Utilizar a força da landing page na sua loja virtual é uma estratégia acertada, principalmente se você deseja fortalecer a sua loja virtual e também conseguir mais tráfego para o seu site.
Nos conceitos do Inbound Marketing, um dos principais pontos a serem trabalhados é a possibilidade de atrair o público certo para visitar o seu site, afinal, as chances de conversão são muito maiores.
Mais do que atrair o seu público, é importante fazer com que as pessoas queiram navegar pelas páginas do seu site, consumido mais conteúdo. Dessa forma, o seu público passa pelo funil de vendas até se tornarem clientes propriamente ditos.
As landing pages, quando somadas, apresentam um acesso maior até mesmo que a homepage (página inicial do site). Isso porque, em sua grande maioria, o Google já aponta uma página específica para mostrar ao usuário a página que apresenta o conteúdo que ele pesquisou.
Por conta de sua importância, vamos explicar os principais conceitos relacionados às landing pages e qual o seu papel na sua loja virtual. Além disso, vamos mostrar os principais passos de como desenvolver uma estratégia otimizada com esse tipo de conteúdo. Boa leitura!
As landing pages, também são chamadas de páginas de destino, que tem como foco principal na conversão dos visitantes para se tornarem clientes. São páginas que apresentam poucos elementos e são focadas apenas em CTA, evitando distrações e também garantindo uma maior taxa de conversão.
Nesse tipo especial de página, é necessário ter uma mensagem clara, com um botão de conversão ou também trabalhar com Calls to Action eficientes e que instiguem o visitante a fazer a ação que lhe é esperada.
Vamos imaginar um cenário em milhares de visitantes acessam o seu site, mas que não fazem as suas compras. Mesmo tendo um impacto positivo para o seu site, essas visitas não apresentam um impacto profundo no seu site.
Para fazer com que essas visitas realmente consigam trazer um impacto para o seu negócio são criadas páginas específicas, mais objetivas quando o assunto é converter visitantes em clientes.
Essas páginas especiais não apresentam elementos que possam provocar distração no usuário, como menus ou informações que são dispensáveis quando o objetivo principal é aumentar a conversão do seu site.
Essas páginas específicas são chamadas de landing pages, que são criadas especialmente para atrair mais visitantes para o seu público, fazendo com que os visitantes sejam convertidos em clientes.
É sempre importante realizar a otimização na landing page, cujo objetivo principal é converter os visitantes em clientes propriamente ditos. Entretanto, não existe uma otimização ideal para as suas páginas ou seja, não existe uma regra ideal que funcione para todas as páginas e sites.
Sabendo disso, é sempre interessante realizar testes, para que você descubra a melhor forma de aprimorar as suas páginas para deixá-las prontas para a conversão.
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Agora chegou a hora de explicarmos melhor qual a importância das landing pages para o seu negócio. A resposta mais certa para definir qual a importância de landing pages é gerar mais leads para o seu site.
Mas afinal, o que são leads? No marketing digital, o lead é um potencial consumidor de uma marca que passou de simples visitante e agora demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.
Nesse caso, a landing page tem como principal objetivo capturar informações do visitante ou direcioná-lo para a página do produto que o usuário está procurando.
Ao estar munido das informações de contato, que foram deixadas pelo potencial cliente, será possível realizar uma série de ações, como:
A conversão, quando feitas nas landing pages, se mostram um excelente caminho para direcionar o visitante aos próximos níveis, tendo como principal objetivo a realização da conversão (principalmente da compra, olhando sob a óptica do E-commerce).
Para uma landing page realmente ser eficiente, é necessário que ela apresente determinados pontos. Assim, a página de destino se torna mais eficiente na captura de leads e contribui eficientemente no aumento da taxa de conversão do seu site.
Vamos agora apresentar alguns dos principais que podem estar disponíveis em uma landing page.
A definição eficiente da proposta é um dos fatores mais importantes em uma landing page. Se você conseguir deixar claro qual é o seu objetivo, o interesse do usuário se torna muito maior ao acessar a sua página. É válido fazer perguntas como:
Se as respostas para essas três perguntas forem satisfatórias, é muito provável que a sua landing page apresente uma boa desenvoltura e está realmente contribuindo para o aumento da taxa de conversão.
É importante que as landing pages deixem a sua proposta rapidamente explícita, para que assim o visitante seja fisgado no primeiro momento.
Uma mensagem colocada de forma clara contribui para aumentar a eficiência da landing page, pois o usuário tem mais chances de interagir com a página a partir do momento que ele entendeu rapidamente qual o propósito da página em que ele se encontra.
Uma ótima de descobrir a eficácia da landing page é através da famosa Regra dos 5 Segundos. A ideia principal desse teste é quando um visitante que não conhece o seu site e conseguem entender perfeitamente do que se trata aquela determinada página e também consegue fazer a ação que lhe é esperada.
Nas landing pages, é extremamente importante a utilização de Calls to Action, que induzirão o visitante para realizar as ações que lhe são esperadas naquela determinada página.
Resumidamente chamada de CTA, a Call to Action pode ser encarada como o segundo ponto mais importante que pode estar disponível em uma landing page.
As Calls to Action são utilizadas principalmente dentro de botões, facilitando a visualização da mensagem que você deseja passar. É muito provável que você já tenha se deparado com um botão Call to Action, com dizeres como “Clique Aqui”, “Cadastre-se” ou “Agende uma Conversa”.
É interessante alinhar a mensagem da Call to Action com a proposta do seu site, para que o visitante consiga facilmente realizar a chamada que lhe é esperada. Dessa forma, você tem a possibilidade de aprimorar a mensagem que deseja passar através dessa determinada landing page.
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É extremamente importante que a landing page tenha um layout amigável, para que o usuário consiga se localizar e navegar com facilidade pela página de destino.
Dar uma atenção especial ao layout é tão importante quanto as informações que estarão contidos na landing page. Um layout desenvolvido de forma amigável é extremamente importante, para assim facilitar a realização da conversão.
Nas landing pages, é extremamente importante apresentar objetividade. Não é recomendado exibir todas as informações do seu produto, por exemplo, afinal a landing page não é um manual de instruções e sim é um ponto de vendas para o seu produto.
O objetivo principal das páginas de destino é a venda, por conta disso, é necessário que você focar principalmente nos principais pontos do produto, basicamente falando quais eram os seus principais diferenciais.
São esses diferenciais que chamam a atenção do cliente, facilitando a realização da taxa de conversão. Por conta disso, é extremamente importante conhecer o seu produto a fundo, para que você seja capaz de sintetizar perfeitamente as informações contidas no dispositivo, fazendo com que seja mais fácil sintetizar a essência do seu produto e o tornando atrativo ao visitante com algumas poucas palavras.
Caso seja necessário, você poderá criar várias landing pages, em que cada uma delas apresenta as informações sobre o seu serviço ou produtos.
Essa na verdade, é uma ótima estratégia, dando a oportunidade para que você tenha a possibilidade de trabalhar com técnicas de SEO, por exemplo, e colocar as suas landing pages nas primeiras posições da pesquisa do Google.
Nas landing pages, a parte visual é extremamente importante! É necessário entender que a as pessoas são movidas principalmente pela visão para perceberem o mundo. Dessa forma, é necessário utilizar elementos visuais para conseguir a atenção do usuário.
Os estímulos visuais são também os que ficam mais arraigados na memória. Por exemplo, conseguimos nos lembrar muito mais fácil de um rosto de uma pessoa do que seu perfume.
Tal situação comprova a facilidade com que os seres humanos tem em guardar informações visuais. Trabalhar com imagens é ótimo para que a sua marca se faça presente na mente dos seus consumidores.
Utilizar um bom conteúdo visual será essencial para determinar o sucesso da sua landing page, melhorando a captação de leads e aumentando a taxa de conversão do seu site.
A criação de uma landing page é um complexo processo e requer que você conheça o seu público a fundo. Como não existe uma fórmula exata para a criação da página ideal, será necessário fazer alguns testes, para entender qual a melhor forma de criar a página que melhor se adequa ao seu público.
A melhor forma de saber exatamente qual a versão ideal das suas landing pages é fazer isso através do teste A/B. Esse teste se baseia de forma lógica, analisando duas versões da mesma página. É analisado se a versão A converte melhor do que a versão B, para que você escolha a que mais irá render no seu site.
São feitos diversos treinos, como uma versão apresentando imagens e outra página sem. Além disso, os botões com Calls to Action são colocados em diferentes posições, para entender melhor como desenvolver a melhor landing page para o seu site.
Desenvolver landing pages de sucesso até parece aquele tipo de esforço que demanda grande esforço e trabalho. Entretanto, a história é um pouco diferente.
Com uma rápida pesquisa e um olhar atento sobre o seu público-alvo, você conseguirá desenvolver páginas de destino com alta conversão. Vamos agora aos principais elementos que precisam estar presentes nas suas landing pages.
Diversos estudos indicam que de cada 10 pessoas que chegam ao seu site, 8 leem o cabeçalho, mas somente 20% desses visitantes conferem o resto da página. Com esse tipo de constatação, podemos compreender que tudo o que o visitante menos quer é perder tempo.
Assim, você precisa ir direto ao ponto, para atrair a atenção do visitante logo de cara. Com essa necessidade de impacto no primeiro momento, o título e o subtítulo das landing pages são extremamente importantes.
Esses dois importantes elementos são essenciais para transmitir a proposta de valor desejado pelo seu site. Além disso, o título e subtítulo, quando bem feitos, são determinantes para atrair a atenção dos seus clientes, para que eles saibam mais a respeito da sua empresa.
Por exemplo, se o usuário chega até a sua landing page e esta é relacionada ao cadastro de algum formulário, essa informação precisa estar clara desde o começo.
Tanto o título quanto o subtítulo precisam apresentar um senso de urgência e o visitante deve ser estimulado a fazer alguma ação o mais rápido possível.
Na estrutura de uma landing page, é essencial a criação de uma descrição clara e objetiva do que é ofertado na landing page. A descrição é que vai ajudar a vender a sua ideia e também eliminar possíveis dúvidas da mente de seu visitante.
Para melhorar a experiência de leitura e a escaneabilidade do conteúdo da landing page, você poderá seguir essas dicas:
Se você inserir esses elementos na estrutura da landing page, certamente a eficiência da sua página de destino será aumentada. Ao instigar o leitor, será possível fazer com que o mesmo se interesse pelo seu conteúdo e também navegue por outras páginas de destino presentes no seu site.
Quase tão importante quanto as informações textuais, a imagem na landing page também apresenta um papel determinante. Afirma-se que uma imagem vale mais que mil palavras e em muitos casos, esse ditado está certíssimo.
O mais interessante é utilizar uma imagem que faça sentido com o contexto da landing page. Além de imagens prontas, você pode criar novas mídias a partir de ferramentas, como o Photoshop e o Canvas.
O formulário é um item essencial que precisa estar presente na estrutura de uma landing page. Saber quais informações colocar no formulário é determinante para que você capte as informações certeiras sobre o visitante.
Também podem ser feitos testes A/B no formulário da landing page, para que você conheça quais são as informações que serão mais úteis para o seu modelo de negócio.
O ideal é criar um formulário enxuto, apenas com as informações mais relevantes sobre o visitante. O visitante tende a evitar formulários com muitas informações a serem preenchidas, portanto, a objetividade é algo essencial no desenvolvimento da landing page.
Ao saber exatamente quais as informações a serem captadas, a taxa de conversão da landing page certamente apresentará rendimentos mais satisfatórios.
Atualmente, existem ferramentas especiais que facilitam a elaboração de landing pages e agora vamos conhecer quais são as melhores disponíveis atualmente.
O RD Station Marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital, que inclusive apresenta opções para a criação de landing pages.
Devido ao seu grande número de funcionalidades, o RD Station Marketing é uma das ferramentas favoritas para o gerenciamento de Email marketing, indo também para edições de landing pages.
A ferramenta que é 100% em português, apresenta a opção de templates customizáveis, com integração com redes sociais e com outras ferramentas.
Intuitiva e funcional, o RD Station Marketing permite o gerenciamento dos leads que são gerados a partir da landing page.
Será possível criar um sistema de pontuação, chamado de lead scoring. Assim, a administração dos seus novos contatos é facilitada e você consegue avaliar a desenvoltura das suas estratégias de marketing.
Com o Unbounce, você tem a oportunidade de criar landing pages com design personalizado, selecionando itens em um menu lateral e arrastando para a posição que você preferir.
A ferramenta permite a criação de páginas de destino com design responsivo, o que é extremamente importante. Afinal, quando a landing page é acessada por dispositivos mobile, ela se ajusta aos mais diferentes tipos de tela.
Se você deseja fazer testes A/B na sua landing page, o Unbounce também é extremamente útil. A ferramenta possibilita a realização desses testes e você também poderá acompanhar os resultados para analisar a versão da página melhor que se adequa ao seu tipo de negócio.
Um dos maiores destaques no Unbounce são as opções de personalização das suas landing pages. É possível criar um design a partir do zero e também utilizar templates prontos.
Mesmo sendo um serviço pago, você ainda pode utilizar os serviços do Unbounce pelo período de 30 dias, de forma gratuita.
O Instapage é muito parecido com o Unbounce, a ferramenta que destacamos no tópico anterior. O serviço também apresenta as funções de “clique e arrasta”, facilitando a criação das páginas de destino para o seu site.
Entretanto, o Instapage ainda se destaca por apresentar um painel de ferramentas mais simples. Dessa forma, o serviço acaba sendo ideal para pessoas que não estão muito familiarizadas com esse tipo de funcionalidade.
É possível criar testes A/B, otimizando as suas landing pages para estarem mais adequadas ao seu público.
O Instapage apresenta opções diferenciadas para a publicação da sua landing page:
Há a opção gratuita da ferramenta e caso você queira uma versão mais completa, é possível adquirir o plano básico por $29 por mês.
O LeadPages é uma ferramenta para a criação de landing pages e que oferece uma ampla variedade de templates e opções para a criação das suas páginas de destino.
Na construção da landing page, o usuário tem a opção de usar um editor completamente eficiente e mais robusto. É possível configurar pop-ups, por exemplo, para instigar mais pessoas para acessar o seu site.
Vale dizer que o LeadPages é a ferramenta mais cara das que mostramos em nosso artigo. Além disso, muitos templates também são pagos.
Mesmo com o fator preço, o LeadPages ainda é um serviço para a criação de landing pages muito utilizado, tanto por blogueiros quanto por empresas online.
Além de ser uma plataforma de E-commerce completa, o Magazord oferece serviços personalizados para a sua loja virtual, como a criação de landing pages.
Você poderá criar uma lista personalizada de produtos, otimizando assim o SEO do seu E-commerce e também melhorando o tráfego do seu site. Com o Magazord, é possível criar páginas para apresentar seus produtos de maneira otimizada, por meios de lista ou artigos no blog da loja virtual.
Quer saber mais sobre o Magazord e como vender de forma otimizada? Então agende uma conversa agora mesmo para saber tudo o que a plataforma oferece!
Mesmo com excelentes landing pages no seu site, com materiais ricos e possibilidade de conversão, ainda é necessário trabalhar outras questões para explorar todo o potencial da página de destino.
Uma vez com a landing page pronta, é extremamente importante fazer a divulgação do que foi criado, para a efetiva geração de mais leads.
Para te ajudar, vamos agora indicar quais são os melhores canais para a divulgação das suas landing pages.
Divulgar suas landing pages através de campanhas de Email Marketing é uma estratégia acertada. Isso porque o alcance do Email é gigantesco e esse tipo de comunicação ainda é muito forte.
Na sua estratégia de Email Marketing, disparar envios com suas landing pages acaba trazendo ótimos resultados e poderá aumentar ainda mais as captação de leads.
Ao ter um grande número de cadastros no seu banco de Emails, você pode e deve divulgar suas landing pages e também com o tempo, segmentar seus leads conforme o interesse. Dessa forma, o impacto dessa divulgação se torna ainda mais forte, aumentando ainda mais as chances de seus leads se tornarem clientes efetivos.
O ótimo potencial de engajamento oferecido pelas redes sociais as torna em uma poderosa ferramenta para a divulgação das suas landing pages.
Divulgar esses conteúdos especiais através das plataformas de redes sociais fará com que seus seguidores tenham acesso a esse conteúdo especial. Além disso, seus clientes também poderão compartilhar as suas landing pages em seus próprios perfis.
Dessa forma, mais pessoas têm acesso ao seu conteúdo e seu site pode conquistar novos clientes.
Ao patrocinar as suas landing pages através de campanhas pagas, o alcance desse conteúdo é maximizado, pois você não dependerá apenas do rankeamento orgânico desses conteúdos.
Especialmente no início, vale a pena patrocinar alguns links das suas landing pages para que assim o conteúdo chegue a muito mais pessoas. Não será necessário esperar o rankeamento orgânico dos seus conteúdos e assim, você pode captar mais leads para sua loja virtual.
É possível utilizar diversas formas para a divulgação das suas landing pages, através das campanhas pagas. Além dos links patrocinados do Google, também será possível usar plataformas de impulsionamento das redes sociais.
O Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, etc., apresentam gerenciamento de negócios que possibilitam o impulsionamento dos seus posts. Com as várias opções de plataformas de impulsionamento, vale a pena fazer testes para entender qual é o melhor canal de divulgação dos seus conteúdos.
Até o momento, mencionamos os canais externos ao seu site, mas também é possível divulgar esses conteúdos em pontos específicos no seu site ou blog.
Muitas pessoas dão uma atenção especial apenas para a divulgação externa, criando campanhas pagas ou fazendo parcerias para a divulgação das suas landing pages.
Entretanto, o que muitas pessoas não compreendem é o seu próprio site pode ser uma ótima vitrine para a divulgação dos seus produtos.
Muitas empresas perdem a oportunidade de aumentar o seu funil de vendas ao colocar pontos de conversão, com a divulgação das suas landing pages em pontos específicos do seu blog.
Você pode explorar várias possibilidades, fazendo posts para o seu blog ou também colocando banners na barra lateral do site. Esses dois pontos são estratégicos, que devido a sua posição privilegiada, permitem dar ainda mais destaque na divulgação das landing pages otimizando a captação de leads feita a partir das suas páginas.
Agora que você já conhece o que são as landing pages, quais os elementos mais importantes e as melhores ferramentas para criá-las, chegou a hora de conhecer dicas rápidas e eficientes para o aumento da eficiência desse tipo de conteúdo:
Apostar em landing pages é uma estratégia de marketing digital que está entre as melhores formas de divulgar seus produtos ou serviços.
As landing pages oferecem possibilidades infinitas, que aperfeiçoam a divulgação dos seus produtos. Mesmo que os resultados não venham em curto prazo, é sempre válido se atentar a criação de landing pages, principalmente se você estar atento aos princípios e dicas que foram dados nesse artigo.
A partir do conhecimento compartilhado em nosso artigo, esperamos que você tenha sucesso na sua estratégia com a geração de leads. E nisso, vale a pena apostar em vários aspectos, como eBooks, assinaturas, vídeos, webinars, listas, dicas e vários outros.
Apostando nas landing pages, será possível gerar valor suficiente para que mais pessoas conheçam a sua marca e passem de visitantes para leads.
Você já teve alguma experiência com conversões de leads através de landing pages? Já conhecia algumas dicas? Deixe as suas experiências logo abaixo, na parte de comentários!