Os varejistas e empreendedores precisam estar atentos e preparados para atender à demanda do mercado.
O e-commerce está se expandindo rapidamente à medida que o mundo muda cada vez mais para uma cultura digital, impulsionada pela crescente necessidade de conveniência dos consumidores. Relatórios recentes do Statista mostram essa tendência de crescimento ascendente, pois revelam que as vendas globais de comércio eletrônico chegarão a US$ 6,3 trilhões em 2023.
A adaptação de novas tecnologias, a personalização, a evolução de políticas e os recursos com inteligência artificial conectada tomaram conta do e-commerce. Além disso, agora você pode combinar os procedimentos de venda online e offline para aproveitar ao máximo esses dois canais.
Os varejistas e empreendedores precisam estar atentos e preparados para atender à demanda do mercado. Engana-se aquele que pensar que é a mais alta tecnologia que gera as maiores vendas, pois são as estratégias combinadas a um bom uso de canais que fazem a diferença.
Confira 5 tendências do e-commerce para bons resultados em 2023:
1. Creators (micro e nano influenciadores)
O Brasil é fortemente dependente das mídias sociais, além de uma das regiões mais engajadas na América Latina. Pelo menos 71% dos brasileiros seguem um criador digital e 58% já compraram algo por uma recomendação do criador de acordo com a pesquisa. Segundo a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) 87% dos varejistas declararam reconhecer uma melhora no engajamento do consumidor em vendas digitais – aproximadamente 76% ante a 62% em 2021.
2. Popularização do Marketplace
O ser humano é guiado no seu dia a dia por modelos mentais, ou seja, busca padrões de comportamento, visuais e de fala para interagir com o que está no seu entorno (Ex.: Chegar em um mercado e pegar uma fila, não é preciso pensar muito neste momento, o corpo agirá). Assim é a eficiência da criação de um marketplace para as vendas, pois além de expor os produtos e gerar vendas pela própria plataforma, é uma maneira de passar confiança e respaldo para o consumidor.
3. Estratégia omnichannel – Do portal de vendas ao Chat Online
A consultoria McKinsey apontou que as discussões e transformações da omnicanalidade – uma estratégia que visa integrar todos os canais de comunicação de uma empresa – deve continuar até meados de 2030. Este período se deve pela curva de adaptação das lojas às necessidades de seus clientes, além do surgimento de novos canais e formas de interação.
4. Serviços de assinatura, uma oportunidade de recorrência
Pelo lado da personalização da experiência, este tipo de serviço vem se popularizando e ganhando o gosto dos consumidores. Em resumo, o comprador paga um valor mensal à empresa para receber algum produto de maneira recorrente na sua casa a cada determinado período, sendo uma possibilidade a assinatura de produtos pré-determinados, e a outra possibilidade a assinatura de boxes contendo produtos diferenciados a cada entrega, o que conquista o público pelo imaginário e ansiedade da surpresa.
5. Voice Commerce ganhando espaço
Os usuários buscam cada vez mais maneiras de agilizar o seu processo de comunicação pelos meios digitais. Olhando para o futuro, as assistentes de voz como Siri, Alexa, Assistente do Google, entre outros, serão fortes aliadas das vendas, com possibilidades de atuação que ainda estão sendo descobertas, já que a voz permite uma troca mais dinâmica, até mesmo multitarefa. Um convite para empresas surfarem na onda e se destacarem dos seus concorrentes.
A Magazord está em constante evolução, trazendo novas tecnologias para ajudar os clientes a implementar as melhores estratégias para impulsionar suas vendas online. Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma mais completa e robusta do mercado.
Fonte: E-commerce Brasil e Exame