As redes sociais para E-commerce são um importante canal de divulgação da sua marca, além de serem extremamente potentes para a maximização das suas vendas.
Mesmo com a enorme popularidade das mídias sociais, muitas empresas ainda não aproveitam esse potencial que as plataformas oferecem.
Outros profissionais também utilizam esse tipo de estratégia. Mas não a utilizam da maneira certa.
Se você ainda não criou uma presença nas redes sociais, para fortalecer o laço do público com sua loja virtual, saiba que você está perdendo uma chance de vender ainda mais.
Para a nossa felicidade, ainda há tempo de você abraçar essa estratégia. Nosso guia tem o intuito de lhe mostrar o quão importante são as redes sociais para o seu negócio e como ela é importante para as vendas.
Vamos entender agora qual é a importância das redes sociais no E-commerce e como essas plataformas de interação podem ser um poderoso canal de vendas.
As redes sociais são extremamente importantes para o E-commerce. Essas plataformas são responsáveis por divulgar sua marca para mais pessoas, gerando cada vez mais clientes para sua loja virtual.
E mais importante que isso, as redes sociais também são um canal de vendas poderoso. Com o longo alcance que essas plataformas oferecem, os seus produtos acaba chegando a um grande número de pessoas.
A divulgação e a possibilidade de direcionamento para o seu site faz com que mais pessoas acessem as suas páginas a partir das redes sociais.
Ano a ano, as mídias sociais crescem cada vez mais, sendo importantes ferramentas para profissionais que trabalham com o comércio eletrônico.
As redes sociais são um instrumento poderoso para gerar mais confiança no consumidor. Uma pesquisa aponta que os clientes gastam cerca de 20% até 40% a mais em uma loja que apresenta maior engajamento nas mídias sociais.
Em 2019, o número de usuários nas redes sociais registrou incríveis marcas, com bilhões de usuários em diversas plataformas.
Você simplesmente não pode ignorar esse mercado tão imenso. Com a estratégias certas, é possível fazer com as redes sociais se tornem uma poderosa ferramentas para maximizar as vendas da sua loja virtual.
As principais redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e a nova sensação do momento, o TikTok, agreagam usuários dos mais variados gostos, idades e localizações.
Por conta dessa diversificação, é mais do que certo que você encontrará seu público-alvo. Ignorar esse canal é dar seus clientes de mão beijada para a concorrência. Se você deseja estar sempre disponível aos seus clientes, é importante fazer-se presente nas redes sociais.
Você pode usar as redes sociais para E-commerce basicamente de dois modos diferentes.
É possível utilizar as redes sociais para levar tráfego até o seu site e também para a geração de mais conversões.
As redes sociais estão relacionadas principalmente a três aspectos:
É sempre importante levar esses aspectos quando você utilizar as mídias sociais para gerar mais tráfego para o seu site.
Várias pesquisas apontam que os clientes que participam de interações positivas apresentam cerca de 3x mais probabilidade em recomendar a sua marca para outras pessoas. Mas onde é que essas recomendações se encontram?
Se a sua resposta foi mídias sociais, saiba que você acertou! A partir do momento que a sua marca é bem falada nas diferentes plataformas, as outras pessoas que ainda não conhecem a sua marca passarão a sentir-se mais confiantes para comprarem na sua loja virtual.
Mas qual é a melhor maneira de criar as interações certas com o seu público? O primeiro passo é compreender que você está criando um conteúdo que é realmente relevante ao seu público e que dá a chance para a realização de interações positivas.
É preciso entender que as pessoas são muito ávidas por interação e quando a sua marca possibilita mais contato e proximidade, o engajamento das sua mídias sociais aumenta consideravelmente.
Mais do que fazer publicações, é extremamente importante também atender as reclamações de seus clientes. Cerca de 88% dos consumidores afirmam que não se sentem seguros em fazer negócio com empresas que não respondem e solucionam as reclamações que são feitas nas redes sociais.
Você pode se interessar também >>> Erros de SEO: conheça os 10 principais erros e saiba como evitá-los
Engajar as pessoas nas redes sociais não é uma tarefa relativamente simples. É necessário se comunicar bem com o seu público-alvo, falando a linguagem deles e o que exatamente eles desejam ouvir.
Se você deseja aumentar o tráfego do seu site, é necessário que o conteúdo que é compartilhado nas suas redes seja engajador e realmente seja relevante com as pessoas que você se comunica.
Para engajar pessoas nas redes sociais é extremamente importante compartilhar conteúdos diversificados. São gifs, imagens, vídeos, textos, etc., que devem conversar com o seu seu público e realmente falar a linguagem deles.
Embora o conteúdo orgânico também seja importante, você também precisará cogitar o impulsionamento de publicações nas mídias sociais.
O Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e as maiores redes sociais da atualidade apresentam a possibilidade de impulsionamento de publicações.
Cada vez mais, as plataformas por trás das redes sociais passam a diminuir o alcance de páginas, priorizando as publicações de perfis pessoais.
Isso acaba quase que obrigando as empresas a impulsionarem as suas publicações, para que assim, o alcance das postagens chegue até o seu público-alvo.
As empresas estão entendendo cada vez mais que o impulsionamento de publicações é importante para se conseguir mais alcance nas redes sociais. Numa pesquisa feita com várias empresas, apenas 6% desses negócios não utilizavam mídias pagas na divulgação de ofertas
E 67% das empresas também mostraram o interesse em aumentar a verba de marketing para impulsionar ainda mais postagens. Isso nos mostra duas coisas: a primeira é que a publicidade em rede social funciona e a segunda é que você irá precisar pagar para utilizar esse alcance.
Agora chegou a hora de focarmos especialmente na combinação Rede Social + E-commerce e entender a sua importância.
Um dos aspectos que mais chamam a atenção nas redes sociais é o grande número de usuários que estão presentes nessas plataformas.
Não investir na divulgação da sua marca nas redes sociais é um verdadeiro tiro no pé. Para o E-commerce, plataformas como o Facebook ou Instagram também se transformam em excelentes canais de vendas.
As mais diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn podem servir como uma vitrine, para que você faça com que pessoas conheçam mais sobre a sua empresa e os produtos que você vende.
No tópico anterior mostramos que as redes sociais são plataformas que possuem bilhões de usuários no mundo inteiro.
Com o seu alto número de usuários, as redes sociais se tornam em uma ferramenta perfeita para que os seus produtos sejam conhecidos por um número cada vez maior de pessoas.
As empresas, incluindo as lojas virtuais, estão em constante progresso para melhorar a relação com o consumidor. E as redes sociais apresentam um papel fundamental nesse tipo de abordagem.
As empresas sempre buscam melhorar como poder satisfazer as necessidades dos clientes, principalmente o cliente do E-commerce, que apresenta exigências e quer se sentir seguro para realizar suas compras na Internet.
Como aliadas, as empresas utilizam as mídias sociais para otimizar processos relacionados ao tratamento com o cliente. Essas plataformas oferecem um tempo de resposta mais rápido, proporcionando a solução de problemas em tempo reduzido.
Sua empresa consegue reagir rapidamente a uma indagação de um cliente quando essas perguntas são feitas através das redes sociais. Nas redes sociais também é possível interagir com clientes e mostrar ao seu público como a sua empresa se preocupa com seus consumidores.
Obviamente, a resolução de problemas deve ser pensada primeiramente como um dever que você tem com os seus clientes. Mas também é possível mostrar ao público como a sua empresa lida com problemas e como o consumidor vem sempre em primeiro lugar.
E o melhor espaço para mostrar toda essa eficiência é através das redes sociais.
Utilizar as redes sociais para vender mais é extremamente importante. Mas se você apenas apresentar um tipo de abordagem, é muito provável que seus clientes percebam isso.
É preciso atrair a atenção dos clientes para outros aspectos, não se limitando apenas às abordagens exclusivas para as compras. As redes sociais são mais do que uma porta de vendas. Essas plataformas são, na verdade, instrumentos para a divulgação da sua marca, para pessoas que podem ou não ser seus futuros clientes.
É muito importante pensar em qual imagem você deseja passar ao público. Ser uma empresa que está apenas pensando na sua lucratividade e conseguir novos clientes a todo custo não é a melhor maneira de cativar o público.
Pense na vida baseada na Internet, além do potencial de vendas. É importante pensar naquilo que o seu cliente gostaria de ver.
Atrair a atenção das pessoas não é a tarefa mais fácil do mundo, mas as redes sociais para E-commerce podem ser uma poderosa ferramenta para a divulgação da sua empresa como um todo, mostrando o compromisso que ela tem como o seus clientes.
Que as redes sociais são importantantes para o E-commerce, isso você já deve saber. Mas você sabe exatamente como utilizar essas ferramentas a seu favor?
Reunimos algumas das principais táticas relacionadas às redes sociais para E-commerce e como utilizar essas estratégias em favorecimento da sua marca.
Você pode se interessar também >>> Indústria no E-commerce: é possível?
Ao começar com uma estratégia de redes sociais para E-commerce, é muito importante estabelecer onde você quer chegar com isso. Uma ótima maneira é através de planos e o estabelecimento de metas.
Não faz sentido publicar conteúdo em redes sociais se você não monitorar seus resultados. Se você não estabelecer metas e acompanhá-las, ficará fácil saber se a sua estratégia está surtindo efeito ou não.
Dentre os parâmetros que você pode medir para mensurar seu desempenho vale destacar as seguintes métricas:
Ao ter um norte, é muito mais fácil saber onde se quer chegar. E em uma estratégia de marketing não é diferente. Estabeleça metas, trace sua jornada e colha os frutos no final do caminho.
Um dos principais aspectos que envolvem as redes sociais para E-commerce é alcançar os clientes onde eles estão. Mas além disso, é extremamente importante fornecer valor às pessoas.
O público não irá seguir suas páginas no Instagram ou Facebook a troco de nada. As pessoas irão desejar que os conteúdos das suas páginas ofereçam algum tipo de valor para elas.
Os usuários das redes sociais não desejam ser bombardeados a todo momento com ofertas de vendas e promoções da sua marca. Por conta disso, é importante diversificar o conteúdo das postagens.
Porém, isso não quer dizer que você não poderá promover sua marca e seus produtos. Muito pelo contrário, pois como já falamos, as redes sociais são um poderoso canal de vendas.
Entretanto, é preciso utilizar esse canal com sabedoria. Intercale a promoção de produtos, como notícias, postagens do seu blog ou outros conteúdos que poderão ser relevantes ao seu público.
Ao promover a sua empresa, é importante destacar quais são as melhores partes que a sua marca entrega, as partes mais interessantes e como deixar o público entretido com suas postagens.
Ao trabalhar com seus conteúdos para as redes sociais, é importante colocar conteúdos otimizados para atingir mais pessoas.
Assim como também acontece no SEO, é importante melhorar os conteúdos com palavras-chave, que ajudarão a otimizar as suas postagens.
É importante realizar pesquisas para saber quais são as principais palavras-chave que irão atrair o seu público. Isso irá aumentar o número de conversões, além de atingir um público muito maior do que os seus seguidores atuais.
É importante saber que cada plataforma tem funções diferentes e também tem maneiras diferentes de se otimizar os conteúdos. No geral, você precisa colocar a palavra-chave principal e trabalhar para trazer mais conversões.
As redes sociais são feitas especialmente para interação humana. Essas plataformas se transformam nos melhores lugares para que você se comunique melhor com seus clientes e potenciais consumidores.
Essa ação é benéfica de diferentes formas. Isso ajuda a dar personalidade, um rosto a sua empresa. E também é uma oportunidade perfeita para mostrar ao público toda a preocupação que a sua marca tem com seus clientes.
Ninguém quer ser considerado apenas um cifrão. Dessa forma, é importante tratar todo mundo com respeito, responder dúvidas e solucionar os problemas que possivelmente seus clientes poderão ter.
Monitore as suas postagens e sempre verifique se seus clientes perguntaram algo ou se deram algum tipo de feedback sobre os produtos que compraram. É extremamente importante responder todas essas interações.
A maioria das pessoas é mais orientada visualmente através de imagens. Fotos e vídeos chamam muito mais a nossa atenção do que apenas textos. Isso não é surpresa, mas vários estudos descobriram que as imagens são mais atraentes nas redes sociais.
Portanto, é sempre importante colocar um elemento visual nas publicações, para assim chamar a atenção dos seus clientes.
Você não precisa necessariamente usar apenas imagens dos produtos que são vendidos na sua loja virtual.
Também é válido compartilhar imagens que dizem respeito à sua marca, bastidores do que acontece na sua loja virtual e mais uma postagem que de alguma forma destaque a preocupação da sua marca com seus clientes.
Um coisa muito importante que você precisa ter em mente é que você não pode realizar postagens uma vez por mês e esperar obter resultados grandiosos.
É necessário ser consistente, com publicações regulares e continuamente impactam seus seguidores. Essa é uma das melhores formas para intensificar o seu engajamento com seguidores e poder de alcance das suas publicações.
Você pode criar várias publicações e posts e programá-las para serem lançadas com o tempo. O Facebook apresenta uma ferramenta própria para a programação de publicações, mas você pode fazer isso utilizando outras ferramentas.
As ferramentas como o Hootsuite e Buffer são um ótimo exemplo de automatização publicações. Dessa forma, você não irá precisar realizar postagens todos os dias, afinal essas ferramentas agendarão suas postagens para quando você achar necessário.
E se você não tiver um conteúdo bom para compartilhar nas redes sociais? A resposta é muito simples: faça você mesmo!
Uma das melhores formas para criar conteúdos diversos nas redes sociais e compartilhá-los é tendo um blog.
Assim você poderá criar reviews de produtos, destacar notícias relacionadas ao seu setor e mostrar que você é uma verdadeira autoridade no mercado.
Lembrando que as lojas virtuais desenvolvidas pelo Magazord já apresentam a possibilidade da criação do blog.
Dessa forma, o seu E-commerce já está completamente preparado para oferecer conteúdos relevantes aos seus clientes, possibilitando a criação de artigos esclarecedores e que geram interesses nas pessoas.
Muitas pessoas podem torcer o nariz quando o assunto é hashtag e rede social. Mas saiba que elas são extremamente importantes para garantir mais alcance para a suas publicações.
Essas tags especiais ajudam o seu conteúdo a ser descoberto por um número maior de pessoas e com maior frequência. As hashtags são extremamente importantes para também organizar seus conteúdos.
É importante não exagerar no número de hashtags em cada publicação. O Twitter e Instagram são duas redes sociais que suportam um número maior de hashtags em cada publicação. Já no Facebook, você precisa utilizar esse recurso de forma mais comedida.
Vale fazer uma pesquisa de mercado para ver quais são as principais hashtags utilizadas no seu mercado. Assim, você tem uma ideia melhor do que exatamente utilizar.
A possibilidade de impulsionar publicações é algo extremamente interessante nas redes sociais. A grande maioria das redes sociais apresentam as suas próprias plataformas de impulsionamento de conteúdo.
LinkedIn, Instagram, Twitter e Facebook são alguns dos exemplos das mídias sociais que apresentam a possibilidade de impulsionamento de publicações.
Mas você pode estar se perguntando: as redes sociais não são gratuitas de serem utilizadas? Tecnicamente as redes sociais são gratuitas de serem utilizadas, mas para que o seu conteúdo chegue para mais pessoas, será investir na publicidade paga.
Cada vez mais o alcance nas mídias sociais está ficando pra trás. Para ganharem mais dinheiro, as plataformas de mídias sociais estão cada vez mais diminuindo o alcance das páginas, para que assim, as empresas invistam mais dinheiro no impulsionamento de publicações.
Se você está pensando em também em intensificar o poder que as redes sociais oferecem ao seu negócio, saiba que será necessário pagar para que suas publicações impactem mais pessoas.
Felizmente, essas ações trazem grandes retornos ao E-commerce, aumentando assim o custo x benefício no gasto com mídias pagas.
Ao longo desse artigo, nós aprendemos a importância das redes sociais para E-commerce e também as principais táticas para elaborar uma estratégia otimizada nessa área.
Essas plataformas são extremamente importantes, principalmente pelo grande número de usuários que se encontra em cada uma dessas plataformas. E na hora de fazer uma compra na internet, as redes sociais também apresentam um importante papel.
Cerca de 93% dos consumidores recorrem às mídias sociais antes de fazer uma compra online. Elas funcionam como como um termômetro de confiabilidade e é extremamente importante se fazer presente nelas.
Além disso, as mídias sociais também são como uma vitrine para seus produtos e com a possibilidade de impulsionamento de publicações, cada vez mais pessoas irão conhecer sua marca e o que ela oferece aos seus clientes.
Você conhecia qual era a importância das redes sociais para o comércio online? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Se quiser aprofundar o debate ou acrescentar alguma informação, comente logo abaixo na página.