Copywriting é a técnica que consegue transmitir uma ideia clara e incentivar um leitor/consumidor para realizar alguma ação que você deseja que ele faça, requer conhecer um determinado tipo de escrita persuasiva.
Qualquer conteúdo cuja finalidade é fazer o leitor/consumidor realizar alguma ação possui alguma técnica de copywriting neles. Mas afinal, o que é copywriting e como você pode usar em seu negócio para aumentar suas vendas?
O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva focada em fazer o leitor concluir uma ação. Essa técnica pode ser usada em anúncios pagos, artigos para blogs, páginas de venda e capturas de leads, ou seja, qualquer tipo de comunicação escrita.
Esse termo surgiu por volta de 1828 por Noah Webster. Ao contrário da tradução livre (copy = cópia), o termo tem o significado de produção de conteúdo original, produzido a mão ou impresso. Nos dias de hoje, a técnica também entra o digital.
Basicamente, o copywriter usa técnicas de gatilhos mentais e de persuasão para incentivar o cliente a comprar/executar algo.
Gatilho mental nada mais é do que, jogar um estímulo para o seu público. Como o autor do livro “as armas da persuasão”, Robert Cialdini diz, é o efeito “clique-zum”, onde o “clique” é um incentivo que você joga para seu leitor. Já o “zum” é a reação que essa ação causa nele.
Ainda sobre essa ação, ele defende que, todo tipo de ação tem uma reação estimulada inconscientemente pelas pessoas, pois, somos movidos através de “padrões psicológicos”. Então, entender os principais gatilhos mentais e como ele funcionam, vão aumentar o número de suas conversões ou ações geradas por seus textos.
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Os principais gatilhos mentais que existem hoje e são mais usados no mundo do marketing e vendas, são: Prova social, Autoridade, Reciprocidade, Afeição, Escassez e Compromisso e Coerência. Agora, vamos entender como você pode usá-los em seu negócio.
Prova social: Imagine que você encontra dois sites que estão vendendo o mesmo produto pelo mesmo preço e com o frete igual. Eles oferecem praticamente tudo igual, exceto em um fator. Em um não tem nenhuma avaliação de clientes, e em outro tem 100 comentários positivos de compradores.
Em qual deles você finalizaria a compra? Acredito que na segunda opção, certo? Esse é o efeito de ter provas sociais para seu negócio e seus produtos. O ser humano busca sempre uma aprovação social, como uma garantia da qualidade daquele produto ou serviço.
Por isso, usar em seus textos provas e avaliações de clientes que compraram e se sentiram satisfeitos é uma ótima estratégia para vender mais. Mas lembre-se, nunca crie avaliações falsas para se ter prova social. Além de ser anti-ético, vai contra outro gatilho mental, compromisso e coerência, que veremos mais para frente.
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Esse tipo de gatilho nos faz realizar ações sem pensar muito quando temos algum “expert” em determinado assunto nos apresentando ou tentando vender algo. Por ser alguém já ser reconhecido naquele mercado, nos sentimos mais confortáveis com sua oferta.
Marcas grandes, especialistas em determinado assunto ou um profissional renomado podem usar sua autoridade para alavancar seus negócios e persuadir pessoas a comprarem dele.
Por isso, ter uma presença forte e reconhecida com um “selo de qualidade” por clientes ou/e outros profissionais, vai trazer bons resultados para seus textos. Para usar esse tipo de gatilho em seus textos, mencione referências, conquistas e reconhecimento que você já teve.
Como o ser humano está sempre em busca de uma aprovação social, um favor não retribuído pode causar certo tipo de constrangimento ou vergonha. Então, oferecer algum tipo de “presente” ou “bônus” para seu cliente antes de fazer uma proposta de venda é uma grande estratégia.
No marketing digital é muito usado a estratégia de oferecer algum conteúdo grátis, como por exemplo, um e-book ou uma série de aulas introdutórias para determinado assunto. Após esse “presente”, vem a oferta para a venda de um curso ou serviço. Normalmente, a taxa de conversão é muito grande.
Para e-commerce, uma boa ideia seria oferecer alguns cupons de desconto, como de frete grátis ou algo relacionado, sem que seu cliente espere ou peça por isso. Assim, ele se sente estimulado a realizar a compra do seu produto.
Use mensagens através de WhatsApp, E-Mail Marketing e demais formas de contato para divulgar esse tipo de “bônus” para seu cliente. Use muito esse gatilho mental, pois é um dos mais fortes e poderosos.
O ser humano se sente mais atraído e disposto a aceitar ou realizar alguma ação quando se sente parecido com outro alguém. Esse tipo de gatilho pode ser usado para vendas, onde mostrar identificação com a história do seu cliente aumenta a probabilidade de fechar negócio.
Coloque em seus textos pontos em comum, reconhecimento de determinado esforço ou dor, conte histórias de vidas parecidas e até mesmo mostre empatia com seu público. Essa é uma estratégia de grande valia.
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Já sentiu aquela sensação de gostar mais de algo quando você perde ou não conseguiu conquistar aquilo? Pois é, esse tipo de gatilho se chama escassez e é muito utilizado para incentivar as pessoas a comprarem algo por impulso.
Assim que vemos algo que está com os dias contados para acabar, ou então, que seu estoque ou vagas é limitada, tendemos a correr para poder adquirir aquilo por impulso e não perder a oportunidade. Às vezes, nem mesmo queríamos comprar, porém o medo de perder é tão grande que nos sentimos pressionados e adquirimos.
Use em suas escritas, promoções com tempo limitado para seus clientes. Coloque um estoque pequeno e limitado em alguns produtos. Será uma estratégia bem forte para aumentar as suas vendas.
Como já falamos aqui, o ser humano quer ter a aprovação social, assim como ser respeitado pelos demais. Para isto, sempre tenha compromisso com a verdade e coerência nos seus textos.
Conseguir fazer o seu cliente ter um certo tipo de compromisso com sua empresa aumenta a confiabilidade que seu cliente tem em você e no que você diz para ele. Em seus textos, fazer perguntas e incentivar ele a realizar algumas ações que façam ele ter esse compromisso, vai aumentar as suas vendas e conversões.
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Após saber os principais gatilhos mentais para usar em suas copys, você precisa conhecer o seu público-alvo e, principalmente, a sua persona. Sabendo tudo isso, ficará mais fácil de escrever um texto que consiga transmitir o que seu leitor quer ler e também adequar a linguagem que ele usa.
Público-alvo: O público-alvo é um grupo específico de pessoas com características semelhantes que estão mais dispostas a adquirirem certo tipo de produto ou serviço.
Persona: É um personagem fictício que representa dados reais e concretos sobre o principal cliente da empresa ou marca.
Para você escrever sobre seus produtos e serviços de forma clara e objetiva, onde consiga tirar todas as dúvidas e objecções de seus clientes, além de persuadi-lo para comprar, você deve conhecer muito bem o que está vendendo.
Busque por todos os detalhes que seu produto tem a oferecer. Entenda exatamente o que ele faz e como vai impactar na vida do consumidor. Encontre os objetivos e ganhos que trará para o seu cliente, além de saber quais as dores que ele eliminará.
Após ter tudo bem definido e claro, escreva a copy do seu produto pensando nos benefícios dele e junte com algum gatilho mental para persuadir e incentivar o leitor a comprá-lo.
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O copywriting tem o objetivo de fazer uma pessoa entender e realizar alguma ação que o escritor deseja. Porém, a construção do texto, baseada em detalhes do produto/serviço e de gatilhos mentais.
Entretanto, todo o corpo do texto te leva para realizar uma certa ação. Essa ação chamamos Call to action (CTA), traduzindo, chamada para a ação. Aqui é a finalização do texto, onde o cliente realmente vai decidir se irá comprar ou não.
Nessa parte, você deve usar o principal gatilho mental que o seu produto está oferecendo, devendo usar a parte que mais causa dor para conseguir converter o cliente. Então, ter um CTA forte significa passar em uma frase, o quanto é forte a dor de não ter aquele produto/serviço.
Existem muitos exemplos de CTA que vimos em nosso dia a dia e com muita frequência. É possível que você talvez nem saiba que se tratasse de uma técnica de copywriting. Na internet encontramos muito o “saiba mais”, “inscreva-se agora”, “compre agora”, etc.
Esses são “Call to action” simples e sem um apelo tão grande de emoção. Mas se um texto for bem construído e já tenha uma grande carga emocional, usar alguns desses exemplos pode ser interessante.
Porém, se você quer apelar mais, pode escolher outros tipos de CTA, como por exemplo, “Vagas acabando”, “baixe de graça”, “fale com um especialista”, etc. Esses são alguns exemplos de chamadas para usar com um apelo maior. Mas você pode usar frases maiores e ainda mais trabalhadas que essas, dependendo do tipo de texto e produto que você está divulgando.
Como vimos nesse artigo, o copywriting tem uma grande importância na hora de conseguir chamar a atenção e influenciar o seu cliente a realizar algum tipo de ação. Além da venda, o copywriter tem a função de esclarecer o máximo possível sobre algum assunto para o leitor.
Aprender essa técnica ou ter alguém qualificado para usar em seu negócio, lhe trará grandes resultados. Ter uma boa escrita para seus posts ira gerar mais engajamento e mais seguidores, ter mensagens e e-mails bem escritos te trará mais respostas, ter páginas de
vendas e descrições de produtos escritos de maneira persuasiva vai te trazer mais vendas.
Ou seja, aprender copywriting é fundamental.
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