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Copywriting: Saiba como escrever conteúdo para o seu site focando na conversão

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
06/12/2019

O copywriting é uma estratégia de SEO, mais precisamente, focada na criação de conteúdo e engajamento com o público.

Esse tipo de estratégia é utilizado principalmente para convencer o leitor a realizar uma determinada ação. Nesse caso, o criador de conteúdo (também chamado de copywriter) precisa utilizar gatilhos e técnicas para fazer com que o seu texto seja considerado persuasivo o suficiente para convencer o seu leitor.

Entretanto, é necessário saber que o copywriting não é apenas colocar um punhado de frases de efeito dentro do seu conteúdo. É necessário entender bem qual é o público que você está se comunicando, para que os textos criados realmente impactem esse leitor e gere a tão deseja conversão. 

O copywriting é fruto das exigências consumidor online, que não deseja apenas comprar, mas sim quer saber mais sobre o produto que está adquirindo. Dessa forma, os conteúdos sobre os produtos passam a ser cada vez mais detalhados e também focados no público que realmente lhe interessa. 

Sendo um assunto fascinante e cheio de nuances, o copywriting é quase que obrigatório para quem trabalha com SEO e marketing digital. Por conta disso, vamos apresentar tudo sobre o copywriting neste artigo e como melhor trabalhar com essa estratégia tão importante.

Boa leitura e não deixe de colocar seu comentários, logo abaixo na página!

O que é Copywriting: definições e estratégias para criar conteúdo para Conversão

Como já falamos brevemente na introdução, o Copywriting é uma estratégia focada principalmente na produção de conteúdo cujo foco é convencer o leitor a fazer uma determinada ação. O criador do texto utiliza todo o seu caráter persuasivo para impactar o seu leitor e despertar o seu interesse.

Uma das principais armas utilizadas pelo copywriter é o uso de gatilhos para despertar interesse. Os gatilhos despertam e instigam no leitor a curiosidade para saber mais sobre um determinado produto e no final da leitura, realizar a ação que lhe é esperada, como comprar um produto ou se cadastrar numa newsletter, por exemplo. 

Copywriting

Diferente da escrita técnica, o copywriting precisa apresentar uma fluidez na leitura. Sendo o contrário de apenas forçar palavras-chave no seu texto para rankear sua página nas primeiras posições dos sites de pesquisa.

A produção de conteúdos focado em copywriting precisa se mais fluída, em que o leitor nem imagina que está sendo persuadido, mas na verdade, está. Os conteúdos que nascem a partir dessa essa estratégia são marcados pela sutileza, em que o leitor não é bombardeado todo tempo para comprar um determinado produto. 


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O surgimento do copywriting

É muito provável que você já tenha ouvido falar do termo copywriting anteriormente, afinal, esta não é uma palavra recente. Na verdade, o surgimento da palavra é bem antigo, remetendo ao longínquo século XIX.

O conceito do termo copy surgiu pela primeira vez no ano de 1828, sendo definido por Noah Webster. Ao contrário da tradução literal (copy = cópia) a palavra foi utilizada para remeter a produção de conteúdo original, que é reproduzido tanto em impressão quanto em reprodução escrita à mão.

Com o passar do tempo, o termo copywriting passou a especificar algo cada vez mais técnico, focado principalmente em vendas. Dessa forma o copywriter era a pessoa cuja principal função era escrever os anúncios de jornais, diferenciando assim os copywriters dos redatores de notícias.

Surgimento do Copywriting

As técnicas de copywriting foram sendo cada vez mais aprimoradas, sendo incorporadas pelas agências de publicidade. A criação desse tipo de conteúdo foi um dos principais destaques da área publicitária de todo o século XX, sendo uma das principais ferramentas para a criação de campanhas memoráveis e que renderam milhões de dólares para grandes marcas.

Com o passar do tempo, o copywriting foi se distanciando cada vez mais da área da publicidade. Isso aconteceu principalmente pela ascensão do marketing digital e pela maneira como as pessoas consomem informações. As informações impressas ficaram de lado e o foco agora está cada vez mais no consumo de conteúdo online. 

Copywriting x Redação Publicitária

Para entender melhor o que é copywriting, precisamos diferenciar essas técnicas de criação de conteúdo da tradicional Redação Publicitária.

Se confunde muito a Redação Publicitária com o copywriting e num passado, as duas coisas eram sim muito parecidas. Entretanto, o avanço do marketing digital e também as mudanças de como as pessoas consomem conteúdo fez com que as duas áreas se distanciassem e hoje, são duas coisas distintas.

Atualmente, o copywriting é muito mais indicado para a atração de novos usuários. No comércio online, o processo de compras envolve muito mais processos persuasivos, já que é necessário convencer o cliente a comprar um produto que ele ainda não viu.

Por sua vez, a redação publicitária é a melhor arma para ser utilizada nas vendas diretas de algum produto ou serviço. 

Pode-se dizer que o copywriting é um filho da Redação Publicitária. Os dois campos ainda conseguem se conversar e utilizar pontos fortes um do outro. Ambas as escritas são voltadas para vendas e podem ser utilizadas como o complemento uma da outra. 

Atualmente, as suas abordagens vem se misturando cada vez mais, em que o criador de conteúdo é capaz de utilizar tanto o copywriting quanto a redação publicitária para impactar o seu público.


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Copywriter: o responsável por criar o conteúdo

Para que algum conteúdo impacte o cliente, primeiramente é necessário que alguém produza esse conteúdo. A pessoa responsável por criar esse conteúdo é o copywriter e agora vamos conhecer uma pouco mais sobre como eles trabalham. 

Para ser um copywriter, o profissional não precisa ter exatamente uma formação específica. Entretanto, ele deve ter um amplo domínio sobre a língua que ele escreve e quais são melhores técnicas para fazer com que o leitor realize a ação que lhe é esperada. 

Copywriter

Independente qual for a idade ou o grau de ensino, a pessoa que trabalha como copywriter pode trabalhar criando artigos para blogs, descrições de produtos e criação de landing pages.

Uma das principais recomendações para quem deseja trabalhar com copywriting é estudar exaustivamente sobre o produto ou o serviço que ele está criando o conteúdo. Ao saber exatamente sobre aquilo que se está escrevendo, será muito mais fácil convencer o cliente a adquirir tal produto ou fazer a ação desejada.

Objetivo principal do copywriting

O copywriting é repleto de calls to action, nesse caso, em forma de texto. As armas de persuasão são amplamente utilizadas na criação de conteúdo, para que no final da jornada do cliente, o leitor tenha feito a ação desejada. 

Essas ações são as mais diversas, não apenas focadas em comprar um produto. É possível utilizar o copywriting para que o leitor se cadastre em uma newsletter, bem com deixar seus dados, ao se cadastrar em uma landing page. Mas também, o call to action presente no texto pode simplesmente fazer com que o leitor navegue por outras matérias dentro do seu blog. 

Com essas técnicas especiais, o copywriter consegue sutilmente convencer o seu leitor a realizar as ações que lhe são incumbidas. Pode-se dizer que o copywriter “educa” a sua persona para que ela entenda que aquele determinado serviço ou produto é o mais indicado para acabar com as suas necessidades.

Para convencer o leitor sobre determinado assunto, o copywriter irá utilizar de diversas ferramentas para conquistar esse consumidor e fazer com que ele fique realmente interessado pelo seu conteúdo.

A relação entre o copywriting e o marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo, assim como o copywriting, são duas práticas antigas que ganharam novos conceitos, principalmente por conta do crescimento do conteúdo que surge na internet. 

Já apresentamos para você os principais conceitos de copywriting e alguns dos principais temas que estão relacionados ao tema. Agora vamos também falar um pouco mais sobre o copywriting com o Marketing de Conteúdo.

Primeiramente: o que é Marketing de Conteúdo

Antes de mais nada, é importante falar o que é exatamente Marketing de Conteúdo. Utilizada por várias empresas, o Marketing de Conteúdo é uma prática cujo principal foco é atrair e cativar a sua persona. 

Para atingir o público-alvo, o profissional de marketing irá construir conteúdos que sejam relevantes e que impactem a sua audiência. 

Ao fornecer conteúdo de forma contínua, será possível criar uma relação de longo prazo com o seu público. Com essas relações, a rede de clientes pode ser aumentada, criando possibilidades para que mais pessoas se tornem consumidores constantes dos seus produtos e clientes. 

Marketing de Conteúdo

A criação de conteúdo relevante, a sua empresa também se tornará relevante no mercado, criando assim autoridade para a sua marca. Esse tipo de marketing, feito com base na criação de conteúdo, é responsável por garantir um melhor engajamento com o público-alvo, bem como ser uma forma importante forma de segmentação da sua audiência. 

Uma vez que o seu leitor achou o seu conteúdo relevante, esse mesmo leitor irá retornar mais vezes para o seu site e fazer mais negócios com a sua marca.


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O marketing de conteúdo e a taxa de conversão

A partir do momento que uma marca se torna autoridade, as chances de que mais pessoas realizem negócios com a sua empresa são muito maiores. 

Quando uma campanha é feita com base nas dores da persona (em cima das suas necessidades), o cliente certamente irá adquirir os produtos da marca que é autoridade no assunto. Isso acontece, principalmente, porque é mostrado aquele cliente que se ele adquirir aquele produto, as suas necessidades serão sanadas.

Taxa de Conversão e Copywriting

Estrategicamente, o cliente é levado a sempre avançar etapas dentro do seu site, em que por meio de conteúdos estratégicos e calls to action, o visitante é levado a avançar outras páginas. Esse avanço estratégico é focado principalmente no final do processo, que é exatamente o momento em que o cliente realiza uma conversão. 

O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para o aumento da taxa de conversão, pois como já falamos, a sua marca ganha maior autoridade ao oferecer um conteúdo de qualidade. 

Muito mais do que especificações, o consumidor deseja conhecer mais sobres aquilo que ele irá adquirir, seja um produto ou um serviço. O público sempre está mais aberto a descobrir todas as informações do produto que ele deseja adquirir. Afinal ele nem o pegou e também não conhece o serviço que ele está adquirindo. 

Dessa forma, é recomendado oferecer conteúdos de alto nível e com  todas as informações relevantes para para sanar as dúvidas das pessoas que estão em busca daquele determinado produto ou serviço. 

Ao acessar um site que apresenta referência na sua área, o visitante tem chances muito maiores de realizar a compra dos produtos e serviços vendidos pela sua marca. Ganhando autoridade, através do marketing de conteúdo, a taxa de conversão do seu site pode ser bem maior.

O copywriting e o marketing de conteúdo

Já mencionamos anteriormente que o copywriting não consiste apenas na elaboração de frases de efeito e jogar um punhado de palavras chave no seu texto. O copywriter precisa saber exatamente com qual público ele está se comunicando e trabalhar com a linguagem que melhor se conversa com essas pessoas.

As práticas de copywriting nem sempre estão voltadas para a conversão imediata. Em determinadas estratégias, o copywriter cria conteúdos que vão gradativamente conquistando o cliente, para que somente no final de uma jornada é que ele realize a ação desejada.

A principal ideia é fazer com o cliente entre no chamado funil de compras, em que o público é conduzido etapa por etapa até chegar no “final do tabuleiro”, que é a etapa preparada especialmente para que o leitor realize a conversão.

Copywriting e marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo e o copywriting trabalham muito bem lado a lado, sendo essenciais para uma operação de E-commerce. O primeiro busca principalmente o engajamento do público (por meio da criação de conteúdos detalhados e educativos), o segundo, por sua vez, tem o principal trabalho de instigar o leitor e estimulá-lo a realizar uma determinada ação. 

Para que ambas as estratégias sejam empregadas com efeito, é necessário que o criador de conteúdo conheça a fundo a quem ele escreve. Conhecendo detalhadamente o seu público-alvo, tanto o copywriter quanto o profissional de marketing de conteúdo conseguirão criar narrativas para envolver sua persona. Dessa forma, será possível fazer com que o seu público entenda que o produto ou serviço é a melhor solução para resolver os problemas que ele enfrenta.

Passo a passo na criação de uma boa estratégia de copywriting

No copywriting, primeiramente, é necessário ter um bom domínio com as palavras. Entretanto, é preciso ir além do que trabalhar bem com as palavras. Seja qual for o conteúdo que está sendo criado, é necessário trabalhar com outras variáveis para que que a sua estratégia de copywriting seja realmente eficientes. 

Vamos conhecer agora quais são os principais aspectos que precisam ser levados em consideração para a criação de um copywriting de alto nível.. 

Pesquisa

Um item fundamental que o copywriter precisa levar em conta, até mesmo antes de criar os seus conteúdos, é a pesquisa

Levar informações para o seu público é uma tarefa de grande responsabilidade, afinal, o criador do conteúdo não pode simplesmente passar informações sem fundamentos e baseadas apenas em achismos. 

E a melhor forma de levar informações precisas ao seu público é através da pesquisa. A pesquisa é essencial durante toda a produção do conteúdo, desde antes do texto, informe, vídeo ou podcast ser criado. 

Para criar um conteúdo que realmente seja relevante, é necessário fazer uma boa pesquisa e principalmente, em fontes que realmente sejam confiáveis. 

É necessário criar o melhor conteúdo possível, para que a persona se sinta confiável em comprar um produto ou serviço oferecido pelo seu site. Se você possui um E-commerce, o mais indicado é informar quais são as especificações técnicas do produto vendido pela sua loja online, bem como também indicar quais os benefícios de comprar aquele determinado produto e porque é necessário adquiri-lo.

Exclusividade

Para se ganhar autoridade e ser referência no assunto é necessário que o seu site ofereça informações relevantes e confiáveis. Mas outro fator muito importante dentro do copywriting é a criação do conteúdo exclusivo, com as suas próprias ideias. 

Oferecer informações rasas e dispersas ao seu público é quase pior do que não oferecer informação nenhuma. Ter apenas caracteres para preencher espaços em um artigo, landing page ou outro tipo de conteúdo pode apenas afastar o seu público e fazer com que menos pessoas façam negócios com a sua marca.

Exclusividade Copywriting

Busque oferecer além do básico, oferecendo até mais do que o próprio leitor procura. Dessa forma, nada de conteúdos básicos e que podem ser encontrados em vários outros site.

A melhor dica é ser criativo, investindo na criação de conteúdos relevantes e que, além de tudo seja único. Ao oferecer conteúdo exclusivo, o seu site também estará trabalhando com técnicas de SEO, para assim, aparecer nas primeiras posições do Google.

Objetivo

Uma boa estratégia de copywriting também precisa ser moldada através de um objetivo, para que no final, o leitor realize uma determinada ação que lhe é esperada. Nada mais desmotivador para o público do que ficar navegando pelo seu site sem ter nenhum objetivo. Então, antes de começar uma campanha de copywriting é extremamente importante definir um objetivo. Alguns dos principais objetivos dentro de uma campanha de copywriting são: 

  • Conseguir e-mails por meio de preenchimento de cadastros;
  • Fazer com que o seu leitor cadastre-se na sua newsletter;
  • Criar conteúdo para que ele seja compartilhado nas redes sociais;
  • Ao visitar o seu site, o objetivo é fazer com que o visitante compre o seu produto.

Ter um objetivo fará com que a sua campanha de copywriting seja muito mais eficiente e que também atinja o seu público mais eficientemente.

Análise

O trabalho com copywriting não termina no momento em que a campanha é publicada. A partir do momento que o seu conteúdo é lançado, é necessário acompanhar os resultados por esta determinada campanha. 

Ao acompanhar as métricas da publicação, o profissional poderá analisar minuciosamente o desempenho daquele conteúdo. As métricas são extremamente importantes, fazendo com que seja mais fácil acompanhar como as pessoas estão reagindo às suas publicações. 

Plataformas como o Google Analytics e o Gerenciador de Negócios do Facebook apresentam os melhores meios para a análise do desempenho da publicação. No Analytics, por exemplo, é possível analisar a taxa de rejeição do seu site, para medir como as pessoas estão interagindo com determinadas páginas.

Já o Facebook, por exemplo, apresenta a capacidade de mostrar outros dados, relacionados às publicações que são feitas naquela rede social. Uma métrica que o copywriter precisa analisar é a possibilidade de analisar o número de cliques que aquela publicação teve, bem como o número de impressões que a mesma teve.

Otimização de conteúdo

No copywriting, a otimização de conteúdo se torna um item importantíssimo que precisa ser levado em conta. O copywriting trabalha lado a lado com o SEO, que detalhamos mais precisamente neste artigo. 

O SEO tem como principal finalidade colocar a sua página nas primeiras posições do Google, sendo importantíssimo para atrair visitantes para a loja virtual. Sendo uma ferramenta para otimizar a busca orgânica do seu site, o SEO está ligado diretamente à criação de um conteúdo de maior qualidade e original, criado para atender às dúvidas dos leitores. 

SEO Copywriting

O SEO, quando feito com técnicas de copywriting, se torna uma poderosa ferramenta para que os usuários encontrem um conteúdo de qualidade dentro do seu site e com um grande número de conversões.

Quais as principais técnicas para a criação do copywriting?

Embora não exista a fórmula exata para a criação de um bom copywriting, ainda assim é possível utilizar técnicas para a criação de um conteúdo envolvente, a partir de pontos estratégicos. A seguir, vamos listar algumas das principais técnicas para a criação de um bom copywriting.

Entenda o público-alvo

É necessário saber para quem você está escrevendo, para que dessa forma a comunicação com o seu público seja efetiva e dinâmica. Ao produzir seu conteúdo de qualquer forma, é muito provável que o seu site não tenha muitos acessos ou também não tenha uma taxa de conversão satisfatória. 

Antes de mais nada, é bem importante definir qual é a sua persona, que é a personificação do seu público médio. Juntar informações como idade, sexo, profissão, hobbies é extremamente importante, pois essas informações conseguem fazer com que o copywriter entenda melhor o perfil e o comportamento do seu público. 

Ao saber melhor essas informações, é possível produzir um conteúdo otimizada, que é orientado especialmente para seus potenciais clientes. Ao se comunicar com seus potenciais clientes na linguagem que melhor se dialoga com eles, as possibilidades da conversão ser realizada é muito maior.

Dê uma atenção para os títulos

Sendo o primeiro contato do leitor com o conteúdo, o título é uma parte extremamente importante do copywriting. Além disso, o título também é extremamente importante para otimizar o seu conteúdo para os motores de busca do Google e outros sites de busca. 

São várias as formas que o título pode ser construído, mas todas as estratégias devem focar num objetivo: atrair a atenção do seu leitor. É possível criar os títulos colocando números, sugerir uma pergunta ou apresentar o tema de forma direta.

Títulos Copywriting

Uma característica que sempre deve estar no título é apresentar a ideia central do seu conteúdo, para que ao ler o título, o leitor já tenha uma clara ideia do que irá achar naquele determinado texto. 

É bem importante que o título contenha a palavra ou frase-chave do seu conteúdo e que não ultrapasse 55 caracteres, para que dessa forma, a legibilidade do texto seja completa. Dessa forma, o título irá aparecer por completo em sites de busca e o título fica otimizado para aparecer nas primeiras posições do ranking.

Crie conexões com o leitor

A partir do momento que você já sabe algumas informações relevantes sobre o seu público (com a criação da persona, lembra?), será possível criar um conteúdo que é capaz de criar um vínculo junto com os leitores. 

É necessário criar o conteúdo a partir de algumas estratégias, para que se crie um vínculo e faça com que o leitor sinta que aquele determinado conteúdo foi criado para ele. 

Ou seja, trabalhar com copywriting não é apenas focar na produção de conteúdo técnico e focado em vendas. O ideal é mostrar ao seu leitor que seu site, com sua páginas de produtos, landing pages, blog e demais mídias contém exatamente aquilo que ele precisa.

Utilize e persuasão ao seu favor

É imprescindível utilizar técnicas de persuasão para a criação de um bom copywriting. Trabalhar com elementos psicológicos para aumentar a capacidade de convencimento do seu texto. 

Existem algumas técnicas especiais especiais que trabalham melhor com a persuasão para convencer o seu leitor, como: 

  • Prova social: as pessoas tendem a ser muito convencidas a partir do momento que se prova para ela que tal produto ou serviço funciona. Dessa forma, criar cases sobre o seu negócio é uma ótima forma de convencer mais pessoas para adquirir seu produto ou serviço;
  • Reciprocidade: é muito comum o ser humano corresponder uma ação com outra ação semelhante. Para que o cliente faça alguma coisa por você (leia-se: faça a conversão) é necessário primeiramente fazer algo primeiro por esse cliente;
  • Afeição: ao se comunicar com o consumidor sabendo o que ele quer, é possível cativar esse público com maior facilidade. As pessoas tendem a se entender melhor outros indivíduos que passam pelas mesmas situações que as suas, então se o vendedor vive ou viveu pelos mesmo problemas dos seus clientes, as chances do consumidor se conectar aquela marca são maiores;
  • Autoridade: ter autoridade em determinado assunto é fundamental para persuadir as pessoas a comprarem seus produtos ou adquirirem os seus produtos. Ser reconhecido como uma marca autoridade no assunto fará com que o público se torne mais confortável e segura para realizar negócios com a sua marca; 
  • Escassez: criar um senso de urgência faz com que o cliente tenha mais chances de fazer negócios com a sua marca. A vontade do cliente é aguçada para instigar ele a concluir o negócio com a sua empresa rapidamente.

Revele os benefícios do seu produto

Ter a atenção do seu cliente é o primeiro passo para realizar a conversão dentro do seu site. Em seguida é necessário mostrar a sua intenção de ajudá-lo a resolver seu problema. 

Após fazer isso, é necessário seguir para o próximo passo, que é apresentar o seu produto para o potencial cliente. 

Mostrar Benefícios do Produto

É a hora de apresentar todas as possibilidades que o seu produto oferece e como ele irá ajudar a resolver os problemas enfrentados pelos seus clientes. Fale sobre os diferenciais do produto e porque ele é diferente daquilo que já estamos acostumados a encontrar no mercado.

Escreva de uma maneira acessível

De nada adianta o seu produto se fantástico e incrível, se ele não for apresentado de uma maneira que seja acessível ao seu público. Deve-se evitar a criação de um conteúdo excessivamente técnico, cheio de termos que o seu potencial cliente não entende. 

O mais indicado nesse caso é trabalhar com uma linguagem mais acessível, que embora mostre os benefícios oferecidos pelo seu produto, ainda é capaz de transmitir de forma simples. 

Além de falar com uma linguagem mais acessível, também é recomendado trabalhar com uma linguagem que seja natural. Ao transmitir ideias com naturalidade, o público fica mais envolvido com o conteúdo. O recomendando é não focar excessivamente nas vendas e sim apresentar o seu produto de uma forma mais natural. Não encare a apresentação de conteúdo como uma venda e sim a recomendação de um produto para um amigo.

Dar ênfase à ideia principal

Quando o copywriting é aplicado em um texto que fala sobre um determinado produto ou serviço, será possível trabalhar muito bem o conceito que você deseja passar e apresentar melhor o seu produto. 

O ideal dar um breve panorama do que você deseja vender a um cliente na introdução do texto. Após isso, copywriter pode desenvolver melhor essa ideia ao longo do texto, falando sobre os benefícios que aquele produto apresenta e quais são as vantagens de comprá-lo.

Ao final do conteúdo, chegou a hora da conclusão, que é onde o copywriter irá reforçar a importância do produto que está sendo vendido. A conclusão é um ótimo espaço para se utilizar os gatilhos de vendas instigar o cliente a comprar aquele determinado produto.

Como otimizar a sua página utilizando SEO e copywriting?

O copywriting e o SEO trabalham muito juntos para que um bom conteúdo seja criado. Para ser bem sucedido, o conteúdo precisa agradar tanto o motores de busca, de sites como o Google, e também agradar os seus leitores. 

Por conta disso, que unir o SEO com o copywriting é tão importante, afinal a utilização dessas duas técnicas. 

Copywriting SEO

O Google está cada vez mais inteligente, em que ele não apenas identifica palavras-chave, mas também analisa a qualidade do texto. Para ter um conteúdo nas primeira posições do Google é necessário seguir alguns padrões, para fazer com que suas páginas apresentem uma maior taxa de conversão e também fiquem melhor posicionadas nas páginas do Google. 

Para que o copywriting melhore o SEO de uma página é necessário trabalhar alguns aspectos específicos, como a construção de URL e o trabalho com palavras-chave.

Conclusão

O copywriting é extremamente importante para otimizar o conteúdo presente no site. Para dominar essa verdadeira arte é necessário pesquisar e trabalhar bem as palavras para criar conteúdos otimizados para o seu público e aprimorar cada vez mais o conteúdo para gerar mais conversões no seu site.

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