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Dia do Consumidor: E-commerces faturaram 31% a mais em 2023

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
31/03/2023

Um levantamento revelou que as PMEs (pequenas e médias empresas) de e-commerce tiveram um aumento de 31% no faturamento durante o Dia do Consumidor deste ano, que rolou em 15 de março. Isso mesmo, de 12 a 15 de março, os lojistas online faturaram um total de R$ 37,4 milhões, enquanto no ano passado foram “só” R$ 28,5 milhões no mesmo período. E no dia 15, os empreendedores mandaram ver e movimentaram R$ 11,7 milhões com vendas online, valor 19% maior do que em 2022.


A moda foi o segmento campeão de vendas nesse período, com R$ 13,2 milhões, seguida por saúde e beleza (R$ 3,5 milhões) e acessórios (R$ 2,8 milhões). E olha só, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais usado, com 53% das vendas, mas o Pix vem ganhando espaço e foi escolhido em 34,5% das compras no período, enquanto no ano passado era apenas 13,5%. Isso faz com que o Pix seja agora o segundo meio de pagamento mais usado pelos consumidores em e-commerces de PMEs.

Frete grátis e divulgações em redes sociais

E sabe o que mais ajudou a alavancar as vendas das lojas virtuais durante o Dia do Consumidor? Oferecer FRETE GRÁTIS! No dia 15, 33% dos pedidos foram enviados sem custo pelos lojistas, um aumento em relação ao mesmo dia em 2022, quando foram 31%. As redes sociais também foram fundamentais nesse processo, gerando 26,5% dos pedidos online totais da data, sendo que 9 em cada 10 vieram do Instagram.

Fidelização de clientes no e-commerce

Não podemos esquecer que, para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a comprar na loja, é preciso oferecer um excelente atendimento e cumprir os prazos de entrega. Isso é o básico, né? Mas é importante ir além, oferecer coisas extras e surpreender o cliente.

Confira as dicas da especialista em e-commerce, Babi Tonhela, para conquistar os clientes e fidelizá-los para além das datas comemorativas:

– Facilidade de contato: oferecer canais de atendimento integrados à loja virtual, com atendimento rápido e atencioso, garante melhor conversão de venda e boa experiência para o cliente. Uma dica é automatizar esses canais, como a integração de bots de atendimento ao Whatsapp.
– Experiência unboxing: investir na embalagem, cartões personalizados, brindes e até perfume traz encantamento ao cliente no recebimento da compra, além de aumentar as chances de menções em redes sociais e maior visibilidade para a marca.
– Programa de fidelidade ou cashback: proporcionar algum tipo de recompensa para que os clientes continuem comprando é uma boa estratégia de fidelização, como oferecer programas de pontos ou cashback em compras.
– Usabilidade: mantenha sua loja virtual atualizada e fácil de navegar. A usabilidade da sua loja virtual é fundamental para a satisfação dos clientes e para incentivá-los a continuar fazendo compras. É importante garantir que sua loja virtual esteja atualizada e fácil de usar, com um design limpo e intuitivo e uma navegação fácil.

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