Uma estratégia que muitos empreendedores estão usando é o marketing digital para crescer seu e-commerce. A partir dele, é possível criar grandes campanhas e trazer inúmeros resultados positivos, como por exemplo:
Além disso, também temos o endomarketing, no qual seu objetivo principal é engajar, com ações a estratégias, os colaboradores da empresa.
Com a chegada e a crescente da internet, o marketing evoluiu e desenvolveu novos conceitos e maneiras para ser aplicado. A partir daí, surgiu o termo marketing digital, que consiste nas mesmas premissas do marketing tradicional, focado em gerar estratégias e ações para o digital.
Essa evolução trouxe conceitos e técnicas para que empresas consigam desenvolver sua marca online e gerar mais vendas. Assim, nesse artigo, exploraremos essas novas técnicas e estratégias que surgiram após a chegada do marketing digital, como no caso do SEO, que surgiu pela necessidade das marcas ficarem bem ranqueadas no Google.
A famosa sigla para Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos em busca em tradução livre, nada mais é do que técnicas para sua loja virtual aparecer quando um cliente procurar por produtos nos mecanismos de busca.
Existem diversos fatores que influenciam para o ranqueamento dos mecanismos de busca, e estes fatores estão em 2 grupos:
Fatores externos como tempo de carregamento, parâmetros de segurança, links recebidos influenciam em como os mecanismos de busca avaliam a sua loja virtual.
Se trata das técnicas que podemos utilizar dentro do site para melhorar no ranqueamento nos mecanismos de busca. Entre as técnicas do SEO On Page estão:
👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback
Você provavelmente já deve ter visto um anúncio em alguma plataforma como Facebook ou Instagram, onde você tem que arrastar para cima ou clicar em algum botão. Esses anúncios fazem parte do tráfego pago, onde anunciantes pagam para possíveis clientes encontrarem seus produtos/serviços. As plataformas geralmente usadas são Facebook, Instagram Google e YouTube. Através do Facebook Ads e Google Ads, você tem acesso para anunciar.
Para isto, basta selecionar um objetivo que pretende alcançar com sua campanha, criar um conjunto de anúncios onde você definirá qual público quer atingir, conforme dados demográficos e interesses. Após definir tudo, basta subir seus anúncios (também chamados criativos) que você deseja divulgar.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
Consiste em ações e estratégias para gerar um tráfego de novos usuários para seu site/redes sociais. Quando nos referimos em trazer mais tráfego para um site/loja virtual, temos que utilizar outros conhecimentos como SEO, copywriting e o inbound marketing com criação de artigos para blog e e-mail marketing.
Já quando se trata de gerar tráfego para suas redes sociais, você deve saber como funciona os algoritmos das plataformas para conseguir crescer mesmo sem nenhum investimento. Além disto, é preciso conhecer o seu público, pois assim, você conseguirá criar conteúdo especialmente para eles.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
O inbound Marketing ou também chamado “Marketing de atração”, busca capturar novos leads através de landing pages, sites criados apenas para adquirir clientes. Nestas páginas, usuários preenchem um formulário com seus dados para ter acesso a materiais ricos (também chamados materiais gratuitos).
O envio de e-mail para se manter um relacionamento com os clientes também é uma das estratégias do Inbound Marketing, assim como a criação de artigos para o blog.
👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?
A palavra em inglês se refere a gestão e reputação de uma marca. Empresas como Coca-Cola e Apple são referências nos seus segmentos quando tratamos de Branding. Porém, branding não é apenas relevante para grandes marcas com milhares de colaboradores, ela também é muito importante para pequenas e médias empresas, ainda mais quando tratamos de e-commerce.
É através do branding que conseguimos nos diferenciar dos concorrentes sem ter que diminuir o preço do produto, por exemplo. Um grande exemplo é a Apple, que mesmo vendendo computadores e celulares com preços mais altos que seus concorrentes, é o líder em vendas no seu segmento. Por mais que o conceito do branding já ser amplamente usado antes do marketing digital, ele pode ser muito bem explorado no mundo online.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital é o e-mail marketing. Com ele, temos uma comunicação direta com nossos clientes via e-mail. Através deste canal utilizado por 53% da população mundial, conseguimos compartilhar informações institucionais relevantes da nossa empresa, divulgar promoções e descontos, fazer campanhas para recuperação de boletos não pagos e abandono de carrinho.
👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022
A técnica de copywriting consiste em escrever de forma persuasiva para que o leitor fique “preso” durante a leitura e instigue ele a fazer uma ação no final do texto. Para isto, é usado diversos gatilhos mentais, ou seja, técnicas que buscam influenciar por meio de mensagens subliminares, o subconsciente do leitor.
Há diversos tipos de textos que o copywriting pode desenvolver. O fundamental é que a mensagem contida no texto consiga ser assimilada pelo leitor. O copywriting pode ser usado em conjunto com outros conceitos do marketing digital, como, quando combinado com e-mail marketing, otimizando o potencial de convencimento do e-mail. Também pode ser usado com o tráfego pago, na escrita dos roteiros e dos textos dos anúncios e no tráfego orgânico, na escrita de artigos para blog ou de materiais ricos.
Agora você conhece as principais áreas do marketing para e-commerce. Através destes conhecimentos, você conseguirá atrair mais usuários para seu e-commerce, ficar melhor ranqueado nos mecanismos de busca, reter mais seus clientes e claro, vender mais.
Além disto, você utilizar estes conceitos em diferentes contextos, como, usar o copywriting na descrição de seus produtos e serviços ou explorar o branding de um produto por meio de um vídeo e divulgar através do tráfego pago. As possibilidades são diversas, use a criatividade para combinar conhecimentos que você aprendeu, e trazer mais resultado para o seu negócio. Caso você queira se aprofundar mais sobre cada tema, aproveite e clique no botão abaixo e leia outros tópicos em nosso Blog.