Ao falarmos em recompra, já entendemos que você passou da fase de encantamento e da prospecção de clientes. A barreira de fazer ele conhecer e experimentar o seu produto produto também já foi superada, pois ao menos uma compra já foi feita na sua loja virtual.
Entretanto, não é porque a compra foi feita que esse cliente será esquecido. A próxima meta é fazer com que o consumidor experimente o seu produto mais uma vez, fazendo aquilo que chamamos de recompra.
Para que isso aconteça, o processo de aquisição de produtos não deve ficar restrito apenas a uma única oportunidade. Mas sim, o E-commerce deve oferecer uma grande gama de experiências que resulte na maior afinidade entre o seu E-commerce e o cliente.
Para entender como o processo de recompra é importante, as estatísticas apontam que fechar um pedido com alguém que já comprou da sua loja são 70% maiores do que angariar um cliente novo.
O consumidor online busca um tratamento especial e espera ser valorizado no seu atendimento. Ele deseja ter uma experiência única ao comprar de forma online e adquirir um novo produto ou serviço. É responsabilidade do E-commerce oferecer uma experiência de empatia e cativar o cliente.
Ao atrair a atenção e a confiança do consumidor online, é necessário trabalhar para que esses sentimentos perdurem. Para que assim mais compras sejam realizadas por esse mesmo cliente.
Ao realizar um conversão no seu E-commerce, é extremamente importante trabalhar com técnicas para fazer com que esse mesmo cliente realize mais aquisições na sua loja virtual. Se você deseja saber mais sobre os processos de recompra, então está no lugar certo. Vamos lhe mostrar como facilitar o cliente realizar mais compras na sua loja virtual.
Uma vez realizada a compra na sua loja virtual, conclui-se que esse cliente deixou informações importantes no banco de dados do seu E-commerce. Ao deixar os dados na sua loja virtual, será possível ter informações preciosas para a segmentação do público.
Na estratégia para recompra, é possível utilizar outros dados para impactar seus clientes. Ver quais são as preferências gerais deste público e outros dados como região em que moram e idade, acabam sendo excelentes para garantir sucesso no engajamento de pessoas que já compraram na sua loja virtual.
Para uma campanha de recompra eficiente, é recomendado fazer uma boa estratégia de segmentação. O segredo para descobrir quais estratégias surtem os melhores efeitos é ficar de olho nas métricas, com os indicadores de conversão das suas campanhas.
Atualmente, o cliente online está se adaptando cada vez mais ao comércio online e as suas várias estratégias. Por exemplo: muitos clientes sabem que que ao deixar um produto no carrinho, é bem provável que ele receba um Email com um cupom de desconto.
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Essa na verdade, é uma ótima técnica para fazer com que mais clientes comprem na sua loja virtual, entretanto, ela é muito utilizada para angariar novos clientes. Se você oferecer cupons para clientes que já realizaram conversões na sua loja online, é muito provável que a recompra realmente aconteça.
Além do mais, é interessante dar sugestões de compra para o cliente. Por exemplo, se o seu E-commerce é especializado em vender roupas, a sua loja virtual pode enviar algumas sugestões, para que esse consumidor não compre somente uma calça, mas compre uma camisa ou algum outro acessório também, por exemplo.
São várias as formas de se estimular a recompra no E-commerce. E o melhor, essas estratégias não exigirão que você gaste muito e ainda poderão ser extremamente eficientes para a maximização dos seus lucros.
Na verdade, os gastos com estratégia de recompra virão somente quando você contratar algumas ferramentas específicas para trabalhar com marketing de relacionamento.
É extremamente importante entender que um dos pontos do marketing de relacionamento é manter diálogo com o cliente. E para entrar em contato com o consumidor é válido utilizar algumas ferramentas e estratégias que serão mencionadas a seguir.
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Uma das ferramentas mais utilizadas para o sucesso no processo de recompra é o Email marketing. Ao realizar uma compra na sua loja virtual, você terá um dado muito importante desse cliente, que é o seu Email.
Ao ter essa informação, você poderá trabalhar para criar uma estratégia de marketing para estimular o cliente a comprar novamente na sua loja virtual. É necessário entender que uma campanha de Email marketing para novos clientes e para recompra são completamente diferentes.
No Email marketing voltado para a recompra você pode trabalhar os seguintes pontos:
Para que o Email marketing atinja realmente o cliente e o impacte de maneira positiva, é recomendado trabalhar bem com a redação e técnicas de copywriting. Além de saber como é a melhor maneira de se comunicar com a sua persona, assim, as chances de impactá-la são muito maiores.
As redes sociais são uma ótima ferramenta para se alcançar a recompra por parte dos clientes. Afinal, essas plataformas oferecem uma proximidade muito maior com o consumidor, conseguindo mais engajamento e identificação com a sua marca.
A possibilidade de impulsionar publicações através de links patrocinados é extremamente importante para impactar clientes que já compraram na sua loja virtual. Ao direcionar campanhas para esse público, você tem a oportunidade de atingir pessoas que já conhecem a qualidade da sua marca, fazendo com que elas comprem novamente no seu E-commerce.
Para atrair a atenção do cliente, é extremamente válido utilizar programas de fidelização. Assim, as pessoas serão incentivadas a comprarem na sua loja virtual de forma recorrente, mediante alguns benefícios ganhos pelos aquisições seguidas na sua loja virtual.
Os descontos progressivos de acordo com a quantidade de compras é o mais comum dos programas de fidelidade. A partir do momento que o cliente comprar mais de uma quantidade determinada de vezes, é possível oferecer um brinde ou o desconto progressivo do valor final da compra.
No caso dos brindes, essa é uma ótima estratégia para fazer com que clientes comprem mais de uma vez. Mas nesse caso, é interessante oferecer algo que seja realmente útil ao cliente, para que a campanha de recompra tenha melhores resultados.
Estimular o cliente a fazer novas compras na sua loja virtual não é um bicho de sete cabeças. O segredo é estimulá-lo a visitar seu site novamente e também oferecer condições vantajosas para que novas compras sejam fechadas.