Você já pensou em vender seus produtos em Marketplaces? Sabe quais são os maiores Marketplaces disponíveis no Brasil?
Essas plataformas são extremamente importantes para o comércio online, já que englobam uma série de produtos e também são acessados por milhares de usuários ao longo de todos os dias.
Cada vez mais o E-commerce aumenta seu faturamento e área de atuação. E um dos principais responsáveis por esse crescimento é o Marketplace, que facilita a entrada dos empreendedores no mercado digital. Entretanto, você conhece as opções de marketplace no Brasil? Sabe exatamente em qual canal vender?
No Brasil, existem grandes opções de Marketplaces, com empresas cujos nomes já são consagrados no mercado online. E certamente você já conhece empresas como Amazon e Magazine Luiza, não é mesmo? Essas são algumas das principais plataformas de vendas online, que vamos destacar melhor em nosso texto, junto com outros exemplos.
A seguir, você irá conhecer quais são os principais marketplaces do Brasil, ajudando você a conhecer mais sobre esse tipo de plataforma e como elas podem ajudar sua empresa a vender mais ainda.
O Marketplace é conhecido por ser um modelo de negócios baseado na ideia de shopping virtual. Ou seja, produtos de diversas áreas ficam disponíveis em apenas um único lugar.
No caso de uma loja virtual, você entra no site da Loja A e escolhe uma TV que é vendida e entregue pela Loja A. Em um marketplace esse cenário já muda, afinal você encontrará um produto que está exposto na Loja A, mas que é vendido e entregue pela Loja Y.
Uma das principais vantagens que o marketplace oferece é a praticidade. Isso porque ele encontrará em um único site mais informações e ofertas sobre uma grande variedade de produtos, sem a necessidade do acesso a vários domínios, um diferente do outro.
O Marketplace também é extremamente vantajoso ao lojista, já que ele se beneficiará da grande quantidade de clientes que entram todos os dias nos marketplaces, vendo a possibilidade de aumentar a visibilidade dos seus produtos.
Como uma mão lava a outra, o Marketplace cobra comissões em cima das vendas e em alguns casos, também cobra uma determinada mensalidade.
As configurações para vender seus produtos em um Marketplace são relativamente simples, pois o objetivo dessas plataformas é ter uma gama cada vez maior de lojistas dentro da sua plataforma.
Se você possui uma loja online, com integrações nativas com Marketplaces, vender em sites como o Mercado Livre e Amazon fica ainda mais fácil. As integrações da sua loja online com o marketplace facilitam o cadastro de produtos, bem como o gerenciamento dos anúncios.
Sabendo disso, é importante ficar atento às comissões que são cobradas pelos marketplaces. A comissão pode variar entre 9,5% e 30% por cada venda realizada. Isso acaba dependendo de como é divulgado o produto. Quanto maior for a visibilidade dos seus produtos dentro do Marketplace, mais alta será a comissão a ser paga.
Conhecendo essas informações é necessário ponderar alguns pontos importantes:
Sabendo desses pontos, você conseguirá ver se a estratégia de vender em marketplace realmente fará sentido para a sua loja online e qual a melhor forma de integrar esse tipo de estratégia no seu negócio.
Depois de conhecer mais sobre o que é o Marketplace e como ele funciona, chegou a hora de conhecermos quais as principais plataformas dessa natureza disponíveis no comércio eletrônico brasileiro.
Esse é um dos marketplaces mais conhecidos entre o público. O Mercado Livre está presente desde os primórdios do comércio online, ocupando o posto de o maior site de vendas da América Latina. Ao todo, são 10 milhões de vendedores dos mais diversos segmentos e nichos de produtos.
O ML conta com alguns diferenciais, como a sua plataforma de pagamento e envio de produtos: o Mercado Pago e o Mercado Envios.
O Mercado Pago ajuda os lojistas de todo o Brasil a receberem pagamentos feitos por cartões de bandeiras diferentes e boletos de diversos bancos. Sem contar que essa plataforma de pagamento também permite a realização de recarga de celular e também de pagamentos por QR Code.
Já o Mercado Envios consegue calcular o frete de forma imediata já nos anúncios dos produtos. Sem contar que também é possível imprimir as etiquetas com os endereços dos clientes, facilitando todo o processo de compra e agilizando a entrega do produto ao cliente.
A partir de 2017, a plataforma também trabalha com o modelo de fulfillment, em que o Mercado Livre fica responsável pela gestão do estoque físico de produtos em um Centro de Distribuição, pelo processamento do item após a compra e pelo serviço de atendimento ao cliente final.
Esse modelo vem otimizando a maneira como o Mercado Livre vende produtos e diversifica a atuação do Marketplace no comércio online brasileiro.
A Amazon também é um Marketplace extremamente conhecido, sendo uma potência dentro do varejo online brasileiro. Conhecida amplamente por ser um marketplace gigante, a Amazon apresenta uma grande diversificação de produtos disponíveis no site.
A questão logística é muito forte dentro da Amazon. O marketplace é reconhecido por entregar produtos em prazos extremamente competitivos. Muitas pessoas apresentam receios ou dúvidas de como vender na Amazon. Entretanto o processo é simples e os ganhos podem ser bem consideráveis, visto o poder de alcance que a plataforma oferece.
Com um altíssimo número de potenciais clientes que acessam a plataforma, seus produtos podem alcançar uma quantidade maior de compradores interessados nos itens que sua empresa vende.
Um dos maiores sites do varejo online brasileiro, a Magazine Luiza se destacou principalmente na área de eletrodomésticos e eletrônicos. Com o passar do tempo, o site também veio trabalhando para se transformar em um dos maiores marketplaces do Brasil.
Além de uma forte presença nas redes sociais, a Magazine Luiza trabalha para oferece uma experiência melhor tanto aos seus clientes quanto aos lojistas que anunciam no site.
Além da plataforma de Marketplace, a Magazine Luiza oferece algumas outras soluções, semelhantemente ao Mercado Livre. São soluções como o Magalu Entregas e o Magalu Ads, com a possibilidade de vender seus produtos até mesmo nas lojas físicas da rede, criando assim uma experiência multicanal para a marca e também para os consumidores.
Recentemente, o Grupo Magalu (dono do Marketplace da Magazine Luiza) adquiriu a Netshoes, colocando a empresa no Top 3 de maiores E-commerces do Brasil.
O B2W Marketplace é um dos maiores marketplaces presentes no Brasil, reunindo sites conhecidos entre os consumidores do varejo online. Os domínios que compõem o B2W Marketplace são:
O Grupo B2W se beneficia pelo fato de ter mais sites, conseguindo abranger 4 diferentes público-alvos, gerando mais oportunidade de vendas.
O site do Submarino é focado principalmente no público mais jovem, ligado em tecnologia e que está disposto a comprar produtos de um ticket médio um pouco maior. Já o Shoptime é um site ótimo para a venda de produtos ligados ao lar, cujos consumidores apresentam mais de 25 anos.
A Americanas.com é um site cuja atuação é mais abrangente, tanto em público quanto na variedade de produtos. Por sua vez, o Sou Barato é um site focado na venda de produtos em promoção e reembalados.
Na B2W, o lojista é cobrado apenas quando uma venda é aprovada. Ou seja, não há mensalidades fixas a serem pagas ao marketplace. Recentemente, o Grupo atualizou a política das suas taxas, como você pode conferir nesta página.
A Dafiti é um dos sites de moda e vestuário mais conhecidos no Brasil. E devido ao seu grande alcance e abrangência, o site conseguiu virar um dos maiores Marketplaces de roupas do país.
Alguns dos números surpreendentes que o site da Dafiti apresenta:
Um dos grandes diferenciais no marketplace da Dafiti são as orientações de moda e performance oferecidas. Esse diferencial consegue proporcionar uma melhor construção de estratégias. facilitando a linguagem de como você apresentará seus produtos dentro desse marketplace.
Se você vende seus produtos e está inserido no nicho de moda ou calçados, o Marketplace da Dafiti é um dos lugares em que certamente você precisará anunciar seus produtos.
Vender em marketplace é uma ótima estratégia para quem trabalha com o comércio eletrônico. Mas trabalhar com esse diferencial também significa pensar em um planejamento muito bem pensado e que realmente faça sentido para sua empresa.
Ao longo do desenvolvimento da estratégia de vendas, é extremamente importante conhecer quais são os maiores Marketplaces atuantes no Brasil. Assim, você já sabe quais as plataforma podem alavancar seus produtos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os principais marketplaces do E-commerce brasileiro? Faltou algum para a nossa lista? Nos conte logo abaixo, na área de comentários!