A grande maioria das pessoas encara as palavras consumidor e cliente como se fossem exatamente a mesmo coisa. Mas você sabe que existem diferenças importantes entre os dois?
Definitivamente, essas duas palavras não possuem o mesmo significado. E essa confusão pode ser nociva para muitos empreendedores.
Apesar de ambos serem extremamente importantes para uma empresa, o consumidor e o cliente tem comportamentos necessariamente diferentes.
Em poucas palavras, podemos afirmar que o consumidor é aquele que compra sem criar nenhum tipo de vínculo com a loja. A decisão de compra do consumidor se baseia muito no menor preço e depois de uma breve avaliação, ele compra o produto.
Já o cliente é aquela pessoa que ao pensar em comprar um produto, ela vai diretamente para a loja virtual que mais simpatiza. Ele se baseia em experiências de compras anteriores, em que veio pela indicação de familiares e amigos, por exemplo.
Ao longo desse artigo, nós vamos destacar mais sobre as diferenças entre consumidor e cliente e como esse conhecimento pode ser útil para o seu negócio. Boa leitura!
Entender claramente o conceito claro de cliente e consumidor é muito importante para uma organização que vende produto e serviços.
Você, certamente, já sabe que buscar a conexão com um consumidor é extremamente importante. Só que ainda mais importante é fazer com que o consumidor seja transformado em cliente.
Mas para que que você saiba exatamente como ficar mais próximo do seu consumidor, é necessário saber quais são as diferenças entre usuário, comprador, consumidor e cliente.
Já esclarecemos o que é consumidor e cliente. Ainda resta saber o que é usuário e comprador, cujas principais diferenças são:
Você agora já conhece as principais diferenças entre todos esses conceitos, chegou a hora de aprofundarmos mais sobre as diferenças entre o consumidor e o cliente.
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Segundo o dicionário, o consumidor é: “Aquele que adquire ou paga por serviços, mercadorias, bens de utilização própria ou de sua família”.
Imediatamente, conseguimos concluir que o consumidor é uma palavra à qual nos referimos, principalmente em compras casuais.
Em inglês, uma das palavras para definir consumidor é “custumer”. Essa palavra vem do latim “costume”, ou seja, prática.
Portanto nós podemos entender um consumidor como uma pessoa que compra mercadorias com frequência. Ou que também tem o hábito de fazê-los.
Também podemos definir um consumidor como uma pessoa que compra bens ou serviços, em troca de dinheiro.
Além disso, é importante mencionar que o consumidor não se envolve em relacionamento duradouro com as empresas que faz negócio. Nesse caso, o ciclo de vendas é geralmente curto.
Obviamente, as marcas podem construir um bom relacionamento com seus consumidores! Entretanto, é importante fazer com que esses consumidores sejam transformados em clientes.
Mais uma vez, vamos olhar a definição do dicionário. O significado de cliente é: “Comprador frequente de uma empresa, freguês”.
Nessa definição, já percebemos a principal diferença do cliente com o consumidor, já que o primeiro tem o hábito de fazer compras recorrentes com uma mesma empresa ou prestador de serviço.
Quando tratamos do cliente, o ciclo de vendas tende a ser bem maior do que em relação ao consumidor. Portanto, a relação entre o cliente e a empresa também são mais aprofundadas.
O cliente é essencialmente leal a sua empresa. Vale também dizer que o cliente deseja manter contato com a empresa, mesmo que ele não realize uma compra.
Ele segue a empresa nas redes sociais e não tem problema com um preço mais alto. Isso porque ele irá buscar aquela loja virtual que ele sinta segurança e que está em busca de um bom atendimento.
Já o consumidor, por sua vez, está apenas a procura de preço baixo e agilidade na compra. Sua decisão não é baseada em experiências anteriores. Um comportamento recorrente do consumidor é evitar vínculos com a empresa.
Contudo, o consumidor também pode se transformar em um cliente. Por conta disso, é extremamente importante prezar por um atendimento que cative o consumidor.
Ao atender de forma diferenciada o consumidor, ele se sentirá cativado pela sua loja virtual. Conquistando a confiança das pessoas, você fará com que elas voltem a fazer compras na sua loja virtual.
E também cria vínculos com o consumidor, fazendo com que ele se torne um cliente efetivo.
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O cliente tem um apreço especial pela sua empresa. E é muito importante ter isso em mente, ao desenvolver as estratégias e definir os preços da sua loja virtual.
Também é importante ter em mente que todo consumidor tem o potencial de ser um cliente. E para que isso aconteça, é de extrema importância focar na excelência dos serviços da sua empresa;
Já que o consumidor ainda não tem um vínculo de lealdade, você precisa oferecer alguma coisa para transformá-lo em cliente. É o caso de oferecer preços especiais para uma primeira compra.
Ou também oferecer maiores vantagens com um clube de fidelidade. Não sabe o que é um clube de fidelidade? Vamos agora entender melhor esse conceito.
Agora que você sabe as definições exatas de cliente e consumidor, você também consegue responder rapidamente, qual deles é o melhor para a sua empresa?
Certamente, você já sabe que a resposta é… o cliente!
Ele é fiel a sua empresa e por essa razão, o cliente estará sempre com ela, independente do que aconteça.
Mas as pessoas são todas diferentes não é mesmo? Isso é um dos aspectos mais interessantes e desafiadores da humanidade.
E como todo mundo não é cliente, então qual seria a solução para convertê-los? A melhor solução é transformar o consumidor em cliente.
Você pode pensar em um clube de fidelidade para os seus clientes. Não é necessário montar um clube em si, mas você pode oferecer algumas vantagens.
É possível oferecer um cupom de desconto ao cliente, após ele fechar a primeira compra na sua loja. Oferecer garantia estendida sobre produtos também é uma ótima pedida.
Os visitantes do seu site muitas vezes chegam sem compromisso, vindo de uma pesquisa do Google, por exemplo. Nesse caso, cabe a você cativar esses visitantes, para que ele se transforme em um consumidor e por fim, em um cliente.
Invista em uma experiência melhorada para o visitante e o trate da melhor maneira possível antes, durante e depois de qualquer venda.
É de extrema importância que seu site apresente uma boa navegabilidade, bem como pensar no design responsivo do seu site.
Nesse momento, é que você precisa conhecer as soluções do Magazord. Todas as lojas virtuais desenvolvidas pela nossa plataforma apresentam layout responsivo, com uma navegabilidade otimizada ao visitante.
Além disso, o Magazord também oferece várias outras funcionalidades para cativar consumidores e transformá-los em cliente.
É possível utilizar estratégias como a personalização de produtos, geração de cupons de desconto e a também integração com transportadoras e marketplaces.
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