Alguns números sobre a crise do novo coronavírus apontam uma série de preocupações. Entretanto, se olharmos melhor todo o aspecto, veremos que o panorama pode ser otimista na medida do possível.
O E-commerce é um setor que está indo na contramão de uma série de números negativos que observamos na economia. Por conta do isolamento social, motivado pela pandemia da Covid-19, as vendas online tiveram um aumento expressivo nas suas transações.
Pesquisas apontam que consumidores de 12 países aumentaram a compra de produtos pela Internet. Muitos desses produtos anteriormente eram comprados em lojas físicas, mas que agora, estão sendo pedidos através do ambiente online.
Por motivos óbvios e de primeira necessidade, produtos como frutas, legumes e comidas em geral, foram alguns dos itens que tiveram maior procura.
Outros produtos também tiveram maior procura, principalmente aos artigos relacionados à saúde.
O fenômeno já é conhecido em tempos que a movimentação das pessoas está mais limitada. Em 2002 houve um surto de SARS (Síndrome Aguda Respiratória Grave) que começou na China.
Com o receio de saírem de casa, as pessoas começaram a fazer mais compras online. Por conta disso, E-commerces como o Alibaba tiveram um aumento significativo no seu número de pedidos.
Agora, quase 20 anos depois, vemos um fenômeno parecido ocorre novamente. Vamos analisar alguns números.
A crescente da Covid-19 estão fazendo com que cada vez mais estados brasileiros e países mundo afora adotem o regime de quarentena.
Por conta do isolamento, a internet se mostrou uma ferramenta ainda mais importante na vida das pessoas. Muitas empresas passaram a adotar regime de home office e estar conectado é ainda mais importante.
Esse fenômeno também teve impactos significativos no E-commerce. Foram feitos alguns estudos que apontam o crescimento no E-commerce entre fevereiro e março de 2020.
Na comparação entre o dois meses, o crescimento das compras online foi de 23% nos Estados Unidos, 27% na Rússia, cerca de 31% na Itália e 18% no Reino Unido.
Outros países tiveram um aumento ainda mais significativo. O Vietnã apresenta um aumento de 57% no comércio eletrônico entre fevereiro e março, a Índia ainda apresenta um aumento de 55% e na China o aumento foi de 50% no mesmo período.
Esse levantamento online da pesquisa foi realizado pelo Ipsos, que é a terceira maior empresa de inteligência de mercado do mundo. Foram ouvidas pessoas com idades de 16 a 74 anos.
A pandemia da Covid-19 tem causado preocupações em empreendedores e trabalhadores. É mais do que claro que as empresas que vendem seus produtos em ambiente online terão um papel de destaque em tempos de quarentena.
Não é à toa que observamos os números que mostram o aumento do E-commerce. Se você ainda não atua no comércio online, esta é a hora de dar uma atenção especial para o setor. Ao que tudo indica, o E-commerce se mostrará ainda mais forte em tempos que as pessoas não saem mais de casa com a mesma frequência que alguns meses atrás.
Caso você queira conhecer mais sobre como o E-commerce funciona e como vender seus produtos no ambiente online, entre em contato e agende uma conversa!