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SEO

O que é SEO? Como chegar na primeira posição do Google?

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
01/07/2022
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O SEO é um conjunto de técnicas do marketing digital focado em melhorar a experiência dos usuários em pesquisas realizadas nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) onde, busca também ranquear melhor as páginas mais relevantes de uma determinada palavra-chave.

A sigla surgiu em 1996, quando o site da banda Jefferson Starship, que costumava aparecer nas primeiras posições da busca do Google, caiu de posições depois de um certo tempo.

Quando os web designers da página foram questionados sobre o que estava acontecendo, notaram que não utilizaram mais palavras-chave nas páginas do site da Jefferson Starship.

Enquanto isso, eles perceberam que o site havia novamente voltado às primeiras posições, depois das otimizações feitas. Os responsáveis deram o nome às essas ações de Search Engine Optimization, registrando o termo pela primeira vez em 1997.

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O que é SEO

A principal função do SEO é otimizar páginas online a ficarem bem ranqueadas nos mecanismos de busca online. Através de otimizações de conteúdos, é possível fazer um artigo de um blog ou uma página de um produto ficar nas primeiras posições.

Essa é uma das principais formas de utilizar o SEO ao seu favor e otimizar o seu site para aparecer nas primeiras posições do Google. Surtindo efeitos, as técnicas de otimização de conteúdo fazem com que mais pessoas acessem o seu site de forma orgânica.

Diversas pesquisas já apontaram que cerca de 60% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros sites que aparecem no resultado da pesquisa e 91% ficam na primeira página do Google, sem visitar as próximas.



Como funcionam e quais os tipos de pesquisa

Com a evolução da internet e a maioria das pesquisas online são feitas em mecanismos de busca como o Google, muitos estudos já foram feitos para tentar entender o modo de ranqueamento e de como se posicionar bem.

Para isso, temos que entender como que o internauta faz sua pesquisa, e assim, adaptarmos nosso conteúdo para poder encontrar o seu site de uma maneira mais rápida e fácil. Por isso, vamos entender quais os tipos de busca que existem no online.

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Pesquisa ou busca navegacional

Essa busca é feita quando um usuário já sabe em qual site quer entrar, mas não sabe qual a URL ou não quer digitá-la por completo. Nesse caso, já sabe exatamente qual site acessar, logo, dificilmente ele entrará em outra página.

Pesquisa ou busca transacional

Esse tipo de busca não é somente para compras online, mas entra também, preenchimento de formulários, assinatura em listas de e-mail e newsletter. Para resumir, a busca transacional é tudo o que o usuário deseja fazer, assim sua busca é direcionada para isso.

Pesquisa ou busca informacional

Esse tipo de pesquisa é feita quando um usuário está buscando algum tipo de informação. Diferente da pesquisa navegacional, ele ainda não sabe qual site entrará, por isso, ter um bom ranqueamento para esse tipo de busca vai te trazer inúmeras vantagens.

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Benefícios

Aumento do tráfego

Sem dúvidas estar bem ranqueado e nas primeiras posições dos mecanismos de busca te trarão resultados incríveis. Um dos maiores benefícios é o aumento do tráfego em seu site.

Por ser um dos primeiros resultados que aparecem para quem pesquisa um determinado termo, a probabilidade de clique e acesso em sua página é maior. Além de mais visitas, isso trará um público mais qualificado que podem converter bem mais para seu negócio.

ROI

Return on Investiment, traduzindo, retorno sobre investimento, mede exatamente o valor que você ganha em relação ao valor investido. Se você investe um real com um retorno de 2 reais, o seu ROI foi de 2.

Com o SEO, o seu ROI médio cresce sem precisar fazer investimentos em anúncios ou campanhas pagas, já que é uma estratégia de tráfego orgânico.

Custo X Benefício com marketing

Ao investir em SEO você está economizando ao invés de gastar com tráfego pago, assim, seu orçamento de marketing pode ser alocado para outras estratégias mais interessantes.

Ao fazer um anúncio, você está colocando dinheiro para potenciais clientes seus, onde podem ou não se interessar. Porém, quando alguém realiza uma pesquisa orgânica, ela já está interessada, onde só falta “um empurrão” para converter em venda. 

Mais confiabilidade para seu site

Com uma boa posição nos mecanismos de busca, você acaba passando uma credibilidade e uma confiança maior para todos que vão acessar seu site.

Outro ponto muito importante é que, quando você está bem ranqueado, sua página começa a ganhar autoridade com o Google, assim, ele impulsiona outros conteúdos seus para as primeiras páginas.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

SEO: On page & Off page

O SEO vai muito além da utilização de palavras-chave do seu texto. As técnicas de otimização englobam várias características, fazendo com que seja possível agregar mais valor ao seu site trazendo mais tráfego para ele.

SEO ON PAGE

O SEO ON PAGE é toda a otimização aplicada dentro de um site ou página. Com ele, você consegue otimizar seu conteúdo para que os visitantes tenham uma boa experiência e encontrem o conteúdo que queiram.

SEO OFF-PAGE

No SEO OFF PAGE, é necessário trabalhar com fatores que são externos ao seu site. Os sites de busca, como o Google, dão bastante importância para os fatores Off Page, que por consequência disso, são fatores extremamente importantes de serem trabalhados.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Criando uma estratégia de SEO

Definir uma estratégia de SEO é extremamente importante para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Entretanto, é muito importante definir qual a persona do seu site. Sabendo exatamente como é o seu público, será muito mais fácil criar uma estratégia de SEO que realmente seja eficaz e que traga mais tráfego para o seu e-commerce ou blog.

Após definir bem o seu público, será possível partir para a criação de uma campanha de palavras-chave, criando um conteúdo de alta qualidade que gere engajamento com seu público.

Um bom início é utilizar ferramentas de SEO, dessa forma, será possível descobrir a densidade de pesquisa de determinadas palavras-chave e ter ideias para otimizar seu conteúdo para SEO.

Essa estratégia parece ser simples, mas a escolha de um bom conjunto de palavras-chave é determinante para aumentar o tráfego do seu site e fazer com que a sua estratégia de SEO traga resultados concretos para o seu e-commerce.

Entretanto, nem sempre o mais recomendado é apostar nas palavras-chave de busca, já que muitas vezes, o alto volume não necessariamente irá resultar em mais conversão para a sua loja.

SEO na prática

Para ficar mais claro, daremos um exemplo na prática de como algumas pesquisas funcionam. Vamos supor que você tenha uma loja virtual que vende o Smartphone Motorola Moto G8. 

O volume de pesquisa das sentenças é o seguinte:

Ao que parece, ranquear a palavra smartphone é muito melhor do que ranquear os termos Smartphone Motorola Moto G8. Contudo, no segundo exemplo, o usuário que faz essa pesquisa sabe exatamente aquilo que está procurando e as chances de ele comprar na sua loja serão bem grandes, se você ranqueou esses termos na primeira posição da primeira página do Google, por exemplo. O ideal é se concentrar não apenas nas palavras com um grande volume de pesquisa, mas também trabalhar com termos mais específicos.

SEO e a semântica

Sendo um campo que evolui constantemente, o SEO apresenta variáveis que obrigam os profissionais de marketing a se atualizarem constantemente para estarem inteirados com o que há de mais atual na área. 

Uma das últimas evoluções foi a atualização do algoritmo do Google, que trabalha com a semântica do texto. A atualização, denominada RankBrain consegue interpretar não apenas as palavras-chave contidas no texto, mas também em toda a estrutura da sentença.

O RankBrain identifica os padrões de solicitações nas buscas de determinados termos. Devido a essa alta complexidade, o algoritmo do Google aprende através de inteligência artificial e começa a oferecer conteúdos personalizados para cada usuário.

Dessa forma, o site de busca apresentará páginas não tão fortes em uma determinada palavra-chave, mas que pode apresentar sinônimos daquilo que o usuário pesquisou. Além disso, a busca de termos com dois significados diferentes é otimizada.

Por exemplo, em uma pesquisa com a palavra Apple, o RankBrain irá oferecer resultados conforme pesquisas antigas do usuário. Dependo do usuário, os primeiros resultados para a palavra apple poderão ser relacionadas à fruta (maçã) ou a Apple (empresa).

Atualizações como esta, obrigam os profissionais que trabalham com SEO não apenas a trabalhar com palavras-chave exatas, mas sim pensar em variáveis. Uma ótima dica é trabalhar com sinônimos da palavra-chave principal, para enriquecer o conteúdo e aumentar as chances de ranquear seus conteúdos na primeira página. 

👉 Confira: Planilha 6 Indicadores de Marketing para E-commerce

Conclusão

O SEO é uma das práticas de marketing digital mais eficientes para aumentar o tráfego do seu e-commerce de forma orgânica. As várias estratégias permitem que seu site obtenha maior visibilidade e cresça de forma orgânica, trazendo novos usuários e aumentando a autoridade do seu domínio.

Com a Magazord, oferecemos a nossos clientes donos de e-commerce, toda uma estrutura focada em ajudá-los a ranquear muito bem seus negócios digitais e aumentarem suas vendas exponencialmente.

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