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Pesquisa revela os novos comportamentos do consumidor digital

Antonio Junior
Antonio Junior
Especialista em Marketing Digital
Calendário
30/03/2023

Novos hábitos de consumo têm sido observados pelos consumidores brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O estudo revela que os consumidores estão cada vez mais usando computadores e smartphones para acessar a internet e pesquisar produtos, confirmando a influência da tecnologia no comportamento do consumidor.

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Os marketplaces e portais de comparação de preços são as principais referências dos consumidores, com 47,8% e 47,1%, respectivamente, enquanto os aplicativos de compras instalados nos smartphones são preferidos por 43,3% dos entrevistados.‌

E-commerce de roupas e calçados tem aumento significativo.

Além disso, a pesquisa também mostra que o número de pessoas que compram itens como computadores, telefones celulares e acessórios pela internet cresceu de 38% em 2020 para 42,8% em 2022. Já a categoria de roupas e calçados teve um aumento ainda mais significativo, passando de 19,8% para 29,9% no mesmo período.

Investir na experiência do cliente é o principal diferencial.

Embora a experiência do consumidor seja o fator mais importante nas compras presenciais, com a possibilidade de experimentar os produtos e receber atendimento pessoal, a confiança na opinião de amigos, familiares, vendedores ou influenciadores também é um fator importante na decisão de compra, com a avaliação de outros consumidores que já tiveram experiência com os produtos pesando mais na decisão (75,2%).

Pix vai se consolidando como uma ótima opção de pagamento, tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.

Em relação às modalidades de pagamento, o Pix se consolidou como a forma mais prática, com a preferência de 96% dos brasileiros, enquanto o pagamento com cartões de débito e crédito empatam com 54%. O dinheiro em espécie e a aproximação são preferidos por 32% dos compradores, enquanto os boletos bancários ainda são utilizados com frequência por 18% dos entrevistados e os cheques ainda são usados com frequência por 6% deles.

Essas mudanças nos hábitos de consumo mostram como o mercado tem evoluído com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à informação pelos consumidores.

Confira a pesquisa completa.

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