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Melhores estratégias de como montar uma loja virtual

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
07/02/2020

Você tem planos e ideias de como montar uma loja virtual? Sonha em ter o próprio negócio? Se o caminho escolhido é ter o seu E-commerce, saiba que existem estratégias que podem facilitar a criação da sua própria loja virtual. 

Atualmente, o comércio eletrônico ganha cada vez mais força. Os consumidores finalmente perderam o medo de fazer as suas compras através da internet e passaram a adquirir produtos via web em volumes muito maiores.

Venda mais magazord

Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, ainda existem desafios para colocar em prática esse tipo de loja. Portanto, se você descobrir estratégias que otimizem o desenvolvimento do seu E-commerce, esse processo poderá acontecer sem dar dores de cabeça ao empreendedor.

O comércio eletrônico é cheio de particularidades e como trabalha intrinsecamente com tecnologia, esse também é um setor que passa por constantes mudanças e evoluções. Estar ciente dessas mudanças é um passo essencial para que você sempre esteja com o seu E-commerce na “crista da onda”, sempre pelo menos um passinho à frente da concorrência. 

Para lhe ajudar, e dar inspiração também, falaremos ao longo do texto sobre estratégias que podem ser úteis de como montar a sua loja virtual!

E-commerce: quais os passos para você começar a vender na Internet

É muito provável que você já tenha se deparado com vários outros textos que apontam quais as melhores formas de você montar um E-commerce de sucesso, desde passo a passo ou dicas ditas como preciosas. 

A grande maioria dos textos que encontramos na web podem ser divididos em duas categorias diferentes. 

1 – Muitos textos apresentam um passo a passo que inclui:

  • Escolha da melhor plataforma de E-commerce;
  • Escolha das formas de pagamento;
  • Sistemas antifraude;
  • Investimentos em segurança;
  • Divulgação da sua loja virtual;
  • Suporte;
  • Sistema ERP;
  • Logística;
  • Dentre outros.

2 – Outros textos focam na parte de Negócios, que inclui:

  • Estudo de mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano financeiro;
  • Estratégias operacionais;
  • Estudo de mercado;
  • Avaliação estratégica;
  • Dentre outras.

Se você já bateu o olho em alguns desses textos, é muito provável que um pensamento lhe veio à cabeça: isso tudo é complicado demais! 

Como são muitos itens a serem considerados e alguns deles são extremamente técnicos, pode parecer que colocar uma loja virtual no ar é uma tarefa penosa e complicada. 

Dicas como montar uma loja virtual

Entretanto, muito desta complicação terá seu fim a partir do momento que você contar com a ajuda de profissionais que entendem da área, contratando uma plataforma de confiança e que oferece um alto nível de serviços. 

O Magazord é uma plataforma de E-commerce completa e conta com uma equipe de profissionais preparados para deixar a sua operação de E-commerce preparada para atender o maior número de clientes possíveis. 

Caso você esteja pensando em criar uma loja virtual, vamos agora apresentar 3 estratégias que podem lhe ajudar a criar uma loja virtual altamente eficiente e entender melhor como trabalhar no competitivo mundo do comércio online!


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Estratégia nº 1 para criar a sua loja virtual (quando você já possui produtos)

A nossa primeira estratégia parecerá simples e até mesmo óbvia. Mas nem por isso ela é fácil de ser seguida, pois requer preparo e dedicação. Essa estratégia é voltada para quem já possui o seu produto para ser vendido na Internet, assim você já terá mais a preocupação em saber exatamente o que vender ao montar seu E-commerce. 

A estratégia de quem já possui os produtos para serem vendidos na Internet é indicado especialmente para lojistas que já trabalham com lojas físicas, mas que agora desejam partir para o comércio online.

Pessoas que produzem artesanato e pequenos fabricantes também podem passar a vender pela internet, colocando seus produtos ao alcance de muito mais pessoas. 

Entretanto, muitos empreendedores acham que basta usar as mesmas estratégias do varejo físico para o comércio online que os resultados serão garantidos. As estratégias precisam ser diferentes para cada tipo de transação, afinal o comportamento do público é diferente no online e no offline. 

Planejamento como montar uma loja virtual

Se você já possui produtos e os vende de forma offline, vale muito a pena investir na criação de uma loja virtual. O seu público fiel não fica restrito apenas às pessoas que terão a disposição de se deslocar para a sua loja física. 

Toda pessoa com acesso à Internet será um potencial cliente seu. E com as estratégias certas, as chances de impactar mais pessoas será muito maior, o que é determinante para uma operação de comércio online de alto nível. 

Como implementar a estratégia 1 da melhor forma?

Alguns passos para você trabalhar com a 1ª estratégia de como montar uma loja virtual:

  • Em vez de trabalhar com manuais prontos, vale a pena trabalhar com a seguinte ideia: “Preciso testar meu modelo de negócio de forma rápida, simples e barata. Meu foco principal é trabalhar a melhor maneira de como vender meus produtos na Internet.”;
  • Não se preocupe em cadastrar todos os seus produtos de uma vez! O mais importante é cadastrar os produtos mais importantes, para que isso não adie o lançamento da sua loja;
  • É importante transformar o tempo em seu aliado, com a criação de um processo de melhoria na sua loja virtual, adicionando novas funcionalidades com o passar do tempo;
  • Identificar o seu público-alvo com precisão é extremamente importante! Definir a sua buyer persona é uma das melhores estratégias mais acertadas para se conhecer bem o seu público-alvo;
  • Vale a pena apostar na estratégia do produto do trabalho. Mesmo com a sua loja virtual apresentando vários produtos, vale a pena investir em apenas um deles para ser o principal item vendido no seu comércio online. Esse produto principal deve ser aquele que tem o maior potencial de vendas e que será usado como teste, para novas etapas dentro da sua loja virtual;
  • Divulgar a sua loja virtual é extremamente importante. As redes sociais são extremamente importantes e além delas, vale a pena investir em campanhas no Google Adwords;
  • Conhecer a Jornada do Cliente é extremamente importante. Conheça mais sobre clicando neste link.

Estratégia nº 2 de como montar uma loja virtual (quando você já tem público)

Quando você já possui público, mas ainda não saber exatamente o que vender, os caminhos de como montar uma loja virtual são um pouco diferentes. Nessa estratégia, os processos funcionam mais ou menos assim: primeiro cria-se um público engajado no ambiente online e somente depois você toma as iniciativas para a criação da sua loja online. 

Pode ser criado uma linha de produtos própria ou também o empreendedor pode vender produtos que são relevantes ao consumidor, mas feitos por outras empresas. 

Blogs de relevância ou canais de Youtube são conhecidos por lançarem suas lojas próprias, a partir do momento que ganham um público de maior relevância. Pessoas que investem em estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, são alguns dos principais usuários da nossa segunda estratégia de como criar uma loja virtual. 

Criar loja virtual do zero

Essas duas estratégias de Marketing tem como principal finalidade gerar público para o conteúdo que é criado. Ao ter uma audiência grande, surge a pergunta: por que não vender para esse público?

Ao ter uma estratégia de Marketing realmente eficiente, o próximo passo seria criar uma loja virtual! Nesse primeiro instante, além de vender produtos físicos, também será possível vender produtos não físicos, como no caso de eBooks e palestras gravadas em vídeo.


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Como aplicar a estratégia 2

Agora chegou a hora de darmos dicas para a implementação da segunda estratégia apresentada em nosso artigo.

  • Se você possui uma grande audiência, mas não possui um produto certo, vale a pena fazer uma pesquisa para ser audiência para saber quais são os principais produtos que fariam sucesso entre eles; 
  • É necessário colocar na cabeça a seguinte ideia: “Preciso manter meu foco em descobrir como vender meus produtos na internet”;
  • A sua audiência é um ponto chave dentro da sua loja virtual. Utilize-a para você divulgar massivamente seus produtos nas redes sociais e em outros canais que as pessoas lhe seguem;
  • Assim como na primeira estratégia, vale a pena investir num produto “coringa”, que tenha o maior apelo junto com o seu público;
  • Realize campanhas de Email marketing, para divulgar os seus produtos. O grande alcance do correio eletrônico maximiza o poder de alcance da sua loja virtual; 
  • Vale a pena investir em estratégias para o lançamentos da sua loja virtual. Com cada novo conjunto de produtos, vale a pena investir na criação de campanhas para a divulgação dos novos produtos vendidos pela sua loja virtual.

Estratégia nº 3 de como montar uma loja virtual (Caso você não tenha produto e nem audiência)

Agora chegou a hora de apresentarmos a nossa 3ª estratégia para montar sua loja virtual. Nesta terceira estratégia, vamos dar dicas especiais aos empreendedores que não possuem nem público e nem produtos, mas que mesmo assim, desejam ter a sua própria loja virtual. 

A estratégia de nº3 é a mais indicada às pessoas que desejam saber como montar uma loja virtual do zero. Como não possuem nem produto e nem público a quem vender, a estratégia mais acertada nesse caso é conhecer profundamente o mercado e qual seria a categoria de produtos que melhor se encaixaria no seu perfil. 

Loja virtual como criar uma?

A melhor forma de identificar o seu nicho de E-commerce é utilizar as sua próprias experiências e naquilo que realmente você trabalharia com excelência. 

Vamos pensar num exemplo: você certamente possui hobbies ou também já precisou comprar produtos pela Internet para alguma atividade específica, e certamente encontrou dificuldades para achá-los. 

Outro cenário que pode ser encarado nesse caso é quando você procura por um determinado serviço (para a sua casa ou outro contexto) e até é possível encontrar aquilo que você procura, mas as informações sobre aqueles produtos eram desencontradas. 

Podemos também falar da situação em que você sabe exatamente o que comprar e esse produto é relativamente simples de ser encontrado. Entretanto, as lojas que vendem esses produtos não são nada confiáveis. 

Situações como essa podem ser um norte para você entender qual o ramo de vendas que você deseja ingressar.

Se você está pensando em desenvolver um E-commerce, então é hora de perder tempo! O momento é agora para criar a sua loja virtual, principalmente para que você largue na frente dos seus concorrentes, caso você tenha uma ideia inovadora de como vender produtos no ambiente online.

Maneiras de colocar a 3ª estratégia em prática

Aposte numa plataforma de E-commerce de confiança, como o Magazord. A nossa plataforma de E-commerce apresenta os serviços completos, com integrações com transportadoras e os maiores marketplaces

Além de ser uma plataforma de E-commerce, o Magazord ainda apresenta ERP nativo e integrado, bem como soluções para o financeiro da sua loja virtual.

Vamos entender agora quais são as melhores maneiras de colocar a nossa estratégia em ação:

  • Uma das principais dicas é: esqueça as receitas prontas para criar uma loja virtual;
  • Tenha um mantra “Preciso manter meu foco em definir meu nicho ideal e descobrir o melhor jeito para vender nesse mercado.”
  • Produza um conteúdo de qualidade na descrição dos produtos e cogite em abrir um blog no seu E-commerce;
  • Tenha páginas nas redes sociais e se mantenha ativo, interagindo com seu público sempre e também fique atento ao que as pessoas falam da sua marca;
  • Como você ainda não possui um público definido, é bem importante realizar campanhas com links pagos, tanto em redes sociais quanto no Google Ads;
  • Escolha um produto de trabalho, que deve ser aquele que tem o melhor potencial de vendas e o priorize na hora de fazer melhorias da sua loja virtual; 
  • Divulgue o seu produto de trabalho através de links patrocinados e também realize uma pesquisa de mercado para saber qual a demanda e o grau de aceitação deste item.
Como criar um E-commerce

Conclusão

Neste artigo, apresentamos estratégias eficiente como montar uma loja virtual. Mas essas são apenas TRÊS estratégias, pois certamente existem muitas outras estratégias e que podem ou não se encaixar no seu contexto de vida. 

Identificar qual é melhor estratégia para o seu tipo de negócio é determinante para o sucesso do seu negócio. Planejar, escolher bem qual categoria de produtos vender e escolher a melhor plataforma de E-commerce são essenciais e figuram entre os melhores métodos de como criar um loja virtual. 

Esperamos que ao ler esse post, você tire algumas ideias para colocar o seu E-commerce em prática. Não se trata apenas de conhecer o seu público-alvo, mas também entender que será necessário ajustar o seu produto e entender a melhor forma de vendê-lo ao consumidor final.

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