fbpx

Compras na Shopee e outras varejistas estrangeiras serão tributadas na emissão

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
27/04/2023

Os consumidores brasileiros que costumam realizar compras em marketplaces chineses, como AliExpress, Shein e Shopee, agora terão que pagar tributos na emissão. Segundo o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, não haverá tributos novos, apenas os que já são cobrados em compras em sites internacionais. Os detalhes operacionais estão sendo trabalhados pela Receita Federal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MODELO-DE-POST-NEWS_09.png


Essa mudança ocorre depois que os marketplaces chineses aderiram ao programa de conformidade da Receita Federal, o que significa que seguirão as mesmas regras tributárias que as demais empresas do mercado. Essa foi considerada uma vitória do governo, pois foi encontrada uma solução melhor do que a que tinha sido pensada inicialmente, a de eliminar a isenção tributária sobre remessas entre pessoas físicas de até US$ 50,00.

Essa regra vinha sendo utilizada por sites internacionais para enviar mercadorias ao Brasil burlando a cobrança de impostos. O Ministério da Fazenda propôs eliminá-la, mas precisou desistir do plano por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da repercussão negativa da medida nas redes sociais, a ideia de uma suposta elevação da carga tributária vinha sendo explorada pela oposição.

Além disso, a empresa Shein informou em carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que investirá na qualificação de empresas do setor no Brasil para internalizar sua produção e instalar aqui um hub de exportação para a América Latina, gerando cerca de 100.000 empregos.

A solução preserva o mecanismo que permite a pessoas físicas enviarem presentes para pessoas físicas no Brasil sem pagar impostos. O secretário avaliou que a solução só foi encontrada porque o governo chamou a atenção para as compras internacionais que não eram tributadas. Ao trazer a questão para a “luz do dia”, disse, gerou-se para as empresas que não estão em conformidade um custo de compliance. A arrecadação esperada com essa tributação é de R$ 8 bilhões, porém ainda não há previsão para quando o plano de conformidade começará a funcionar.

Postagens relacionadas

Magazord é reconhecida pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

A Magazord se destaca como uma das 30 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, segundo avaliação do instituto Great Place to Work (GPTW). Este reconhecimento foi anunciado durante a cerimônia de premiação em Florianópolis, na noite de quinta-feira (23/11). “Ontem foi um dia incrível, um verdadeiro marco para a Magazord! Esse prêmio representa o […]

Leia Mais...

Magazord no RD Summit 2023: Inovação e Conexão em São Paulo

Uma Jornada Empolgante no Maior Evento de Marketing e Tecnologia da América LatinaO Evento que Mudou o Jogo: RD Summit em São PauloDesde sua mudança para São Paulo, o RD Summit tem se destacado como um marco no setor de tecnologia e marketing, e a edição de 2023 não foi exceção. Superando recordes com mais […]

Leia Mais...

A Ascensão do E-commerce no Brasil: O Futuro é Agora!

Explore a evolução e as futuras tendências do e-commerce no Brasil. Descubra como a Magazord, patrocinadora master do Gramado Summit 2024, está liderando a transformação do varejo digital.

Leia Mais...

Magazord apresenta novidades do mercado digital para o setor têxtil na ONDM 2023

O evento O Negócio da Moda (ONDM) 2023 foi realizado na última semana em Balneário Camboriú, com mais de 90 marcas expositoras e cerca de 12 mil pessoas presentes. Além da já tradicional programação de conteúdo, dividida entre talks e palestras com diversos nomes atuantes do segmento da moda brasileira, o evento trouxe como novidade […]

Leia Mais...

CMO Summit 2023: Magazord Eleva o E-commerce ao Maior Evento de Marketing do Mundo

O CMO Summit, o mais renomado evento global de marketing, trouxe neste ano uma abordagem inovadora e esclarecedora sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias emergentes no setor. Um dos pontos altos deste evento foi a participação da Magazord, representada pelo seu sócio e diretor comercial, Odair da Rosa, que proferiu uma […]

Leia Mais...