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O que é Inbound Marketing? Como atrair novos clientes?

Vinicius Castro
Vinicius Castro
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
09/06/2022
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O Inbound Marketing surgiu como uma necessidade de empreendedores em atrair clientes mais qualificados para comprarem seus produtos ou serviços.

O marketing sempre foi feito em intervalos, durante algum programa ou atividade. Geralmente surgia em anúncios durante programas de televisão, na rádio, em outdoors, etc.

Contudo, muitas vezes, os produtos apresentados nesses anúncios não passam a mensagem correta para os consumidores. Assim, causando situações onde as campanhas acabam gerando resultados negativos.

Entretanto, com o passar dos anos e o avanço do marketing, as formas de chamar atenção dos consumidores mudaram. Assim, uma estratégia que tem gerado ótimos resultados é o Inbound Marketing, onde, é o consumidor que vai até vendedor, e não o contrário.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou “Novo Marketing” é um conjunto de estratégias voltadas para produzir conteúdos e materiais relevantes e de qualidade, onde atrairá possíveis clientes com um desejo em adquirir seus produtos ou serviços.

Traduzido como “marketing de atração”, busca sair do marketing tradicional, quando oferece algo de valor para alguém através de uma interrupção da sua rotina diária, em algum momento de lazer ou de trabalho.

Sendo uma estratégia de marketing permissivo, o Inbound Marketing possui características que o diferenciam das demais técnicas de conquistar clientes e também tem diversas vantagens para quem o usa.

Após seu cliente encontrar sua marca, você consegue ter uma permissão para divulgar seus produtos ou serviços de uma maneira natural e até mesmo mais permissiva, pois já há um relacionamento entre marca e cliente.

👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback

Estratégias de Inbound Marketing

Assim, para conseguir bons resultados com o Inbound Marketing, usamos alguns métodos do marketing digital. As principais são: técnicas de SEO para melhorar ranqueamentos em buscadores, marketing de conteúdo e estratégias para redes sociais.

SEO

O SEO é uma estratégia de marketing que melhorará sua colocação nos ranqueamentos em mecanismos de busca como o Google e o Bing. Para conseguir uma boa colocação, existem diversos fatores onde o SEO se aplica, como títulos de artigos, imagens usadas e links externos.

👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo tem a função de criar conteúdos e materiais relevantes como, por exemplo, e-books, artigos e post em redes sociais sem necessariamente promover a marca. Ele tem objetivo ajudar o público-alvo a resolver algum problema, ao invés de vender algo.

Estratégias para redes sociais

Atualmente, as redes sociais vêm se tornando parte da nossa rotina, e com isso, fazer parte dessa grande massa é essencial para crescer seu negócio. Por isso, colocar uma marca no Instagram, por exemplo, vai te gerar muitos novos consumidores.

Vantagens do Inbound Marketing

Após conhecer as principais técnicas de Inbound Marketing, vamos entender as vantagens que podem trazer para seu negócio.

Alcance do público certo

Com a criação de conteúdos relevantes para seu público-alvo, você consegue atrair mais leads com um maior potencial de adquirir o que você está vendendo. Lembre-se, encontrar clientes de qualidade é melhor que quantidade de clientes.

Busque sempre por pessoas que realmente possam se interessar em sua marca. Não gaste tempo, energia e recursos investindo em um público que não tem vontade de comprar de você.

Aproximação de clientes

Ninguém mais querer mais alguém vendendo algo para elas. Um estudo da HubSpot mostra que apenas 29% das pessoas buscam informações de produtos online com o vendedor, os outros 61% pesquisam diretamente no Google.

Com o Inbound Marketing, usando o marketing de conteúdo, postagem após postagem você conseguirá conquistar seu cliente sem precisar forçá-lo a ver algum anúncio ou conteúdo de vendas.

👉 Confira: Por que escolher a Magazord como sua plataforma?

Ciclo de vendas mais curto

O ciclo de vendas de um produto consiste no momento em que o cliente sente a necessidade e se atrai até a finalização da compra. Quanto mais longo o ciclo, maior o custo de aquisição desse cliente.

A vantagem de usar o Inbound Marketing é que por ter materiais que focam em todas as etapas de um funil de vendas, o tempo que um cliente passa em cada ciclo diminui, logo, seu faturamento aumenta.

Redução de custos

Aproveitando o último tópico, uma dos fatores que as empresas mais buscam é a redução de custos. No Inbound Marketing, os valores para se investir em trazer novos leads são menores que em outras estratégias.

Além do valor para se trazer novos clientes, não é necessário investir em tráfego pago e anúncios (por mais que você possa), podendo assim, direcionar esses valores em outros investimentos que poderão trazer mais resultados.

Aumento do ticket médio

Como já vimos, usando o Inbound Marketing, você consegue atrair clientes de qualidade que estão realmente interessados em adquirir seus produtos, além de já ter uma confiança maior em você.

Sabendo utilizar essa estratégia e nutrir seus potenciais clientes com conteúdos que expliquem o real valor do seu produto ou serviço, você consegue aumentar seu ticket médio e também diminuir o risco de tentar vender algo “antes da hora”.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

O processo

Logo após conhecer todas as vantagens, precisamos entender o processo em que consiste o Inbound Marketing

Atrair

O principal objetivo do marketing digital é conseguir atrair visitantes para canais onde você posta seus conteúdos. Para isso, saber onde postar e como postar é importante.

Aqui, seus conteúdos podem ser postados em blogs, em forma de artigo, usando técnicas de SEO, post em redes sociais, utilizando estratégias focadas em aumentar o engajamento entre outros canais de vendas.

Converter

Após ter um fluxo de tráfego em algum canal de vendas, você deve converter esses visitantes em leads qualificados. Para fazer isso, você pode criar materiais relevantes para eles que tragam algum benefício.

Para isso, você deve investir um tempo para entender qual estágio de funil seu público está e também o que é relevante para eles. Caso você não faça isso, as chances de produzir algo pouco relevante é grande.

Vender

Após fazer todo o processo de nutrição de informações e conteúdos de um lead, você pode ir para a melhor parte, que no caso é a da venda, onde enfim você oferta algo para ele.

Aqui é preciso que você tome cuidado, pois, você precisa ter certeza de que seu cliente está bem nutrido de informações e se ofertar algo, ele comprará. Você pode fazer a oferta através de e-mail, post, artigo ou algum outro tipo de conteúdo.

Encantar

A jornada do seu cliente não termina após finalizar uma compra, pelo contrário, ela continua por um bom tempo. Isso pode ser algo bem mais lucrativo do que a venda em si.

Oferecer um produto de qualidade, com um bom suporte, fidelizará esse cliente, podendo trazer novos clientes para você. Lembre-se, o melhor marketing que existe é o que seus clientes fazem para você.

👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022

CONCLUSÃO

Agora que você conhece essa estratégia que vem sendo muito eficaz entre empresas no mundo todo, é hora de você começar a colocar em prática tudo o que aprendeu nesse artigo.

Se quiser criar uma marca forte que consiga converter o máximo possível de leads em clientes, utilize tudo o que foi passado nesse post e também busque novas técnicas para ir implementando em seu empreendimento.

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