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O que é remarketing e como ele pode te trazer muitas vendas?

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
06/05/2022
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Você sabia que apenas 3% das pessoas que visitam um site de e-commerce realizam a compra de imediato? Após o Google divulgar estes resultados, muitos empreendedores digitais começaram a se perguntar,“ o que fazer para aumentar a taxa de compra na primeira visita?” 

Uma estratégia muito consolidada e que traz resultados expressivos é de anunciar novamente para quem já visitou o seu site. Essa técnica é chamada de Remarketing.

Esse tipo de campanha é direcionada apenas para quem já conhece a sua loja virtual, que mostrou interesse em adquirir algum produto seu, assim aumentando o seu número de conversões.

Para te ajudar a vender mais, a Magazord produziu esse artigo focado especialmente em como fazer uma campanha de remarketing que vai te gerar ótimos resultados. Então já fica ligado e anote todas as dicas!

O que é Remarketing?

Para começar, vamos entender o que é remarketing de uma forma bem simples, porém esclarecedora. Ele nada mais é do que buscar visitantes que já passaram pelo seu site e demonstraram algum interesse em comprar algo, porém não concluíram a compra.

O principal objetivo do remarketing é impactar novamente um possível cliente com algo diferente do que ele viu antes e oferecer algum tipo de vantagem para induzi-lo a comprar o produto.

Você pode fazer isso de algumas maneiras, porém as duas principais são: 

  • Por anúncios pagos em plataformas como Facebook Ads e Google Ads 
  • por E-mail marketing.

O remarketing é muito eficaz, pois com ele, você consegue direcionar a campanha para um público-alvo onde já demonstraram interesse por seu produto ou serviço. Outra vantagem é o preço para alcançá-los, pois é muito mais barato trazer alguém que já te conhece do que um cliente novo.

Como fazer Remarketing por Anúncios?

Para você conseguir fazer o remarketing da forma certa, que irá te trazer boas conversões, você deve se atentar a alguns pontos e também saber usar as ferramentas da maneira certas.

Se você quiser alcançar o público que já te conhece por anúncios, primeiramente, você deve ter um pixel de uma plataforma de anúncio instalado em seu site como o do Google e do Facebook.

 Se você não sabe o que é um pixel, basicamente, se trata de um código de rastreio que acompanha as ações dos seus visitantes por meio de um cookie que fica armazenado no computador do usuário quando ele entra na sua loja online.

Assim que o visitante sai da sua página, e continua usando a internet normalmente, as plataformas que você está anunciando conseguem rastrear os sites que ele entra e assim divulgar o seu produto para ele. Esse cookie pode rastrear por até 90 dias dependendo da configuração que você usar.

Mas atente-se sobre algumas regras de proteção de dados. Segundo a LGPD (Lei geral de proteção dos dados) você deve alertar os seus visitantes sobre a utilização de cookies e coleta de informações.

Como fazer Remarketing por e-mail Marketing?

Outra forma bem eficiente de fazer uma campanha de remarketing é através de e-mail marketing. Porém para usar essa técnica, você precisará já ter algumas informações de seu possível cliente, como o e-mail ou número de celular.

Você pode fazer de forma manual, caso não tenha muitas mensagens para enviar ou se não tem recursos suficientes para contratar alguma ferramenta que automatize o processo.

Muitos e-commerces usam essa estratégia para evitar o abandono de carrinhos, realizar o pagamento de boletos ou pix que ainda não foram pagos ou de soltar algumas promoções, cupons e outros benefícios que o cliente pode ganhar caso comprar naquele momento.

Como otimizar as campanhas de Remarketing?

Para qualquer estratégia no mundo online, você precisa saber otimizá-la para assim, performar mais, alcançar mais pessoas, impactar mais e, principalmente, gastar menos. Para assim, trazer mais resultados para sua empresa. 

SEGMENTAR O PÚBLICO: As campanhas de remarketing basicamente são focadas em fazer determinado tipo de público comprar em sua loja. Assim, ter uma segmentação bem definida vai te ajudar a encontrar melhor esse público.

Crie algumas listas de públicos personalizados e faça anúncios diferentes e específicos para essa base de pessoas com diferentes objetivos e interesses. Outra ação que você pode fazer é excluir pessoas que já compraram com você da sua lista.

Uma estratégia que gera muito retorno é fazer remarketing para aqueles que já compraram e gostaram do produto. Com uma avaliação positiva do produto, o cliente se sente mais confiante e confortável em comprar com você novamente. 

Essa é uma ótima forma de buscar criar uma fidelização com os seus clientes, porque como foi comentado antes, trazer clientes novos é sempre mais caro do que trazer compradores antigos. Então se atente a essa dica e use em seu e-commerce!

QUEBRE OBJEÇÕES DE COMPRAS: Com o remarketing, você terá uma segunda chance de entrar em contato com o seu cliente, então não desperdice ela, tenha uma comunicação assertiva e quebre qualquer tipo de objeção que ele tiver.

Nessa mensagem que você enviar para quem visitou a sua loja, você deve entender o que fez ele desistir da compra e apresentar novos cenários. Você precisa mostrar quais serão os benefícios em sua vida ao comprar o seu produto.

 Aqui também, é uma chance de aumentar o ticket médio, podendo oferecer alguns outros produtos com alguma oferta ou condição exclusiva para o seu cliente. Essa pode ser uma estratégia de fidelização.

Mas lembre-se, caso for fazer isso, você deve entender o tipo de consumidor que está recebendo a mensagem e se faz sentido para ele comprar mais coisas do que o primeiro produto que você ofereceu.

MENSURAR RESULTADOS E FAZER TESTES: Assim como em todas as campanhas de marketing digital, você deve analisar todos os resultados obtidos e saber analisá-los da melhor maneira possível, e no remarketing isso não seria diferente.

As duas melhores métricas para se analisar são o Custo por Aquisição (CPA), que calcula o valor médio gasto para atrair seus clientes, e o Retorno sobre Investimento (ROI) que indica os resultados gerados em relação aos investimentos feitos.

Assim que você analisar esses dois indicadores, você consegue ter uma grande noção se sua campanha está te trazendo bons resultados ou se então você precisa mudá-la e fazer algo diferente.

Caso você identificar que os resultados não estão como você esperava, você pode ajustar o orçamento diário que está sendo gasto em suas campanhas, mudar a segmentação e o público para quem está sendo exibido os anúncios.

 Outras coisas para se atentar e mudar também são as imagens que estão sendo usadas, os textos escritos e o tipo de oferta oferecida. 

Olhando assim, o remarketing pode parecer uma estratégia complicada de se aplicar, onde precisa ter um grande conhecimento para ter resultados, mas não é bem assim. Como tudo na internet, você precisa testar e analisas, e quando encontrar o modelo ideal para o seu negócio basta aplicá-lo e ver os resultados aparecerem.

Como a Magazord pode ajudar o seu negócio?

Com um amplo número de soluções, a Magazord é a plataforma para e-commerce mais completa do Brasil, onde nosso foco é fazer você performar com o mais alto nível e conseguir ter os melhores resultados do mercado online.

Para isso acontecer, oferecemos diversas funcionalidades para ajudar você na parte de remarketing. Com integrações com Google e Facebook Ads, conseguimos otimizar as suas campanhas para enfim converter os clientes que tiveram interesse em seu produto, mas por algum motivo não finalizaram a compra.

Outro diferencial é termos um parceiro focado em recuperação de carrinhos abandonados e boletos não pagos, que conseguem enviar de forma automática uma mensagem por E-mail ou WhatsApp, assim aumentando sua taxa de conversão.

Hoje atendemos mais de 1.100 clientes espalhados por todo o Brasil, e os resultados não poderiam ser melhores. Com as melhores tecnologias do mercado, trouxemos um novo jeito de vender pela internet.

O modo de atrair clientes e gerar vendas está mudando, e saber se diferenciar e evoluir é um passo importante rumo ao sucesso. Então não espere mais, fale agora com um de nossos consultores e saiba como podemos fazer o seu empreendimento online decolar em vendas.

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