Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, as palavras “Marketplace” e “Loja Virtual” estiveram na boca do povo. Entretanto, poucos sabem a real diferença entre ambos os termos.
Podemos resumir que uma Loja Virtual é como se fosse uma Loja Física, porém claro, na internet. Com isso, o proprietário será responsável por tudo relacionado a loja.
Já o Marketplace é como se fosse um shopping virtual. Nele diversos lojistas colocam seus produtos a venda e “usam o nome” do marketplace para divulgar o que estão vendendo.
Com isso, vamos entender melhor as características de um Marketplace e de uma Loja Virtual.
A Loja Virtual se trata do site de um empreendedor. Nela se coloca os produtos que o vendedor disponibiliza para vendas, onde os clientes entram, escolhem, adicionam ao carrinho, pagam e recebem a mercadoria.
Nesse canal de vendas o proprietário tem duas opções de escolha. Pode fazer tudo por conta própria, cuidando da logística, gestão e marketing. Ou então pode optar por terceirizar certos serviços. Como por exemplo contratar plataformas de e-commerce para a logística e gestão e agências para o marketing.
Já os Marketplaces são como um shopping online que reúne diversos produtos de diferentes vendedores. Geralmente grandes empresas já consolidadas no mercado optam por criar esse canal de vendas, disponibilizando sua visibilidade e tecnologia para que “menores empreendedores” possam vender.
Nesse modelo de negócios o vendedor não se preocupa com marketing, pois o próprio Marketplace oferece isso. É um anúncio indireto, pois a marca está anunciando diversos vendedores ao mesmo tempo, ai entra o diferencial.
Para poder divulgar seus produtos, os Marketplaces cobram taxas de comissão ou valores fixos. Os valores podem ser sobre número de vendas realizadas ou faturamento total.
Tendo esclarecido as principais características de cada canal de venda, você pode está se perguntando qual o melhor para colocar seus produtos. E a resposta é: DEPENDE.
Mas por que depende? Bom existem diversas variáveis que podem influenciar nessa resposta.
Para quem está começando a vender na internet e ainda não possui uma estrutura robusta, o mais indicado é divulgar os produtos em marketplaces, pois seus gastos serão apenas com as taxas que serão cobradas, além de ter outras vantagens.
Porém nada impede que marcas consolidadas exponham produtos dentro desses shoppings virtuais, pois são um ótimo lugar para alavancar o número de vendas, principalmente criando uma boa oferta e um produto de qualidade.
Já as Lojas Virtuais demandam um maior investimento e esforço, pois elas precisam ser criadas do zero ou pegar um modelo pré-pronto. Entretanto exige grande conhecimento em e-commerce ou contratar plataformas especializadas.
Em resumo, tudo ira depender do seu momento atual e de quanto você pretende investir em dinheiro e energia nesse novo projeto.