Que o comportamento de compra das pessoas vem mudando é inegável. Com os consumidores sendo cada vez mais exigentes, as marcas têm buscado novas formas de realizar suas vendas. Lentamente, o “simples” e-commerce vem dando lugar ao Digital Commerce.
Caso ainda não saiba a diferença entre ambos modelos de negócio, saiba que entendê-los é fundamental. Pois, é a partir dele que será possível investir em recursos capazes de fornecer uma boa experiência para quem está comprando.
Continue lendo esse artigo e fique por dentro sobre essa nova tendência:
No começo das vendas online, bastava apenas ter um site, colocar seus produtos e adicionar um botão de compra. Essa era a definição de um e-commerce até pouco tempo.
Entretanto, os consumidores precisam de algo a mais, já que o processo de compra perdeu a linearidade. É possível, por exemplo, que alguém veja um produto na loja física, teste e veja se gosta ou não. Logo em seguida, faz uma pesquisa online de preços e características do produto, deixando para decidir se fará a compra neste momento.
Com isso, os smartphones têm papel fundamental nessa tendência, já que permitem que usuários encontrem todas as informações necessárias para decidir se comprar aquele determinado produto, em qualquer lugar que estiver.
O Digital Commerce pode ser definido então, como a compra de produtos ou serviços por diversos canais de compra que se complementam e se somam. Esse processo inclui tecnologias, marketing, pessoas, conteúdos ricos e relacionamentos entre marcas e clientes através das redes sociais.
Investir em processos envolventes é fundamental, pois a partir deles, é possível prender a atenção do consumidor em todas as etapas de compra, até a conversão final.
É importante ter em mente que o caminho de compra do consumidor está se tornando cada vez mais importante. As pessoas buscam além de comprar, novas experiências no momento da compra para ser um momento único.
Podemos dizer também que, os momentos em que consumidores pegam o celular com uma finalidade específica, como pesquisar preços ou conhecer mais sobre o produto, é parte crucial de toda experiência, e assim gerar o momento da compra.
O uso dos smartphones é muito relevante para esses novos tempos. Com isso, ter sites de carregamento rápido, com boa usabilidade e, principalmente, que seja responsivo são boas práticas para o digital.
De acordo com a Pesquisa Consumo Online no Brasil, cerca de 87% dos brasileiros que compram online, já utilizaram dispositivos móveis para efetuar seu pedido.
Além disso, os consumidores estão cada vez mais buscando criar relações com as marcas em que compram algo.
Para isso, as redes sociais são ótimas ferramentas, já que o alcance e interação são muito dinâmico e fácil de fazer. Contudo, é preciso criar estratégias que façam seu público engajar com você.
Com tudo isso em mente, é fácil entender a importância dos métodos de pagamento oferecidos pelos lojistas.
Disponibilizar várias opções como boleto, pix, transferência, cartão de crédito e débito de diferentes bandeiras, além de investir em segurança, são ações necessárias para a compra acontecer.
O Digital Commerce tem crescido e suas boas práticas vem se tornando imprescindíveis. Nesse mercado cada vez mais competitivo, os que se destacam são aqueles que tem o foco principal no cliente e na experiência de compra.
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