O estado de Santa Catarina apresenta uma enorme gama de consumidores que compram seus produtos de forma online.
De cara, já podemos mencionar o fato de que Santa Catarina é o estado que apresenta a maior taxa de conversão no comércio online, entre os estados da Região Sul do país.
O alto índice de conversão nas vendas online em Santa Catarina ocorre por diversos fatores. Um dos principais se deve pelo fato que boa parcela da população catarinense apresenta conexão com a internet.
O percentual de lares com acesso à Internet em Santa Catarina é de 83,6%, ou seja, praticamente 4 em cada 5 casas no Estado estão conectadas. Assim, o estado de Santa Catarina está na quinta posição entre os estados brasileiros que mais apresentam acesso à internet.
Outro ponto interessante para o aumento das compras no comércio eletrônico, é a renda per capita dos catarinenses. Com o rendimento mensal per capita de R$1.769,45, Santa Catarina possui a quinta maior renda entre as 27 unidades da federação brasileira (dados de 2019).
Este é um aumento de mais de 6% em comparação ao ano retrasado, um fator que indica que o poder aquisitivo dos catarinenses aumentou.
Vamos agora entender agora entender e conhecer mais sobre o comércio online em SC e os seus benefícios.
Abrir um E-commerce em Santa Catarina acaba se tornando uma atividade extremamente vantajosa, pois como já vimos, o poder de aquisição dos catarinenses é grande. E como estamos falando de uma loja virtual, o empreendedor não precisa depender apenas do estado de Santa Catarina para vender.
Um E-commerce pode até se aproveitar das fronteiras físicas, fazer campanhas para atingir clientes próximo e criar um vínculo maior com eles.
Entretanto, o E-commerce permite a venda para clientes de todo o Brasil, dando mais liberdade ao empreendedor e também expandindo as possibilidade de atingir mais consumidores.
Com uma forte presença em tecnologia, Santa Catarina é um dos estados que mais oferecem benefícios para empresas de E-commerce.
Um desses benefícios é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para quem empreende no segmento.
Considerando que as alíquotas de ICMS nas vendas interestaduais variam de 4% a 12%, quem obtém o benefício fiscal pode chegar uma tributação efetiva de 2% de ICMS. Isso significa que pode haver uma redução de até 10% do valor que é pago normalmente.
Para obter este benefício, é necessário ter o endereço fiscal em Santa Catarina e que as vendas no E-commerce sejam feitas para outros estados.
Portanto, quem busca investir em comércio eletrônico e também obter benefícios fiscais, o estado de Santa Catarina é uma ótima opção.