fbpx

Por que 45% das lojas virtuais não estão no Marketplace?

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
27/04/2020

Atualmente, o marketplace é uma das principais estratégias de vendas para quem disponibiliza seus produtos na internet.

Mesmo com toda a sua importância, uma pesquisa do Grupo WPP mostrou que até 45% das lojas online não estão presentes no marketplace. É um dado até mesmo surpreendente, já que o marketplace é uma das principais formas de se alavancar a venda de uma loja virtual, principalmente as que estão iniciando no mundo do comércio online. 

O mercado online cresce cada vez mais no Brasil. Por consequência disso, o marketplace também vem crescendo de forma exponencial. 

Grandes marcas, como Americanas, Submarino e Amazon se tornaram grandes marketplaces. Tanto que a maior fatia dos produtos vendidos nesses sites são de produtos de marketplace e não do seu próprio estoque. 

Apesar de serem ótimos, principalmente para lojas online pequenas e de tamanho médio, o marketplace ainda não é utilizado por cerca de 45% dos E-commerces brasileiros.

Nesse artigo, vamos entender o porquê isso acontece e como virar as costas ao marketplace pode acabar sendo prejudicial à sua loja virtual. Boa leitura!

Primeiro de tudo: o que é marketplace?

O marketplace é uma modalidade de vendas online amplamente utilizada. E que vem crescendo cada vez mais!

Para exemplificar bem o que é marketplace, podemos fazer uma pequeno exercício mental. O marketplace é como se fosse um grande shopping online e em vez de ter várias lojas físicas, há várias lojas virtuais que vendem num mesmo espaço virtual.  

O marketplace é um site que apresenta uma grande quantidade de acessos, em que outras lojas online se beneficiarão desse tráfego elevado para mostrar seus produtos para ainda mais pessoas.

Atualmente, grandes marcas que anteriormente vendiam seus produtos pela Internet, acabaram por apostar mais no marketplace e se transformaram em grande vitrines para outros lojistas oferecerem seus produtos.

Americanas, Casas Bahia, Amazon, Submarino hoje são grandes marketplaces e apresentam um volume de produtos de marketplace maior do que os itens do seu próprio estoque.

Marketplace Definição

Cerca de 45% das lojas online ainda não vendem em marketplace

O grande crescimento do comércio online proporcionou que os marketplaces também aumentassem o seu tamanho. 

O comércio online possibilitou que pequenos lojistas enviassem seus produtos para todo o Brasil. Aos lojistas que estão iniciando agora, é possível utilizar o tráfego elevado dos marketplaces para oferecer e mostrar seus produtos para um grande número de pessoas.

Mesmo com as suas grandes vantagens, cerca de 45% das lojas virtuais ainda não vendem os seus produtos em marketplaces. 

Atualmente, não estar em marketplaces é dar as costas a uma modalidade de vendas que se mostra extremamente vantajosa, principalmente pelo poder de alcance que esses sites oferecem. 

O fato de a sua loja virtual não estar no marketplace significa ter mais custos com tráfego. Isso porque a empresa precisa fazer com que os clientes visitem site por ela mesma, sendo necessário gastar com marketing e mídias pagas para trazer mais pessoas para conhecerem seus produtos.

Dentro de um marketplace existe uma grande gama de produtos, das categorias que vão desde eletrônicos até saúde. Por conta dessa grande variedade de produtos, o acesso aos marketplaces cresce cada vez mais. 

Isso acontece principalmente porque esses sites oferecem tudo aquilo que o usuário precisa. Não será necessário acessar vários sites e ter conta em vários domínios. Assim, o consumidor pode ter uma loja online de maior confiança e realizar suas compras através desse site.

Uma oportunidade perdida

O marketplace se torna uma alternativa mais barata para os E-commerces que estão iniciando com suas vendas na Internet. 

Mesmo com as suas vantagens, muitas lojas virtuais ainda não divulgam seus produtos nesses verdadeiros shoppings virtuais. E consequentemente, também podem estar perdendo em receita. 

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Enext aponta que 45% dos E-commerces ainda não vendem seus produtos em E-commerce. 

Nos principais motivos apontados pelos lojistas ouvidos, 38,9% falaram que faltavam-lhes conhecimentos e recursos disponíveis para vender em marketplaces. 

Outros 33,3% acreditam que este não é um modelo importante ao mercado. E outros 22,5% afirmam que não gostam do marketplace devido às comissões e margens de vendas. 

Ao analisar esses números, percebemos que o marketplace ainda precisa evoluir no mercado brasileiro, mesmo com todo o crescimento que o comércio online teve em nosso país. 

É extremamente importante ter seus produtos disponíveis no marketplace, caso você pense em vender produtos na internet. Como podemos analisar na pesquisa da Enext, ainda falta instrução e os recursos certos para se vender em marketplaces. 

Por essa (e várias outras razões) é extremamente importante contratar uma plataforma de E-commerce confiável e que ofereça as ferramentas certas para colocar seus produtos no marketplace. 

Importância E-commerce no Marketplace

Se você está em busca de um serviço que oferece todos essas ferramentas, o Magazord é a plataforma certa atender sua necessidades. Nossas funcionalidades permitem que seu E-commerce esteja integrado aos maiores marketplaces do Brasil.

Ao criar seu E-commerce com toda a excelência oferecida pelo Magazord, você terá a oportunidade de vender seus produtos em sites como a Americanas, Submarino e Amazon.


Você pode se interessar também >>> Erros de SEO: conheça os 10 principais erros e saiba como evitá-los

A importância de ter seus produtos no E-commerce

Como já mencionamos anteriormente, uma grande parcela dos E-commerces não disponibilizam seus produtos em marketplaces. Isso acaba sendo prejudicial, principalmente para as lojas virtuais que estão no seu início. 

Entretanto, alguns lojistas não enxergam o marketplace como um real canal de vendas. Devido à comissão que precisa ser dada ao marketplaces, a possibilidade de desconto fica mais limitada. Entretanto, o lojista pode utilizar algumas estratégias para contornar esse tipo de situação. 

O lojista pode diminuir um pouco a sua margem de lucro na primeira venda. Mas enquanto isso, ele pode usar de mais estratégias para fidelizar esse cliente e conseguir a realização de compras futuras. 

Ao realizar uma venda, o lojista pode oferecer algum tipo de vantagem na próxima compra do cliente. Dessa forma, o público se tornará mais fiel à sua marca. 

Essa prática é chamada de Lifetime Value do cliente. Ou seja, é uma estratégia em que ao longo do tempo, esse cliente trará lucratividade à sua loja. Quanto maior é o LVT, maior é a lucratividade a longo prazo. 

Agora, vamos entender algumas das principais vantagens de se vender em marketplace e porque é importante a sua loja virtual estar presente no marketplace. 

E-commerce no Marketplace

1) Visibilidade

Expor os seus produtos em sites com um nome forte no mercado é extremamente vantajoso ao seu negócio. 

Todos os dias, milhares de consumidores entrarão em contato com os seus produtos, já que os maiores marketplaces do Brasil (Amazon, Americanas, Via Varejo, etc) são sites que apresentam milhares de acessos diários. 

2) Público diversificado

O fato de o marketplace apresentar uma grande quantidade de visitantes, significa também que o público que visita esses sites é muito diversificado. Além de expor sua marca e seus produtos à um público maior, também será possível aproveitar algumas outras vantagens. 

A diversidade apresentada pelos marketplaces permite também que você alcance mais nichos de mercado, contribuindo diretamente com o aumento do seu faturamento. 

A diversificação de público que acessa o marketplace possibilitará que você atue em outros nichos e diversifique o seu portfólio de produtos oferecidos.

3) Baixo-custo

Outra grande vantagem de vender seus produtos no marketplace é o baixo-custo que essa estratégia oferece. Os custos de manter seus produtos no marketplace são zero, na grande maioria das vezes. 

Você irá apenas precisar pagar quando houver alguma venda, pagando a famosa comissão ao marketplace. A vantagem nesse modelo de gestão não é necessário pagar mensalidades no site que você anuncia seus produtos.

Além disso, você também tem uma diminuição considerável dos seus custos de marketing. Como os marketplaces já apresentam um grande número de acessos, será possível economizar gastos com campanhas para trazer novas pessoas para conhecerem a sua marca.

4) Aumento nas vendas

Dentre as principais vantagens de se vender no marketplace, vale destacar o aumento da sua vendas; 

Exatamente por contar com um número maior de visitantes e um público diversificado e com um grande número de visitantes diários, o aumento nas vendas poderá ser uma consequência de você vender seus produtos em marketplace. 

Além de ter um aumento nas suas vendas, a venda em marketplace também requer um baixo investimento. Assim, os lucros obtidos com a vendas de marketplace são maximizados, considerando o aumento das vendas e os investimentos mais baratos. 

Aumento de vendas no marketplace

Ainda é é possível maximizar suas vendas no marketplace com algumas técnicas. Dessa forma, você destaca seus produtos em relação aos outros lojistas que se encontram no marketplace.

Neste artigo, mostramos algumas técnicas especiais para que você destaque a sua loja virtual dentro de um marketplace.

Conclusão

Mesmo com as suas enormes vantagens, cerca de 45% do E-commerces ainda não estão presentes no marketplace. Em uma recente pesquisa, foi constatado que os lojistas ou não enxergam o Marketplace como um canal viável de vendas e até mesmo não conhecem essa modalidade de vendas. 

Mas como já destacamos várias vezes, vender seus produtos no Marketplace é uma estratégia essencial para o seu negócio. Utilizando a visibilidade de sites renomados, você poderá ofertar seus produtos para um número de pessoas muito maior. 

O baixo investimento no marketplace torna a estratégia ainda mais atraente e vantajosa para quem deseja vender seus produtos por meio de canais variados. 

Lembrando que o Magazord é uma plataforma de E-commerce repleta de integrações e preparada para otimizar suas vendas na internet. Com um E-commerce desenvolvido pelo Magazord, você pode facilmente anunciar seus produtos nos maiores players do mercado. 

Se você deseja saber mais sobre o Magazord ou se quer conhecer mais sobre a importância do Marketplace, deixe um comentário logo abaixo na página ou também entre em contato com a gente.

Postagens relacionadas

Tendências de E-commerce: O que os Brasileiros Mais Compraram em 2023 segundo a Shopee

O e-commerce no Brasil tem mostrado um crescimento constante ao longo dos anos, e 2023 não foi exceção. Com a crescente digitalização e a facilidade de comprar online, os consumidores estão cada vez mais optando por fazer suas compras pela internet. Mas quais foram os produtos mais vendidos nos estados brasileiros este ano? A Shopee […]

Leia Mais...

Tipos de Marketplace: Quais são e por que vender neles?

Caso você está lendo esse artigo é por que já entende o que é um Marketplace e quais são suas principais características e vantagens. Entendendo isso, o próximo passo é conhecer quais são os tipos de Marketplace e quais se encaixam melhor com o seu modelo de negócio. Com isso, é preciso fazer uma boa […]

Leia Mais...

Os Melhores Marketplaces do Brasil de acordo com o Prêmio iBest

Ao falar de Marketplaces e E-commerce, é comum ver pessoas sem entender certos termos e confundir a funcionalidade de cada modalidade, por se tratar de algo recente em nossa história. Visto isso, o iBest criou listas para elencar os melhores Marketplaces do Brasil de acordo com o voto popular de internautas. O resultado do prêmio […]

Leia Mais...

Marketplace: 10 erros que você não deve cometer nesse canal de vendas

Estar presente nos Maiores Marketplace do Brasil é indispensável para todos que desejam vender online. Através desse canal de vendas, é possível atingir um grande fluxo de visitantes interessados em adquirir seus produtos. Essa máxima vale tanto para produtos que sejam muito disputados no mercado e que tenha grande procura, tanto para produtos menos convencionais […]

Leia Mais...

Marketplace: 9 Dicas para bombar suas vendas!

Marketplace é um portal de e-commerce colaborativo ou, como muitos chamam, um SHOPPING ONLINE. É um site que reúne ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores. Eles funcionam basicamente assim: Os lojistas anunciam seus produtos no marketplace e pagam uma comissão apenas por pedido aprovado (comissão essa acordada diretamente entre lojista e marketplace, pois […]

Leia Mais...