Que o Google Analytics é uma das principais ferramentas para o comércio virtual, isso já sabemos. Mas você realmente sabe quais são principais métricas do Google Analytics para E-commerce?
Quando falamos de Web Analytics, a primeira ferramenta que vem em frente é o nome do GA. Além de ser o serviço de análise mais utilizado no mundo, o Google Analytics é bastante completo em termos de informações.
A ferramenta também fornece dados bem profundos sobre o tráfego do seu site. Mais do que meros números, esses dados são essenciais para que você mensure o desempenho da sua loja virtual e elabore as melhores estratégias para otimizar ainda mais o tráfego do seu E-commerce.
O Analytics apresenta uma grande quantidade de métricas, dados e relatórios. Isso pode acabar dificultando para quem está começando a utilizar a ferramenta agora e ainda não conhece tudo aquilo que a plataforma do Google é capaz de oferecer.
E se você já utiliza a ferramenta de análise do Google e não se dá muito bem as métricas da plataforma, não se preocupe. Elaboramos um apanhado das principais métricas para você analisar o tráfego e desempenho da sua loja virtual .
Como já falamos anteriormente, o Google Analytics é a ferramenta mais famosa quando se fala em análise do tráfego de um site. Por ser completa, a plataforma é capaz de fornecer informações detalhadas ao seu usuário.
O Google Analytics agrupa diferentes funcionalidades, que são essenciais para uma boa elaboração da estratégia de marketing digital da sua empresa.
Ao instalar o Google Analytics no seu site, você obterá um apanhado sobre as principais ações que os visitantes realizam no seu site. Diferente do circuito offline, o ambiente online permite a mensuração de como a audiência se comporta em um determinado site.
É possível saber exatamente quantas pessoas visitaram o seu site, por exemplo. Com base em outras métricas, ainda é possível identificar como esses usuário se comportaram no seu site, reagindo negativamente ou positivamente ao que encontra no domínio.
Ter um negócio online e não mensurar os resultados é quase como andar no escuro sem enxergar nada. É necessário utilizar uma ferramenta que permita a visualização das métricas de desempenho do seu site.
O Google Analytics é a melhor ferramenta para a mensuração desses dados, otimizando assim o monitoramento de como a audiência se comporta ao acessar sua loja virtual.
Como existem muitas métricas e relatórios disponíveis no Google Analytics, resolvemos separar as métricas mais utilizadas em E-commerces.
O Google Analytics compreende uma grande quantidade de métricas. Com uma grande quantidade de informações e funcionalidades, você pode ficar um pouco perdido na hora de mensurar o desempenho da sua loja virtual.
Conheça agora quais são as principais métricas do Google Analytics para o E-commerce.
Essa é uma das principais métricas do E-commerce que encontramos na plataforma do Google Analytics. A taxa de conversão tem como principal propósito indicar os resultados de ações em relação às suas vendas.
Essa métrica é extremamente versátil, podendo ser utilizada em várias áreas dentro do seu negócio. Desde a conversão das suas campanhas até a taxa de cliques em um E-mail ou o número de visitantes que compraram na sua loja, a taxa de conversão pode ser utilizada em todos esses casos.
Essa taxa pode ser calculada com a seguinte fórmula:
(Número de Conversões / Número de Visitantes) x 100
O resultado dessa fórmula acaba gerando um resultado em porcentagem indicando sua taxa de conversão. Você poderá acompanhar a taxa de conversão do seu E-commerce através do Google Analytics, analisando assim a eficiência das ações de marketing e do seu E-commerce, num geral.
De acordo com estudos, a taxa de conversão média nos E-commerces varia entre 2% e 4%. Você pode verificar se a sua loja virtual se encontra nesse mesmo patamar e se existem algumas ações que possam ser feitas para otimizar ainda mais as suas vendas.
A taxa de carrinhos abandonado é uma das mais importantes métricas do Google Analytics para E-commerce. Essa taxa remete diretamente aos meios de pagamento, logística de entrega e também à clareza das informações disponíveis na página do produto.
Essa métrica é calculada ao você utilizar o número de visitante que incluíram produtos no carrinho e não finalizaram a compra. Em muitos casos, o cliente abandona na página de checkout, pois ainda não está decidido se deseja comprar o produto o não.
A taxa de carrinho abandonado pode ser medida através do Google Analytics, sendo uma métrica extremamente importante de ser analisada.
De acordo com o estudo da Baymard Institute, a taxa de média de abandono de carrinhos é de 69,89%.
A métrica do ticket médio é referente a quanto cada cliente gasta em média, em uma compra na sua loja virtual. O valor do ticket médio é calculado mensalmente, entretanto, você poderá calcular essa taxa em qualquer intervalo de tempo.
O cálculo é feito com base na seguinte fórmula:
Receita de determinado período de tempo / Número de clientes que compraram
Muitas vezes, você irá buscar mais informações para aumentar o valor do ticket médio da sua loja virtual. Ao tentar aumentar o número de vendas na sua loja virtual, você pode utilizar de estratégias que no final irão recompensar o cliente, para que ele compre mais produtos.
Algumas das estratégias mais comuns, e que são utilizadas para aumentar o ticket médio da sua loja virtual, é dar descontos no valor do frete a partir de compras de um certo valor, ou também oferecer brindes aos clientes.
Conhecido como CLV ou também chamado de valor de tempo do cliente, traduzindo para português, esse relatório é uma das mais importantes métricas do Google Analytics para E-commerce e ela está ligada diretamente ao ticket médio, que explicamos no tópico anterior.
No começo, pode ser um pouco confuso entender exatamente o CLV. Entretanto, ela é extremamente importante de ser medida, afinal essa métrica indica o quanto o seu E-commerce deve investir na retenção de clientes.
É muito comum os E-commerces investirem em programas de fidelidade, para aumentar o seu CLV. Também é buscado um pós-vendas de qualidade, pois ao oferecer um serviço que se mostra preocupado com o consumidor, ele tem mais chances de voltar a comprar na sua loja virtual.
Também chamado de CAC, o Custo de Aquisição de Cliente é uma métrica que indica o quanto o seu E-commerce está investindo para atrair e conquistar novos clientes. Para que seu E-commerce tenha lucro com cada cliente, a partir de ações e estratégias de marketing digital, o seu CAC deve ser menor em relação ao CLV.
O custo de aquisição de clientes deve ser calculado para cada canal de tráfego do seu E-commerce. Assim como em outras métricas, o CAC também pode ser calculado através de uma métrica especial:
Valor investido em determinada campanha / Número de clientes adquiridos
Se o resultado for menor que o CLV, você não está tendo prejuízo ao adquirir novos clientes. Isso porque, o valor gastos, pelos consumidores, em seus produtos/serviços é maior em relação ao custo para conquistá-los e retê-los.
Acompanhar o número de sessões orgânicas te possibilita avaliar o resultado de suas ações de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca).
As sessões orgânicas são as visitas que são geradas a partir de uma busca no Google ou em outro site de busca. Ou seja, esse visitante não chegou ao seu domínio por meio de anúncios pagos.
Esta métrica pode ser acompanhada diretamente no Google Analytics, em que você acessa a seção de aquisição, visualizando os canais de tráfego da sua loja virtual.
Para aumentar o número de sessões orgânicas, você pode utilizar estratégias de SEO que visam aumentar as visitas no seu site. Você pode trabalhar com a criação de conteúdos com palavras-chave, otimização de URL e melhoramento de imagens.
Otimizar a parte orgânica do seu site é extremamente importante, para aumentar a relevância do seu domínio. Cada vez mais pessoas acessarão seu site e você não precisa gastar com mídia para trazer clientes ao seu site.
O ROI ou Return on Investiment é uma das principais métrica de E-commerce, sendo utilizada para calcular o valor do retorno obtido em relação à quanto foi investido.
Seu resultado é apresentado através de porcentagem, assim como acontece na taxa de conversão. Para calcular o ROI utilizamos a seguinte fórmula:
((Receita – Custo) / Custo) * 100
O ROI pode ser aplicado para diversas áreas dentro do E-commerce, por conta disso, é tão importante conhecer o seu valor. Calcular o ROI é a melhor maneira de descobrir o investimento das sua ações em marketing digital, por exemplo.
Um aspecto extremamente importante que deve ser levado em conta no cálculo do ROI é o tempo de investimento, assim como os possíveis eventos e ocasiões que podem afetar o valor como datas comemorativas (Natal, Black Friday e outros).
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