Clique aqui para conferir as mais de 30 oportunidades de trabalho no Magazord!

Notícias

E-commerce fatura R$38,4 bilhões no 2° trimestre de 2022

Andrei Lino
Andrei Lino
Especialista em Marketing Digital
Data de criação
18/07/2022
Comentários
0 comentários

De acordo com pesquisa realizada pela Neotrust, o e-commerce brasileiro faturou no segundo trimestre de 2022, R$38,4 bilhões. Esse número representa uma queda de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora tenha essa queda no faturamento, entre os meses de abril e junho ouve um crescimento de 4,3% em relação ao número de pedidos realizados, chegando aos 89,6 milhões de compras online.

Ticket médio e número de clientes

Outro dado revelado nessa pesquisa é a queda no número de clientes únicos no 2° trimestre deste ano. Essa se trata da primeira redução desde o início da pandemia. De acordo com a pesquisa, nesses 3 meses, o varejo digital teve 37 milhões de clientes únicos. Ou seja, esse número representa uma diminuição de 1,4 milhões de compradores.

Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust comentou também que, apesar do crescimento no número de pedidos, houve uma diminuição no faturamento e consequentemente no ticket médio.

“O que pode explicar esse declínio é a diminuição do poder de compra dos consumidores devido ao cenário econômico desfavorável” – Citou Paulina

👉 Confira: Porque escolher a Magazord como sua plataforma?

Destaque para o Norte

Em relação aos números por região, o levantamento mostra que o Norte foi o principal destaque brasileiro no 2° trimestre de 2022. Em relação ao ano passado, teve um crescimento de 7,4% no faturamento, chegando a R$1,16 bilhão.

Já Em números de pedidos realizados, o aumento foi de 14,7%, totalizando 2,15 milhões de compras online. 

Agora em relação ao Sudeste, região de maior faturamento, e vendas online, apresentou uma queda de 5,1% em receita e teve uma pequena alta em pedidos, alcançando 1,7%.

Categorias

Entre abril e junho de 2022, as categorias de telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos foram os 3 segmentos que tiveram um maior faturamento no e-commerce. Em contrapartida, moda e acessórios, beleza e perfumaria, e saúde tiveram o maior número de pedidos, respectivamente.

👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?

Formas de pagamento

Quantos às formas de pagamento, o cartão de crédito segue isolado na preferência dos consumidores online. No 2° trimestre deste ano, 70% dos pedidos foram pagos com cartão de crédito, tendo uma participação de 72,6% no faturamento total.

Já o pix segue como o principal destaque do varejo digital, no qual representou 11,2% das compras e um total de 4% no valor arrecadado. No primeiro trimestre de 2021 as compras com o pix representavam somente 3% dos pedidos feitos e 1,6% do faturamento. Esses dados mostram o tamanho da força e a expansão desse novo método de pagamento.

Falando sobre o boleto bancário, um método tradicional de pagamento, apresentou uma queda de 10% em faturamento e 9,6% nos pedidos realizado.

“O pix e outras formas de pagamento, como as carteiras digitais, seguem crescendo no e-commerce devido a rápida aderência e aceitação do consumidor em relação aos métodos tradicionais, como o boleto bancário, por exemplo”, comentou Paulina Dias.

Conclusão

Apesar da diminuição no faturamento total, as expectativas do e-commerce seguem positivas. Os números indicam que o número de pedidos segue crescendo. O que vem travando uma maior expansão é o momento economicamente delicado que nosso país vem passando.

Entretanto, com um cenário favorável, a tendência é de que, os números aumentem exponencialmente.

Caso queira saber mais informações e notícias sobre o comércio eletrônico brasileiro, assine nossa lista de e-mail e receba em sua caixa de entrada qualquer atualização sobre esse mercado.

Se você já tem um negócio e deseja participar de uma fatia desse faturamento bilionário,  acesse nosso Instagram e conheça mais sobre a Magazord. Se deseja conversar com um de nossos consultores, clique no botão abaixo.

Postagens relacionadas

Shopee lidera downloads de Apps de comércio no Brasil

No ano de 2022, o Brasil está ranqueado como um dos países que em média, gastam mais tempo utilizando aplicativos Mobile, segundo o Report State of Mobile 2022, produzido pela Data.ia em parceria com a Similarweb. Quando falamos exclusivamente de app do E-commerce Brasileiro, podemos observar que a Shopee, gigante plataforma de comércio asiático, vem […]

Leia Mais...

Black Friday 2022 – 50% dos consumidores pretendem fazer compras

A Black Friday é sem dúvidas uma das datas mais importantes para o comércio nacional. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ | Ebit, em 2021, as do e-commerce na data totalizaram R$4,2 bilhões, representando um crescimento de 5% em relação a 2020. Além disso, houve um aumento em vendas na semana anterior a Black […]

Leia Mais...

Brasil Lidera Vendas Online em 2022 – Confira o Ranking Completo!

A pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas no modo como fazemos compras. Apesar de tudo, o e-commerce se beneficiou muito com o isolamento social e a mudança de hábito das pessoas em relação a compras online. Com essa mudança, o Brasil vem se tornando um dos principais países quando se trata desse assunto. […]

Leia Mais...

E-commerce Brasil: Qual o faturamento no 1° Trimestre de 2022

O e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$39,6 bilhões apenas no 1° Trimestre de 2022. Os resultados geraram um crescimento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano de 2021.  Também obteve crescimento o número de pedidos, que bateu 89,7 milhões, tendo um aumento de 14% em relação aos primeiros três meses do […]

Leia Mais...

Confira o que rolou no Magazord Talks #4 – Marketing de Performance

Nesta terça-feira (22/02), rolou o quarto Magazord Talks sobre marketing de performance com Odair Rosa, Head de marketing e educação na Magazord, Rivier Pereira, gerente do setor de sucesso do cliente, e com a participação de Guilherme Buch, especialista na área de marketing e que já atuou à frente de mais de 100 projetos, entre […]

Leia Mais...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *