Tráfego orgânico é as visitas que seu site tem sem precisar pagar por anúncios. Geralmente acontece quando alguém pesquisa por algum termo em um mecanismo de pesquisa como o Google ou o Bing e encontram seu e-commerce.
Sempre quando você faz uma pesquisa no Google buscando algo específico, você clica nas primeiras opções que aparecem para você, certo? Assim que você entra nessa página, você está gerando tráfego orgânico para aquele site.
Além de aparecer nesses buscadores, existem outras formas de tráfego orgânico. Nesse artigo falaremos sobre as principais estratégias para você conseguir gerar visitas para o seu e-commerce sem precisar investir em anúncios pagos.
Para conseguir proporcionar uma boa experiência do visitante em seu site, primeiramente, você precisa entender de quem se trata. Por isso conhecer a sua persona será uma incrível vantagem para se diferenciar e colocar seu site no topo do Google.
Entender o que pesquisam, quais são as palavras-chave usadas, quando buscam por algo, o que compram, como compram, qual é o caminho que seguem até finalizar a compra, saber os gostos e qualquer outro dado que te ajuda a oferecer o melhor conteúdo para sua persona.
Essa sigla significa otimização para mecanismos de busca. É o responsável por escolher quem estará melhor ranqueado nas pesquisas realizadas pelos usuários. Por isso, entender como funciona e o que fazer para aumentar o seu posicionamento é fundamental no tráfego orgânico.
Com ele, os mecanismos de busca conseguem identificar qual é a página que melhor proporciona uma experiência agradável e confiável para os visitantes. Por esse motivo, o estudo de persona é muito útil, como dito antes.
Existem dois fatores que influenciam no SEO e ajudam a aumentar o seu ranqueamento nas pesquisas, e eles são:
👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback
São as estratégias de SEO aplicadas fora da página. Para conseguir ter o melhor desempenho nessa estratégia você precisa, além de oferecer uma boa experiência de pesquisa ao usuário, também, se mostrar relevante para o Google.
Começaremos com a experiência do usuário. Nessa parte entra alguns fatores como, ter um bom tempo de carregamento da página, bons parâmetros de segurança e pouco spam de comentários.
Agora sobre relevância, nessa parte entra muito o quanto de tráfego você consegue gerar. Assim sendo, quanto mais visitas você tiver, melhor o Google entenderá que seu conteúdo é relevante e poderá ser compartilhado.
Além das visitas, ter seu link divulgado por outros sites, blogs, páginas e mídias sociais vão aumentar seu ranqueamento. Portanto, lembre-se, o tráfego gerado através desses links compartilhados, deve ter algum contexto específico e faça sentido para seu e-commerce.
Não adianta você estar vendendo roupas infantis e seu link aparecer em um site que vende joias. Entenda, ter um contexto adequado vai te ajudar muito, mas se isso não for seguido, o seu ranqueamento cairá.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
Ao contrário do Off Page, o SEO On Page trabalha na página do seu site. Aqui também entra muito na experiência que você proporcionará ao seu visitante mas também a qualidade do seu conteúdo.
Para melhorar seu On Page, alguns elementos podem ter uma atenção maior na criação de conteúdo para as páginas do seu e-commerce. Para ajudar a melhorar o seu ranqueamento, temos algumas dicas para você começar a aplicar agora mesmo no seu e-commerce.
Primeiramente, o layout e como está sendo apresentado. Ele precisa ser bem claro e intuitivo, assim ajudando o visitante da sua loja a encontrar de forma fácil o que está buscando.
Para conseguir alcançar sua persona, você deve saber quais as pesquisas que ela faz ao procurar pelo seu produto. Após entender isso, você deve usar títulos e palavras-chave relacionadas a esses termos para ele encontrar seu e-commerce facilmente.
O meta-description é aquela mensagem que aparece abaixo do título em uma pesquisa do Google. Nela, você precisa convencer a pessoa a clicar no seu site e não do seu concorrente. Aqui, realizar uma boa chamada faz total diferença.
Após isso, ter descrições bem feitas, escritas corretamente, sem erros gramaticais, onde consigam responder todas as dúvidas e objeções, apresentar o produto e direcionar o comprador para finalizar a compra.
Depois do texto vem as imagens e vídeos. Ter mídias em seu site que fazem sentido para o seu público e ter uma boa qualidade aumentam a credibilidade da sua loja e também transmitem mais confiança e profissionalismo.
👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?
Em média, gastamos cerca de 3 horas por dia navegando nas redes sociais e na internet. Isso pode ser um dado que assusta um pouco, porém essa é nossa realidade. Como estamos cada vez mais conectados, utilizar isso a seu favor pode ser uma grande jogada.
Por conta dessa força, estar presente nessas mídias é algo que não se pode ignorar. Ter um Instagram com seguidores engajados, um TikTok que gere muitas visualizações ou um grupo no WhatsApp lotado e souber como utilizá-lo da melhor forma, trará grandes resultados para seu negócio online.
A partir do momento que você tiver uma grande audiência em seus canais online, você pode começar a divulgar os links de suas páginas e produtos para conseguir converter em vendas. Por já te conhecerem e verem que você produz conteúdo de valor e transmite confiança, a taxa de conversão do seu e-commerce crescerá consideravelmente.
Além das vendas geradas que são o seu principal foco, divulgar seus links nesses canais de vendas trará mais tráfego para seu e-commerce e assim ajudará a melhorar ainda mais seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Então, encontrar estratégias de crescimento, de engajamento, de conversão e souber analisar e compreender o algoritmo das redes sociais, só vai te trazer benefícios.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Esse é um termo que surgiu recentemente e vem ganhando muita força nas estratégias de marketing. Ela consiste em oferecer um marketing de atração para o consumidor.
Nele você não força o seu cliente a consumir seu conteúdo com anúncios indesejados, banners de promoções a todo momento, vídeos longos e outras formas de divulgações evasivas. Esse tipo de estratégia se chama Outbound Marketing ou marketing de intromissão.
Já o Inbound Marketing se oferece apenas para aquele consumidor que deseja ver e consumir. Ele reconhece que seu visitante só consumirá o seu conteúdo se ele tiver vontade de vê-lo.
Por ser uma estratégia mais “amigável”, o seu visitante vai se sentir interessado em conhecer mais sobre você e sua marca e assim se cria um maior desejo em adquirir o seu produto ou serviço. Além disso, se cria uma relação mais próxima e saudável entre você e seu cliente.
Para essa estratégia ser bem aplicada e te trazer bons resultados, produzir conteúdos que sua persona gosta de consumir será o principal caminho a se seguir. Quando você faz algo que ele goste, isso te aproximará dele e fará com que ele mesmo chegue até você.
👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022
O tráfego orgânico vem sendo muito utilizado por todas as empresas que buscam diminuir seus gastos com estratégias de marketing. Encontrar formas de aumentar o seu faturamento com um custo menor está sendo um dos maiores focos de empreendedores nos dias de hoje.
Fazer essa estratégia de divulgação, através de mecanismos de busca, mídias sociais e produção de conteúdo sem precisar impulsioná-los pagando para ferramentas anunciarem, vem se popularizando no mundo dos negócios.
Nesse artigo você conheceu as principais estratégias e técnicas para realizar tráfego orgânico e como implementá-las em seu e-commerce para aumentar as suas conversões, o seu faturamento, o seu reconhecimento e o tamanho da sua marca.
Caso você tenha se interessado mais ainda pelo assunto, temos um artigo escrito sobre como aumentar o engajamento no seu Instagram. Nele ensinamos estratégias para aumentar o número de seguidores, visualizações em seus Stories e Reels, curtidas e comentários em seus posts. Clique no botão abaixo e confira o artigo.