Você conhece as funcionalidades do Google Search Console e já utilizou alguns dos relatórios espetaculares oferecidos pela ferramenta?
Utilizar as ferramentas do Google Search Console significa entender como o site de buscas enxerga o seu site, para assim fazer as otimizações necessárias.
Embora seja uma ferramenta antiga e já amplamente conhecida, será que você realmente conhece tudo aquilo que o Google Search Console é capaz de oferecer?
O Search Console é uma conhecida ferramenta usada por webmasters, já utilizada a quase por uma década por especialistas da área. E em meados de 2015, o gigante de buscas renomeou sua ferramenta para Google Search Console.
Ano a ano, o Google fornece novas ferramentas para a análise de dados e novas atualizações do Search Console, otimizando ainda mais o serviço e tornando o acompanhamento de sites bem mais otimizado.
Ao abrir a ferramenta, você verá que o Google Search Console apresenta inúmeras funcionalidades e ferramentas. Mas você sabe explorar todas as possibilidades oferecidas pelo serviço do Google?
Nosso objetivo neste artigo é fazer com que você esteja familiarizado com as ferramentas do Search Console. Você poderá utilizar esses recursos de maneira otimizada, num serviço completamente gratuito e que apresenta o selo de excelência do Google.
Lembrando que dúvidas ou sugestões pode ser dadas logo abaixo na página, na parte de comentários. Boa leitura!
O Google Search Console, também chamado apenas de Search Console ou GSC é uma central de dados que permite o monitoramento completo do seu site.
A ferramenta é disponibilizada gratuitamente, com todos os seus recursos desenvolvidos e distribuídos pelo Google.
Até meados de 2015, a ferramenta chamava-se Webmaster Tools e no começo de 2018, a ferramenta foi repaginada e a versão beta do Search Console foi lançada.
Possibilitando uma série de ações, o GSC fornece informações preciosas sobre o seu site. Consequentemente, permite realização de ações que garantem a resolução de qualquer problema envolvendo o seu domínio.
O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para profissionais de marketing e para todos os proprietários de sites. E mesmo com toda a sua importância, muitas vezes a ferramenta acaba sendo esquecida.
O serviço exclusivo do Google é um dos recursos mais completos voltados para sites. Conhecer as suas funcionalidades é essencial para a manutenção do seu blog, site ou loja virtual.
As várias ferramentas presentes no Google Search Console tem como principal objetivo realizar a análise de tráfego do seu site. E a partir disso, criar estratégias que possam aumentar o número de visitantes ao seu blog, loja virtual ou outro domínio.
Como já falamos anteriormente, o Google Search Console tem como principal objetivo mostrar dados primordiais sobre o tráfego do seu site. A ferramenta permite o monitoramento da audiência do seu site, nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo.
As várias ferramentas presentes no Search Console permitem o aprimoramento da classificação do seu site perante os mecanismos de busca. Com o GSC você pode:
O Google Search Console ainda é uma ferramenta extremamente versátil, porque pode ser utilizada em sites com diferentes finalidades, seja um blog, E-commerce, site de notícia, dentre outros.
Agora que você já conhece o que é o Google Search Console e quais suas principais funcionalidades, você já deve estar se perguntando: “como faço para instalar o Search Console na minha loja virtual?”
Ao ter o seu E-commerce desenvolvido pelo Magazord, a sua loja virtual terá a integração com o Google Search Console.
Isso porque as lojas virtuais desenvolvidas pelos Magazord são otimizadas especialmente para SEO. Isso inclui integrações com serviços do Google, como o Analytics e o Search Console.
Caso você queira saber mais sobre a integração do seu E-commerce com o Google Search Console, agende uma conversa e saiba mais!
Você pode se interessar também >>> Glossário do E-commerce
Para garantir a otimização do seu site e das suas páginas, é fundamental a instalação do Google Search Console. Além de instalar e configurar, também é extremamente importante saber como usar as funcionalidades presentes na plataforma.
Saber os detalhes de cada opção do menu ajuda na leitura de sua página e possibilita que você saiba exatamente o que precisa ser alterado. Dessa forma, o ranqueamento do seu site é melhorado.
Antes de conhecer exatamente quais são as principais funcionalidades do Google Search Console, vale a pena conhecer alguns aspectos específicos da ferramenta. As quatro métricas específicas do Google Search Console são:
Sabendo como são as métricas presentes no Search Console, chegou a hora de conhecer quais são os relatórios disponibilizados pelo Google Search Console.
O relatório de Visão Geral é considerado o mais simples dos relatórios oferecidos pelos Google Search Console. É o painel que aparece assim que você abre a ferramenta pela primeira vez.
Assim como o próprio nome sugere, o relatório de Visão Geral faz um apanhado abrangente das diferentes informações que você poderá encontrar na ferramenta.
No relatório de Visão Geral você ainda tem a oportunidade de visualizar gráficos com o total de cliques para as páginas, bem como o número de páginas indexadas no Google.
Nesta área específica do Google Search Console, uma das ferramentas mais úteis são as mensagens de ações manuais do seu site e os problemas de segurança que seu domínio pode estar enfrentando.
Os problemas mostrados pelo Google Search Console precisam ser resolvidos o mais urgente possível, pois afetam diretamente o desempenho do seu site.
Portanto, olhar atentamente os avisos dados pelo Google Search Console é de suma importância.
Observar o desempenho do seu site é outra possibilidades oferecida pelo Google Search Console.
A ferramenta apresenta o chamado Relatório de Desempenho e como o próprio nome já indica, os dados do relatório mostram os resultados de palavras-chave do seu domínio. A partir disso, se pode observar quais páginas estão dando maior resultado.
É possível agrupar os dados do relatório de desempenho de diferente maneiras. Você pode por exemplo, agrupar os dados por URL, dispositivo e também por país.
Com essas informações, é possível entender melhor quais são os aspectos que mais trazem rendimento ao seu site. Além disso, também é possível observar quais são as principais funcionalidades ligadas ao aparelho.
Você pode acompanhar qualquer mudança repentina na classificação de palavras-chave. No Relatório de Desempenho você também pode analisar as consultas de palavras-chave que levam ao seu site.
Com esses dados, você pode aprimorar o desempenho do seu site, a fim de observar quais são as páginas que melhor podem trazer tráfego para o seu site.
Você pode se interessar também >>> Guia Definitivo para vender no Whatsapp
No relatório de Cobertura do Índice é extremamente útil e fornece uma série de dados preciosos. Essas informações são úteis principalmente a quem lança conteúdos constantes no seu site.
É neste relatório que você pode ver o status do índice de todas as páginas do seu site. É necessário entender que nenhuma página da Web pode ser classificada no Google, se ela não for indexada.
Na Cobertura do Índice, você pode observar quais são as páginas que não estão indexadas. Para solucionar esse problema da forma mais rápida possível, o Search Console mostra exatamente o porquê desta página não estar indexada.
O ideal é resolver esses problemas o mais rápido possível, antes que isso possa comprometer a qualidade de rankeamento das suas páginas.
O relatório gerado pela ferramenta do Google lhe ajuda a solucionar problemas com maior agilidade, resolvendo qualquer problema de indexação que pode ocorrer no seu site.
Outra importante ferramenta encontrada no Google Search Console é a possibilidade de indexação de sitemaps.
É possível enviar um mapa do seu site ao Google utilizando a ferramenta. Isso não é necessário, mas pode ajudar o site de busca a entender melhor o seu domínio e consequentemente, rastrear o seu site com maior facilidade.
Caso você ainda não saiba, o envio de um sitemap para o Google é útil em circunstâncias como:
Com o relatório de Sitemaps do Índice, você consegue acompanhar os seu mapas de site enviados ao Google. O Google Search Console mostra as estatísticas dos sitemaps enviados e quantas URLs foram indexadas pelo Google.
Além das informações já mencionadas, a ferramenta também aponta quais os erros encontrados pelo Google durante a indexação do sitemap.
Na seção de Aprimoramentos, do Google Search Console, é onde será possível gerenciar dados estruturados do seu site. Os dados estruturados são os que você consegue adicionar ao seu site para obter resultados avançados no Google, feitos para otimizar páginas específicas.
Vale dizer que os dados estruturados são exibidos no Google apenas se o site de busca for capaz de ler essas informações. E qualquer problema que for detectado pela ferramenta do Google será exibida na faixa aprimoramento.
Na seção de Aprimoramentos permite a resolução de problemas nos dados aprimorados. O Search Console possibilita a você conhecer um determinado problema que ocorre no seu site e igualmente resolvê-lo o mais rápido possível.
A ferramenta do Google é capaz de relatar problemas que ocorrem nos seguintes metados:
Atualmente, o tráfego que se dá por meio de dispositivos móveis cresce cada vez mais. Dessa forma, é extremamente importante desenvolver um website que se adapte aos mais diferentes tamanhos de tela.
No Google Search Console, é possível encontrar um relatório específico, que é voltado para a boa usabilidade em aparelhos móveis, como celulares e tablets.
Um estudo recente aponta que no final de 2019, mais de 80% do tráfego digital foi feito através de dispositivo móveis. Esse dado, por si só, já mostra a importância de otimizar o seu site para estar adequado também a smartphones e outros dispositivos.
Ao analisar o relatório de usabilidade em dispositivos móveis, você tem a oportunidade de otimizar seu site para os mais variados públicos. O Google Search Console mostra exatamente aquilo que deve ser aprimorado dá um norte para que todo o seu site esteja 100% aprimorado.
O Relatório AMP são dados oferecidos pelo Google Search Console que estão completamente ligados ao Relatório de Usabilidade Móvel. As páginas AMP são uma parcela generosa da parte que torna o seu site o mais otimizado para os dispositivos móveis.
No Relatório AMP, do Google Search Console, você saberá exatamente quais são os dados acerca das páginas AMP, como o próprio nome do relatório já indica.
No relatório estão presentes as informações sobre as páginas AMP do seu site que foram indexadas pelo Google.
Assim como acontece em outras situações, o Search Console mostra se há algum erro nas suas páginas. Ao arrumar o que precisa ser feito, é necessário solicitar que o Google analise o seu site e verifique as correções que você fez no seu site.
O link building é uma das mais importantes estratégias de SEO e é essencial para colocar o seu site nas primeiras posições do Google.
O ideal é que sites relevantes e bem posicionados linkem suas páginas, contribuindo assim para aumentar a relevância do seu site.
No relatório de links do Google Search Console é onde você pode acompanhar tantos os links externos quanto os internos da sua página. Esse relatório específico fornece uma seleção de ideias diferentes, sobre os links do seu site.
O relatório específico do Google Search Console permite que você confira links externos que levam os usuários de outras páginas da Web para o seu site.
A ferramenta é ideal para que você observe como seu site está sendo visto pelas pessoas e avaliar oportunidades de melhoria. Com o GSC, você pode monitorar facilmente o link building do seu site e otimizar ainda mais essa parte do seu site.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o Google Search Console e as suas incríveis funcionalidades.
O serviço gratutito do Google é uma das ferramentas de Marketing digital mais importante para webmasters e profissionais que trabalham com o comércio online.
Saber o que é a ferramenta e quais as suas principais funcionalidades é extremamente importante para manter se site em ordem e otimizado para os motores de busca do Google.
Os vários relatórios emitidos pelo Google Search Console são feitos para os mais diversos profissionais. Alguns são importantes para desenvolvedores que desejam criar um site otimizado para sites de busca. Já outros relatórios são ideias para profissionais de SEO que trabalham para aumentar o ranking de palavras-chave de um determinado domínio.
Não importando qual é a sua finalidade, o Google Search Console é extremamente importante de ser conhecido e configurado. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a trabalhar melhor com esta ferramenta.
Você já conhecia o Google Search Console e sua incríveis funcionalidades? Deixe nos comentários as suas experiências e o que de novo você aprendeu acerca do GSC.