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Datas para explodir suas vendas em 2022!

Vinicius Castro
Vinicius Castro
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
18/04/2022
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Separamos algumas datas comemorativas para você promover seus produtos com promoções e ofertas exclusivas! Tenha acesso a agenda com todas as datas aqui listadas no nosso material gratuito, Calendário Datas Comemorativas 2022.

Janeiro:

07 – Dia do Leitor: A leitura é um hábito que todos devemos ter em nossas vidas. Aproveite o dia do leitor para fazer com que seus clientes implementem essa atividade em sua rotina.

Fevereiro:

14 – Dia de São Valentim | Valentine ‘s Day: Também conhecido como Dia dos Namorados, o Valentine’ s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro em diversos países pelo mundo. Com o amor no ar, incentive seus clientes a presentear seus amores e torne esse dia inesquecível para sua loja e para seus clientes!

19 – Dia do Esportista: Criado em 1993 através da “Lei Zico”. Comemorado no dia 19 de fevereiro, tem como objetivo incentivar as pessoas a praticar alguma atividade física. Aproveite para divulgar seus produtos relacionados com algum esporte.

26 de fevereiro a 1º de março – Carnaval 2022: O carnaval chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XVII, trazido pelos colonizadores portugueses. A festa se popularizou rapidamente, ainda mais pelo gosto do brasileiro de reunir amigos e fazer festa! Faça uma festa de vendas e comemore com seus clientes!

Março:

08 – Dia Internacional da Mulher: No dia 8 de março, é comemorado o dia internacional da mulher. Aproveite essa data e ofereça um desconto imperdível para as suas clientes mulheres. Elas merecem!

15 – Dia do Consumidor: O dia do consumidor foi criado para proteger e lembrar dos direitos do consumidor. Não apenas serve para as pessoas que consomem, mas também para os lojistas e vendedores se lembrarem do compromisso em respeitar o seu cliente. Aproveite essa data e veja se seu negócio está sendo bem-visto por seus compradores.

20 – Início do Outono: Uma das estações mais bonitas e glamorosas é o inverno. Uma estação onde as folhas começam a secar e cair das árvores e um clima mais ameno traz uma sensação de paz para as pessoas. O início do outono em 2022 será no dia 20 de março. Aproveite essa nova época e faça uma campanha focada nela.

Abril:

13 – Dia do Beijo: Que o beijo é um dos gestos mais bonitos da nossa sociedade, todos concordamos. Esse dia pode ser uma oportunidade de oferecer uma promoção para os beijoqueiros do seu site.

15 – Sexta-feira Santa – Feriado Nacional: Essa data é uma das mais importantes para os católicos. Ela representa e relembra a data em que Jesus foi crucificado e pregado na cruz com uma coroa de espinhos. Oferecer produtos relacionados ao catolicismo pode ser uma ótima oportunidade para seu negócio.

17 – Páscoa: A data é uma das mais importantes para o cristianismo, já que representa a ressurreição de Jesus após ser crucificado, e acontece no primeiro domingo após o início do outono. Decorações, ovos de páscoa e fantasias fazem parte da temática que busca dar presentes para os entes queridos.

21 – Tiradentes – Feriado Nacional: Esse feriado é comemorado por causa que nessa data em 1792 foi morto Tiradentes. Um dos principais combatentes pela independência de Minas Gerais do domínio português. É uma data onde fazer um post/storie para homenagear pode ser uma boa.

23 – Dia Mundial do Livro: Esse dia foi escolhido pela Unesco como o dia para incentivar o hábito da leitura, homenagear escritores, celebrar os livros e debater sobre o assunto. Promoções de livros podem fazer o seu negócio vender mais.

25 a 30 – Semana do Frete Grátis: Essa semana foi criada em 2008 nos Estados Unidos, onde os vendedores não cobravam taxas pelo envio de mercadorias compradas. Aproveite essa semana e incentive seus clientes a comprarem sem pagar o frete.

Maio:

01 – Dia do trabalho – Feriado Nacional: A data foi escolhida devido a uma greve de trabalhadores que exigiam uma redução da carga horária máxima no país. O dia é uma oportunidade de homenagear todos os trabalhadores e incentivar o consumo com presentes.

08 – Dia das Mães: Essa data é móvel e pode ser comemorada em dias diferentes. No Brasil, é sempre celebrado no segundo domingo de maio. Nesse dia, os filhos entregam presentes, fazem surpresas, entre outros. É um dia totalmente focado e dedicado para elas. Faça ótimas ofertas em produtos com potencial para presentear as mães pelo Brasil.

19 – Dia mundial do Vinho: A bebida oriunda da uva é comemorada mundialmente no dia 19, todavia, temos datas diferentes para cada país, inclusive no Brasil, onde a data é comemorada no primeiro domingo de junho. Além de ser uma boa ocasião para divulgar vinhos e outras bebidas alcoólicas, veja se o seu produto não se relaciona com a temática. 

25 – Dia do orgulho nerd: Todo amante de filmes, jogos, desenhos, séries e quadrinhos é um Nerd. Antigamente, o grupo sofreu muito preconceito, mas conseguiu o respeito que mereciam. Aproveite essa data e faça promoções para suas vendas decolarem para uma viagem nas estrelas!

Junho:

Mês inteiro – Festas Juninas: Uma das épocas com mais festas do nosso calendário. Tanto que pessoas se fantasiam, fazem quentão, queimam fogueiras, comem pé de moleque e muitas outras tradições. Usar esse tema em algumas campanhas de marketing pode trazer bons resultados para seu negócio.

12 – Dia dos Namorados: O Dia dos Namorados é o dia mais apaixonado do ano. Onde os casais fazem um dia totalmente dedicado em expressar o amor entre eles. Essa data é ideal para fazer ofertas focadas para casais e atrair um grande público para seu negócio.


16 – Corpus Christi – Feriado Nacional: É uma das comemorações mais importantes do catolicismo, onde ao irem para a igreja, ingerem a eucaristia, considerada uma partícula de Jesus Cristo. Essa data pode ser uma ótima oportunidade de criar alguma campanha focada em comemorações e preces católicas.

21 – Início do Inverno: Muitos dizem que o inverno é a época mais charmosa e bonita do ano. Onde as pessoas se vestem bem e de forma elegante. Aproveite essa onda e não deixe seu negócio esfriar. 

24 – Dia de São João: A data que possui este nome por causa de São João Batista, é repleta de comidas típicas como rapadura, amendoim e pé de moleque. A data é comemorada com festa devido à fama do santo, também provoca uma grande demanda de produtos coloniais e do interior. 

28 – Dia do Orgulho LGBTQIA+: Movida pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBTQIA+, a data é muito comemorada em todo o Brasil e pode ser utilizada pela sua marca, se assim fizer sentido. Tome cuidado, pois querer se aproveitar da data sem sua marca ter um relacionamento com a comunidade LGBTQIA+ pode ocasionar um efeito reverso, sendo sua marca “cancelada” na internet.

Julho:

13 – Dia do Rock: O rock é um dos estilos de música mais queridos e conhecidos do mundo. Com milhões de fãs e seguidores, pode ser uma oportunidade oferecer promoções focadas para esses amantes da música.

19 – Dia do Futebol: O futebol é o esporte mais popular e praticado do mundo. Bilhões de pessoas consomem esse produto anualmente. Se o seu negócio faz parte desse nicho, aproveite essa data e faça ofertas e promoções incríveis para seus clientes. 

26 – Dia dos Avós: Os avós são as pessoas mais fofas e uma das nossas maiores inspirações durante nossa vida. Conseguir retribuir o amor e carinho para eles é tudo o que um bom neto quer. Faça uma campanha focada nessa data e consiga ter boas vendas para o seu negócio.

30 – Dia internacional da Amizade: Uma amizade verdadeira e duradoura é algo muito precioso e não tem preço que se pague. Logo, faça promoções de “compre 2 e leve 1”,  para aumentar as suas vendas.

Agosto:

09 – Dia dos povos Indígenas: Dia importante para refletirmos sobre a história do Brasil, realizar uma homenagem em suas redes sociais pode ser uma boa opção. Fica o alerta para não utilizar a data, caso sua marca não se relacione com a cultura indígena.

14 – Dia dos Pais: A figura do pai é uma figura muito importante em nossas vidas e para o nosso desenvolvimento como pessoa. É uma das maiores referências que temos para seguir de exemplo. Então não perca essa data importante e faça alguma campanha focada para presentear os pais de seus clientes.

15 – Dia da Informática: A tecnologia está em praticamente todas as partes de nossa vida. Hoje não conseguimos mais viver sem ter algum aparelho tecnológico. Por isso o Dia da Informática pode ser uma oportunidade para fazer uma campanha e conquistar mais clientes.

Setembro:

07 – Independência do Brasil – Feriado Nacional: Talvez a data mais importante para a história do nosso país. O dia em que nos tornamos independentes e viramos uma nação.

15 – Dia do Cliente: O dia do cliente é uma data onde o foco total do seu negócio deve ser na experiência e na confiança do seu comprador. Por isso faça campanhas onde ele se sinta parte de algo e se sinta à vontade para comprar o seu produto. 

22 – Início da Primavera: A primavera é a época onde as flores e árvores começam a florescer novamente. É o período do ano onde o clima começa a esquentar novamente após o inverno. Aqueça o seu público com ofertas imperdíveis, como uma nova coleção de roupas, por exemplo.

Outubro:

01 – Dia Internacional da Música: Para os amantes de música esse é o dia deles. A música transmite sensações e emoções que trazem à tona diversos sentimentos. Então aproveite esse dia e faça para os seus clientes amantes de música ofertas imperdíveis.

04 – Dia mundial dos Animais: Quem é amante dos animais sempre quer dar um presentinho ou um mimo para o seu pet. Aproveite essa data e faça campanhas que explorem o amor dos clientes pelos seus pets.

09 – Dia do Atletismo: O atletismo é uma das primeiras modalidades esportivas, não à toa, é a base das olimpíadas e vem crescendo cada vez mais. Portanto, encontrar um meio de criar uma campanha focada nesse nicho pode trazer bons resultados para a sua empresa.

12 – Dia das Crianças – Feriado Nacional: Todo pai e mãe busca agradar seu filho. Logo, o dia das crianças é uma das datas em que mais se fazem compras no ano, por causa disso. Pegue essa oportunidade e lance campanhas que refletiam esse amor familiar.

12 – Nossa Senhora Aparecida – Feriado Nacional: O feriado da padroeira do Brasil é um dos mais importantes e aguardados pelos católicos. Engajar esse público com a sua loja pode ser uma oportunidade para conseguir ótimas vendas.

15 – Dia dos Professores: Talvez uma das profissões mais difíceis e desafiadoras que existem, o dia do professor, que homenageia a profissão que forma estudantes em trabalhadores, tem seu dia reconhecido no dia 15. Presentes como pulseiras, colares e itens de decoração podem ser ofertados com alguma promoção para presentear aquele professor querido pela turma. 

30 – Dia da Decoração: Aproveite o destaque que o setor recebe no seu dia e eduque seus consumidores sobre o mundo da decoração. Quanto mais conhecimento o seu cliente tiver, mais ele valorizará seus produtos. 

31 – Halloween: O dia mais assustador do ano. Muitas travessuras e gostosuras. Faça uma campanha arrepiante e exploda as vendas do seu negócio.

Novembro: 

01 – Dia do Veganismo: A data surgiu em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944. É uma ótima oportunidade para falar sobre a causa e fazer promoção relacionada ao contexto da data. Entretanto, não cometa o erro de usar a data se sua marca/produto não possui relação com a causa.

02 – Finados – Feriado Nacional: Data onde se homenageia entes queridos que já faleceram, a data pode ser usada, porém, com muito cuidado e respeito.  

11 – Dia dos Solteiros: A data vem para os solteiros também comemorem durante o ano, já que não é feito durante o Dia dos Namorados. Explore o amor-próprio e elevar a autoestima dos solteiros de plantão com seus produtos. 

15 – Dia da Umbanda: Religião de matriz africana, a Umbanda cultua orixás, deuses ligados aos elementos da natureza. Se o seu público é ligado à espiritualidade ou a esta religião, pode ser boa pedida homenagear a religião com um post/stories nas redes sociais.

15 – Dia da Proclamação da República – Feriado Nacional: O dia em que deixamos de ser uma monarquia e nos tornamos uma república. Uma data muito importante para a história do Brasil. Aproveite essa data e faça alguma menção em suas redes sociais em forma de homenagem.

15 – Dia do Joalheiro: As joias acompanham o ser humano desde os primórdios da humanidade. Além de verdadeiras obras de arte,  são ótimos presentes para dar a pessoas que temos uma grande consideração. Por isso usar essa data para uma campanha pode ser uma ótima estratégia.

20 – Dia da Consciência Negra: Infelizmente, o racismo ainda está presente em nossa sociedade. Como toda questão íntima que envolve religião, cor e sexualidade, devemos ter cuidado em abordar estes temas e buscar trazer uma maior consciência para o público. 

25 – Black Friday 2022: A data focada em ofertas especiais, é um dos fatores para o “boom” de vendas durante o mês. Sendo uma das datas mais fortes para o comércio, se diferencie de seus concorrentes através de ofertas realmente especiais e investindo em marketing para divulgar sua oferta para o máximo de pessoas.

28 – Cyber Monday/Week 2022: É o dia/semana onde as marcas fazem ofertas exclusivas para o mundo online. Os e-commerces aproveitam e fazem diversas promoções para aumentar as suas vendas.

Dezembro:

03 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: A data para reconhecermos todos os problemas e dificuldades que essas pessoas enfrentam durante suas vidas. Essa pode ser uma oportunidade de fazer uma bela campanha de marketing para a sua empresa.

21 – Início do Verão: Ainda que não seja uma data comemorativa, é uma ótima oportunidade para divulgar uma nova coleção de roupas ou aproveitar a data para uma promoção de queima de estoque. 

25 – Natal – Feriado Nacional: O maior feriado do ano sem dúvidas é o natal. Uma comemoração onde o mundo todo se une e celebra junto. Presentes, jantares, almoços e muitas outras coisas acontecem nesse dia. É uma ótima oportunidade de fazer promoções de decoração, chocolate e presentes. 

ANIVERSÁRIO DA SUA LOJA: Aproveite para fazer uma super promoção, com diversos descontos, combos, recompensas e muita coisa diferente para o seu cliente. Abuse da sua criatividade e de promoções para ter muitas .vendas como presente!

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