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E-commerce Brasil: Qual o faturamento no 1° Trimestre de 2022

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
21/06/2022
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O e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$39,6 bilhões apenas no 1° Trimestre de 2022. Os resultados geraram um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano de 2021. 

Também obteve crescimento o número de pedidos, que bateu 89,7 milhões, tendo um aumento de 14% em relação aos primeiros três meses do ano anterior.

Confira agora outros dados relevantes coletados na pesquisa feita pela Neotrust, empresa que monitora todo o e-commerce no Brasil.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Os principais destaques

De acordo com essa pesquisa realizada, todas as regiões no Brasil tiveram aumento em vendas, pedidos e faturamento.

Entretanto, o maior destaque ficou para a região nordeste. Assim, a mesma registrou um crescimento de 20% no faturamento, chegando a R$6,95 bilhões. Além disso, cresceram em 29% o número de pedidos, com 14,3 milhões de compras.

Novamente, a região sudeste continua sendo a que tem os maiores resultados em todo o Brasil, onde apenas no 1° Trimestre desse ano, faturou R$22,8 bilhões, além de 54,7 milhões de vendas realizadas. Isso gerou um aumento de 9% em ambos os dados analisados.

👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022

Segmentos com maior destaque

Entrando na parte de segmentos, as categorias que tiveram maior faturamento foram eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, informática e moda e acessório.

Os destaques foram os segmentos de eletrodomésticos (25,8%) e moda e acessórios (25,5%).

Apesar de estarem na lista de maiores arrecadadores, os segmentos de telefonia e informática tiveram redução, sendo de 0,6% no primeiro e 20,3% no segundo.

Outro ponto interessante para salientar é os segmentos que tiveram maior número de pedidos. Sendo eles, moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas.

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Métodos de pagamento

Como vem sendo comum nos últimos anos, o cartão de crédito se destaca e é o método de pagamento com maior número de vendas nos primeiros três meses de 2022. Apenas ele, representou 82,6% do faturamento total do e-commerce no Brasil. 

De acordo com a pesquisa, houve uma redução de 6,5 pontos percentuais em compras realizadas por boleto bancário, além de um aumento para 9,7% de pagamentos por pix.

O movimento de consumidores migrando do boleto para o pix, se dá muito pela praticidade e velocidade na confirmação do pagamento.

Esse tipo de transferência pode ser feita qualquer dia e a qualquer hora, assim, oferecendo uma experiência maior para quem está comprando.

Segundo levantamento da Neotrust, o número de clientes únicos cresceu no primeiro trimestre desse ano. Somente nesse período, 24 milhões de consumidores compraram na internet. Em comparação com 2021, o aumento foi de 1 milhão de consumidores.

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E-commerce no Brasil em 2021

O e-commerce no Brasil registrou um faturamento recorde em 2021. Somente ano passado, o mercado online obteve um faturamento de R$161 bilhões. Com esse crescimento resultando em um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Sendo assim, o número de pedidos subiu, chegando a crescer 16,9%, alcançando a marca de 353 milhões de entregas.

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Conclusão

Com esses dados observados, conseguimos notar uma tendência de crescimento e consolidação do mercado de e-commerce no Brasil.

Essa crescente ocorre pela facilidade e praticidade em realizar uma compra e efetuar o pagamento. Na internet, você pode vender para todo Brasil, 24h por dia, 7 dias por semana. E o mercado online só tende a crescer. 

Agora que você conhece o grande potencial que o e-commerce tem, produzimos um artigo falando sobre as vantagens em colocar seus produtos a venda nesse canal Clique no botão abaixo e confira esse material.

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