido, inclusive na categorização dos seus produtos.
Ao fazer esse tipo de análise, você consegue saber exatamente quais são os principais detalhes que levam o seu cliente a fechar a compra. Assim, você entende qual a melhor forma de se comunicar com ele e impactá-lo de maneira positiva.
É importante também criar categorias de produtos sejam claras não apenas para o seu público-alvo, mas também para todas as pessoas que acessam a sua loja virtual. Assim, você não afasta novos usuários e também conquista novos clientes para o seu negócio.
Segmentos de produtos muito técnicos, como o ramo da Informática, tendem a usar muitos termos em Inglês. Mas para que os seus produtos estejam mais acessíveis para qualquer pessoa, vale a pena trabalhar com termos mais acessíveis. Em vez de CPU, você pode trabalhar com termo processador, por exemplo.
Com informações sobre o público e mercado, você entenderá qual é a melhor forma de criar as categorias dentro do seu E-commerce e com isso, vender mais.
Se você está pensando em criar uma loja virtual e já sabe o que vender, é de extrema importância escolher uma plataforma de E-commerce que consiga atender todas as suas demandas.
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Nossa plataforma de E-commerce inclusive apresenta várias soluções inteligentes para a categorização dos seus produtos. É possível criar novas categorias e também aplicar diversos filtros para os seus produtos.
Ao organizar inteligentemente os itens vendidos pela sua loja virtual, o Magazord permite ao seu E-commerce mostrar para seus clientes os produtos vendidos e apresentá-los de maneira dinâmica. Tais facilidades aumentam as chances de compra e também aumentam a taxa de conversão da sua loja virtual.
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