Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo ou, como muitos chamam, um SHOPPING ONLINE.
É um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores.
Eles funcionam basicamente assim: Os lojistas anunciam seus produtos no marketplace e pagam uma comissão apenas por pedido aprovado (comissão essa acordada diretamente entre lojista e marketplace, pois há variação de valores de acordo com a categoria de produto).
Mas para ter uma breve noção, essa comissão gira em torno de 25% para a categoria de moda, e 16% para as demais categorias.
Apesar disso, existem inúmeras vantagens de colocar seus produtos dentro de um Marketplace, como ter um aumento significativo de tráfego, aproveitar de campanhas feitas pelo mesmo e não necessitar de um gateway de pagamento próprio.
Com isso dito, vamos falar sobre as melhores estratégias para bombar em um Marketplace em 2022:
Para consumidores encontrarem seus produtos é preciso definir as melhores palavras-chave. Entenda o que seu público escreve enquanto busca o que você está vendendo.
Esse trabalho ajuda muito no SEO (Search Engine Optimization) e faz com que você ranqueie melhor tanto sua loja como seus produtos.
Um dos principais benefícios de se estar presente em Marketplace é usufruir de toda a expertise e investimentos da plataforma.
Com um poder de investimento grande, as marcas conseguem criar novas ferramentas para ajudar seus parceiros a performarem melhor e consequentemente vender muito mais.
Com isso, qualquer novidade que o Marketplace divulgar e você julgar ser vantajoso para sua marca, aproveite.
Que existe muita concorrência nos Marketplaces, isso todo mundo sabe. Entretanto existem formas para se destacar e ser o preferido do público.
Porém é preciso criar uma oferta tentadora, que faça o consumidor desejar seu produto. Para isso existem algumas formas.
O primeiro ponto para se atentar é o preço. Ofereça um valor justo pelo que você está vendendo. Nem muito caro e nem muito barato.
Com um valor muito alto as pessoas podem se afastar e pensarem que não vale todo o investimento. Já um valor muito abaixo remete a falta de qualidade, e isso é algo que muitos consideram no momento da compra.
Isso pode ser uma contradição do tópico passado, mas calma. Essa dica vale especialmente para quem está começando a vender em Marketplaces.
Caso você esteja iniciando nesse mercado, você precisa encontrar clientes e começar a crescer sua marca. Com isso, colocar um valor um “pouquinho” abaixo do mercado pode gerar mais vendas.
Vamos supor que você venda algo por R$100,00. Esse é o valor que o mercado considera justo. Então você pode colocar a venda por R$95,00.
Busque sempre encontrar um valor abaixo do mercado mas que não comprometa seu faturamento e te deixe no vermelho.
As avaliações de clientes no e-commerce têm um papel fundamental. Para você ter uma ideia, 90% dos compradores leem as avaliações antes de comprar um produto, de acordo com o Blog Findstack.
Com isso, incentivar seus compradores a colocar alguns comentários e darem notas a respeito de seu produto e experiência de compra, além de ajudar na reputação da sua loja, aumentará o número de conversões.
Uma boa estratégia para fazer com que seus clientes façam essas avaliações é enviar um tipo de cartinha com o produto pedindo para que façam isso, ou então, se possível envie uma mensagem pedindo um relato da experiência.
Apesar de o processo de compra ser imensamente importante, o pós-venda é fundamental para fidelizar clientes e conseguir com que ele compre novamente de você ou até indique seus produtos para conhecidos.
Para isso, caprichar nas embalagens, cuidando com amassados, deixando o produto bem protegido e colocando brindes ou cartões pode ser uma forma de conseguir essa maior conexão entre vendedor e cliente.
Como o ser humano é muito visual, é imprescindível que você tenha imagens de qualidade de seus produtos.
Supomos que alguém pesquisou por seu produto, porém aparece você e seu concorrente.
Você colocou uma foto toda borrada, com baixa qualidade e com um fundo todo distorcido. Já o concorrente fez uma bela foto, com fundo neutro e com ótima qualidade.
Em qual das duas opções o consumidor clicaria? Se você respondeu a sua, está totalmente errado. Então no momento de realizar o cadastro, se atente a esses detalhes e capriche nas fotos e vídeos.
Além das imagens, ter bons textos para seus produtos podem resultar em mais vendas. Utilizar Técnicas de Copywriting e Gatilhos Mentais será ótimo para o desenvolvimento da escrita.
Em uma boa descrição você deve mostrar o real valor do seu produto e o porquê alguém deveria pagar por ele. Além disso, quebrar todas as objeções e fazer uma boa chamada trará maiores resultados.
Ter um Layout atrativo em sua loja faz com que os consumidores se sintam mais confortáveis e confiantes de comprar com você.
No Marketplace você terá certa limitação, pois você está hospedando sua loja do sita da plataforma. Entretanto é possível deixar seu layout mais atrativo.
Separe seus produtos por categorias, deixando algo mais harmônico e organizado. Além disso, coloque suas promoções em destaque e marque divulgue os produtos mais vendidos.