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Mensagem Automática no Instagram: como enviar (+Dicas)

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
30/04/2020

Enviar mensagem automática no Instagram é uma estratégia acertada para engajar mais pessoas com a imagem da sua marca. 

Se você utiliza o Instagram para negócios, é extremamente importante gerenciar todas as suas mensagens diretas, além dos comentários e feedbacks que as pessoas passam através das suas redes sociais. 

As mensagens diretas são extremamente importantes, pois elas podem aumentar os acessos do seu site. A comunicação mais direta também permitirá que você obtenha mais pessoas para acessarem seus produtos, bem como também aumentar sua base de clientes. 

Para otimizar as respostas no perfil do Instagram da sua loja virtual, é extremamente importante automatizar respostas, para assim, impactar mais pessoas.

As respostas automatizadas farão com que seus clientes recebam instruções e informações sobre a sua loja virtual de uma forma mais rápida. Essa ação engaja melhor seu público e também faz com que as chances de compra sejam maiores. 

Por ser um canal de comunicação e vendas com um potencial enorme, gerenciar o Instagram e as suas mensagens é um passo essencial para uma boa gestão nas redes sociais e uma boa comunicação com o seu público. 

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Segundo uma pesquisa da Statista, o Instagram apresenta cerca de 1 bilhão de participantes no mundo todo. E só no Brasil, são 60 milhões de usuários.

Ou seja, virar as costas para o instagram é perder uma oportunidade de vender mais mais e mais que isso, engajar as pessoas para visualizarem a sua marca como engajada e preocupada com o consumidor. 

Por conta disso, vamos apresentar como trabalhar com as mensagens automatizadas no Instagram, para que você explore ferramentas de comunicação que aproximarão sua loja virtual do público. Boa leitura!

Conheça a DM do Instagram

O Instagram é uma ferramenta poderosa. Como já mencionamos anteriormente, essa é a rede social que mais cresce no mundo e já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários.

Pelo seu grande alcance e comunicação rápida, o Instagram é uma das redes sociais que mais merecem atenção do E-commerce. 

Na plataforma, é possível enviar as chamadas Mensagens Diretas, também chamadas de Direct ou apenas DM. Este é um recurso do Instagram que permite o envio de mensagens de texto, fotos e até mesmo vídeos para apenas uma, ou até mesmo, mais pessoas. 

DM mensagem automática no Instagram

A DM do Instagram possui muita semelhança com o Inbox do Facebook. Essa área específica do aplicativo permite que as empresas se comuniquem melhor com seus clientes, conseguindo até mesmo realizar vendas através deste canal. 

Por conta dessas importantes qualidades, a DM do Instagram é uma ótima ferramenta para fortalecer os laços com a sua audiência. 

São muitas as razões para usar a mensagem automática no Instagram. Vamos descobri-las ao longo do nosso artigo. 

Por que enviar mensagem direta no Instagram?

Os motivos para utilizar as mensagens automáticas pelo Instagram são vários. Agora, vamos entender o porquê da sua importância, acompanhando os principais pontos.

Aumento das vendas e do tráfego no site

A mensagem automática permite trazer mais pessoas ao seu site. É possível incluir links que irão direcionar para um determinado domínio.

Essa é uma das melhores maneiras de utilizar as mensagens automáticas ao seu favor, agregando mais tráfego ao para o seu site. Com esses links, você encaminha as pessoas para acessarem páginas do seu interesse, direcionando os usuários a navegarem por diferentes seções do site. 

Você pode direcionar as pessoas para páginas do seu blog ou para endereços que levam até produtos em promoções. Tudo dependerá da forma como você deseja abordar esses clientes.

Ampliação da comunicação

Outra grande serventia que as mensagens automáticas no Instagram apresentam a ampliação de comunicação com o usuário.

Como já mencionamos anteriormente, o Instagram é uma rede social que apresenta cada vez mais destaque e importância. Tanto que hoje, a plataforma é uma das maiores ferramentas de comunicação utilizadas pelas pessoas. 

Mas agora, imagine se comunicar apenas com os uso de posts e comentários nas publicações? Deixar o cliente esperando muito tempo pela sua resposta, na DM acaba sendo um erro e pode fazer com que o usuário realize a sua compra em outra loja virtual.

Comunicação com clientes

É um desperdício comunicar-se com o usuário apenas por meio das publicações. O direct do Instagram permite a comunicação muito mais próxima com o potencial cliente, e a mensagem automática fará com que ele não fique esperando horas até obter a primeira resposta vindo da sua loja virtual. 

Uma mensagem automatizada em redes sociais faz com que o contato entre a sua loja e o cliente aconteça de uma forma muito mais rápida. Mesmo sendo uma mensagem automática, o cliente receberá uma resposta quase que instantaneamente, depois que enviar a sua dúvida. 

Manutenção de clientes

A automatização de mensagens pelo Instagram é uma importante maneira para garantir a manutenção de clientes. Dessa forma, a sua base será mantida e você tem a oportunidade de vender ainda mais. 

Ninguém deseja perder clientes, não é mesmo? Garantir a fidelização dos consumidores é extremamente importante e a automatização de mensagens pode garantir isso. 

Estreitar o relacionamento com clientes através do Instagram pode ser feito através da DM. A comunicação mais direta fará com que ele entenda como a sua marca se preocupa com o seu público.

Estimular o engajamento

Ao mesmo tempo em que você investe no relacionamento com seus seguidores, também é válido estimular o engajamento a partir da estratégia. 

Afinal, a mensagem automática no Instagram permite que você personalize o contato. Ter uma relação mais próxima com os clientes mostrará como a sua marca se preocupa com todos os seus clientes.

A comunicação direta com os clientes através do direct do Instagram permite que a sua loja virtual crie laços e engaje seu público ainda mais. 

Engajamento mensagem automática no Instagram

Ferramentas para envio de mensagem automática no Instagram

Agora que você já entendeu a importância no direct do Instagram, é válido conhecer algumas ferramentas que permitem a automatização no envio de mensagens. 

Vamos listar a seguir algumas das principais ferramentas que são uma verdadeira mão na roda para quem deseja adotar essa estratégia. 

Conheça agora um pouco mais sobre cada uma delas e descubra qual a melhor ferramenta que permitirá o envio de mensagem automática no Instagram.

Bume

O Bume é uma ferramenta de marketing voltada especialmente para a gestão do seu perfil no Instagram. A plataforma apresenta recursos que envolvem gestão, vendas, além de também permitir o agendamento de publicações. 

Um dos recursos mais interessantes que se encontram no Bume é a possibilidade da interação automática com os usuários. A ferramenta permite a interação orgânica com os seus seguidores, mantendo seu público completamente engajado. 

Aplicativo Bume

As novas conexões que chegam ao seu perfil são recebidas com uma mensagem de boas-vindas. Ao ter o primeiro contato com a sua marca através das redes sociais, o usuário já terá uma experiência positiva. 

Os seguidores antigos também serão impactados com as ferramentas do Bume. Com a programação de stories e de publicações, o seu perfil continuará impactando o público com postagens, mesmo que você fique longe do celular ou computador. 

A ferramenta é paga, mas ainda é possível usar o Bume gratuitamente, num período de testes, por até 5 dias. 

Gerenciagram

É um dos mais completos aplicativos focados em enviar mensagem automática pelo Instagram. As funcionalidades do Gerenciagram permitem que você aumente o número de seguidores, bem como crie interações automáticas com seus seguidores. 

O usuário do Gerenciagram pode configurar a plataforma para buscar perfis semelhantes, associados a outras contas no Instagram, hashtags ou locais especificos.

Aplicativo Gerenciagram

Uma das funções mais especiais do Gerenciagram é o envio de mensagens automáticas no seu perfil do Instagram. 

Através de um modelo criado pelo usuário, cada seguidor novo de sua conta poderá receber uma mensagem de boas-vindas automática. Essa possibilidade aumenta as chances de interação com o novo seguidor, fazendo com que ele engaje com marca a partir do momento que começou seguir seu perfil.

BombaInsta

O BombaInsta também permite o envio de mensagens automáticas aos novos seguidores. A ferramenta também apresenta algumas funcionalidades que são especialmente desenvolvidas para o gerenciamento completo do perfil. 


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Além das DMs para novos seguidores, o BombaInsta também traz interações automáticas, aumentando assim a sua base de seguidores. Na plataforma também é possível agendar posts e stories, além de também contar com um editor de fotos que se encontra presente na própria plataforma.

Aplicativo Bomba Insta

Seguir.me

Mais uma ferramenta para a nossa lista, o Seguir.me é uma ferramenta que permite o envio de mensagem automática no Instagram e também conta com várias outras funcionalidades. Com ela, por exemplo, você pode configurar que seus novos seguidores recebam mensagens de boas-vindas ao começarem a seguir o seu perfil. 

O aplicativo permite a configuração de hashtags relevantes para o seu perfil, bem como também conta com uma ferramenta que facilita a localização de perfis para você seguir. 

A plataforma também oferece dados bastante relevantes aos seus usuários. É possível observar o crescimento do seu perfil, número de curtidas e números que mostram as principais interações dos seguidores com a marca.


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As melhores dicas para enviar mensagem automática no Instagram

Chegando nesse ponto, você já entendeu melhor como funciona a DM do Instagram, sua importância e que existem ferramentas para automatizar suas mensagens no Instagram. 

Antes de colocar a mão na massa, vamos conhecer algumas dicas especiais que lhe ajudarão a escrever mensagens automatizadas no Instagram.

Mensagem de boas-vindas

Uma das principais razões pela qual as mensagens automáticas de Instagram são utilizadas é para dar boas-vindas a quem começou a seguir seu perfil. 

Agora imagine se o seu perfil começa a fazer mais sucesso, de repente, ganhando muitos seguidores de uma só vez. 

Você certamente ganharia muitos pontos ao entrar em contato com todos esses seguidores. Mas fazer isso de forma manual certamente é muito trabalhoso, até porque serão muitas pessoas para você entrar em contato. 

Usar a tecnologia ao seu favor é uma ótima forma de otimizar esse processo. As plataformas de mensagens automáticas que citamos acima são excelentes soluções. 

Mensagem boas-vindas

Vamos agora dar um exemplo de mensagem de boas-vindas para que você impacte o seu público já desde o começo:

“Olá, obrigado por nos seguir. Somos do/da [nome da empresa]. Em nosso perfil, você encontrará os melhor produtos para atender suas necessidades. Esperamos que você aproveite!”

Respostas rápidas

A resposta rápida é uma das principais utilizações para as mensagens instantâneas nas redes sociais. Caso o seu perfil tenha muitos seguidores, as respostas rápidas e automáticas são uma das melhores formas para você continuar a comunicação com esses clientes. 

Ao responder rapidamente o cliente, é possível criar um engajamento maior com o público. Assim, todas as pessoas que entram em contato com o seu perfil são respondidas, algo que é extremamente importante. 

Dessa forma, é válido destacar quais são os principais pontos otimizados pelas mensagens automáticas no Instagram:

  • Primeiro atendimento;
  • Ofertas;
  • Localização de entregas;
  • Valor de frete;
  • Agradecimento.

Divulgação de ofertas

A DM do Instagram também é extremamente importante para a divulgação de ofertas. Você poderá criar uma mensagem automática no Instagram, para todas as promoções que você realizar. 

Na mensagem, é possível incluir um cupom ou palavra-chave a serem utilizadas no momento da compra no seu site, por exemplo. 

Divulgar ofertas através de mensagem automática no Instagram é uma excelente chance de as pessoas conhecerem e se engajarem com a sua marca.

Divulgação ofertas mensagem automática no Instagram

Informação de endereço, dia e horário de funcionamento

É sempre interessante que os seguidores do seu perfil recebam uma mensagem automática no Instagram com informações consideradas básicas, mas importantes, relacionadas ao funcionamento da sua empresa. 

Ao receber essas informações, o cliente já saberá como a sua empresa funciona e quais são os melhores momento para você entrar em contato com a sua marca.

Se comunique com o público na língua deles

Ao enviar mensagens para os seus seguidores é extremamente importante que a linguagem utilizada faça sentido para eles. Ou seja, é necessário falar a língua que os seu público fala. 

Você pode adotar uma linguagem mais informal e espontânea, fazendo com que os seguidores da sua marca sintam prazer de conversar com você. 


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Mas também é preciso ficar atento a quanta informalidade usar no seu discurso. Muitas vezes, o uso de gírias pode não cair muito bem e isso pode afastar o público. 

Analise bem como o seu público se comunica e tente falar a mesma linguagem que ele. Com toda a certeza, essa dica lhe deixará  mais próximo das pessoas que começaram a seguir o seu perfil.

Mostre o que a sua marca oferece

Ao mandar uma mensagem automática no Instagram, você pode aproveitar esse primeiro contato para já mostrar às pessoas o que a sua marca oferece. 

Além de gerar interesse em potenciais clientes você também pode aumentar as chances de realizar mais vendas utilizando o Instagram como aliado. 

Mostrar para a sua audiência seus principais serviços é uma ótima forma de ter um primeiro contato com as pessoas que começaram a seguir seu perfil. 

Para que você não faça isso manualmente, a melhor forma é configurar seu perfil do Instagram para enviar mensagens a todas as pessoas que começarem a seguir a sua conta.

Convide as pessoas para a ação

Para que a mensagem automática do Instagram seja uma estratégia que traga resultados e aumente e taxa de conversão da sua loja virtual, é importante que você convide as pessoas à realizar alguma ação. 

Isso porque o primeiro contato é uma ótima oportunidade para aumentar os acessos ao site ou para realizar uma venda.

É possível incluir um call to action para que o usuário tome a atitude  que você espera dele. Podem ser várias ações: visitar um site, conhecer suas soluções, fazer o download de alguma material. Conforme for a estratégia do seu momento, você poderá convidar o usuário a tomar alguma ação. 

Caixa de Entrada no Instagram

Sempre responda todas as mensagens

Nas ferramentas de mensagem automática no Instagram que citamos anteriormente no artigo, é possível enviar mensagens para muito mais pessoas, quando comparamos a fazer esse serviço manualmente. 

Além disso, todas as pessoas que entrarem em contato com o seu perfil serão respondidas. Essa é uma importante ação a ser tomada, pois mostra que a sua marca é engajada e mais importante, preocupada com seus clientes. 

Ao automatizar a sua mensagem,  aproveite para focar na personalização, para que o público não fique com a impressão que a resposta foi dada por um robô.

Ao programar uma mensagem automática no Instagram para essa finalidade, você não deixa de responder nenhum dos seus seguidores. 

O principal objetivo em responder todos os seus seguidores é cultivar um relacionamento com audiência e fazê-la tomar decisões, como comprar um produto ou serviço.

Conclusão

Nesse artigo, você conheceu as principais vantagens em mandar mensagens automatizadas no Instagram. Como a rede social cresce cada vez mais, é importante que sua atenção também cresça em relação à plataforma. 

Você pode até mesmo utilizar outros aplicativos que possibilitem a automação de mensagens. É extremamente importante utilizar o Instagram para estreitar a comunicação com a sua audiência, garantindo uma maior aproximação com seus seguidores. 

Você utiliza alguma ferramenta para automatizar mensagens? Conhecia essa possibilidade? Nos conte tudo, nos comentários!

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