Você tem planos e ideias de como montar uma loja virtual? Sonha em ter o próprio negócio? Se o caminho escolhido é ter o seu E-commerce, saiba que existem estratégias que podem facilitar a criação da sua própria loja virtual.
Atualmente, o comércio eletrônico ganha cada vez mais força. Os consumidores finalmente perderam o medo de fazer as suas compras através da internet e passaram a adquirir produtos via web em volumes muito maiores.
Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, ainda existem desafios para colocar em prática esse tipo de loja. Portanto, se você descobrir estratégias que otimizem o desenvolvimento do seu E-commerce, esse processo poderá acontecer sem dar dores de cabeça ao empreendedor.
O comércio eletrônico é cheio de particularidades e como trabalha intrinsecamente com tecnologia, esse também é um setor que passa por constantes mudanças e evoluções. Estar ciente dessas mudanças é um passo essencial para que você sempre esteja com o seu E-commerce na “crista da onda”, sempre pelo menos um passinho à frente da concorrência.
Para lhe ajudar, e dar inspiração também, falaremos ao longo do texto sobre estratégias que podem ser úteis de como montar a sua loja virtual!
É muito provável que você já tenha se deparado com vários outros textos que apontam quais as melhores formas de você montar um E-commerce de sucesso, desde passo a passo ou dicas ditas como preciosas.
A grande maioria dos textos que encontramos na web podem ser divididos em duas categorias diferentes.
1 – Muitos textos apresentam um passo a passo que inclui:
2 – Outros textos focam na parte de Negócios, que inclui:
Se você já bateu o olho em alguns desses textos, é muito provável que um pensamento lhe veio à cabeça: isso tudo é complicado demais!
Como são muitos itens a serem considerados e alguns deles são extremamente técnicos, pode parecer que colocar uma loja virtual no ar é uma tarefa penosa e complicada.
Entretanto, muito desta complicação terá seu fim a partir do momento que você contar com a ajuda de profissionais que entendem da área, contratando uma plataforma de confiança e que oferece um alto nível de serviços.
O Magazord é uma plataforma de E-commerce completa e conta com uma equipe de profissionais preparados para deixar a sua operação de E-commerce preparada para atender o maior número de clientes possíveis.
Caso você esteja pensando em criar uma loja virtual, vamos agora apresentar 3 estratégias que podem lhe ajudar a criar uma loja virtual altamente eficiente e entender melhor como trabalhar no competitivo mundo do comércio online!
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A nossa primeira estratégia parecerá simples e até mesmo óbvia. Mas nem por isso ela é fácil de ser seguida, pois requer preparo e dedicação. Essa estratégia é voltada para quem já possui o seu produto para ser vendido na Internet, assim você já terá mais a preocupação em saber exatamente o que vender ao montar seu E-commerce.
A estratégia de quem já possui os produtos para serem vendidos na Internet é indicado especialmente para lojistas que já trabalham com lojas físicas, mas que agora desejam partir para o comércio online.
Pessoas que produzem artesanato e pequenos fabricantes também podem passar a vender pela internet, colocando seus produtos ao alcance de muito mais pessoas.
Entretanto, muitos empreendedores acham que basta usar as mesmas estratégias do varejo físico para o comércio online que os resultados serão garantidos. As estratégias precisam ser diferentes para cada tipo de transação, afinal o comportamento do público é diferente no online e no offline.
Se você já possui produtos e os vende de forma offline, vale muito a pena investir na criação de uma loja virtual. O seu público fiel não fica restrito apenas às pessoas que terão a disposição de se deslocar para a sua loja física.
Toda pessoa com acesso à Internet será um potencial cliente seu. E com as estratégias certas, as chances de impactar mais pessoas será muito maior, o que é determinante para uma operação de comércio online de alto nível.
Alguns passos para você trabalhar com a 1ª estratégia de como montar uma loja virtual:
Quando você já possui público, mas ainda não saber exatamente o que vender, os caminhos de como montar uma loja virtual são um pouco diferentes. Nessa estratégia, os processos funcionam mais ou menos assim: primeiro cria-se um público engajado no ambiente online e somente depois você toma as iniciativas para a criação da sua loja online.
Pode ser criado uma linha de produtos própria ou também o empreendedor pode vender produtos que são relevantes ao consumidor, mas feitos por outras empresas.
Blogs de relevância ou canais de Youtube são conhecidos por lançarem suas lojas próprias, a partir do momento que ganham um público de maior relevância. Pessoas que investem em estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, são alguns dos principais usuários da nossa segunda estratégia de como criar uma loja virtual.
Essas duas estratégias de Marketing tem como principal finalidade gerar público para o conteúdo que é criado. Ao ter uma audiência grande, surge a pergunta: por que não vender para esse público?
Ao ter uma estratégia de Marketing realmente eficiente, o próximo passo seria criar uma loja virtual! Nesse primeiro instante, além de vender produtos físicos, também será possível vender produtos não físicos, como no caso de eBooks e palestras gravadas em vídeo.
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Agora chegou a hora de darmos dicas para a implementação da segunda estratégia apresentada em nosso artigo.
Agora chegou a hora de apresentarmos a nossa 3ª estratégia para montar sua loja virtual. Nesta terceira estratégia, vamos dar dicas especiais aos empreendedores que não possuem nem público e nem produtos, mas que mesmo assim, desejam ter a sua própria loja virtual.
A estratégia de nº3 é a mais indicada às pessoas que desejam saber como montar uma loja virtual do zero. Como não possuem nem produto e nem público a quem vender, a estratégia mais acertada nesse caso é conhecer profundamente o mercado e qual seria a categoria de produtos que melhor se encaixaria no seu perfil.
A melhor forma de identificar o seu nicho de E-commerce é utilizar as sua próprias experiências e naquilo que realmente você trabalharia com excelência.
Vamos pensar num exemplo: você certamente possui hobbies ou também já precisou comprar produtos pela Internet para alguma atividade específica, e certamente encontrou dificuldades para achá-los.
Outro cenário que pode ser encarado nesse caso é quando você procura por um determinado serviço (para a sua casa ou outro contexto) e até é possível encontrar aquilo que você procura, mas as informações sobre aqueles produtos eram desencontradas.
Podemos também falar da situação em que você sabe exatamente o que comprar e esse produto é relativamente simples de ser encontrado. Entretanto, as lojas que vendem esses produtos não são nada confiáveis.
Situações como essa podem ser um norte para você entender qual o ramo de vendas que você deseja ingressar.
Se você está pensando em desenvolver um E-commerce, então é hora de perder tempo! O momento é agora para criar a sua loja virtual, principalmente para que você largue na frente dos seus concorrentes, caso você tenha uma ideia inovadora de como vender produtos no ambiente online.
Aposte numa plataforma de E-commerce de confiança, como o Magazord. A nossa plataforma de E-commerce apresenta os serviços completos, com integrações com transportadoras e os maiores marketplaces.
Além de ser uma plataforma de E-commerce, o Magazord ainda apresenta ERP nativo e integrado, bem como soluções para o financeiro da sua loja virtual.
Vamos entender agora quais são as melhores maneiras de colocar a nossa estratégia em ação:
Neste artigo, apresentamos estratégias eficiente como montar uma loja virtual. Mas essas são apenas TRÊS estratégias, pois certamente existem muitas outras estratégias e que podem ou não se encaixar no seu contexto de vida.
Identificar qual é melhor estratégia para o seu tipo de negócio é determinante para o sucesso do seu negócio. Planejar, escolher bem qual categoria de produtos vender e escolher a melhor plataforma de E-commerce são essenciais e figuram entre os melhores métodos de como criar um loja virtual.
Esperamos que ao ler esse post, você tire algumas ideias para colocar o seu E-commerce em prática. Não se trata apenas de conhecer o seu público-alvo, mas também entender que será necessário ajustar o seu produto e entender a melhor forma de vendê-lo ao consumidor final.