Estar presente nos Maiores Marketplace do Brasil é indispensável para todos que desejam vender online. Através desse canal de vendas, é possível atingir um grande fluxo de visitantes interessados em adquirir seus produtos.
Essa máxima vale tanto para produtos que sejam muito disputados no mercado e que tenha grande procura, tanto para produtos menos convencionais e que exista pouca busca.
Porém nem tudo é fácil na vida de quem empreende na internet. Para ajudar você a performar o máximo possível, vamos passar algumas dicas do que não fazer ao colocar seus produtos dentro de um Marketplace.
Um dos principais erros que iniciantes cometem ao entrar em um Marketplace é fazer a precificação errada. Geralmente os lojistas vivem nos extremos, onde ou colocam o preço nas alturas, ou então deixam tão baixo que acabam tendo prejuízo.
Ter um produto com o Ticket acima da média não traz benefícios nenhum para o consumidor, principalmente quando se trata de uma mercadoria de grande procura no mercado.
Já um Ticket muito baixo, como falamos, podem trazer prejuízos para sua loja. Ou então as pessoas podem associar o preço com a qualidade, assim deixando de comprar.
Além disso, muitos esquecem de somar as Taxas e Comissões Cobradas em uma venda dentro da plataforma, assim, prejudicando seu faturamento.
Erros acontecem até com as maiores empresas no mundo. Entretanto, saber contornar essa falha é que será o grande diferencial em sua marca.
Por conta disso, entender o lado do consumidor, estar sempre disponível para solucionar seus problemas e tirar suas dúvidas, será sem dúvida nenhuma uma ótima forma de encantar aquele cliente.
O consumidor espera no mínimo que seu produto seja entregue e com as condições prometidas na descrição e imagens.
Quando isso não acontece e o vendedor cria diversos problemas para a resolução do problema, pode ter certeza, aquele cliente jamais voltará a comprar naquela loja.
Uma má gestão em qualquer modelo de negócio pode acabar com aquele empreendimento. E nos Marketplaces isso não seria diferente.
Não conseguindo gerenciar sua loja corretamente, pode resultar em erros logísticos, sobrecarga de operações, gastos desnecessários, atendimento desqualificado, etc.
Uma dica importante para quem está começando é ir gradualmente. Não entre em inúmeros Marketplaces diferentes, ao menos que você tenha a estrutura necessária para tal ação.
De nada adianta estar presente em muitos canais de vendas diferentes, mas não conseguir organizar todas as operações. Foque em poucos canais no início, e conforme for expandindo seu negócio, expanda para os demais.
Um dos maiores medos de quem compra online é não receber o produto comprado. Isso acontece pois geralmente não sabemos quem está vendendo. Apenas analisamos as compras que já foram feitas e concluímos se é seguro ou não.
Portanto, se certifique de ter o estoque muito bem contado e a cada venda dar baixa daquele produto. Um pequeno erro de contagem pode resultar em várias vendas perdidas.
E pode ter certeza, no momento em que isso acontecer com algum cliente, dificilmente ele voltará a comprar de você.
Nos Marketplaces, a primeira impressão que você passar será decisiva para alguém comprar de você. Como existem inúmeros compradores colocando suas mercadorias para vender, conseguir se destacar nessa primeira olhada será fundamental.
No Cadastro de Seus Produtos, busque usar imagens de alta qualidade, que representem o que está sendo vendido. Crie títulos que gerem curiosidade e desejo no consumidor, para assim, ao menos entrar na página de compra.
Já na página de compra, você deve focar em alguns pontos. São eles, descrição, fotos e vídeos de qualidade e Avaliações de Clientes.
Os Marketplaces podem seguir o mesmo conceito, o qual é de divulgar produtos ou serviços de vários vendedores em simultâneo. Mas engana-se quem acredita que todos são exatamente iguais.
É importante ressaltar isso, pois muitos acreditam ser iguais, adotam as mesmas práticas em todas as plataformas, causando assim diversos problemas para seu negócio e para seus clientes.
Por conta disso, antes de colocar seus produtos dentro de um desses shoppings virtuais, atente-se muito as informações, condições, modo de vender e qualquer outra característica que o Marketplace oferece.
No momento em que for escrever o título e descrições de seus produtos, busque incluir as palavras-chave que façam sentido para o que está sendo vendido.
Colocar esses termos ajudam a melhorar o SEO (Search Engine Optimization) e faz com que seus produtos sejam ranqueador melhor dentro do Marketplace.
Ou seja, um melhor ranqueamento significa que mais pessoas vejam seu anúncio e consequentemente, mais cliques, podendo resultar em mais vendas.
Ninguém que está comprando online gosta de ser enganado na hora de fazer o pagamento do seu pedido.
Diversos lojistas colocam seus preços mais baixo do que a concorrência para induzir o cliente a clicar e ir para o checkout de pagamento.
Porém quando chegam para finalizar o pagamento se deparam com um valor extremamente alto de Frete, assim para compensar o baixo custo da mercadoria por si só.
Quando observam isso, acabam se assustando com o preço e decidem desistir da compra.
Estar presente em Marketplaces é indispensável. Porém depender majoritariamente de sua receita é extremamente arriscado.
Os anúncios e vendas estão diretamente relacionados as regras daquela marca, portanto, ter grande parte do seu lucro sujeito a mudanças a qualquer momento pode ser um tiro no pé.
Os Marketplaces são um ótimo canal de divulgação e vendas para uma loja, porém ter seu Próprio Site é indispensável. É por lá que você arruma a casa do jeito que quiser.
Conseguir gerenciar toda uma operação dentro dos Marketplaces envolver muita atenção e cuidado para não cometer nenhum erro. Como citamos acima, a gestão é um dos principais pontos a ter atenção, e integrar seu negócio em uma plataforma otimizará esse serviço.
Na Magazord você encontra a solução completa para colocar seus produtos nesse canal de vendas. Com mais de 30 Marketplaces parceiros, auxiliamos seu negócio a escolher os melhores que se encaixam com seu modelo de negócio, bem como na parte de cadastros de produto, gestão e logística.
Para saber mais sobre nossa plataforma, acesse o botão abaixo e fale com um de nossos consultores!