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Marketplace: 9 Dicas para bombar suas vendas!

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
18/08/2022

Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo ou, como muitos chamam, um SHOPPING ONLINE.

É um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores.

Eles funcionam basicamente assim: Os lojistas anunciam seus produtos no marketplace e pagam uma comissão apenas por pedido aprovado (comissão essa acordada diretamente entre lojista e marketplace, pois há variação de valores de acordo com a categoria de produto). 

Mas para ter uma breve noção, essa comissão gira em torno de 25% para a categoria de moda, e 16% para as demais categorias.

Apesar disso, existem inúmeras vantagens de colocar seus produtos dentro de um Marketplace, como ter um aumento significativo de tráfego, aproveitar de campanhas feitas pelo mesmo e não necessitar de um gateway de pagamento próprio.

Com isso dito, vamos falar sobre as melhores estratégias para bombar em um Marketplace em 2022:

1 – Use Palavras-Chave

Para consumidores encontrarem seus produtos é preciso definir as melhores palavras-chave. Entenda o que seu público escreve enquanto busca o que você está vendendo.

Esse trabalho ajuda muito no SEO (Search Engine Optimization) e faz com que você ranqueie melhor tanto sua loja como seus produtos.

2 – Utilize as Ferramentas da Plataforma

Um dos principais benefícios de se estar presente em Marketplace é usufruir de toda a expertise e investimentos da plataforma.

Com um poder de investimento grande, as marcas conseguem criar novas ferramentas para ajudar seus parceiros a performarem melhor e consequentemente vender muito mais.

Com isso, qualquer novidade que o Marketplace divulgar e você julgar ser vantajoso para sua marca, aproveite. 

3 – Crie Ofertas Irresistíveis

Que existe muita concorrência nos Marketplaces, isso todo mundo sabe. Entretanto existem formas para se destacar e ser o preferido do público.

Porém é preciso criar uma oferta tentadora, que faça o consumidor desejar seu produto. Para isso existem algumas formas.

O primeiro ponto para se atentar é o preço. Ofereça um valor justo pelo que você está vendendo. Nem muito caro e nem muito barato.

Com um valor muito alto as pessoas podem se afastar e pensarem que não vale todo o investimento. Já um valor muito abaixo remete a falta de qualidade, e isso é algo que muitos consideram no momento da compra.

4 – Reduza os Preços dos Produtos

Isso pode ser uma contradição do tópico passado, mas calma. Essa dica vale especialmente para quem está começando a vender em Marketplaces.

Caso você esteja iniciando nesse mercado, você precisa encontrar clientes e começar a crescer sua marca. Com isso, colocar um valor um “pouquinho” abaixo do mercado pode gerar mais vendas.

Vamos supor que você venda algo por R$100,00. Esse é o valor que o mercado considera justo. Então você pode colocar a venda por R$95,00.

Busque sempre encontrar um valor abaixo do mercado mas que não comprometa seu faturamento e te deixe no vermelho.

5 – Avaliações são Importantes

As avaliações de clientes no e-commerce têm um papel fundamental. Para você ter uma ideia, 90% dos compradores leem as avaliações antes de comprar um produto, de acordo com o Blog Findstack.

Com isso, incentivar seus compradores a colocar alguns comentários e darem notas a respeito de seu produto e experiência de compra, além de ajudar na reputação da sua loja, aumentará o número de conversões.

Uma boa estratégia para fazer com que seus clientes façam essas avaliações é enviar um tipo de cartinha com o produto pedindo para que façam isso, ou então, se possível envie uma mensagem pedindo um relato da experiência.

6 – Capriche no Envio dos Produtos

Apesar de o processo de compra ser imensamente importante, o pós-venda é fundamental para fidelizar clientes e conseguir com que ele compre novamente de você ou até indique seus produtos para conhecidos.

Para isso, caprichar nas embalagens, cuidando com amassados, deixando o produto bem protegido e colocando brindes ou cartões pode ser uma forma de conseguir essa maior conexão entre vendedor e cliente.

7 – Crie Boas Imagens do Produto

Como o ser humano é muito visual, é imprescindível que você tenha imagens de qualidade de seus produtos.

Supomos que alguém pesquisou por seu produto, porém aparece você e seu concorrente.

Você colocou uma foto toda borrada, com baixa qualidade e com um fundo todo distorcido. Já o concorrente fez uma bela foto, com fundo neutro e com ótima qualidade.

Em qual das duas opções o consumidor clicaria? Se você respondeu a sua, está totalmente errado. Então no momento de realizar o cadastro, se atente a esses detalhes e capriche nas fotos e vídeos.

8 – Escreva Boas Descrições do Produto

Além das imagens, ter bons textos para seus produtos podem resultar em mais vendas. Utilizar Técnicas de Copywriting e Gatilhos Mentais será ótimo para o desenvolvimento da escrita.

Em uma boa descrição você deve mostrar o real valor do seu produto e o porquê alguém deveria pagar por ele. Além disso, quebrar todas as objeções e fazer uma boa chamada trará maiores resultados.

9 – Invista no Layout da Loja

Ter um Layout atrativo em sua loja faz com que os consumidores se sintam mais confortáveis e confiantes de comprar com você.

No Marketplace você terá certa limitação, pois você está hospedando sua loja do sita da plataforma. Entretanto é possível deixar seu layout mais atrativo.

Separe seus produtos por categorias, deixando algo mais harmônico e organizado. Além disso, coloque suas promoções em destaque e marque divulgue os produtos mais vendidos.

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