A devolução de mercadorias é processo natural dentro do E-commerce e saber como lidar com essa situação será determinante para o sucesso da sua loja virtual.
É inegável que as vendas online abriram um leque de possibilidades ao consumidor. Pois agora, ele pode comprar sem necessariamente ir até a loja para adquirir o seu produto.
Comprar pela Internet também acabou sendo mais prático e vender pela Internet também está se mostrando cada vez menos custoso ao empreendedor. Isso acontece principalmente porque o setor se moderniza cada vez mais e novas soluções ficam disponíveis para melhorar esse tipo de operação.
Entretanto, a temida devolução de produtos (também chamada de logística reversa) ainda assombra o empreendedor que trabalha com comércio online. Principalmente se isso acontece num volume muito alto.
Nosso objetivo aqui é lhe ajudar a entender o porquê de as devoluções acontecerem no seu E-commerce e quais as medidas que podem ser tomadas para evitá-las.
Vamos conhecer agora um pouco mais sobre como proceder em relação à devolução de mercadorias no seu E-commerce e como diminuí-la. Qualquer dúvida ou sugestão, você pode colocar suas dúvidas ou sugestões no final da página. Boa leitura!
Saber como lidar com a devolução de mercadorias é extremamente importante para se vender online de forma otimizada.
Ao longo desse artigo, vamos apresentar algumas dicas especiais para evitar a devolução excessiva e assim otimizar esse tipo de processo dentro da sua loja virtual.
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É extremamente importante mostrar o seu produto de forma clara. Ao comprar algum item disponível na sua loja virtual, o cliente saberá exatamente aquilo que ele está comprando.
No comércio online há uma desvantagem em relação ao varejo físico, que ainda não consegue ser suprida. O consumidor não consegue provar o produto ou pegá-los em mãos, tendo que comprar o produto desejado sem tê-lo visto anteriormente.
Por conta desse determinado aspecto é extremamente importante que o site apresente os seus produtos da melhor forma possível, com fotos de todos os ângulos e também descrições completas sobre o item que está sendo vendido.
Se você possui um E-commerce de roupas, vale a pena informar as medidas das peças, como as dimensões da camiseta, por exemplo. Dessa forma, o consumidor tem muito mais convicção em relação à sua compra, podendo fazer a sua aquisição com mais tranquilidade.
É sempre importante ter descrições completas sobre os produtos que estão sendo vendidos na sua loja online. Informar as características gerais do produto é essencial, falando sobre os materiais utilizados, cores disponíveis e também, vale a pena informar melhor sobre as melhores maneiras de como aquele determinado produto pode ser utilizado.
Uma ótima maneira para evitar a devolução de mercadorias dentro do seu E-commerce é realizar a inspeção de produtos, antes de serem enviados.
Por descuido ou algum outro problema, a sua loja virtual pode enviar um produto danificado ou que está com a data de validade expirada, por exemplo. Para evitar esse tipo de situação, apostar na inspeção parece ser uma situação interessante.
Apostar nesse tipo de abordagem, evitará erros na entrega dos produtos. Um cliente que receber um produto errado pode representar problemas para a sua loja virtual. Principalmente se ele reclamar nas redes sociais ou se divulgar para seus conhecidos sobre o que aconteceu e o problema que ele está enfrentando.
Para evitar esse tipo de dor de cabeça e também a devolução da mercadoria, vale a pena investir em um processo de inspeção de mercadoria, por exemplo. Uma ótima ideia nesses casos criar um checklist dos detalhes que precisam ser avaliados, antes das mercadorias serem enviadas.
Com esse tipo de cuidado, os envios realizados pela sua loja virtual se tornam muito mais eficientes, evitando problemas recorrentes na entrega e que podem prejudicar o funcionamento da sua operação de E-commerce.
A entrega dos produtos é um dos temas mais delicados dentro do E-commerce. Isso porque, em sua grande maioria, esse processo é feito por outra empresa, as transportadoras.
Em determinados casos, problemas ocorrem e essas transportadoras atrasam as suas entregas, gerando transtornos que podem resultar até mesmo na devolução das mercadorias que foram compradas.
Em casos de produtos comprados para determinadas situações, quando a data da entrega atrasa, é provável que o consumidor até mesmo queira devolver esse produto. Seja pela frustração da entrega, seja pelo fato de que agora aquele produto não lhe é mais útil.
O atraso de entregas pode se tornar num agravante, sendo um dos principais fatores que acarretam a devolução de mercadorias dentro da sua loja virtual. Portanto, trabalhar para evitar qualquer tipo de atraso é uma meta que todo empreendedor digital deve ter.
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Não adianta de nada se desesperar ao olhar a taxa de devoluções de mercadorias no seu E-commerce. O mais certo é estar atento porque acontecem esse tipo de problema na sua loja virtual.
Criar estratégias para que consumidor informe o porquê ele deseja solicitar a logística reversa para devolver a sua mercadoria. Com essas informações em mãos, você terá a oportunidade de conhecer os motivos do consumidor estar devolvendo mercadorias à sua loja virtual.
As pessoas têm a tendência de seguir muito muito a opinião de outras pessoas. Por conta disso, ter depoimentos de clientes é extremamente importante para incentivar o potencial cliente a fechar a sua compra.
Ao ter reviews positivos tanto no site quanto nas páginas das suas redes sociais, a sua loja virtual também irá transparecer maior segurança. Isso se torna um incentivo para que outros consumidores passem a fechar a sua compra e também não devolvam a mercadoria que adquiriram na sua loja virtual.
Os reviews dos consumidores também podem ajudar o cliente a entender melhor sobre aquele produto que ele deseja comprar. Dessa forma, ele realiza a compra tendo mais certeza dessa ação e as chances de que aconteça a devolução da mercadoria também passam a ser bem menores.
De qualquer forma, as pessoas depositam muita confiança na opinião de outros indivíduos. Com opiniões positivas relacionadas ao seu produto, os benefícios serão os mais diversos possíveis. E evitar a devolução de mercadorias será certamente uma destas vantagens.
Além de todas as dicas para evitar a devolução de mercadorias que mencionamos até o momento, chegou a hora de dar a dica de ouro para você diminuir as devoluções e logísticas reversa na sua loja virtual.
Ter uma plataforma de E-commerce de alto nível é extremamente importante para colocar em prática todas essas dicas que mencionamos anteriormente. O Magazord é uma plataforma completa, com soluções de marketing (para a criação de conteúdo e divulgação dos produtos) e também o gerenciamento completo da sua loja virtual.
Caso você tenha dúvidas ou sugestões para evitar a devolução de mercadorias, você pode entrar em contato conosco ou deixar seu comentário, logo abaixo na página.