Colocar a indústria vendendo no E-commerce acabou se mostrando uma ótima saída para maximizar os números e lucros de ambos os setores.
Você já parou para pensar no quanto o E-commerce cresceu no Brasil? O consumidor está cada vez mais suscetível a comprar de forma online, dessa forma, também acaba contribuindo para mudanças significativas em todo o contexto do mercado.
Todos os anos, milhões de reais são movimentados dentro do comércio online. E os números envolvendo o E-commerce vem aumentando mês a mês, mostrando que o comércio eletrônico tende a se expandir cada vez mais.
Estima-se que até o final de 2020, cerca de 14,6% de todas as vendas globais sejam feitas através de plataformas de E-commerce.
E quando falamos em bens de consumo de alto giro, os números são igualmente impressionantes. A venda de bens de consumo deve ser de aproximadamente 150 bilhões de dólares até o ano de 2025, acompanhando o crescimento do comércio online.
Os números expressivos envolvendo o comércio online não chamaram a atenção somente dos varejistas. A indústria começou a enxergar todo o potencial oferecido pelo comércio virtual, para assim acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, que está migrando cada vez mais do comércio físico para o comércio online;
Vamos conhecer quais são os desafios, vantagens e o que a indústria irá enfrentar ao também ingressar no E-commerce. Boa leitura!
A indústria enfrenta problemas diferentes do varejo tradicional na hora de se manter competitiva e apta para atender todo o seu público. A alta carga tributária, os problemas relacionados à infraestrutura e a escassez da mão de obra qualificada vem fazendo com que o setor da indústria repense a forma de como atuar no mercado.
Em busca de renovação e novos horizontes, a indústria viu no E-commerce uma oportunidade de buscar novos ares e possibilidades.
Seja em vendas B2B ou B2C, as indústrias estão passando a abrir as suas próprias lojas virtuais. Que assim podem estar dentro de um marketplace ou em um site próprio.
Um dos setores da indústria que mais se deu bem com o modelo de negócio do E-commerce foi o têxtil, que explora o mercado do comércio online com cada vez mais desenvoltura.
Vale destacar que o fato de determinada indústria apostar no comércio online é um movimento estratégico. No modelo clássico, quando a indústria passa o seu produto para um distribuidor, as margens de lucro tendem a ser menores. Isso quando comparamos com um varejo que vende o seu produto diretamente ao consumidor final.
Ao não ter intermediários, é possível trabalhar com uma margem maior e também estreitar a relação com os seus clientes.
Esse tipo de tática tem atraído cada vez mais a indústria para estar presente no comércio online e também tem chamado a atenção do consumidor. Ele sempre está procurando pagar o menor preço, principalmente no ambiente virtual.
Mesmo com o crescimento exponencial da indústria dentro do E-commerce, ainda existe uma certa resistência para marcas tradicionais investirem no comércio online. Por outro lado, marcas tradicionais vem apostando cada vez mais no E-commerce. Vamos entender o porquê.
Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mudaram completamente os hábitos de consumo e a efetuação das compras, as deixando cada vez mais práticas.
Esses dispositivos são capazes de entregar praticamente qualquer informação necessária sobre produtos, em qualquer lugar e de forma instantânea, através da Internet.
Os smartphones e tablets estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores, as deixando cada vez mais prática. Atualmente, a média é de um smartphone por habitante no país.
Como atualmente somos bombardeados com informações a todo momento, estudos recentes indicam que mais de 64% de todas as transações globais do varejo são influenciadas por algum tipo de conteúdo digital.
A indústria no E-commerce passou a ser uma grande jogada, para assim acompanhar os novos hábitos do consumidor.
Uma tendência é que as marcas especializadas em bens de consumo e em produtos desenvolvidos em escala industrial estão cada vez mais presentes no ambiente digital.
Ao perceber as mudanças no hábito dos consumidores, a indústria vem migrando cada vez mais para o E-commerce.
Além buscar a migração para o ambiente online, as marcas tendem a oferecer uma experiência de compra cada vez mais otimizada ao consumidor. Afinal, isto é determinante para fazer com que o cliente escolha uma determinada marca em relação às suas concorrentes.
Se pudéssemos dar uma dica, ela seria: invista no E-commerce, antes que seja tarde demais.
Vamos contar um breve acontecimento para que você tenha ideia da real importância do E-commerce para indústrias e marcas, acostumadas apenas com o comércio físico.
No começo de 2017, o megainvestidor Warren Buffett (por meio da sua empresa, a Berkshire Hathaway) vendeu cerca de US$ 2 bilhões das suas ações ligadas ao Walmart.
Este é um mal sinal, principalmente com a credibilidade que Buffett tem, quase como um guru dos investimentos. Nesse caso, o Walmart vinha tendo perdas significativas desde o final de 2014, com suas ações caindo 21%. No mesmo período, a Amazon encarava um crescimento, espantoso, com suas ações subindo 119%.
A principal diferença entres essas duas empresas é que a Amazon enxergou além e tinha investimentos em E-commerce muito mais significativos do que o Walmart.
Depois de perceber o seu erro, o Walmart começou a direcionar muito mais investimento para o seu E-commerce, conseguindo aumentar as suas vendas para US$ 13 bilhões. Entretanto, sua rival (a Amazon) faturou US$ 107 bilhões no mesmo período.
Nesse caso, voltando ao começo da história, Buffett preferiu vender suas ações, vendo que seria caro demais para o Walmart correr atrás do prejuízo e se igualar à Amazon no quesito E-commerce.
A lição que fica é: o melhor caminho é investir no E-commerce, antes que a sua marca seja engolida por seus concorrentes.
Atualmente, a Internet é palco de um número significativo de transações na área de varejo, que não apenas trouxe novos modelos de vendas, mas também se tornou em uma ferramenta para otimizar a aquisição de produtos e serviços.
O setor industrial é aquele que mais precisou se adaptar às mudanças e aderir aos meios digitais para vender seus produtos.
Agora, você irá conhecer quais as vantagens da indústria no E-commerce. E como novas possibilidades podem ser exploradas com os seus produtos disponíveis de forma online e não apenas no comércio físico.
A Internet tem um papel fundamental nos dias atuais e tem mudado a forma como consumimos e compramos produtos.
Devido ao seu enorme poder, a Internet também pode afetar diretamente a indústria. O ambiente Web não restringe distância física e também oferece canais de vendas maximizados, com várias possibilidades para que você venda seus produtos em diferentes meios.
Os canais de divulgação, por exemplo, são ferramentas capazes de captar leads (como são chamados os potenciais clientes qualificados) para a indústria. Esta é uma ótima forma de vender e também impulsionar sua marca para que mais pessoas a conheçam.
Os canais mais eficientes tanto para a venda quanto para a divulgação da sua marca são: o próprio E-commerce (site), blog, anúncio do seu produto em marketplaces, redes sociais, Email marketing, dentre outros.
São vários canais que lhe permitirão ir além da venda, conseguindo mais autoridade no mercado e também gerando mais confiança por parte do cliente. Tal confiança gerará frutos no futuro, fazendo com que esse cliente volte a comprar com você novamente.
Como já ficou claro até o momento, a Internet é responsável por criar uma nova possibilidade de alavancar seus produtos. O ambiente virtual também é perfeito para que você se comunique de forma otimizada com o seu público-alvo.
Saber gerenciar a comunicação com seus potenciais clientes e saber a melhor forma de apresentar sua marca na Internet é essencial para que seus produtos impactem de maneira positiva o público-alvo da sua empresa.
Aumentar a relevância online para os seus produtos resulta num maior volume de vendas. E os vários canais de vendas disponíveis no ambiente online são responsáveis por alavancar seu E-commerce, atingindo diferentes perfis que estão em busca do mesmo produto.
Para apostar no E-commerce, atendendo tanto os representantes quanto o consumidor final, a indústria precisa superar algumas dificuldades. Conheça agora quais os principais desafios que precisam ser enfrentados.
Garantir um estoque adequada tem um dos principais desafios da indústria no E-commerce. Isso porque, é necessário se preparar para atender o canal de distribuição e também a loja virtual.
Nesse desafio, o principal ponto é evitar a falta de produtos. Ao mesmo tempo, também é necessário trabalhar para evitar o excesso de produtos.
No caso da falta de produtos, além de de perder receita, isso também pode fazer com que o potencial cliente procure um concorrente na hora da compra.
Já o excesso de mercadoria é ruim pois significa estoque parado, resultando em prejuízo financeiro. A indústria precisa atuar junto ao varejo virtual, para assim resolver esses problemas.
Fazer um acompanhamento preciso e específico nas lojas virtuais, especialmente em relação ao preço, demanda e disponibilidade. Esse é mais um obstáculo enfrentado pela indústria no E-commerce.
Isso porque é mais difícil definir quais são as melhores estratégias para o E-commerce se os seus produtos não estão performando ou se os preços praticadas não são os mais adequados para o comércio online.
As estratégias para a venda aos distribuidores e para o comércio online precisam ser diferenciadas, já que os públicos são diferentes uns dos outros.
Apresentar transparência junto com os distribuidores é uma das questões mais importantes que precisam ser levadas em questão para as indústrias que desejam vender no E-commerce.
Afinal, o comércio online será mais um canal de distribuição e a venda através de distribuidores deve ser mantida. Trabalhar com preços justos em ambos os canais de vendas é o mais certo a se fazer.
O mercado virtual necessita que a apresentação do produto seja completa. Garantir que essa apresentação seja convincente ao consumidor final é mais um desafio da indústria no E-commerce.
Isso porque muitos sites ainda apresentam seus produtos de forma errada, com descrições incompletas e informações desencontradas.
Esse erro, que é muito comum no E-commerce, acaba trazendo consequências graves para no resultado final das suas vendas. Os consumidores não se sentirão confiantes para comprar produtos cujas informações não são suficientes e ainda o seu site não passará a confiança necessária.
É sempre importante monitorar esses aspectos e otimizar o que é necessário ser melhorado. Com isso, sua loja virtual se torna cada vez mais otimizada para impactar seu clientes positivamente.
Um dos desafios mais importantes que precisam ser enfrentados pela indústria no E-commerce é buscar o equilíbrio entre os interesses comerciais. Ou seja, a indústria não pode atropelar os interesses comerciais dos varejistas e também precisa dimensionar bem os conflitos que podem acontecer nos seus canais de distribuidores.
A ideia central é de que a indústria não tome o lugar do varejo dentro do E-commerce e sim, a busca é por um equilíbrio entre os vários canais. A atuação da indústria no E-commerce precisa ser muito bem planejada, para que todos convivam em harmonia e de forma colaborativa.
Fazer com que a indústria cresça dentro do mercado de comércio online é um grande desafio. O objetivo é fazer com que as vendas B2B, feitas à distribuidores não afete as vendas online da indústria e vice-versa.
Para tanto, é necessário um planejamento estratégico, dando atenção aos preços praticados e também cuidando para que um canal de vendas não seja privilegiado em detrimento do outro.
Para vender no comércio online, é necessário ter um serviço qualificado e que englobe todos os processos, desde a venda até a entrega do produto ao consumidor final.
Ter o suporte tecnológico é um grande desafio para as indústrias que desejam vender seus produtos em ambiente virtual.
Ter os serviços de uma plataforma de E-commerce de alto nível é essencial. E ter os serviços do Magazord à disposição, todo esse processo se torna melhor ainda.
O Magazord é uma plataforma de E-commerce que oferece tudo aquilo que é necessário para se vender na Internet de maneira otimizada. Afinal, o Magazord oferece serviços que vão além, como integração com marketplaces e transportadoras, bem como a gestão completa da sua loja virtual.
O complexo processo de uma indústria vender no E-commerce é facilitado quando você utiliza os serviços de uma plataforma completa, como é o caso do Magazord.
Caso você esteja com dúvidas e deseja colocar seus produtos para serem vendidos em ambiente virtual, agende uma conversa agora mesmo com nossa equipe!
O processo para a indústria vender no E-commerce envolve várias nuances e particularidades.
Embora pareça ser um projeto complicado se ser implementado, com o direcionamento e serviços adequados, os seus produtos poderão chegar facilmente ao consumidor final.
O principal ponto que deve ser trabalhado é a transparência, em que o E-commerce e a venda para os distribuidores deve ser feita para que ambos os lados não sejam prejudicados.
Trabalhando de maneira correta e com as ferramentas certas, a indústria pode ter no comércio virtual uma ótima oportunidade de expandir seus negócios e oferecer seus produtos para mais pessoas.