Evitar fraudes no E-commerce é inegavelmente uma busca constante e também é uma atividade que requer grande atenção.
Se você é um novo empreendedor novo em relação ao mundo digital ou se já tem muitos quilômetros rodados, evitar a as fraudes é extremamente importante. E não por menos, afinal as fraudes no E-commerce num primeiro momento lhe darão um pequeno prejuízo.
Contudo, no pior dos casos, quando as fraudes acontecem de forma recorrente, isso poderá ser determinante para até mesmo causar a falência da sua loja virtual.
Para você não passar por essas situações, elaboramos esse artigo. Com pontos-chaves, o artigo irá lhe ajudar a evitar fraudes e principalmente, prejuízos. Boa leitura e qualquer dúvida, deixe seus comentários logo abaixo da página.
As fraudes no E-commerce são um problema recorrente para quem vende pela Internet e evitá-las é uma luta constante, que requer muita atenção. Vamos listar para você quais são as 4 principais fraudes dentro do E-commerce e como melhor identificá-las.
Essa é a fraude mais comum dentro do E-commerce. A fraude efetiva é caracterizada pela clonagem do cartão de débito ou crédito de uma pessoa. Uma vez com esses dados, o indivíduo mal intencionado passa a fazer compra na loja virtual e o titular do cartão clonado recebe as cobranças.
Como essa pessoa não fez essas compras, ela entra em contato com o banco ou operadora do cartão, informando que ela não fez essa determinada compra. Como a pessoa realmente não fez a transação, o valor é estornado, mas o lojista sai no prejuízo. Afinal, ele fica sem o produto e também não receberá o dinheiro da compra.
Uma ação a ser tomada para se evitar a fraude efetiva é ficar de olho nos dados do titular do cartão. É bom ficar de olho se há pedidos diferentes com um único cartão, além do endereço do comprador divergir entre os dois pedidos.
Esse é um grande indicativo de que algo pode estar errado e é necessária uma investigação por parte do lojista. Por via das dúvidas, entre em contato com o titular do cartão e investigue se ele fez aquela compra ou não.
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A Autofraude é outro problema enfrentado dentro do E-commerce. Esse tipo de fraude é basicamente quando o consumidor faz a compra na loja virtual, mas ele acaba agindo de má-fé.
Após receber a compra, esse cliente alega o desconhecimento daquele pedido e solicita o estorno do valor.
Vale dizer que essa é uma fraude bem complexa de ser evitada pelo lojista. Em uma tentativa de barrar essa prática, as operadoras de cartão passaram a monitorar os compradores com histórico de contestação nas suas compras.
Essa é uma ótima forma de prever e identificar se alguma pessoa está tramando uma fraude. Uma vez identificadas, é possível bloquear o cadastro dessas pessoas, evitando assim que novas fraudes aconteçam na sua loja virtual.
A fraude amiga é um outro problema enfrentado pelo lojista online e identificá-la é extremamente importante para se evitar fraudes no E-commerce.
Esse tipo de fraude acontece quando uma pessoa que é próxima ao titular do cartão, que conhece os dados do cartão e a senha, acaba fazendo uma compra na loja online. Mas nesse caso, o titular do cartão não foi informado e ao receber o calor na fatura, o titular entra com um pedido de ressarcimento, pois ele desconhece aquele valor.
Normalmente, quando há o pedido do estorno, é de praxe as lojas virtuais entrarem em contato com o comprador. Muitas vezes, essa pesquisa é feita para medir o grau de satisfação do cliente e também identificar possíveis melhorias.
Uma vez feito o contato, o titular do cartão toma o conhecimento da compra e o pedido pode ser até refeito, mas o histórico de contestação permanecerá no cadastro desse cliente.
Por fim e não menos importante, ainda é válido destacar outra fraude, não tão falada, mas que é igualmente nociva. Estamos falando do vazamento de dados pessoais e bancários. Esses vazamentos podem gerar uma série de inconvenientes, pois se alguém mal intencionado com dados cruciais de pessoas não apenas poderá comprar em nome das pessoas que tiveram os dados vazados, mas também usar dados sensíveis para outras ações nocivas.
A melhor forma de evitar isso é utilizando uma plataforma de E-commerce que apresente uma certificação de segurança. O Magazord é uma plataforma de comércio virtual que preza pela segurança, criando site com informações criptografadas e certificações antirroubo de informações.
Os sites do Magazord passam por constantes atualizações, para estar com os mais recentes protocolos para a segurança de dados. Se você deseja ter um E-commerce que ofereça total segurança, agende uma conversa agora mesmo e conheça todos os serviços do Magazord!
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Agora que você já conheceu um pouco mais sobre quais os tipos de fraudes mais comuns no E-commerce, chegou a hora de conhecer alguns cuidados que podem oferecer mais segurança para a sua loja virtual e evitam fraudes.
Jamais se iluda com pedidos enormes e que fujam dos padrões que os seus compradores geralmente seguem. Aliás, essas divergências podem ser consideradas a primeira, e se não a principal, indicação de que há alguma coisa de errado.
Por conta do alto número de pedidos, é interessante você ter uma equipe para a análise de risco. Dessa forma, será possível ter mais controle sobre a divergência dos pedidos, bem como diminuir o número de fraudes consideravelmente.
Existem também empresas que são especializadas na análise de risco para E-commerce. Essa também é uma excelente opção para o trazer mais segurança para as transações feitas na sua loja virtual.
Independente do modelo que você usar, ter algum sistema para análise de risco (próprio ou terceirizado) é fundamental para evitar fraudes no E-commerce.
Uma das forma de evitar fraudes dentro do E-commerce é conhecer bem os processos que envolvem as compras. Caso você tenha uma equipe própria para a análise de risco, vale a pena definir bem os critérios para recusar ou aprovar uma compra. Caso opte pela análise interna, tenha atenção para:
É importante capacitar a sua equipe interna de análise de risco, a fim de fazê-la entender todos os passos e diretrizes a serem tomadas para a aprovação de uma compra ou não.
Desde o colaborador que fala diretamente com os cliente até os responsáveis pela parte administrativa do processo, todos devem estar cientes da importância do processo e ficar atentas com as diretrizes.