O E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital com uma comunicação direta voltada para anunciar ou oferecer algo para uma base de clientes ou contatos de uma marca ou empresa.
Por muito tempo, esse tipo de estratégia foi vista como uma técnica de spam, fraude e de comunicação invasiva. Apesar disso, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, o profissionalismo nesse tipo de estratégia aumentou e os resultados começaram a crescer muito.
Nesse artigo, falaremos sobre o que é o e-mail marketing e como você pode usá-lo para aumentas suas vendas e também estreitar sua relação com seus clientes e consumidores do seu e-commerce.
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Como dito na introdução, o e-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails para uma base de contatos de uma empresa, visando aumentar as vendas, aproximar os compradores da marca e esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços.
Com a crescente da internet e o avanço tecnológico, ficou cada vez mais fácil de enviar uma mensagem através de e-mail para as pessoas. Todavia, isso se tornou algo prejudicial para muitas marcas.
Por enviarem mensagens invasivas e sem autorização, essa estratégia foi muito mal vista e com pouco retorno para quem investia nela. Contudo, com o passar do tempo e o aumento do profissionalismo, essa situação se reverteu.
Com empresas desenvolvendo novas técnicas de enviar mensagens, todas pensadas em cada cliente, o aumento do ROI dessas estratégias só vem crescendo. Outro ponto foi que agora, a maioria das marcas pede autorização para enviar um e-mail para seu consumidor.
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E-mail marketing é o terceiro canal mais utilizado no marketing digital, perdendo apenas para sites e redes sociais. Atualmente, existem cerca de 4 bilhões de contas de e-mail criadas, e a tendência é que até 2024, tenha mais de 4,5 bilhões.
Sempre que realizamos algum cadastro em um site na internet, compramos alguma coisa online ou fazemos algum login, usamos nosso e-mail. Com isso, ele já faz parte da vida de todos os usuários online, por isso, ter uma estratégia para esse meio de comunicação é essencial.
Outro ponto interessante para se atentar também sobre o e-marketing, é que, o alcance e a entrega de e-mails é muito maior do que todas as mídias sociais que existem. Isso acontece, pois as redes sociais funcionam através de algorítimos e engajamento.
O e-marketing é entregue para todas contas e listas de contatos selecionadas. Não depende de nenhum outro fator. Existem algumas situações onde a sua ferramenta de envio de mensagens pode dar algum problema, mas isso é a exceção da regra.
Como o e-mail é uma tela em branco, você pode abusar da sua criatividade para entregar a mensagem da maneira que você quiser. Então aqui, escolha as melhores estratégias para criar o e-mail que prenda mais a atenção de quem está lendo.
Você pode colocar imagens, vídeos, links, pintar o fundo, escolher a fonte que achar mais interessante ou juntar tudo isso em um único e-mail. Porém lembre-se, abusar dessas ferramentas, pode transformar sua mensagem em algo poluído e não muito profissional.
Para finalizar, talvez o principal motivo que faça muitas empresas usarem esse canal como estratégia de vendas é o alto retorno em relação ao investimento feito. Sendo assim, se tratando de um canal de grande alcance, os custos são reduzidos.
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A partir do momento que você tem a permissão para enviar e-mail marketing para uma pessoa, você abre um caminho de grande potencial para conseguir realizar uma venda ou algum outro tipo de ação.
Na maioria das vezes, o correio eletrônico serve para finalizar uma venda ou lançar promoções específicas para algum produto. Todavia, essa estratégia vai muito mais além do que apenas vender.
Por ser um canal de comunicação pessoal e restrito, através do e-mail marketing, você consegue criar campanhas focadas em estreitar o relacionamento com seus clientes.
Com um relacionamento mais próximo e com maior engajamento, você pode começar a nutrir seus leads com conteúdos criados por você.
Sendo assim, no momento em que você soltar algum artigo do interesse de seus contatos, ou post no Instagram, por exemplo, use o e-mail marketing para impulsionar esses canais, assim, aumentando o alcance de suas publicações.
Além de informar e de impulsionar conteúdos, é claro, você deve usar o correio eletrônico para vender. Com isso, divulgar promoções diferentes ou então alguma oferta única, vai te trazer um maior número de conversões por um custo menor.
Caso você realize vendas, usar o e-mail para fazer o pós-venda é muito importante e interessante.
Com isso, realizar pesquisas de satisfação, dar dicas de como utilizar o produto ou então, perguntar como está sendo a experiência de uso, irá aproximá-lo do seu cliente.
Lembre-se, se o seu atendimento for bom e seu produto se mostrar de qualidade, você pode incentivar seu cliente a realizar uma segunda compra. Coloque em mente que, atrair um cliente para uma recompra é muito mais barato do que conseguir um cliente novo.
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Agora que você já sabe o potencial do e-mail marketing para o seu negócio, chegou a hora de começar a implementar essa ferramenta para melhorar o seu relacionamento com seus clientes e aumentar as suas vendas.
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