O marketing digital tem como objetivo atrair a atenção do seu público-alvo e da persona para quem você quer vender. Existem duas formas de conseguir chamar essa atenção, e se chama tráfego pago e tráfego orgânico.
O tráfego nada mais é do que a movimentação das pessoas por páginas na internet. Sendo que, quanto maior o tráfego em sua página, maior será a sua visibilidade. Falaremos sobre isso mais para frente.
O tráfego pago, como o próprio nome já diz, consiste em você pagar um valor para alguma ferramenta que impulsiona postagens como o Google e o Facebook Ads e assim conseguir alcançar um número maior de pessoas, de acordo com seu público escolhido.
Já o tráfego orgânico, tem como objetivo escolher para quem você quer mostrar o seu conteúdo, porém de forma muito mais barata ou até mesmo grátis, sem precisar gastar com anúncios ou propagandas. Nele você direciona a estrutura da sua página de acordo com o que seu público-alvo pesquisará.
Nesse post, entenderemos o que é tráfego orgânico e como utilizá-lo no seu e-commerce para aumentar as suas vendas, tendo um investimento menor.
O tráfego orgânico, é a forma mais barata para conseguir atrair um cliente, direto para a página do seu e-commerce ou do seu produto.
Utilizando os mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo entre outros, o seu cliente pesquisa um termo ou palavra-chave relacionado com algo que ele quer comprar e assim a página do seu produto aparecerá para ele.
Além de utilizar os mecanismos de busca, o tráfego orgânico pode ser feito através de tráfego direto, tráfego social e tráfego de referência.
Tráfego direto: Ele é a busca direta pelo URL do seu site. É quando você já tem uma marca conhecida por seus clientes. Assim eles não precisam pesquisar e “por acaso” encontrar o seu e-commerce.
Tráfego social: Esse é quando o seu público chega através de suas redes sociais. Por isso, ter um Instagram, um Facebook, um TikTok ou outro aplicativo de comunicação que consiga gerar esse tipo de tráfego é um diferencial enorme para seu negócio.
Tráfego de referência: Esse termo é usado quando o visitante do seu e-commerce chega até seu site através de um link que estava em outra página na internet, como um blog ou um site de alguma outra empresa, marca ou influenciador, por exemplo.
👉 Confira: Como a Magazord te ajuda com Chargeback
Por se tratar de uma estratégia que não precisa gastar o seu dinheiro com anúncios, ela se mostra muito lucrativa e vantajosa tanto para pequenas, como para grandes empresas.
Além disso, com o tráfego orgânico, o custo para trazer novos leads e clientes fica muito mais barato.
Já com o tráfego pago, acontece o contrário, pois quanto mais tempo o anúncio estiver no ar, mais ele gastará, com isso, fica mais caro para adquirir novos visitantes para seu site.
Como dito antes, o tráfego pago dura enquanto você estiver colocando dinheiro para ele rodar e se manter ativo. Já o tráfego orgânico, se mantém ativo sempre, ou até você decidir tirar a página do ar.
Porém, fique atento, pois se você manter a sua página por muito tempo e não atualizá-la, o seu ranqueamento nos mecanismos de busca cairá e assim será mais difícil encontrarem você.
Sobre conseguir escalar seus anúncios pagos, só é possível enquanto você estiver investindo e colocando dinheiro. No momento que o dinheiro acabar, seu anúncio é pausado. Com o passar do tempo, o custo para atrair novos clientes cresce e fica mais caro de escalar as suas vendas.
Já com o tráfego orgânico, você não precisa ficar investindo para manter ele, além de que, quanto mais visitantes seu e-commerce recebe, mais barato será de conseguir atrair novos clientes.
O ser humano gosta de comprar, porém não gosta que alguém venda para ele. Então, não ter o “selo anunciante” ao lado do seu site pode ser uma vantagem na hora de vender algo.
No Google, quando você pesquisa por algo, aparece na parte superior da página, diversos anúncios. Esses são links pagos, por isso, são bem ranqueados. Geralmente, algumas pessoas passam por eles pois já sabem que são links patrocinados.
Então, se você tiver um bom ranqueamento e estiver perto do topo, você pode levar vantagem, pois além de não pagar por estar em cima nos mecanismos de busca, você consegue trazer clientes altamente qualificados.
👉 Confira: Datas para explodir em vendas no ano de 2022
O tráfego orgânico pode ser usado para construir um relacionamento forte com o seu cliente. Você pode usar a confiança com ele para te ajudar a impulsionar o número das suas buscas.
Conseguir criar estratégias voltadas para compartilhamento de links da sua loja que gere algum tipo de prêmio para os clientes vai te ajudar a aumentar o tráfego no seu e-commerce, além de fidelizar mais consumidores.
👉 Confira: Como vender seus produtos no Google?
Agora que você já sabe o que é, quais são os tipos de tráfego orgânico e quais as vantagens que ele traz para o seu e-commerce, veremos algumas estratégias que vão te ajudar a ter grandes resultados.
Saber quem é o seu público-alvo e como é a sua persona, é importante não só para ter resultados com tráfego orgânico, mas também com qualquer tipo de negócio.
Voltando para o nosso foco, você conhecendo quais são os gostos, o que eles procuram, quais as dores e demais informações sobre seus clientes, vai te ajudar a direcionar melhor as suas estratégias e a estruturar suas páginas.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas focadas em fazer um site melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca como o Google e o Bing, por exemplo.
Cerca de 91% das pessoas que utilizam o Google, não vão para a segunda página de pesquisas, elas se mantém apenas na primeira página. Então conseguir colocar o seu e-commerce na primeira página vai te trazer grandes vantagens.
Então, se você for realizar tráfego orgânico, invista bastante em SEO e em técnicas para ajudar você a ter um bom ranqueamento.
Mídias Socais: Uma estratégia muito forte de tráfego orgânico é usar as redes sociais para divulgar a sua loja e seus produtos para o público. Nelas, você consegue alcançar um número enorme de pessoas e clientes.
Ter um Instagram engajado, um TikTok com bastante visualizações por exemplo, além de trazer tráfego para seu e-commerce, ajudará a construir autoridade e criar uma marca forte para sua empresa.
Entenda como o algorítimo funciona, o que seu público gosta de ver e como fazer ele se engajar com seu perfil. Depois, basta manter uma constância e começar a fidelizar para criar uma marca forte.
👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?
Essas foram algumas das técnicas utilizadas para se fazer tráfego orgânico no seu e-commerce. Existem inúmeras outras estratégias que vão te trazer bons resultados e aumentarão o número de suas vendas.
Esse material contém uma parte introdutória de como fazer, quais as vantagens e algumas técnicas para aumentar as visitas no seu site, sem precisar gastar com anúncios.
Caso você queira se aprofundar mais no assunto, temos um artigo aqui em nosso blog, escrito com o foco total nas melhores estratégias de tráfego orgânico. Além das já apresentadas aqui, nele apresentamos outras técnicas com um aprofundamento maior do que nesse post.
Preparado para aumentar o número de suas vendas online sem precisar anunciar e gastar muito dinheiro com campanhas pagas? Clique no botão abaixo e conheça as melhores estratégias de Tráfego Orgânico.