fbpx

Fraudes no E-commerce: Tudo que você precisa saber sobre

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
07/02/2022

Com o crescimento do e-commerce, muito acelerado pela pandemia, o setor ganhou os holofotes. Se de certa forma, incentiva mais o crescimento do comércio online, por outro lado, mostra uma oportunidade para golpistas.

Com isso, o número de fraudes aumentaram 74% em 2021. É o que aponta o “Mapa da Fraude” que foi divulgado pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude. Almir Bolduan, especialista em inteligência artificial para soluções antifraude no Magazord, destaca a transição que passamos, cada vez mais conectados.    

“O mundo está cada vez “mais digital”. A mudança de foco do offline para o online (forçada pela pandemia) trouxe muita coisa boa, mas também atraiu a atenção dos fraudadores, que abusam da criatividade para causar dano alheio. Como se isso não bastasse, os constantes vazamentos de dados agravam ainda mais este quadro, munindo os fraudadores com informações que tornam a função do antifraude cada vez mais complexa (e necessária!). Na verdade, é um jogo de gato-e-rato, onde a atualização constante é a melhor arma que temos para combater as fraudes no e-commerce.”

A busca por uma atualização em soluções antifraudes deve ser constante, como afirma Almir, pois as fraudes também estão ficando mais dinâmicas e sofisticadas. É o que fala Marcelo Queiroz, head de Estratégia de Mercado da ClearSale.

“O que estamos observando é que as fraudes estão mais dinâmicas e sofisticadas e são feitas por quadrilhas especializadas que buscam brechas em sistemas de segurança ou na inexperiência de ingressantes. O nível dos criminosos vem aumentando. Aquela história de uma pessoa inexperiente aplicando os golpes não existe mais, o processo está ficando cada vez mais profissional”.

Os tipos de Fraude

Há três tipos de fraudes mais comuns praticadas na internet. Elas são chamadas de fraude efetiva, amigável e autofraude.

Na fraude efetiva, o golpista faz a compra na loja virtual e usa os dados roubados do cartão de crédito para o pagamento. Como os dados são verdadeiros, essa fraude também é conhecida como “fraude limpa”.

Já a fraude amigável, acontece quando alguém próximo do dono do cartão, como um filho, usa os dados do cartão sem consentimento. O titular, sem saber o que aconteceu, não reconhece a compra e pede estorno.

A autofraude, por sua vez, é quando o titular do cartão é o golpista. Ele faz a compra pelo próprio cartão, e após receber o produto ou serviço da loja, entra em contato com a administradora do cartão para contestar o lançamento na fatura, como se não reconhecesse a dívida.

O problema tem nome: Chargeback

A “reversão de pagamentos”, em sua forma literal, popularmente conhecida como chargeback, ou seja, quando uma cobrança é contestada pelo titular do cartão e o valor precisa ser devolvido.

Criado pelas operadoras de cartão para proteger os consumidores por pagamentos com cartão de crédito ou débito, principalmente para aqueles cartões que não precisam de uma autenticação por senha, o chargeback prejudica muito o e-commerce brasileiro, sendo o motivo para que várias lojas online quebrem, devido ao alto número de fraudes que ocorrem no ambiente online.

Como a Magazord Previne isso?

A Magazord, sempre preocupada em ajudar seus clientes, desenvolveu a sua própria solução antifraude para prevenção. Através de um sistema com inteligência artificial que analisa mais de 130 fatores, analisa também o histórico de navegação do cliente no site. É a Magazord, levando mais segurança para o consumidor e para o lojista.

Postagens relacionadas

Magazord na Feira do Empreendedor 2023

Entre os dias 16 a 19 de outubro, aconteceu a Feira do Empreendedor 2023, evento organizado pelo SEBRAE que ocorreu em São Paulo, levando mais de 1,1 mil expositores e mais de 120 mil visitantes. A Magazord marcou presença com um estande, onde diversos empreendedores puderam conhecer mais sobre nossas soluções que alavancam negócios digitais, […]

Leia Mais...

Magazord na Mailbiz’23 Conference

‌Na última quarta-feira, dia 18 de outubro, tivemos o privilégio de participar do Mailbiz’23 Conference, que aconteceu em São Paulo. Nesse evento, os participantes desfrutaram de diversas palestras e debates com renomados especialistas do setor digital, líderes do mercado e empreendedores de sucesso. O diretor comercial e sócio da Magazord, Odair da Rosa, foi um […]

Leia Mais...

O Impacto da Inteligência Artificial Generativa no Nosso Mundo

A inteligência artificial generativa (IA generativa) é uma das novidades tecnologicas mais revolucionárias dos últimos anos, com um impacto significativo em diversos setores. Apesar de já ser amplamente utilizada em diversas áreas, a IA generativa ainda está em plena ascensão, tendo cada vez mais efeitos em nosso cotidiano, e principalmente, moldando o ecossistema do mercado […]

Leia Mais...

Como a Inteligência Artificial impulsiona o sucesso do e-commerce

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o cenário do comércio eletrônico, fornecendo aos varejistas online recursos inovadores que impulsionam o sucesso de seus negócios. A adoção estratégica de recursos avançados como busca inteligente, vitrines com recomendações personalizadas e recuperação de produtos e carrinhos abandonados, tem se mostrado um diferencial competitivo significativo. A busca inteligente utiliza […]

Leia Mais...

Como criar campanhas de e-mail impactantes para impulsionar as vendas da sua loja online

A criação de campanhas de e-mail impactantes faz toda a diferença na estratégia de comunicação de um e-commerce. É preciso se comunicar de maneira eficaz com o cliente para aumentar o número de vendas e ter clientes mais engajados com a marca. Enquanto muitos fatores contribuem para o sucesso das campanhas de e-mail, dois elementos […]

Leia Mais...