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Dropshipping - Quais as desvantagens desse modelo de negócio?

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
09/06/2022
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Se você já tem um negócio online ou já pesquisou sobre modelos de negócios na internet, com certeza você já ouviu falar em Dropshipping, tipo de empreendimento digital que ganhou muita força nos últimos anos.

Esse modelo de negócio é muito conhecido mundialmente e vem fazendo muito sucesso nos últimos anos aqui no Brasil, principalmente entre pessoas que estavam buscando alguma renda extra pela internet.

O que é Dropshipping

O termo Dropshipping vem da união de duas palavras em inglês: “drop”, que significa “largar” ou “deixar”, e “shipping”, que pode significar transportar um produto de um lugar para outro. Porém, seu significado é: terceirizar o estoque e entrega de um produto. 

O Dropshipping é um modelo de negócios online, uma forma de vender pela internet. Ele funciona a partir de uma loja virtual que anuncia e oferece um produto, faz a venda em seu site, e em seguida, compra de um fornecedor, onde este, faz o envio para o comprador.

Esse tipo de negócio online pode ser feito tanto com fornecedores nacionais, onde as mercadorias são produzidas aqui no país, geralmente com valor e qualidade mais altos, quanto com fornecedores internacionais, como os chineses (AliExpress e Shoppe), onde se tem produtos com um valor abaixo da média nacional e com uma qualidade menor.

Desvantagens do Dropshipping

Por se tratar de um negócio que cresceu muito nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia e com a chegada da pandemia, existem muitas dúvidas e algumas informações, que talvez, não sejam as ideais para quem quer começar neste modelo de negócio.

Por conta disso, criamos esse artigo onde explicamos todas as desvantagens em se ter esse tipo de empreendimento online.

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Margem de lucro pequena

Como todo negócio, no Dropshipping também existem gastos operacionais e fiscais. Para conseguir rodar sua loja virtual, você precisa ter um domínio e alguma plataforma que te oferece suporte para suas vendas.

Outro ponto é o gasto com fornecedores, onde, grande parte do seu lucro vai para ele. Sem contar com gastos de tráfego pago para trazer o visitante para sua loja e também, os gastos com as tributações.

Muitos que fazem Dropshipping dizem ter lucros enormes e faturamento “na casa dos milhões”, e isso pode sim acontecer, porém, poucos mostram os gastos por trás disso. Então, antes de começar, estude bem e saiba o real potencial de seus lucros.

👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?

Atraso nas entregas

Por as entregas dependerem de terceiros, você não tem um controle total de como ela será feita. Caso você ofereça um prazo de entrega de 10 dias, e o produto demorar 12 para chegar, a culpa será totalmente sua, pois foi você quem deu a garantia de tempo.

Além disso, por serem produtos geralmente importados, o prazo de entrega é muito longo, tendo uma média entre 15 e 30 dias úteis. Isso é sempre um fator que o comprador considerará na hora de finalizar sua compra.

Então, fique atento a esse fator, caso tenha interesse em começar com esse modelo de negócio. Deixe bem claro para seu cliente, que você é apenas um “vendedor” e que seu produto vem de outro país. Porém lembre-se, a responsabilidade perante o comprador é sua.

👉 Confira: Por que escolher a Magazord como sua plataforma?

Fornecedores de qualidade

Uma das maiores dificuldades de quem faz Dropshipping é encontrar fornecedores de qualidade, com produtos a preços interessantes, que entregue em um tempo adequado.

Por se tratar, muitas vezes, de produtos chineses, apesar do preço abaixo da média, muitos deles, você não terá uma grande margem de lucro para conseguir revender e ter bons resultados.

Outro fator para se atentar, é que, você deve analisar o potencial que seu fornecedor tem em entregar seus produtos. Você deve calcular uma média de quantas vendas você irá fazer e descobrir se ele conseguirá atender a essa demanda.

Por isso, deve ter muito cuidado e atenção na hora de selecionar um fornecedor, pois seu negócio ficará totalmente dependente dele. Caso não entregue a demanda, você perderá inúmeras vendas, e consequentemente, muito dinheiro.

Produtos de baixa qualidade

Por se tratarem de produtos de menor custo, logo a sua qualidade diminui também. Esse é um dos principais desafios que os empreendedores de Dropshipping enfrentam.

Com um produto que muitas vezes acaba chegando ao comprador com algum defeito, é responsabilidade do vendedor em repor o prejuízo do consumidor.

Com isso, você deve trocar a mercadoria, ou então, devolver o dinheiro.

Um fator que acaba muitas vezes trazendo grandes perdas é a dificuldade na hora de devolver o produto para seu fornecedor, muitas vezes fora do país.

Por conta dessa logística, muitos acabam optando por devolver o dinheiro e saindo com uma grande prejuízo.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Entrega ruim

Por não ser você quem faz toda a embalagem e logística para envio, algumas vezes, o pedido não sai como você queria. Isso sendo, muito prejudicial para seu negócio crescer.

Os produtos podem ser embalados com uma qualidade baixa, resultando em algum tipo de extravio ou dano a mercadoria.

Sem contar também, nas diversas reclamações de envios de produtos errados para clientes.

Então se atente muito em como seu fornecedor envia as mercadorias para seus compradores. Fique de olho nas avaliações que ele recebe, e peça um feedback de seus clientes sobre como estão chegando os produtos em suas casas.

👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022

Sincronização de catálogo

Ficar em contato com seu fornecedor é importante para conseguir manter um catálogo sempre atualizado e de acordo com o que está disponível para venda.

Imagine que você venda algum produto para seu cliente, onde ele realiza o pagamento, porém, seu fornecedor não tem mais essa mercadoria disponível para você.

Além de causar grandes problemas, onde, você pode levar dias para perceber seu erro e não informar seu cliente, o que causará um grande constrangimento para seu negócio, caindo a credibilidade da sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Dropshipping e como ele funciona, você viu que, apesar de parecer, não é nada simples e nem fácil de se fazer, como muitos “gurus” na internet tentam passar para seus seguidores e alunos.

Existem muitas pessoas que conseguem ter retornos financeiros com esse modelo de negócio online, porém, são poucos que conseguem escalar suas lojas e também se manter por muito tempo rodando.

Hoje, vender pela internet, é o jeito mais fácil de se conseguir ganhar dinheiro, porém, precisa de muito estratégia e conhecimento. Não são todos que conseguem ter sucesso no mundo online.

Se você pretende começar sua vida de empreendedor online, onde, você vende seus próprios produtos, a Magazord é uma plataforma para e-commerce que oferece todas as soluções necessárias para seu negócio fazer sucesso online.

Em nossa plataforma, não trabalhamos com parceiros que fazem Dropshipping, por ser um modelo de negócio complicado, que pode trazer diversos problemas futuros, tanto para nós, como para nossos clientes.

Entretanto, se é do setor da indústria, atuando como fornecedor, ou atua como varejista com lojas físicas, converse agora mesmo com um de nossos consultores. Basta clicar no botão abaixo e você terá mais detalhes de como todas as nossas soluções podem facilitar o seu negócio a vender pela internet.

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