Você provavelmente conhece o Magazine Luiza marketplace, e não é de hoje. A companhia já atua no varejo com uma grande variedade de categoria de produtos por anos e no digital, abriu com o marketplace, a possibilidade de outros lojistas venderem seus produtos direto do site da Magalu.
Neste artigo, iremos te mostrar os números e a história da empresa, todos os detalhes de como ingressar no marketplace, vantagens exclusivas de vender por lá e como funciona o repasse e as taxas das vendas pela plataforma.
Um dos maiores nomes do e-commerce brasileiro, o Magazine Luiza gerou quase R$ 56 bilhões em vendas em 2021. Segundo o Neotrust, o resultado foi 27% maior que o mercado brasileiro.
Mas tamanho resultado não foi construído do nada. A marca foi fundada em 1957, em Franca (SP), por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato. O sucesso de vendas foi tamanho, que hoje são mais de 1.400 lojas físicas em 21 estados no Brasil.
A companhia, além do serviço de marketplace, ainda oferece o Magalu Entregas, MagaluPay e o Magalu Ads.
A empresa possui no seu portfólio, diversas categorias de produtos, entre eles:
Graças ao modelo de marketplace, com mais de 180 mil lojistas parceiros, é possível uma grande variedade de produtos e preços competitivos com outros grandes marketplaces do mercado.
Isto não ocorre á toa. Já que o marketplace possui ótimas vantagens para os lojistas associarem sua marca ao marketplace, entre elas:
Para conseguir vender no Magalu, não existe restrições para nicho de atuação, tamanho e faturamento mensal, basta fazer o cadastro no site da Magalu. Confira o passo a passo a seguir:
Agora que você conferiu a história e trajetória da companhia e como se cadastrar para vender na plataforma, saiba quais são as principais vantagens de vender seus produtos no marketplace:
Confira abaixo mais detalhes sobre os principais motivos do porquê você deve estar presente com seus produtos na Magazine Luiza:
A usabilidade dentro do site da Magalu é um ponto muito importante e valorizado pelo consumidor brasileiro. Além disso, o consumidor tem a percepção de que pode encontrar tudo que precisa no site do marketplace, tamanha a boa reputação da marca em fornecer uma enorme quantidade de ofertas. A Magalu ainda oferece diversos canais de comunicação entre lojistas e consumidores. O resultado disso são mais consumidores felizes e satisfeitos e menos reclamações e devoluções na plataforma.
Com as inúmeras lojas físicas, a Magalu consegue disponibilizar um tempo menor para entrega dos produtos, além da retirada do produto diretamente nas lojas.
Ligado a toda essa estrutura, a empresa ainda possui aplicativo próprio e site onde faz investimentos altos com marketing para a promoção dos produtos que estão na plataforma.
Com a operação ativa desde 1957, a marca Magazine Luiza adquiriu credibilidade ao fazer presença na casa de milhares de brasileiros. Alinhado a anos de experiência, a marca conseguiu o selo E-bit na categoria diamante, graças a qualidade do serviço e da usabilidade durante a compra.
É incontestável a visibilidade que você pode trazer para o seu negócio ao anunciar em um Marketplace, no caso da Magazine Luiza, segundo eles, o site tem um média de 35 milhões de acessos mensais.
Esse volume de visitas expõe sua marca gigantescamente, se tornando um canal de captação de clientes que posteriormente poderão ser fidelizados a sua loja por meio de ações de marketing.
Para vender muito, principalmente em datas comemorativas como Black Friday, é necessário que você tenha uma infraestrutura robusta com servidores estáveis para aguentar os pedidos em massa.
Com seus produtos cadastrados no marketplace Magalu, você tem a garantia de não perder vendas por possíveis instabilidades nos servidores com acessos em massa.
Além disso, você conta com um time de especialistas para gerar a melhor experiência do usuário através do UX do marketplace.
Consolidada no mercado e com uma grande quantidade de recursos disponíveis, a Magazine Luiza te permite ter tranquilidade em datas comemorativas, pois, além das conversões de venda aumentarem consideravelmente, você não precisa se preocupar com a estabilidade do servidor da sua loja, pois os acessos em massa serão na infraestrutura confiável do Magalu e você receberá apenas os pedidos.
Além disso, a Magazine Luiza conta com um design feito por especialistas em experiência do usuário (UX) que facilitam a experiência do comprador no site, aumentando ainda mais as chances de conversão de vendas!
Além do marketplace, a inúmeros serviços que a Magalu presta para auxiliar lojistas a venderem mais na internet. Um destes serviços é o Magalu Ads, uma forma de dar ainda mais destaque para seus produtos no marketplace. Se você já fez o uso de Tráfego Pago, sabe que a partir de um investimento, seus anúncios aparecem para usuários da rede social. No marketplace, funciona de forma semelhante, onde seus produtos ganham destaque e são mostrados para diversos usuários que acessam o marketplace.
A empresa também oferece o serviço de entregas, o magalu entregas, onde o lojista não precisa se preocupar com detalhes do envio dos produtos, como calculo do valor, prazo de entrega, etiqueta, etc. Você ainda pode solicitar para a própria Magalu fazer a coleta dos produtos na sua loja. O serviço é gratuito e disponibilizado em algumas regiões do Brasil, basta abrir um ticket no portal e se inscrever.
Ainda há outros serviços prestados pela Magazine Luíza, como o Magalu pagamentos. Se você quer saber mais detalhes sobre todos os serviços, acesse o portal da Magalu Marketplace.
Você sabia que a Magalu possui diversas outras marcas? Desde empresas focadas no varejo como Netshoes até marcas focadas em entretenimento como o Jovem Nerd. Ter esse ecossistema ajuda a divulgar as marcas fora de canais comuns como a mídia paga e atrair pessoas que não acessariam o site da Magalu. Conheça agora todas as empresas que fazem parte do conglomerado Magazine Luíza:
Nos marketplaces, o sistema de pagamento pelo uso da plataforma para a venda dos seus produtos é feita por comissões + valor fixo. Logo, fique tranquilo em relação a pagamento de mensalidades ou taxa de adesão. Elas não cobradas do lojista. O marketplace cobra quando você vende algum produto pela Magalu, ficando com uma comissão entre 11% a 30% mais o valor fixo de R$ 3. A taxa de comissão varia de acordo da categoria de produtos que você vende e pode ser negociada.
É possível optar por dar frete grátis ao cliente, onde o lojista paga conforme o peso do produto. Confira a lista a seguir:
* Os valores aqui apresentados servem apenas como referência, podendo ter alterações quando negociado com a plataforma.
Depois que ocorre a venda na plataforma, o lojista não recebe o pagamento da venda em tempo real. Os repasses são feitos semanalmente ou mensalmente, conforme o que o lojista preferir.
O repasse não é feito de forma integral, dependendo do número de parcelas que o comprador optou para fazer a compra do produto. Ou seja, se a compra foi feita em 7X, o pagamento será parcelado e repassado parcialmente para o lojista até que seja pago as 7 parcelas da compra.
É possível pedir o adiantamento do repasse, mas para isto, a plataforma cobra 7% de juros, que diminui proporcionalmente ao número de meses. O lojista também pode adicionar juros na parcela da compra, que serão pagos pelo comprador do produto, e decidir a partir de quantas parcelas o produto terá juros.
Com todas as informações apresentadas, percebemos que a Magazine Luíza conquistou a credibilidade que a marca tem, após anos atuando fortemente com lojas físicas e agora, com múltiplos canais de vendas, como o marketplace.
Se você está pensando em vender seus produtos na internet e não deseja fazer um grande investimento em tráfego pago, pode ser uma opção para você, já que somente paga se ocorre uma venda na plataforma.
Pegue uma planilha e faça os cálculos dos custos que você terá com a operação e compare com outras opções que você tem para vender seus produtos no online. Dependendo da realidade da sua empresa, pode ser uma ótima opção vender pelos marketplaces para adquirir novos clientes enquanto atua com remarketing e outras estratégias para vender pelo seu site.