Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Marketplace

Marketplace ou Loja Virtual: Saiba a diferença entre os 2 canais de vendas

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
02/08/2022
Comentários
0 comentários

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, as palavras “Marketplace” e “Loja Virtual” estiveram na boca do povo. Entretanto, poucos sabem a real diferença entre ambos os termos.

Podemos resumir que uma Loja Virtual é como se fosse uma Loja Física, porém claro, na internet. Com isso, o proprietário será responsável por tudo relacionado a loja.

Já o Marketplace é como se fosse um shopping virtual. Nele diversos lojistas colocam seus produtos a venda e “usam o nome” do marketplace para divulgar o que estão vendendo.

Com isso, vamos entender melhor as características de um Marketplace e de uma Loja Virtual.

Características de uma Loja Virtual

A Loja Virtual se trata do site de um empreendedor. Nela se coloca os produtos que o vendedor disponibiliza para vendas, onde os clientes entram, escolhem, adicionam ao carrinho, pagam e recebem a mercadoria.

Nesse canal de vendas o proprietário tem duas opções de escolha. Pode fazer tudo por conta própria, cuidando da logística, gestão e marketing. Ou então pode optar por terceirizar certos serviços. Como por exemplo contratar plataformas de e-commerce para a logística e gestão e agências para o marketing.

Loja-Virtual-Principessa

Características de um Marketplace

Já os Marketplaces são como um shopping online que reúne diversos produtos de diferentes vendedores. Geralmente grandes empresas já consolidadas no mercado optam por criar esse canal de vendas, disponibilizando sua visibilidade e tecnologia para que “menores empreendedores” possam vender.

Nesse modelo de negócios o vendedor não se preocupa com marketing, pois o próprio Marketplace oferece isso. É um anúncio indireto, pois a marca está anunciando diversos vendedores ao mesmo tempo, ai entra o diferencial.

Para poder divulgar seus produtos, os Marketplaces cobram taxas de comissão ou valores fixos. Os valores podem ser sobre número de vendas realizadas ou faturamento total.

Qual canal é Melhor vender?

Tendo esclarecido as principais características de cada canal de venda, você pode está se perguntando qual o melhor para colocar seus produtos. E a resposta é: DEPENDE.

Mas por que depende? Bom existem diversas variáveis que podem influenciar nessa resposta.

Para quem está começando a vender na internet e ainda não possui uma estrutura robusta, o mais indicado é divulgar os produtos em marketplaces, pois seus gastos serão apenas com as taxas que serão cobradas, além de ter outras vantagens.

Porém nada impede que marcas consolidadas exponham produtos dentro desses shoppings virtuais, pois são um ótimo lugar para alavancar o número de vendas, principalmente criando uma boa oferta e um produto de qualidade.

Já as Lojas Virtuais demandam um maior investimento e esforço, pois elas precisam ser criadas do zero ou pegar um modelo pré-pronto. Entretanto exige grande conhecimento em e-commerce ou contratar plataformas especializadas.

Em resumo, tudo ira depender do seu momento atual e de quanto você pretende investir em dinheiro e energia nesse novo projeto.

Postagens relacionadas

Magazine Luíza: Saiba tudo o que você precisa saber sobre o Marketplace

Você provavelmente conhece o Magazine Luiza marketplace, e não é de hoje. A companhia já atua no varejo com uma grande variedade de categoria de produtos por anos e no digital, abriu com o marketplace, a possibilidade de outros lojistas venderem seus produtos direto do site da Magalu.  Neste artigo, iremos te mostrar os números […]

Leia Mais...

SEO no Marketplace – Conheça 7 dicas para ranquear seus produtos

Você deve saber a importância que boas estratégias de SEO tem em ranquear seu e-commerce nos mecanismos de busca como o Google. Nos Marketplaces isso não seria diferente. Os Marketplaces são grandes canais de vendas, um dos principais locais de tráfego e compra online. Através deles, é possível lojistas anunciarem seus produtos, usufruindo do nome […]

Leia Mais...

Cadastro de produtos em Marketplaces – As melhores práticas

O cadastro de produtos é uma das partes mais importantes e que mais precisam de atenção em um Marketplace. Através dessa ação, você poderá criar um impacto positivo ou negativo sobre quem está pesquisando determinado produto para realizar a compra. Por isso, criamos um artigo dedicado especialmente para comentar e dar dicas para executar as […]

Leia Mais...

Vantagens e Desvantagens do Marketplace – Saiba se é o canal de vendas para você

Para começar qualquer tipo de negócio, sempre precisa enfrentar desafio e barreiras. Na internet isso não seria diferente. Muitas pessoas têm em mente que somente colocar algo online já vai vender automaticamente. Porém não é bem assim que funciona. Se quer atingir bons resultados e um número significativo de vendas, é preciso ter tráfego em […]

Leia Mais...

Marketplace – Tudo o que você precisa saber para Vender online

Muito se escuta falar sobre a palavra Marketplace. No entanto, você sabe exatamente o que esse termo significa? Dentro do E-commerce e tudo o que ronda o comércio online, o Marketplace acada sendo uma das áreas mais importantes. Entendê-lo e dominá-lo é fundamental para o sucesso da sua Loja Virtual. Esse gigantesco modelo de negócios […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *