Hoje falaremos sobre um dos pilares responsáveis pelo sucesso de uma loja virtual e consequentemente, do próprio e-commerce: O FRETE.
O frete tem um papel fundamental no e-commerce, já que também é um aspecto importante na experiência de compra do cliente em sua loja virtual.
Ainda que sua loja tenha o melhor design, os melhores produtos, preços e/ou um processamento de pagamento simples e eficiente.
Caso o cliente seja incapaz de receber o produto em sua casa ou receba o produto em atraso, toda a excelência será indiferente e se tornará insignificante.
Atrasos e falhas na entrega podem gerar um estresse desnecessário e nocivo ao relacionamento que se espera estabelecer entre lojista e consumidor. Criando incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da sua loja virtual.
A seguir, entenda o funcionamento do envio de produtos no e-commerce, as suas opções.
E como você deve se preparar para não ter problemas com esse assunto tão importante. Entender do assunto lhe garantirá que seus futuros clientes fiquem satisfeitos e comprem novamente em sua loja virtual.
Vamos lá!
Você tem duas formas de enviar os produtos da sua loja virtual aos seus clientes.
A primeira opção é utilizando os Correios: você mesmo pode ir até a uma agência dos Correios e despachar o seu produto ou então fazer um contrato com os Correios para ter direito a alguns benefícios exclusivos.
A segunda alternativa é utilizar de uma transportadora. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.
Nessa modalidade, a empresa passará direto em sua loja ou casa e levará o produto para o cliente. É simples, cômodo para ambas as partes e te permite seguir focado em outros aspectos do seu negócio.
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É fundamental avaliar todos os prós e contras antes de realizar a contratação. Por isso, vamos destacar as diferenças entre as opções de envio.
Com os Correios são duas as possibilidades de escolha dos serviços:
1 – Sem contrato: o comerciante paga o valor normal de envio estipulado pela tabela dos Correios, não há descontos e o pagamento é feito imediatamente na boca do caixa. Essa possibilidade é recomendada para quem está iniciando um negócio e não possui um alto volume de envios fixos;
2 – Com contrato: nesse caso, há descontos conforme o volume mensal de envio fixo. O pagamento do valor de envio é feito mensalmente em valor único.
Pensando no cálculo de pesagem e dimensões, os Correios utilizam duas formas de cobrança: a primeira por peso do produto e a segunda por peso cubado. A segunda tem por objetivo possuir a dimensão exata do produto para que eles possam caber nas aeronaves ou caminhões utilizando no transporte.
Normalmente é cobrado o que tiver a maior pesagem, ou seja, se o peso do produto for maior que o peso cubado, o primeiro será escolhido.
É isentado a precificação cubada de encomendas de até 10kg cúbicos, sendo cobrada apenas o peso físico, em caso de um valor acima deste peso, é calculado o preço maior.
Para fazer o cálculo os correios usam a seguinte fórmula:
(Altura x Largura x Comprimento) /6.000
É fundamental saber as dimensões corretas dos produtos para encomendas enviadas pelos correios, pois possuem limites de dimensões dos produtos a serem enviados.
Independentemente se você tiver contrato ou não com os Correios, é extremamente importante que a sua plataforma de E-commerce possua integração com os Correios.
É o caso do Magazord, que possui ferramentas especiais para integrar a sua loja virtual diretamente com os Correios.
Vários serviços são facilitados, como a impressão de etiquetas ou também o despacho do produtos.
Caso você possua contrato com os Correios, poderá configurar os valores das taxas de seu contrato e assim será cobrada em sua fatura mensal uma única vez.
Se não possuir será feito o mesmo cálculo na boca do caixa e quando despachar nos Correios fará o pagamento.
Mais utilizados atualmente:
– PAC: é o serviço mais econômico, porém também o mais demorado, possui limite de 30kg por encomenda nacional e 50kg Estadual;
–E-Sedex: exclusivo para quem tem contrato com os Correios, é um produto focado para lojas virtuais, com limite de encomenda de 15 Kg;
– Sedex: permite envios até 30kg e em alguns casos se a entrega for entre capitais pode chegar até mesmo no dia seguinte;
– Sedex 10: esse tipo de entrega ocorre até ás 10h da manhã do dia seguinte do despache, é importante validar nos Correios quais cidades tem essa opção, o limite de peso é de 10kg;
– Também o Sedex Hoje: os Correios garantem a entrega ao destinatário até ás 18h do mesmo dia da postagem.
Um frete por transportadora pode ser uma alternativa diferente a dos Correios, mais uma forma para seu cliente escolher. É importante que haja mais de uma única opção para que as condições de entrega se adequem aos mais variados tipos de clientes e suas realidades.
Ao contrário dos correios as transportadoras não possuem restrição com relação a pesagem dos produtos, se tornando assim uma excelente alternativa para quem vende produtos acima de 30kg.
Assim como é essencial que o lojista entenda as integrações e verifique se sua plataforma de loja virtual as possui, também é de extrema importância que as transportados tenham as integrações nas mais variadas plataformas, tornando o processo automático e livre de falhas.
Com as transportadoras os valores são mais altos do que com os Correios, em contrapartida, você ganha uma flexibilidade de negociação.
E também não está sujeito a greves, visto que a transportadora é um serviço autônomo terceirizado.
Prós: credibilidade, descontos, fatura única, rastreamento.
Contras: restrição de peso e embalagem, restrição de áreas, sujeito a prazos e greve.
Prós: entrega direta, não sujeito a paralisações ou greves, possibilidade de negociação, rastreamento;
Contras: valor geralmente mais alto, necessita maior atenção no cálculo do frete.
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A partir dessa alternativa, o lojista se torna responsável pelos custos do envio da encomenda.
A viabilidade dessa estratégia dependerá do valor do seu lucro em cima do seu produto. Se ele for de R$ 50, por exemplo, dificilmente você poderá assumir o custo do envio, já que perderá bastante dinheiro a cada venda realizada.
Agora, se o seu lucro médio for de R$ 1000, por exemplo, torna-se algo mais viável e possível de oferecimento.
Pensando na estatística de 44% de carrinhos de compra que acabam sendo abandonados por conta dos custos de envio, o Frete Grátis se torna uma alternativa de captura de clientes.
Oferecer frete gratuito minimizará a taxa de carrinhos abandonados e aumentará o volume de vendas, logo, a alternativa passa a ser um investimento com retorno perceptível.
Caso seja impossível para você oferecer o frete gratuito para todas as vendas de sua loja virtual, é possível adotar estratégias, também eficazes, oferecendo esse benefício.
Essas vantagens são dadas em condições como: frete grátis a partir de um determinado valor de produto/compra; frete grátis para regiões específicas de tarifas mais baixas.
Segundo uma pesquisa feita pelo Ebit, a entrega do produto bem como a praticidade da mesma, influencia em 28% na decisão de compra do consumidor.
Uma entrega mal executada resulta na perda imediata de um cliente bem como na influência que o mesmo pode ter sobre novos possíveis clientes através de críticas e relatos da experiência.
Ou seja, todo o trabalho de criação, análise, cuidados com mídia, propaganda, mecanismos de cobrança, controle de estoque e todas as demais funções que envolvem o comércio on-line, se tornam insignificantes e indiferentes ainda que de extrema qualidade.
Ao oferecer o envio de seu produto certifique-se de estabelecer combinados possíveis e reais, baseados em cálculos que de fato funcionem.
A frustração que envolve o atraso no recebimento de um produto influenciará na experiência de compra de forma significativa, ocasionando a redução de clientes que procuram se informar em experiências de compras anteriores.
Uma alternativa extremamente simples de implementação e de enorme potencial é oferecer ao cliente a possibilidade de que o mesmo retire o produto na sua loja física, caso haja uma, economizando assim o custo do envio.
Para muitos consumidores, poder ir até a loja física é sinal de economia. Além disso, ter uma filial física contribui para o aumento da confiança em seu negócio e facilita o aumento das compras.
O período de espera entre a aprovação do pedido e o envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte dos clientes, por isso fornecer a ele um código de rastreio eletrônico para o acompanhamento da encomenda tornará a experiência mais tranquila e prazerosa.
Essa também é uma maneira de diminuir os telefonemas e e-mails questionando a localização do pedido, prazos de entrega, e entre outras dúvidas, de forma significativa.
Assim, você acaba economizando tempo e pessoal em atendimentos individuais.
Agora que você estudou as melhores alternativas de frete para os seus clientes e já as integrou no seu negócio, torne isso conhecido pelo seu público alvo.
Faça isso através de informações claras e destacadas dentro do design da sua loja virtual.
Quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, divulgue todas as informações em sua página de e-commerce em espaços como “FAQ” ou “Perguntas Frequentes”.
Você também pode exibir o logotipo das empresas que realizam os envios no rodapé da sua loja chamando a atenção visualmente para essas informações.
Acredito que agora você conseguiu entender porque esse pilar é fundamental para o sucesso da sua loja.
Mas lembre-se, ele se torna essencial somente quando combinado com uma política de troca clara e justa para o comprador e o vendedor e com um atendimento eficiente.
É muito importante ser transparente com os consumidores para construir um bom relacionamento com os mesmos.
Portanto, o mantenha informado sobre o envio, caso haja risco de atraso o informe, peça desculpas quando necessário e apresente opções, soluções.
Em todo o tempo mostre-se comprometido com a entrega e a satisfação do seu público.
Se você quer ter uma loja virtual com várias opções em frete e integrações com transportadoras, entre em contato com o Magazord.
Nossa plataforma de E-commerce está preparada para fazer com seus produtos cheguem aos seus clientes. E também oferece opções de frete baratas e soluções personalizadas para a sua marca!