O Live Commerce é uma estratégia de vendas que une e-commerce, influenciadores, e plataformas de streaming para realizar ofertas e promoções de vendas.
O crescimento acentuado do e-commerce por ser dado por alguns motivos, como por exemplo, a facilidade na aquisição de produtos, o alcance da internet e principalmente pelo isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19.
No primeiro momento, a internet poderia limitar algumas experiências que os consumidores teriam ao realizar uma compra online.
A principal limitação seria por não poder sentir, pegar e ver todos os detalhes de um produto.
Com isso, o Live Commerce surgiu para aumentar a imersão e melhorar a experiência das pessoas que desejam comprar no e-commerce.
Essa estratégia vem trazendo altas taxas de conversão fora do Brasil. Já em nosso país, ainda estamos começando, porém temos alguns casos de grande sucesso.
Tendo essa nova tendência em vista, escrevemos esse artigo para você entender tudo o que precisa para colocar o Live Commerce em sua Loja Virtual.
O Live Commerce é um evento online que tem o objetivo de maximizar as vendas, onde reúne artistas, marcas, lojistas e até influenciadores em uma plataforma de streaming ao vivo.
Esse evento tem o intuito de aproximar o público-alvo ao produto. Essa estratégia promove uma experiência interativa e próxima, onde clientes podem tirar dúvidas e ver o funcionamento completo da mercadoria, além de poderem comprar instantaneamente.
Um ótimo exemplo que temos do passado são os anúncios da Polishop na TV aberta. Por muito tempo, esse tipo de divulgação foi muito relevante e comum na televisão brasileira, principalmente nas décadas de 90 e início dos anos 2000.
Mesmo esse formato estar ultrapassado atualmente, existiam bons motivos para serem exibidos. Esse tipo de contato mais próximo e intimista, onde o vendedor apesenta o produto e se dirige diretamente ao público, continua sendo muito eficaz nos dias de hoje.
O Live Commerce funciona parecido, com as adaptações para as audiências e tecnologias atuais. No lugar da TV aberta se usa canais de streaming, ao invés de vendedores, pode se usar influenciadores, apresentadores e até mesmo o lojista.
Para comprar o produto, o cliente não precisará mais ligar diversas vezes para um número. Para fazer seu pedido, o consumidor precisa apenas acessar um link e em poucos cliques, sua compra está finalizada.
Quantas vezes que você foi comprar algo online e acabou desistindo do pedido por falta de informações sobre a qualidade, tamanho, fabricação, etc?
Ao ver o item desejado em funcionamento e com todos os detalhes, traz ao cliente uma maior confiança e credibilidade para finalizar aquela compra.
Além disso, usar pessoas conhecidas para realizar a apresentação do Live Commerce pode trazer uma identificação com aquele influenciador, principalmente ele sendo referência no segmento que o produto anunciado está.
Juntando esses fatos, é possível criar ofertas úncias para quem estiver presente no evento, ter promoções diferenciadas e compras exclusivas. As possibilidades de estratégias são praticamente ilimitadas.
Sabendo o que é o Live Commerce, vamos falar sobre os diferentes formatos que você pode adotar em seu negócio.
Esse é o modelo mais comum para se fazer um Live Commerce, onde você encontra alguém com uma base de seguidores, que faz sentido em associar aquele nome com seu produto ou serviço.
Além de trazer uma pessoa diferente para falar sobre o que você está vendendo, é possível que grande parte de sua audiência participe do evento, assim atraindo novos possíveis clientes.
Se você está pensando que precisa gastar milhares de reais para conseguir um influenciador, não é bem assim. Quando falamos de influenciadores, não estamos citando apenas os que possuem milhões de seguidores em suas redes sociais.
Além deles, existem os micro influenciadores, que possuem de mil até cem mil seguidores, onde dependendo da escolha podem trazer grandes resultados.
Para ter um Live Commerce de sucesso com um influenciador, você precisa conhecer o perfil do seu cliente, entender para qual público a “celebridade” comunica e qual o tipo de conteúdo que essa pessoa faz.
Entendendo esses pontos, você consegue encontrar as pessoas ideias para apresentarem seu produto.
Uma ótima maneira de demonstrar os diferentes usos de seus produtos, o Live Commerce de tutoriais é uma ótima estratégia.
Com esse tipo de evento, você agrega valor ao que está vendendo, onde demonstra tudo o que seu produto pode oferecer para quem está comprando, além de mostrar novas funcionalidades que poucos conhecem.
Esse formato é muito usado na indústria de cosméticos, principalmente usando influenciadores do nicho de maquiagem e beleza.
Outro modelo de Live Commerce é o lançamento de produtos exclusivos para quem está acompanhando o evento online. Mesmo sendo aplicável em diferentes nichos, o que mais vem se destacando é o mundo da moda.
Muitas marcas aproveitam o momento e fazer promoções válidas apenas para aquele momento, onde que após o evento, as peças não estarão mais disponíveis.
Esse método se chama “See Now, Buy Now”, traduzindo “Veja Agora, Compre Agora”. E se mostrou muito eficiente, pois gera vendas por impulso, enquanto ao mesmo tempo promove uma experiência exclusiva de lançamento.
Entendendo os tipos de Live Commerce, chegou o momento de saber quais as vantagens que podem trazer para seu negócio.
Por ser um evento imersivo que será comunicado diretamente com seu próprio público, o Live Commerce trazer um maior engajamento entre os usuários, sendo muito maior que um simples post.
Por ser um evento em tempo real e as pessoas estarem assistindo, as chances de fazer muitas vendas naquele período serão muito grande. Principalmente se você criar boas estratégias para fazer seu público se sentir engajado com o que está sendo vendido.
Caso a loja não tiver uma estrutura capaz de suportar as demandas e pedidos, as compras feitas naquele momento podem ser perdidas. Por conta disso, certifique-se de que suas instalações conseguem suportar.
Ter uma equipe qualificada capaz de controlar as negociações e planejar os envios dos itens também é indispensável. Caso contrário, ter problemas com a entrega das mercadorias podem manchar o nome da marca.
Muitos colocam o Live Commerce como uma evolução do e-commerce. Que essa modalidade vem se concretizando cada vez mais é inegável, porém, as pessoas buscam hoje por rapidez e comodidade, e o “e-commerce tradicional” entrega muito.
Porém, todo lojista deve ficar atento a essa tendência e quando pintar a oportunidade, aproveitar e criar sua própria estratégia.
Esperamos que você tenha entendido o que é Live Commerce e a importância desse tipo de evento em seu e-commerce.