fbpx
Magazord - Digital Commerce
  • A Empresa
  • Soluções
  • Integrações
  • Materiais
  • Blog
  • Trabalhe conosco
  • Contato

Live Commerce: A tendência que vem revolucionando o e-commerce

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
30/08/2022

O Live Commerce é uma estratégia de vendas que une e-commerce, influenciadores, e plataformas de streaming para realizar ofertas e promoções de vendas.

O crescimento acentuado do e-commerce por ser dado por alguns motivos, como por exemplo, a facilidade na aquisição de produtos, o alcance da internet e principalmente pelo isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19.

No primeiro momento, a internet poderia limitar algumas experiências que os consumidores teriam ao realizar uma compra online.

A principal limitação seria por não poder sentir, pegar e ver todos os detalhes de um produto.

Com isso, o Live Commerce surgiu para aumentar a imersão e melhorar a experiência das pessoas que desejam comprar no e-commerce.

Essa estratégia vem trazendo altas taxas de conversão fora do Brasil. Já em nosso país, ainda estamos começando, porém temos alguns casos de grande sucesso.

Tendo essa nova tendência em vista, escrevemos esse artigo para você entender tudo o que precisa para colocar o Live Commerce em sua Loja Virtual.

O que é Live Commerce

O Live Commerce é um evento online que tem o objetivo de maximizar as vendas, onde reúne artistas, marcas, lojistas e até influenciadores em uma plataforma de streaming ao vivo. 

Esse evento tem o intuito de aproximar o público-alvo ao produto. Essa estratégia promove uma experiência interativa e próxima, onde clientes podem tirar dúvidas e ver o funcionamento completo da mercadoria, além de poderem comprar instantaneamente.

Um ótimo exemplo que temos do passado são os anúncios da Polishop na TV aberta. Por muito tempo, esse tipo de divulgação foi muito relevante e comum na televisão brasileira, principalmente nas décadas de 90 e início dos anos 2000.

Mesmo esse formato estar ultrapassado atualmente, existiam bons motivos para serem exibidos. Esse tipo de contato mais próximo e intimista, onde o vendedor apesenta o produto e se dirige diretamente ao público, continua sendo muito eficaz nos dias de hoje.

O Live Commerce funciona parecido, com as adaptações para as audiências e tecnologias atuais. No lugar da TV aberta se usa canais de streaming, ao invés de vendedores, pode se usar influenciadores, apresentadores e até mesmo o lojista.

Para comprar o produto, o cliente não precisará mais ligar diversas vezes para um número. Para fazer seu pedido, o consumidor precisa apenas acessar um link e em poucos cliques, sua compra está finalizada.

Por que fazer um Live Commerce?

Quantas vezes que você foi comprar algo online e acabou desistindo do pedido por falta de informações sobre a qualidade, tamanho, fabricação, etc?

Ao ver o item desejado em funcionamento e com todos os detalhes, traz ao cliente uma maior confiança e credibilidade para finalizar aquela compra.

Além disso, usar pessoas conhecidas para realizar a apresentação do Live Commerce pode trazer uma identificação com aquele influenciador, principalmente ele sendo referência no segmento que o produto anunciado está.

Juntando esses fatos, é possível criar ofertas úncias para quem estiver presente no evento, ter promoções diferenciadas e compras exclusivas. As possibilidades de estratégias são praticamente ilimitadas.

Tipos de Live Commerce

Sabendo o que é o Live Commerce, vamos falar sobre os diferentes formatos que você pode adotar em seu negócio.

Live com Influenciadores

Esse é o modelo mais comum para se fazer um Live Commerce, onde você encontra alguém com uma base de seguidores, que faz sentido em associar aquele nome com seu produto ou serviço.

Além de trazer uma pessoa diferente para falar sobre o que você está vendendo, é possível que grande parte de sua audiência participe do evento, assim atraindo novos possíveis clientes.

Se você está pensando que precisa gastar milhares de reais para conseguir um influenciador, não é bem assim. Quando falamos de influenciadores, não estamos citando apenas os que possuem milhões de seguidores em suas redes sociais.

Além deles, existem os micro influenciadores, que possuem de mil até cem mil seguidores, onde dependendo da escolha podem trazer grandes resultados.

Para ter um Live Commerce de sucesso com um influenciador, você precisa conhecer o perfil do seu cliente, entender para qual público a “celebridade” comunica e qual o tipo de conteúdo que essa pessoa faz. 

Entendendo esses pontos, você consegue encontrar as pessoas ideias para apresentarem seu produto.

Tutoriais

Uma ótima maneira de demonstrar os diferentes usos de seus produtos, o Live Commerce de tutoriais é uma ótima estratégia.

Com esse tipo de evento, você agrega valor ao que está vendendo, onde demonstra tudo o que seu produto pode oferecer para quem está comprando, além de mostrar novas funcionalidades que poucos conhecem.

Esse formato é muito usado na indústria de cosméticos, principalmente usando influenciadores do nicho de maquiagem e beleza.

Eventos de lançamento

Outro modelo de Live Commerce é o lançamento de produtos exclusivos para quem está acompanhando o evento online. Mesmo sendo aplicável em diferentes nichos, o que mais vem se destacando é o mundo da moda.

Muitas marcas aproveitam o momento e fazer promoções válidas apenas para aquele momento, onde que após o evento, as peças não estarão mais disponíveis.

Esse método se chama “See Now, Buy Now”, traduzindo “Veja Agora, Compre Agora”. E se mostrou muito eficiente, pois gera vendas por impulso, enquanto ao mesmo tempo promove uma experiência exclusiva de lançamento.

Vantagens do Live Commerce

Entendendo os tipos de Live Commerce, chegou o momento de saber quais as vantagens que podem trazer para seu negócio.

Maior engajamento

Por ser um evento imersivo que será comunicado diretamente com seu próprio público, o Live Commerce trazer um maior engajamento entre os usuários, sendo muito maior que um simples post.

Vendas instantâneas

Por ser um evento em tempo real e as pessoas estarem assistindo, as chances de fazer muitas vendas naquele período serão muito grande. Principalmente se você criar boas estratégias para fazer seu público se sentir engajado com o que está sendo vendido.

Responsabilidades com o Live Commerce

Estrutura

Caso a loja não tiver uma estrutura capaz de suportar as demandas e pedidos, as compras feitas naquele momento podem ser perdidas. Por conta disso, certifique-se de que suas instalações conseguem suportar.

Logística

Ter uma equipe qualificada capaz de controlar as negociações e planejar os envios dos itens também é indispensável. Caso contrário, ter problemas com a entrega das mercadorias podem manchar o nome da marca.

Live Commerce é a evolução do E-commerce?

Muitos colocam o Live Commerce como uma evolução do e-commerce. Que essa modalidade vem se concretizando cada vez mais é inegável, porém, as pessoas buscam hoje por rapidez e comodidade, e o “e-commerce tradicional” entrega muito.

Porém, todo lojista deve ficar atento a essa tendência e quando pintar a oportunidade, aproveitar e criar sua própria estratégia.

Esperamos que você tenha entendido o que é Live Commerce e a importância desse tipo de evento em seu e-commerce.

Compartilhe nas redes sociais

  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Postagens relacionadas

Black Friday passou, e agora?

A Black Friday é um evento crucial para o varejo, e na Magazord, ela foi um verdadeiro sucesso. Em 2023, a Magazord superou desafios e quebrou recordes, garantindo um suporte humanizado e imediato para mais de 2.000 e-commerces em todo o Brasil. Com um aumento de 500.000 transações em relação ao ano anterior, a Magazord […]

Leia Mais...

Dia dos Pais 2023: Sua oportunidade de vender mais!

Prepare sua loja virtual para o Dia dos Pais e aproveite a segunda maior data comemorativa do e-commerce no Brasil, perdendo apenas para o Dia das Mães em volume de vendas. É crucial garantir uma experiência tranquila ao consumidor, incentivando compras antecipadas e proporcionando um Dia dos Pais memorável. A data teve um bom desempenho […]

Leia Mais...

10 dicas para vender mais na Black Friday e aumentar o faturamento.

No dia 24 de novembro de 2023, ocorrerá mais uma edição da Black Friday, que se consolidou como a data mais aguardada e promissora para o mercado digital. Em 2022, os e-commerces brasileiros registraram um faturamento total de R$ 6,1 bilhões. Pode parecer muito cedo para começar a pensar na Black Friday, mas para quem […]

Leia Mais...

ClearSale comenta evolução da tecnologia como ferramenta para evitar fraudes digitais

Hoje vamos compartilhar com vocês uma super dica para evitar fraudes digitais, e ela vem diretamente da ClearSale, que marcou presença no Congresso Grocery&Drinks 2023. O Rafael Dias, superintendente de Customer Success da empresa, falou sobre as práticas mais comuns que os fraudadores utilizam no mercado digital e varejista, e ensinou algumas maneiras de aumentar […]

Leia Mais...

Como Preparar seu E-commerce para o Dia do Consumidor

Prepare-se para o Dia do Consumidor! Esse evento tem ganhado cada vez mais destaque no comércio digital e é considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial. E olha só: nos últimos anos, o Dia do Consumidor tem se estendido por uma semana inteira de ofertas e promoções imperdíveis para atrair clientes e […]

Leia Mais...
Magazord - Digital Commerce
Há mais de 13 anos transformando a conexão entre pessoas e negócios digitais!
Facebook Magazord Instagram Magazord Linkedin Magazord Whatsapp Magazord

Links

  • Soluções
  • Integrações
  • Contato
  • Materiais
  • Blog
  • Trabalhe conosco
  • Wiki do Magazord
  • Acesso Zorder

Informações

Estrada da Madeira, 1875, Bairro Barragem CEP 89165-063 Rio do Sul - Santa Catarina

Suporte

(47) 3170-0771

Financeiro

(47) 3170-0772

Comercial

Whatsapp Magazord(47) 99602-8992

Recrutamento e Seleção

Whatsapp Magazord(47) 3300-9715

MAGAZORD TECNOLOGIA LTDA - CNPJ: 28.977.040/0001-07 - Todos os direitos reservados © 2010-2023

Ao utilizar nossas ferramentas e navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade