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Erros de SEO: conheça os 10 principais erros e saiba como evitá-los

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
23/04/2020

Os erros de SEO presentes em um E-commerce ou blog podem ser extremamente danosos ao site. Saber identificá-los é importante para que as suas estratégias online tenham o sucesso esperado e alavanquem o seu site até as primeiras posições do Google. 

O SEO (Search Engine Optimization) é umas das estratégias de marketing digital mais cobiçadas entre os que desejam impulsionar sua marca. 

Umas das razões pela qual o SEO passou a ser tão buscado, é por conta que as pessoas fazem muitas pesquisas antes de comprarem na internet. Dessa forma, é de suma importância que os seus produtos estejam na primeira página, quando o cliente realizar suas pesquisas.

Existem maneiras de “encurtar” esse caminho. Ao pagar por links patrocinados no Google, é possível colocar seus produtos na primeira página do Google. Mas nesse caso, é necessário pagar para que o seu link apareça nos primeiros lugares da pesquisa.

Já com o SEO, a história é outra. O seu produto também irá para a primeira página, entretanto, não será necessário pagar por isso.

As suas páginas vão ganhando posições organicamente e não sairão das primeiras posições quando o seu orçamento de marketing acabar, como acontece nos links patrocinados. 

Para se chegar na primeira posição do Google, é necessário tomar uma série de ações, já que o SEO engloba diversas estratégias. Dessa forma, é extremamente importante não cometer erros, para que suas páginas não percam posições no ranking de pesquisa. 

Neste artigo, vamos apontar quais são os principais erros de SEO e qual é a melhor forma de evitá-los. Saiba agora como não ferir as diretrizes do Google e não cometa erros que possam afetar sua estratégia de otimização. Acompanhe no artigo!

Os 10 principais erros de SEO e saiba exatamente como evitá-los

Montar uma estratégia de SEO para o seu site é extremamente importante para que o seus produtos fiquem nas primeiras posições da pesquisa do Google. 

Mas você precisa ter em mente que o SEO é um campo complexo, repleto de ações que no final resultam na melhoria das suas páginas para os mecanismos de pesquisa. 

Como são inúmeras as ações a serem tomadas, é extremamente importante não cometer erro em nenhuma delas. Para isso, reunimos os erros mais comuns no SEO e também a forma de evitá-los. 

Antes de mais nada: o que é SEO

O SEO é o conjunto de otimizações para as páginas de um determinado site, para que as mesmas apareçam nos primeiros lugares na pesquisa do Google. 

A principal função do SEO é otimizar sites, E-commerces e blogs, para que as páginas desses domínios fiquem nos primeiros lugares na pesquisa do Google. Através de palavras-chave certas e com um conteúdo de qualidade, é possível colocar as suas páginas nas primeiras posições do Google. 

Surtindo os efeitos esperados, as técnicas de otimização de conteúdos fazem com que mais pessoas acessem seu site. No caso do E-commerce, as estratégias de SEO poderão trazer mais leads, garantindo também mais vendas na sua loja virtual. 

SEO o que é?

Como atualmente as pessoas que fazem muita pesquisa antes de comprar algum determinado produto, elas acabam acessando sempre os sites que se encontram nas primeiras posições do Google. 

Se a sua página não se encontra nas primeira posições, dificilmente o usuário irá chegar até os seus produtos durante uma pesquisa. Por essa razão, o SEO torna-se funcamental para aumentar o tráfego do seu site e fazer com que as suas vendas ganhem um upgrade. 

Agora, vamos conhecer quais são os erros de SEO mais comuns e e também a forma de evitá-los.

1) Publicar conteúdo de qualidade baixa

Existem diversos critérios que caracterizam um conteúdo de baixa qualidade, como: 

  • Conteúdo copiado: quando o conteúdo do seu site é uma mera cópia de outros sites ou blogs;
  • Duplicação de conteúdo: nesse caso, um mesmo conteúdo aparece em mais páginas do seu site;
  • Conteúdos não-relevante: quando um texto ou outro conteúdo não oferece nenhum tipo de relevância às pessoas que acessam o seu site.

Esses três exemplos que mostramos estão presentes naquilo que chamamos de thin content e ele deve ser evitado de todas as maneiras no seu site. 

Ao trabalhar com a criação de conteúdo, o mais indicado é que você crie materiais que sejam realmente relevantes a quem os lê.

Dessa forma, não apenas o Google irá valorizar o conteúdo do seu site. Além dele, o usuário irá enxergar o seu domínio como autoridade no assunto.

2) Não planejar as palavras-chave

Como você já deve saber, as palavras-chave são extremamente importantes dentro de uma estratégia de SEO. E não planejá-las é um erro grave e ainda é algo muito comum entre os que estão tentando otimizar seu site para os mecanismos de busca. 

É importante saber exatamente quais são as palavras-chave que você deseja rankear. Se você ainda não sabe exatamente qual é a sua estratégia e quais conteúdos deseja rankear, provavelmente o seu site está perdido nessa área do SEO. 

Palavras-chave

Na otimização certa de palavras-chave é importante saber quais são os termos que os seus potenciais clientes mais buscam.

Dessa forma, será muito mais fácil compreender quais são as principais palavras-chave para o seu site e que tipo de conteúdo o seu público busca.

Isso fará com que você saiba exatamente em qual tipo de conteúdo focar e como fazer com que seu público encare sua loja virtual como confiável. 


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3) Repetição de palavras-chave

No tópico anterior, nós observamos o quão prejudicial é a faltas das keywords adequadas no conteúdo do seu site. No mesmo tempo que a falta de palavras-chave é um agravante, o excesso delas também acaba sendo prejudicial para a sua estratégia de SEO. 

O excesso de palavras-chave é uma prática altamente negativa para a criação de uma estratégia de SEO eficiente, principalmente com as mais recentes atualizações do Google, que consegue identificar essas situações.

O excesso de keywords acabam por prejudicar a posição do seu site perante as SERPS (Search Engine Result Page). 

O uso de palavras-chave em demasia é uma prática conhecida como keyword stuffing e é totalmente reprovada. Os motores de busca do Google conseguem detectar o uso de palavras-chave em excesso, o identificando como web spam. 

As palavras-chave excessivas são colocadas no seu texto acabam deixando o seu conteúdo muito repetitivo e claramente, isso acaba escancarando também uma tentativa clara de manipular a avaliação do Google acerca do seu conteúdo. 

Ao utilizar palavras-chave, o mais importante é que você tenha em mente que elas devem se encaixar no seu conteúdo de forma natural. Para não haver repetições, o ideal é que você utilize sinônimos e analogias ao tema discutido no seu texto. 

4) Esquecimento da title tag

Dentre os erros de SEO mais comuns de serem identificados, conseguimos destacar o esquecimento da title tag. Essa tag é extremamente importante, pois ela ajuda ao Google identificar qual é o assunto principal do seu texto.

A title tag é um dos elementos que ajudam o Google (ou outro site de busca) a posicionar conteúdos e o rankeamento das páginas. Por conta da sua extrema importância, a title tag é essencial para uma estratégia de SEO bem sucedida.

Ou seja, a title tag jamais pode ficar em branco. É importante escolher um título que mostre exatamente aquilo que está sendo dito no texto, além disso, a title tag também precisa ser chamativa e instigar o leitor a clicar na sua página.

5) Não uso das heading tags

As heading tags são essenciais em texto, principalmente porque elas servem para organizar o conteúdo de forma hierárquica e mostrar aos motores de busca como é a estrutura da sua página. 

Esse tipo de recurso é utilizado como um subtítulo. Caso não venha a sua mente o que são as heading tags, esses elementos são os famosos h1, h2, h3, h4, h5 e h6 presentes no código html da sua página. 

Heading Tags

Em relação aos mecanismos de busca, as heading tags são facilitadores para que o Google saiba melhor como é a hierarquia das informações. 

É extremamente importante utilizá-las em seu texto, mas importante que você se lembre de utilizar apenas uma vez o h1. Isso porque essa tag predomina sobre as demais e está ligada diretamente ao título. 

6) Não utilizar a meta-description corretamente

Em uma estratégia de SEO bem definida, a meta-description ocupa um lugar de destaque. Esse elemento é a pequena descrição que aparece logo abaixo dos títulos da página, quando uma pesquisa é feita no Google. 

A meta-description, essencialmente, não é um fator de ranqueamento para o Google, mas ela é determinante para que o usuário clique ou não na sua página durante a realização de uma pesquisa. 

As palavras-chave ficam em destaque (negrito) na meta-description quando o usuário faz uma busca. Ou seja, se os termos da pesquisa do usuário estiverem na meta-description, é possível mostrar ao usuário que a sua página apresenta exatamente aquilo que ele procura.

Meta-description seo

Essa ação ajuda a chamar a atenção do usuário e é determinante para afetar positivamente o número de visitas que as páginas receberão. 

Visto a importância desses elementos dentro do SEO, é importante  se certificar que as páginas tenham uma meta-description adequada e que esteja em acordo com o conteúdo da sua página. 

Um upgrade para a sua meta-description é colocar também a palavra-chave principal do seu texto, pois como já mencionamos, ela fica em evidência ao usuário.


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7) Não dar importância à experiência mobile

Um dos erros mais graves em uma estratégia de SEO é não dar importância para a experiência mobile do usuário. Isso porque o SEO também diz respeito ao desempenho do site, quando os usuários visitam esse domínio. 

É extremamente importante que a experiência seja a melhor possível, para que o usuário navegue pelo seu site durante mais tempo. O tempo de carregamento precisa ser curto, para que o usuário não abandone a página. 

Quando alguém acessa o seu site através de dispositivos mobile, é extremamente importante que o site se adapte à tela do dispositivo que foi acessado. 

Desconsiderar a usabilidade mobile é extremamente nocivo ao seu domínio, devido o grande volume de pesquisas que são feitas por tablets e principalmente, através de smartphones. 

Dessa forma, é extremamente importante ter um site responsivo, como são as lojas virtuais desenvolvidas pelo Magazord. Nossa plataforma desenvolve sites com usabilidade avançada e extremamente intuitivos de serem navegados. 

Os sites com a assinatura do Magazord são desenvolvidos, em sua essência, com otimizações de SEO, para que as páginas do seu E-commerce estejam cada vez mais presentes na nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

Experiência mobile

8) Ignorar métricas

Em uma estratégia de SEO, é extremamente importante trabalhar com conteúdos diversificados e fazer um bom uso das palavras. Entretanto, também é de suma importância ficar de olho nos números e nas métricas para analisar quais são os seus resultados da sua pesquisa. 

O Analytics e o Search Console são duas ferramentas do Google, cuja utilização é gratuita e permite observar quais os resultados obtidos com as estratégias de SEO aplicadas no seu site, blog ou E-commerce. 

Vale ficar de olho no número de visitantes do seu site e se houve algum crescimento no número de usuários. As ferramentas do Google permitem que você ainda visualize quais são as páginas mais acessadas do seu site e que estão trazendo mais receita e visitantes ao seu E-commerce.

Caso você queira saber mais sobre o Search Console e o Analytics, no blog do Magazord há alguns artigos falando sobre essas duas ferramentas:

9) Desprezar a linkagem interna

A linkagem de páginas é extremamente importante dentro da otimização para os motores de busca e ignorá-la é um dos erros de SEO mais graves que você pode cometer. 

Incluir links no seu site, os direcionando para outras páginas do seu domínio é algo extremamente importante. Deixar de praticar a linkagem interna é perder oportunidades.

Conforme os usuários vão visitando o seu site, é natural que eles naveguem por mais links, indicando outras páginas e produtos que possam ser comprados, no caso do E-commerce. 

Ao ter uma página bem posicionada no Google e com vários links para outras páginas, os usuários poderão navegar por mais sessões dentro do seu domínio. Isso acaba garantindo uma melhor experiência ao usuário e também pode fazer com que seu site tenha um volume de vendas maior. 

10) Não dar importância às redes sociais

Pouco é explorado na relação entre o SEO e as redes sociais. Isso acaba fazendo com que muitos profissionais que trabalham com a otimização de buscas deixem essas mídias de lado. 

Entretanto, é extremamente importante que você utilize as redes sociais como mais um canal de divulgação, atraindo a atenção de potenciais compradores para seus produtos. 

Ao exibir um conteúdo de qualidade nas redes sociais você acaba atraindo a atenção de cada vez mais pessoas para acessarem suas páginas.

Até mesmo, será possível atrair usuários de mais relevância, chamar a atenção de outros sites e você ainda poderá ganhar links externos para o seu site, por exemplo. 

Agora que você já conhece quais são os 10 principais erros de SEO e como evitá-los, chegou a hora de colocar essas estratégias em prática no seu E-commerce, não é mesmo?! 

Caso você ainda não tenha um site e deseja trabalhar com vendas online, então você precisa conhecer os serviços do Magazord.

Nossa plataforma é a mais completa e oferece tudo aquilo que é necessário para o desenvolvimento de uma loja virtual de alto nível e preparada para vender mais. Entre em contato e fale com um de nossos consultores!

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